Alternativa para o Google Reader: eu já escolhi a minha

Tags: rss, feed

Conforme o Google avisou há 3 meses, no início da semana que vem o popular leitor e concentrador de feeds Google Reader vai ser descontinuado, e seus usuários precisarão escolher outras alternativas.

Eu esperei para decidir nos últimos dias, considerando que havia expectativa de que novos serviços interessantes iam surgir na véspera. Vários serviços surgiram, mas não me pareceram tão bons assim.

Em um artigo no Efetividade, apresentei a opção que escolhi, bem como links para várias outras boas alternativas, caso você ainda não tenha escolhido a sua. (via efetividade.net - “Alternativa para o Google Reader: eu já escolhi a minha - Efetividade”)

Default: Mir vai ser o servidor de exibição do Ubuntu 13.10

Tags: ubuntu, mir, x

Usuários de placas gráficas com drivers open source passarão a ter seus gráficos servidos pelo Mir, o servidor de exibição que a Canonical está desenvolvendo. A intenção é que o Unity rode sobre o XMir, uma camada de compatibilidade que permite que aplicativos feitos para funcionar no X possam ser atendidos pelo Mir sem precisar de alterações.

Usuários de placas gráficas com drivers proprietários não terão a mesma oportunidade, porque os fabricantes ainda não terão feito as alterações que permitirão a compatibilidade – a Canonical espera que isso ocorra até a versão 14.04 LTS. (via omgubuntu.co.uk - “Mir To Ship As Default Display Server in Ubuntu 13.10 | OMG! Ubuntu!”)

Kubuntu não vai trocar o X pelo Mir (nem pelo XMir)

Tags: kubuntu, mir, x

O Kubuntu, apesar de ainda listar a Canonical como seu patrocinador, não está preso às decisões dela, e ontem saiu o anúncio de que o servidor de display Mir não vai ser adotado nessa distribuição derivada do Ubuntu mas que tem o KDE como ambiente default.

A intenção declarada é manter o X por enquanto, e no futuro adotar o Wayland "que é o que o KDE e todas as outras distribuições esperam fazer", segundo a mensagem. (via lwn.net - “Riddell: Kubuntu Won't be Switching to Mir or XMir [LWN.net]”)

Use o dhcpd para entregar mais do que endereços IP para suas estações de trabalho

Tags: servidor

Enviado por Fernando Mariano (blogΘmariano·eng·br):

“Muitos administradores de sistemas utilizam o serviço de DHCP para entregar uma configuração simples de rede (endereço IP, máscara de rede, gateway e servidor DNS), mas é possível usar este serviço para configurar outras aplicações de forma automatizada.” [referência: mariano.eng.br]

Nova turma do curso EaD sobre pfSense

Tags: evento, curso

Enviado por Jackson Laskoski (jacksonlaskoskiΘgmail·com):

“A ConexTI Live está com as inscrições abertas para a sua nova turma do Curso pfSense Firewalling & Routing Administrator I. As aulas acontecerão via webconferência, ao vivo, nos dias 12, 13, 19 e 20/07. Para saber mais sobre o treinamento ou fazer sua inscrição, acesse a página do curso.” [referência: conextilive.com.br]

Lançamento: FeniX Green Estável

Tags:

Enviado por gilberto (gilbertoΘsistemafenix·com·br):

“Lançada a Versão Estável do FeniX Green. FeniX Green é uma distribuição leve, baseada no Slitaz, com recursos semelhantes ao KDE quanto a detecção de hardware. Consome baixa memória RAM e oferece alto desempenho. Tem algumas novidades como: 3D com óculos, Compiz com efeitos, fundo animado em hd e muito mais.” [referência: sistemafenix.com.br]

Knoppix 7.2 traz suporte a computadores com Secure Boot

Tags: knoppix, live-cd

O Knoppix, provavelmente a mais popular das distribuições a ser descrita como live CD, e que já serviu de base para o brasileiro Kurumin, lançou sua versão 7.2.

Além do kernel atualizado e do suporte a mais recursos de computadores com UEFI, o Knoppix 7.2 também atualizou o seu sistema de suporte (via áudio) a usuários cegos ou com dificuldades de visão, que pode ser ativado desde o boot, ou ser configurado como default caso o sistema esteja sendo executado a partir de um pen drive. (via h-online.com - “Knoppix 7.2 brings UEFI support - The H Open: News and Features”)

Instale o Gimp 2.8.6 no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes, falha

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“O GIMP 2.8.6 foi lançado recentemente, trazendo muitas correções de bugs e pequenas melhorias. Então, que tal instalar ele no seu Ubuntu?

Nesta versão, o modo de janela única tem recebido atenção especial e alguns incômodos, como o botão de fechar não conseguir realmente fechar o GIMP ou as docks do lado direito não manterem seu tamanho, foram corrigidos.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Assista online ao Seminário Tecnológico - Padrões Abertos para Web

Tags: evento, desenvolvedores

Enviado por Comitê Técnico e Implementação de Software Livre do Governo Federal (cislgovbrΘgmail·com):

“Na próxima segunda-feira, 01/07/2013, o CISL promoverá mais um Seminário Tecnológico, o tema dessa vez são os Padrões Abertos para Web, seguem abaixo maiores informações e a url do portal do CISL onde publicamos a descrição das atividades:

Seminário Tecnológico - Padrões Abertos para Web

Os padrões abertos são essenciais para interoperabilidade. Para que a interoperabilidade aconteça, é necessário que todos estejam de acordo sobre a forma como esta interoperabilidade vai ocorrer. Ou seja, quanto mais padronizados forem os mecanismos de interoperabilidade, mais fácil será de haver interoperação e a comunicação ocorrerá de forma mais rápida e ágil. Sem padrões abertos não haveria Internet, são utilizados padrões abertos e reconhecidos por todos para a troca de dados na Internet - os usuários podem acessar Brasil, da China, do Canadá ou Uganda, que estará utilizando o protocolo TCP/IP. O W3C (World Wide Web Consortium) já criou mais de 80 padrões, exploraremos alguns deles durante esse seminário, veremos que com padrões é possível desenvolver aplicações de forma simples e aparência bonita e funcional, sobre as tendências de linguagens de programação e frameworks que facilitam a vida do desenvolvedor de web e mobile, além de apresentar padrões para imagens/vetores.

Horários Palestras: 09h ás 09h10min - Porto Alegre - Abertura - Deivi Kuhn

09h10min ás 10h - Curitiba - Flávio Lisboa - Sencha Touch - Javascript para Mobile WebApps 10h ás 11h - São Paulo - Jomar Silva - Desenvolvendo Apps Multiplataforma para dispositivos móveis com HTML5 11h ás 12h - São Paulo - Jean Carlo Nascimento (Suissa) - Be MEAN - Crie aplicações inteiramente em Javascript 12h ás 13h - Rio de Janeiro - Guilherme Razgriz - Do SVG ao 3D uma viagem pelos vetores escalados 13h ás 14h - Curitiba - Rafael Ferreira Silva - CSS 3 - A Web com mais estilo

Transmissão: A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro. Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/ Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail CISL cisl@serpro.gov.br, twitter @CISLGovBR ou facebook [facebook.com/…]

Maiores informações: [softwarelivre.gov.br/…]” [referência: softwarelivre.gov.br]

XenDesktop: Teltec Solutions firma parceria com a Citrix

Tags: conectividade, mercado

Enviado por Cristine:

“Com o objetivo de ampliar suas soluções em nuvem, a empresa catarinense passa a fazer parte dos integradores Citrix, já iniciando os trabalhos com profissionais experientes e certificados

A Teltec Solutions, empresa catarinense integradora de soluções de TI, firmou parceria com a Citrix, multinacional referência em virtualização, redes e computação em nuvem. A empresa passa a ser um Integrador Citrix (Citrix System Integrator) no Brasil, aumentando assim seu portfólio de soluções de virtualização de ambientes e aplicações, principalmente para o mercado corporativo. A Citrix foi escolhida pela Teltec por ser uma líder mundial em seu segmento e pelo portfólio bastante atual, o que corresponde à estratégia da empresa de diferenciação técnica, atuando como integradora das melhores soluções do mercado de TI.

A parceria contempla todas as soluções da Citrix e a Teltec aposta nos diferenciais competitivos delas, como a Citrix XenDesktop e XenApp, que virtualizam desktops e aplicativos; o NetScaler, solução que otimiza, protege e controla a entrega de serviços e aplicações em redes corporativas, internet e nuvem; e a XenMobile, que gerencia dispositivos móveis frente aos desafios da consumerização (BYOD). “Este conjunto de soluções da Citrix está totalmente alinhado ao movimento da Teltec de ampliação do portfólio para endereçar estas tendências de mercado cloud e consumerização”, aponta Rafael Araújo, diretor técnico da Teltec. [referência: teltecsolutions.com.br]

Vaga Gerente de TI - Foz do Iguaçu - PR

Tags: emprego

Enviado por Sandra Machado (sandraΘpti·org·br):

“Requisitos Necessários * Ensino Superior Completo em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, em Processamento de Dados ou áreas afins; * Pós graduação completa em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, em Processamento de Dados ou áreas afins; * Experiência mínima em gerenciamento de projetos de TI, gestão de pessoas, gestão de projetos e contratos; * Experiência no desenvolvimento de políticas ou contribuições relevantes na área de TI.” [referência: pti.org.br]

Richard Stallman ingressa no Hall da Fama da Internet

Tags: bomdoutor, halldafama

Soubemos via comunicado da FSF que o bom doutor Richard Stallman, fundador do projeto GNU, dançarino folk e permanente presidente da Free Software Foundation, foi selecionado para ingressar no Hall da Fama da Internet, onde se junta a nomes como Linus Torvalds, Van Jacobson, Vint Cerf e Mitchell Baker (que foram agraciados na primeira lista de nomeados do Hall).

Parabéns!

O link do Internet Hall of Fame fica registrado para facilitar o reconhecimento do novo título de Stallman, que já tem 14 títulos de doutor, além de ser um santo da Igreja do Emacs. (via lwn.net - “Richard Stallman becomes a Hall-of-Famer [LWN.net]”)

Provedor oferece hospedagem gratuita para servidores Raspberry Pi

Tags: raspberrypi, hospedagem, colocation

E já tem 570 Raspberries online por lá! Tudo o que você precisa é enviar o seu Raspberry Pi, em um case de plástico, com um cartão SD de boot e já configurado com o endereço IP que o provedor definir, e eles conectam na rede, com uplink de 100Mbit, alimentação elétrica e espaço físico cedidos gratuitamente. Se desejar, você pode mandar também um pendrive de não mais do que 4cm, para armazenamento extra. E se preferir, você também pode comprar deles o equipamento, que aí já virá configurado com a distribuição Raspbian.

O provedor em questão é o PCExtreme, de Amsterdam, e eles dão até uma lista de aplicações que você pode dar a um Raspberry Pi hospedado lá. Mas fez tanto sucesso (tem mais de 1500 pedidos na fila), que no momento o tempo de espera é de 3 meses. (via raspberrycolocation.com - “Free Raspberry Pi Hosting | Raspberry Pi colocation - PCextreme”)

Telefonica se diz comprometida com sistemas operacionais alternativos, e por isso vai apoiar Windows Phone

Tags: reversal-russa, telefonica, vivo, alternativos

Via tecnologia.ig.com.br:

A Telefônica e a Microsoft anunciaram, nesta quarta-feira (26), uma parceria para promover o sistema operacional Windows Phone 8. A parceria de um ano inclui investimentos em marketing da Telefônica para divulgar os smartphones com Windows Phone 8 na Alemanha, Chile, Espanha, México, Reino Unido e Brasil.

Em comunicado, a Telefônica afirmou que está "firmemente comprometida" em aumentar sua presença na oferta de dispositivos móveis para encorajar o uso de outros sistemas operacionais como alternativa ao iOS, presente no iPhone e iPad, e Android. A operadora afirma, ainda, que um dos objetivos é oferece uma experiência mais personalizada aos usuários.

Além do investimento em marketing, a Telefônica pretende oferecer aos seus clientes o acesso a produtos e serviços da Microsoft, como o Office 365 e o SharePoint (empresas), além de outros recursos como o serviço de backup em nuvem Skydrive e o Xbox (consumidor final).

FlasCC: Adobe deposita no GitHub o código do seu compilador C/C++ Flash

Tags: air, flash, flascc

Todas as pessoas que estavam precisando em 2013 de um cross compiler open source feito pela Adobe para ajudar programadores C/C++ a portar seu código para aplicações em Flash ou AIR já podem lotar um elevador e comemorar, pois a Adobe acabou de abrir o código do FlasCC, anteriormente parte do Adobe Creative Cloud, e agora transformado no CrossBridge.

Fim da linha para o projeto? Nãããão, a Adobe garante que vai continuar ativamente envolvida com o código. (via h-online.com - “Adobe open sources Flash C++ compiler - The H Open: News and Features”)