Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Jogos e apps multimídia: Raspberry Pi ganha suporte na biblioteca SDL2

Tags: pos-pc

O diminuto Raspberry Pi cada vez mais se firma como uma plataforma reconhecida e suportada, e agora ganhou um elemento importante nessa trilha: suporte na SDL2, o que significa que ficou bem mais fácil portar jogos e apps multimídia para rodar no computadorzinho ou em produtos baseados nele.

O suporte já está incluído no código e deve ser lançado na versão 2.0.1 da SDL, trazendo ao Pi recursos como OpenGL ES 2.0 acelerada por hardware, som ALSA, suporte a dispositivos de entrada via evdev e udev, e capacidade de rodar os aplicativos e jogos sem ter de carregar o X. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Raspberry Pi Support Added To SDL2 Library”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

No aniversário do GNU, o Bom Doutor comenta sobre sua visão de liberdade

Tags: bom-doutor, servidor

Enviado por Spif nunca (spifΘil·org):

“No artigo publicado na Wired, de Autoria do pai do Software Livre, como o conhecemos, Richard Matthew Stallman conversa conosco sobre o estado e a importância do Software Livre hoje em dia.

Muito mudou desde o início do movimento Software Livre: A maioria das pessoas nos países avançados agora são donas de computadores - algumas vezes chamados de "celulares" - e usam a internet com eles. Software proprietário ainda faz os usuários entregarem o seu processamento para outras pessoas, (…)Service as a Software Substitute, ou SaaSS, que significa deixar que o servidor de outra pessoa faça as suas atividades.

Tanto o Software Proprietário quando SaaSS podem espionar o usuário, aprisionar o usuário e até mesmo atacar o usuário. Malware é comum em serviços e softwares proprietários porque usuários não possuem controle sobre eles.(…)

Por que esse controle importa? Porque Liberdade significa ter controle sobre sua própria vida."” [referência: wired.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

FreeBSD 9.2

Tags: bsd, livre

Enviado por Luiz Gustavo Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):

“A equipe de lançamento do projeto FreeBSD acaba de anunciar a disponibilidade da versão 9.2 do FreeBSD. Este é o segundo release da árvore estável da familia 9 que provê mudanças de melhorias e estabilidade em relação ao FreeBSD 9.1 e introduz algumas novas caracteristicas, que podem ser resumidas abaixo:

O sistema de arquivo ZFS suporta agora o TRIM para ser usado em discos SSD. Drivers de emulação virtio(4) foram adicionados no kernel GENERIC em arquiteturas amd64 e i386. O sistema de arquivo ZFS suporta agora compressão lz4. OpenSSL foi atualizado para a versão 0.9.8y. DTrace agora esta habilitado por padrão no kernel GENERIC. DTrace foi atualizado para a versão 1.9.0. Sendmail foi atualizado para a versão 8.14.7. OpenSSH foi atualizado para a versão 6.2p2. Para uma lista completa das novas funcionalidades e da resolução de problemas conhecidos, acesse os links abaixo (em inglês): Notas; Errata Veja o anuncio completo no link abaixo: [lists.freebsd.org/…]” [referência: luizgustavo.pro.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Entrevista com Carlos Domingo da Telefônica sobre Firefox OS

Tags: pos-pc

Enviado por Daigo Asuka (openwebosbrΘgmail·com):

“Com mais de uma semana de atraso, foi disponibilizada a tradução da entrevista com Carlos Domingo, CEO da Telefônica, que detalha um pouco mais sobre o motivo da empresa estar apoiando o desenvolvimento do Firefox OS. Trabalho muito bem feito pela equipe do blog FFOS Guide!

Como novidade, temos um anuncio não oficial da quantidade de smartphones modelo OPEN vendidos pela ZTE, que chegou a marca de 100 mil unidades.” [referência: openapps.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

2a edição de livro pioneiro no Brasil sobre jQuery Mobile

Tags: pos-pc, desenvolvedores

Enviado por Stephanie (smilateΘnovatec·com·br):

“As mais modernas e revolucionárias técnicas de desenvolvimento para dispositivos móveis encontram-se na segunda edição do livro jQuery Mobile, de Maurício Samy Silva, o conhecido Maujor ou o “dinossauro da informática”. O livro foi revisado para atualização de dados sobre as novas versões do framework, o qual permite aos desenvolvedores criar aplicações web altamente personalizadas, com código otimizado para os principais navegadores desktop, smartphones e tablets, como iPhone, iPad, Android, Blackberry, Windows Phone e Nokia.

jQuery Mobile – Desenvolva aplicações web para dispositivos móveis com HTML5, CSS3, AJAX, jQuery e jQuery UI é o primeiro livro em língua portuguesa sobre o assunto. Seu conteúdo compromete-se a difundir o uso dessa framework e aborda as suas funcionalidades de forma clara e didática, com exemplos práticos.

Voltado tanto para experientes como para iniciantes das áreas de design e programação, o livro apresenta as motivações e o histórico do desenvolvimento do jQuery Mobile; estuda a aplicação de barras de ferramentas e botões nativos do framework; demonstra os mecanismos para formatação de conteúdo para dispositivos móveis; detalha as técnicas de construção de listas ordenadas e não ordenadas; facilita o entendimento da criação de formulários; ensina a criar paletas personalizadas através do ThemeRoller; e revela as propriedades, eventos e métodos da API da jQuery Mobile.

O desenvolvimento com uso do jQuery Mobile possibilita a criação de aplicações cujo funcionamento independe de dispositivo ou plataforma. Com base em HTML5 e CSS3, adota um sistema unificado de interface de usuário e, usando JavaScript de alto nível, gera código compatível com ampla variedade de plataformas.” [referência: novatec.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

LPIC1+LPIC2 e Nagios+ Shell Script com 50% de desconto até 10/10

Tags: patrocinador, curso

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“É só até dia 10/10, pessoal! Promoção de pacote LPIC1+LPIC2 com 50% de desconto! Aceitamos parcelamento em até 12x em qualquer cartão de crédito.

Os recursos disponíveis para os alunos são: LPIC1 - 33 vídeo aulas 100% práticas, apostilas, laboratórios e simulados. LPIC2 - 35 vídeo aulas 100% práticas, apostilas, laboratórios e simulados. (este curso agora conta com 3 aulas de Firewall Iptables, sendo 1 delas de Load Balance).

Outra promoção é a de Nagios+Shell Script com 50%, que também podem ser pagos em até 12x no cartão de crédito. Os interessados devem entrar em contato com adm@brunoodon.com.br.

Espero vocês por lá!” [referência: brunoodon.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Intensivão de PostgreSQL em SP, 25 a 29/11

Tags: evento, curso, banco-de-dados

Enviado por Tibeti Caviglioni (contatoΘdextraining·com·br):

“Data: 25 a 29 de Novembro

A Dextraining é pioneira no Brasil em serviços profissionais com o PostgreSQL e já treinou centenas de profissionais neste banco. Em nossos cursos transferimos a experiência prática acumulada em anos de projetos, dando ao participante uma formação que o permita explorar os limites deste avançado banco dados.

Esta é a chance de se capacitar com o que existe de melhor em treinamento PostgreSQL no Brasil.

Inscreva-se agora! [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Desenvolvendo Aplicações Android pela linha de comando

Tags: pos-pc, desenvolvedores

Enviado por Guilherme Theodoro Carlos (guilherme·thcarlosΘgmail·com):

“Algumas pessoas tem vontade de começar a desenvolver aplicações Android porém não se adequam bem ao Eclipse ou IDEs.

Nesse artigo vou mostrar como começar o desenvolvimento de aplicações Android no Linux através da linha de comando.” [referência: showthecode.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Hangout Tutorial: Captive Portal no Pfsense, neste sábado

Tags: pfsense

Enviado por Luiz Gustavo Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):

“Nossa trilha continua com o Pfsense e dessa vez iremos abordar um assunto que demanda a aplicação em muitos ambientes de acesso multiplo de rede. É utilização do mecanismo de Captive Portal.

O Hangout Tutorial acontecerá no dia 05/10 (Sábado), com inicio as 18:00 e com termino previsto para as 20:00

Captive Portal, como o proprio nome sugere, é um portal web de captura de conexão que atua no ambiente de firewall, interceptando as tentativas de saida para a internet de rede locais e gerenciando-as de forma a fornecer um controle de maquinas e usuários utilizando o meio de conexão externo.

Num formato transparente, em que não é necessária a configuração de qualquer ferramenta na maquina cliente, o Captive Portal apresenta no navegador do usuário uma interface web para notificação e/ou autenticação afim de validar o seu acesso a rede.

Neste Hangout Tutorial, nós iremos abordar o conceito de utilização da ferramenta e iremos aplicar em um ambiente de exemplo, as features que a ferramenta oferece, já inclusive, atuando nas novas opções oferecidas pelo o Pfsense na versão 2.1, como a possibilidade de se utilizar multiplos ambientes de Captive Portal.

Em resumo, iremos tratar dos seguintes topicos:

O que é Captive Portal ? Porque utilizar ? Interface de configuração; Integração com Radius; Pacote FreeRadius; Mão na massa !” [referência: luizgustavo.pro.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Blogs com WordPress estão sendo invadidos e usados em massa para ataques de negação de serviço

Tags: wordpress

Blogs rodando o WordPress e cuja segurança foi comprometida por agentes externos agora estão sendo usados para ataques de negação de serviço contra outros sites. O log de um exemplo recente, em que mais de 500 blogs atacaram um servidor com requisições simultâneas e repetitivas, foi postado para análise dos interessados.

Na minha opinião, trata-se do início de uma tendência, já que servidores rodando o popular CMS e serviço de acesso remoto a shell WordPress vêm sendo alvo de ataques de força bruta constantes há alguns meses e, considerando que menos de 20% dos "top 1.000.000" de blogs WordPress mais populares rodam a versão mais recente da ferramenta, e todas as anteriores têm vulnerabilidades conhecidas, é de se imaginar que haja alguns ataques mais específicos e discretos em andamento automatizado também.

Quanto mais blogs forem comprometidos, mais ouviremos falar no seu uso para espalhar malware, cometer DDoS e/ou espalhar informações falsas. Não espera acontecer com o seu blog, faça upgrade e verifique a segurança dele regularmente! (via www.heise.de - “WordPress-Blogs für DDoS-Attacken missbraucht | heise open”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Agora sim: XBMC começa a incorporar suporte direto a emuladores de jogos

Tags: jogos, xbmc

O XBMC é um dos campeões na arena de centrais multimídia baseadas em código aberto e, além de suportar vídeos, músicas, fotos e conteúdo on-line, agora ele começa a se preparar para suportar emuladores de várias plataformas de jogos.

Como o suporte será oferecido por meio da lib retro, a lista de emuladores suportada é potencialmente enorme, e inclui plataformas como NES, SNES, N64, DS, Mega Drive, Master System, Game Boy, Neo Geo, Playstation, Atari, várias plataformas de fliperama e mais.

Mas não se apresse a começar a converter sua coleção de cartuchos para os formatos de ROM dos emuladores: por enquanto é só uma prova de conceito, e o suporte no XBMC ainda precisará evoluir bastante. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] XBMC Prepares Support For Running Emulated Games”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Icculus diz que o Linux está se transformando neste momento em uma plataforma viável para jogos

Tags: jogos, mercado

Ryan "icculus" Gordon, o desenvolvedor que desde os tempos da Loki Software está entre os que mais fizeram para trazer para o Linux jogos de outras plataformas, foi entrevistado pelo Gamasutra e, ao ser perguntado sobre o que seria necessário para fazer do Linux uma plataforma mais viável para jogos, tanto para os usuários quanto para os desenvolvedores, respondeu: você está vendo isso acontecer, hoje mesmo.

Segundo ele, são 3 fatores que convergem para oferecer a oportunidade perfeita para os jogos no Linux: o Humble Bundle demonstrando que o Linux tem usuários dispostos a pagar por jogos, o engine de jogos pmultiplataforma Unity3D torna trivial lançar versões nativas para o Linux, e a Valve lançou um cliente da Steam para o Linux. (via ostatic.com - “Ryan "icculus" Gordon Says Linux Viable Gaming Platform”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

DukePad: Oracle ensina a montar um tabletão com Java, Raspberry Pi e US$ 367

Tags: lajota

Em um keynote na conferência JavaOne a Oracle apresentou o DukePad, tablet com dimensões parecidas com a do rádio AM do meu avô, rodando o Java mobile sobre o Raspbian e construído ao redor do Raspberry Pi.

A empresa diz que não quer vendê-lo, mas está trabalhando junto a fornecedores para que ele seja oferecido aos interessados em forma de kit.

As instruções de montagem estão publicadas, e o preço das peças corresponde a US$ 367,55, mais o tempo/esforço de montagem e configuração. (via arstechnica.com - “Innovative monstrosity: Oracle makes tablet with Raspberry Pi and Java | Ars Technica”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

SC: Edital público para sede do IX Solisc

Tags: instalar, evento

Enviado por Klaibson Ribeiro (maffeiΘriseup·net):

“Com o intuito de atingir mais pessoas em Santa Catarina, resolvermos fazer uma chamada pública do evento. Para realizar o evento, é necessária a escolha de um local que sediará as atividades próprias do evento, como: oficinas, palestras e instalações de software livre. No sentido de tornar a participação aberta e objetiva, o processo de escolha será realizado por meio de chamada pública para candidatos, que apresentarão propostas baseadas em critérios que serão apresentados por um representante por meio de formulário próprio, conforme é apresentado no link a seguir.

Os detalhes podem ser obtidos em [officelivre.ws/…].”

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Revisitando o Alien Arena, um jogo FPS para Linux

Tags: instalar, jogos

Enviado por Luís Fernando Guedes (fernandoΘkambebalivre·com):

“O Alien Arena, com versão lançada recentemente, é um jogo em FPS que se mostrou além das minhas expectativas tanto qualidade gráfica como em jogabilidade. Mistura aliens e humanos com itens e armas futurísticas e ainda, possui mais de 50 mapas (!), onde é possível jogar em rede fechada ou online. Vale a pena instalar e experimentar o jogo, fiz um tutorial explicando sobre ele, incluindo instalação e um vídeo gameplay. Enjoy! :-)” [referência: kambebalivre.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]