Vídeo: Synapse, uma alternativa ao Dash do Unity?

Tags: synapse, video, unity

Enviado por Pablo R. Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):

“O propósito aqui não é comparar o Synapse ao Dash do Unity, mas sim mostrar uma forma de ter o mesmo tipo de produtividade que se tem com o Dash, mas sem o Unity.

O Synapse tem muitos plugins semelhantes às lentes do Dash, e mesmo o Dash tendo mais funções, o Synapse ainda é uma boa alternativa.” [referência: linuxvlog.com.br]

Migração Samba3 + Ldap para Samba4

Tags: samba, administracao

Enviado por jeferson salles (jefersonmattossallesΘgmail·com):

“Objetivo: Neste tutorial tenho como objetivo externa minha experiença ao fazer a migração do meu ambiente de autenticação (cerca de 800 Usuarios, 50 Grupos, e 600 maquinas ) e servi como um guia para outras pessoas. Antes de começarmos o Tutorial: Recomendo fazer exaustivos teste em um ambiente virtual antes de fazer a migração no ambiente de produção” [referência: mundotibrasil.com.br]

Instalando a mais recente versão do VLC no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes, falha

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Novas versões do VLC são lançados com frequência, e mesmo que alguns não tragam nenhuma nova funcionalidade, há importantes correções de bugs de cada versão. Por isso, se você quer ter a última versão do VLC em seu Ubuntu, veja aqui como fazer isso.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Nada de emulador: recompilando estaticamente jogos do NES como binários nativos

Tags: desenvolvedores, retro, jogos, assembly, escovando-bits

Essa é para quem gosta de escovação de bits: Andrew Kelley publicou uma loooonga descrição de como tirou proveito dos recursos avançados do moderno compilador livre LLVM (e do Clang) para realizar seu sonho antigo de fazer um emulador de videogame, mas deixando de lado justamente a etapa do emulador: ele deu um jeito de desassemblar o conteúdo dos jogos originais do Nintendinho e recompilá-los como binários nativos das plataformas suportadas pelo compilador – no caso dele, no Linux em 64 bits.

O vídeo acima mostra o seu teste sendo compilado e depois rodando nativamente. O primeiro jogo que ele resolveu atacar, como você pode ver, foi o Super Mario Bros 1, e por enquanto a técnica dele se restringe a jogos que se restrinjam ao hardware original do NES, sem trazer recursos adicionais mapeados no cartucho. Mas, considerando o que ele já alcançou, não duvido que ele vá adiante e passe a suportar alguns dos mapeamentos mais comuns.

Papo de buteco debate: o significado do encerramento do bug #1 do Ubuntu

Tags: pr-stunt, marketing, cortina-de-fumaca, meia-volta

Na semana passada começou a nova temporada do Papo de Buteco, agora quinzenal e em novo dia da semana, mas ainda reunindo uma turma interessada em conversar sobre assuntos relacionados à cena open source, numa promoção da turma do Ubuntu-BR-SC.

Eu participei, e também estavam por lá o anfitrião Thiago Hillebrandt, e também o Tiago Salem, o Og Maciel, a Marta Vuelma, o Luiz Rauber, o Daniel Lara e o Aprígio Simões, além das estrelas que participam via irc.

Vários assuntos interessantes foram debatidos, inclusive o Dreamhost trocando o Debian pelo Ubuntu, a recente notícia de que a a Canonical está desativando sua representação direta da América Latina, a defesa equivocada que determinados usuários fazem da superioridade do seu sistema operacional favorito, e vários outros.

Mas o que mais me chamou a atenção, especialmente pelos comentários off the record que recebi logo após, foi a discussão sobre o encerramento do Bug #1 do Ubuntu ("Microsoft tem fatia majoritária de mercado") por Mark Shuttleworth, que para mim diz muito mais sobre a mudança de visão da gestão da Canonical sobre a liberdade de software, do que sobre qualquer mudança de condições no mercado.

Esse tema começa aos 34 minutos do vídeo, e volta depois de vários parênteses, dê uma olhada.

Instalando o Synaptic e GDebi no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes, pacotes, niemeyer, kojima

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Apesar de toda a simplicidade da experiência de uso, a central de programas do Ubuntu ainda não é a melhor opção para gerenciar aplicativos no Ubuntu. Se você também pensa assim, que tal colocar o bom e velho Synaptic junto com o GDebi de volta ao sistema? O Synaptic dá mais detalhes sobre os programas a serem instalados e que já estão instalados e o GDebi simplifica e a instalação de pacotes baixados, além de exibir os erros quando eles ocorrem, função que a central de programas do Ubuntu não faz tão bem.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Estado atual do Ubuntu Touch: Estável e usável para o dia-a-dia

Tags: portugal, distribuicoes, pos-pc

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“Tal como estava previsto no calendário para este mês de junho, o Ubuntu Touch chegou oficialmente à versão usável para o dia-a-dia, quer isto dizer que finalmente o Ubuntu Touch já permite utilizar dados 3G, permite até enviar SMS e realizar chamadas.

No entanto, Rick Spencer, um dos engenheiros do Ubuntu, tem algumas críticas sobre o sistema, nomeadamente o facto de, por vezes, aquecer o seu aparelho. Conheça as novidades, críticas e o vídeo demonstrativo de Jono Bacon.” [referência: ubuntued.info]

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Jono Bacon, o Ubuntu Community Manager, postou um vídeo que mostra o estado atual do sistema operacional Ubuntu Phone OS rodando em um Galaxy Nexus.

No vídeo você pode ver algumas das funcionalidades principais como receber um telefonema e mensagens de texto, multitarefa, bem como alguns aplicativos como a app de tempo, navegador web, Friends (o aplicativo de rede social) e muito mais. funcionalidades básicas”.” [referência: edivaldobrito.com.br]

COBOL: Como instalar o open-cobol no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes, desenvolvedores, cobol

Avisem para a @martavuelma!

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Essa dica é das antigas, mais ainda é útil. As vezes precisamos compilar e executar programas em Cobol e não podemos usá-lo por não termos os requisitos para isso, por isso hoje iremos mostrar como instalar um compilador dessa linguagem.

COBOL é uma das mais antigas linguagens de programação e concebida principalmente por Grace Hopper. Seu nome é um acrônimo para a Linguagem Orientada aos Negócios (COmmon Business Oriented Language), pois ela é focada em negócios, finanças e sistemas administrativos para empresas e governos.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Últimas vagas para o curso online Teste de Invasão em Redes Sem Fio da Academia Clavis

Tags: instalar, evento, curso, patrocinador

Enviado por Carim Fernandes (academiaΘclavis·com·br):

“Estão disponíveis poucas vagas para o próximo curso online da Academia Clavis Segurança da Informação, o Teste de Invasão em Redes Sem Fio.

Testes e análise em redes sem fio têm particularidades e característica próprias, bastantes distintas das usadas em redes cabeadas e em redes TCP/IP. O objetivo deste curso é demonstrar as fragilidades que podem ser encontradas em instalações e as técnicas e ferramentas para identificá-las.

O curso Teste de Invasão em Redes Sem Fio conta com um investimento de 12 parcelas de R$ 73,79 em 18 horas de carga horária. O treinamento faz parte da Formação de 100 horas – Auditor em Teste de Invasão – Pentest da Academia Clavis Segurança da Informação. Faça agora sua inscrição! =)” [referência: clavis.com.br]

HowTo Online apresenta novos treinamentos

Tags: patrocinador, evento, curso, servidor

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“O curso HowTo Online atualizou sua lista de cursos hands on disponíveis. Alguns cursos foram iniciados em Maio e outros no início de Junho. São cursos 100% laboratoriais, onde o foco são as rotinas em servidores Linux. O curso agora conta com trinamentos de Nagios, Servidores Linux, LPIC1, LPIC2, Iptables+Squid e Shell Script.” [referência: brunoodon.com.br]

WebSeminário PFSense

Tags: evento

Enviado por André Stato Filho (andre·statoΘ4bios·com·br):

“Mais uma vez em parceria com a 4Bios , estaremos realizando em 12/06/2013 um WEBSeminário a respeito do PFSense. O PFSense é um firewall, baseado no FreeBSD, que é configurado via browser. Um ótimo e estável firewall, e neste WebSeminário será abordado o funcionamento do PFsense e também falaremos de Balanceamento de Link por origem, que é o assunto principal. Cadastre-se para o evento no Link abaixo.” [referência: 4biosacademy.com.br]

Nova Comunidade PHP-DF.org

Tags: desenvolvedores, comunidade, php, brasilia

Enviado por Wouerner Brandão (wouernerΘgmail·com):

“Com a iniciativa de alguns desenvolvedores PHP do Distrito Federal, estamos anunciando um novo site para troca de ideias, soluções, experiências e principalmente para fortalecer a comunidade de Programadores PHP do Distrito Federal.

Mora no Distrito Federal? Quer contribuir?

É iniciante na linguagem de programação PHP e quer conhecer a galera?

Tem um empresa de ensino localizada na região, e quer contribuir com comunidade?

Queremos fortalecer a região, os profissionais e ainda mais! Queremos ser uma comunidade: php-df.org!” [referência: php-df.org]

Justiça determina que Google Brasil quebre sigilo de e-mails de usuários investigados

Tags: xerife, privacidade, governos

Via info.abril.com.br:

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o Google Brasil cumpra ordem judicial de quebra de sigilo de mensagens enviadas por meio do serviço Gmail.

A determinação vale para comunicações de e-mail feitas por investigados de crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, advocacia administrativa e tráfico de influência.

Segundo o STJ, o Google Brasil terá 10 dias para cumprir a decisão. Caso não atenda a solicitação da Justiça, a empresa receberá uma multa diária de R$ 50 mil.

De acordo com a determinação da ministra relatora do inquérito, Laurita Vaz, com a quebra do sigilo será possível obter informações importantes e provas relevantes para a investigação policial.

O Google Brasil, em sua defesa, alegou não ser possível cumprir a ordem judicial uma vez que todos os dados do serviço Gmail estão armazenados nos servidores dos Estados Unidos e, desta forma, sujeitos às legislações daquele país. A empresa sugeriu uma forma diplomática para se obter esses dados.

Mas para a Justiça, o fato das informações estarem armazenadas em outro país não torna os dados em material de prova estrangeiro, com necessidade de meios diplomáticos para se obtê-los.

Plataforma de aprendizado edX agora é open source, sob a licença AGPL

Tags: curso, desenvolvedores

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A plataforma de aprendizado edX acaba de completar sua transição para o código aberto e já está disponível sob a licença AGPL. O núcleo do sistema é o edx-platform que inclui tanto o LMS (Learning Management System) quanto o Studio, uma ferramenta para criação de cursos. Outras partes do sistema como a arquitetura de componente XBlock para courseware, graduação baseada em aprendizado de máquina como o EASE, uma ferramenta de discernimento, ferramentas de implementação, sistemas de interfaces para graduação externa, e utilitários de execução em Python. Todas essas funcionalidades podem ser encontradas no novo sub-site code.edx.org.

A abertura do código-base cumpre com uma promessa feita em Abril deste ano de 2013, quando a Stanford University se juntou ao projeto edX. O projeto foi fundado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pela Harvard University. O projeto edX está sob gerenciamento do xConsortium com 27 faculdades e universidades de todo o mundo reunidas.” [referência: revista.espiritolivre.org]