Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Ludificação e “gameficação”

Tags: jogos

Enviado por Claudinei (claudineicaetanoΘgmail·com):

“O termo “gameficação”, mesmo que incorreto, vem sendo empregado largamente na internet no lugar de “ludificacão”, que para nós da Angular, de forma geral, são as técnicas usadas no design de Apps e Games para torná-los atrativos e influenciar os usuários através da sensação de recompensa. No Brasil o processo de “gameficação” está só começando e ainda há muito a ser feito, desde a melhoria dos próprios jogos, até aplicativos com fins educativos, empresariais e governamentais. A grande questão é que na atual conjectura, existem hipóteses a favor e algumas contra este tipo de metodologia para educar, divertir e aumentar a produtividade.

A socióloga Jane McGonigal, sugere em seu livro (Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World) que os indivíduos adotam determinados comportamentos em troca de uma recompensa simbólica ou material. De acordo com ela, os games poderiam reverter tudo – tudo mesmo – começando pelo Estado, a Saúde, a Educação, Mídias e Marketing, Empresas, até o ponto de “estabelecer a paz mundial” ou o caos mundial, vai saber!. Ela afirma ainda que os games não são apenas uma fonte de lazer. “(…) Eles são uma verdadeira solução para os problemas e uma fonte de alegria”.

Um conceito um tanto quanto controverso que serve de inspiração para a “gameficação” é o “condicionamento operante” criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este assume que as ações dos sujeitos podem ser …” [referência: angularlabs.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como atualizar o Firefox para a última versão no Ubuntu e derivados

Tags: distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você ainda não está usando última versão do navegador da Mozilla, veja aqui com fazer para atualizar o Firefox no Ubuntu e derivados.

A última versão do Firefox geralmente fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas do Ubuntu, depois de algumas horas do anúncio da Mozilla. Mas se você atualizou o sistema e a nova versão não apareceu, siga os passos a seguir e resolva seu problema.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Valve agora oferece todos os jogos gratuitamente também aos desenvolvedores do Ubuntu

Tags: jogos

No mês passado a Valve disponibilizou todos os seus jogos gratuitamente aos desenvolvedores do Debian, e agora o alcance do oferecimento foi ampliado para abarcar também os desenvolvedores registrados do Ubuntu. Divirtam-se! (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Valve Is Now Giving Away Their Games To Ubuntu Developers”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Marco Civil da Internet volta a ser analisado pelos deputados

Tags: governos

Via computerworld.com.br:

A Câmara dos Deputados terá, esta semana, mais uma oportunidade para destrancar a pauta e avançar em projetos importantes para o País, mas que aguardam um consenso entre os deputados desde o ano passado para serem votados. Hoje (11), deputados devem voltar a analisar, por exemplo, pontos do Projeto de Lei (PL) 2.126/11, que cria o Marco Civil da Internet, estabelecendo direitos e deveres de usuários e empresas que atuam no setor.

O projeto é o primeiro de cinco textos que tramitam com urgência constitucional, tendo prioridade na pauta do plenário e impedindo que os deputados avancem em outras votações. O marco civil tranca a pauta da Câmara desde outubro do ano passado e é o primeiro item a ser analisado na sessão marcada para começar às 16 horas de amanhã.

Para o governo, o texto precisa ser aprovado rapidamente. O interesse do Executivo na proposta é declarado desde o início da tramitação e foi intensificado depois das denúncias de espionagem feita pelo governo dos Estados Unidos a empresas e cidadãos brasileiros, entre eles, autoridades como a presidente da república.

As denúncias justificaram, inclusive, a recusa do Planalto ao pedido feito pelo presidente da Câmara que, em uma tentativa de encerrar 2013 com mais resultados, tentou convencer o governo a retirar a urgência da matéria.

O relator da proposta alterou o texto no final do ano, depois de ouvir posições contrárias e favoráveis à proposta. Apesar de mudanças que afetaram mais a redação do que os fundamentos da proposta, ele disse que não há mais resistência para que o projeto seja aprovado.

Mas a divergência pode ocorrer no ponto da matéria que trata do princípio da neutralidade de rede.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novatec Editora lança livro Introdução ao Hacking e aos Testes de Invasão

Tags: falha, vulnerabilidade

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br):

“Título aborda o hacking ético e introduz técnicas para testes em rede

Com vasta experiência na área de testes de invasão, segurança ofensiva e hacking ético, Patrick Engebretson reuniu no livro Introdução ao Hacking e aos Testes de Invasão todo o material necessário para a realização de testes de invasão, do início ao fim. Com exemplos práticos e exercícios desenvolvidos com o objetivo de ensinar o leitor, seja ele iniciante ou experiente, a obra é um recurso fundamental para os interessados em hacking.

Introdução ao Hacking e aos Testes de Invasão ensina a interpretar e utilizar os resultados das ferramentas de hacking de maneira eficiente e apresenta uma metodologia de quatro passos para a condução do teste de invasão ou hack. Oferece a descrição completa de cada um dos passos e ferramentas, de forma estruturada e simples, permitindo ao leitor uma visualização clara e didática de como cada fase funciona e se relaciona. ” [referência: novatec.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Pós-Graduação em Administração de Redes Linux em Concórdia/SC

Tags: curso

Enviado por Jackson Laskoski (jacksonlaskoskiΘgmail·com):

“o Curso de  Pós-Graduação em Administração de Redes Linux na UnC-Concórdia, está com as inscrições abertas, até o próximo dia 01/03/2014. Esta primeira turma do curso  tem aulas com início previsto para Abril/2014. Com um ementário totalmente focado na sua área de concentração e um corpo docente composto por especialistas e mestres, professores com vasta experiência de mercado e acadêmica, o curso ofertará, a priori, apenas 25 vagas.” [referência: jack.eti.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso de programação gratuito online para zumbis (iniciantes)

Tags: curso, desenvolvedores

Enviado por Fernando Masanori (fmasanoriΘgmail·com):

“Venha participar de mais uma horda de zumbis pythonistas. Inscrições abertas para a segunda turma do Python para Zumbis, maior MOOC de programação em português. Nove mil participaram da primeira turma, com 93% de alunos que ficram muito satisfeitos com o curso. Gratuito.” [referência: pycursos.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Seja um patrocinador do DevCamp 2014

Tags:

Enviado por DevCamp (mktΘdextra·com·br):

“Exponha sua marca para o o público do DevCamp 2014

O público é formado por desenvolvedores de software e amantes de tecnologia.Caso queria saber mais informações sobre planos de patrocínio e apoio cultural, acesse: [devcamp.com.br/…]

Você também pode entrar em contato conosco através do e-mail mkt@dextra.com.br” [referência: devcamp.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

HowTo Online LPIC1+LPIC2 por preço muito especial

Tags: patrocinador, curso

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Saudações, amigos!! As promoções do HowTo Online continuam! O pacote LPIC1+LPIC2 está saindo por condições muito especiais! O curso é todo EAD e 100% prático! Os interessados devem entrar em contato com adm@brunoodon.com.br .” [referência: brunoodon.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Formação Java Completa - Últimas Vagas

Tags: jogos, curso, desenvolvedores

Enviado por Dextraining (contatoΘdextraining·com·br):

“Formação Java Completa - Últimas vagas!

Java é a base de quase todos os aplicativos em rede e é o padrão global para desenvolvimento e fornecimento de aplicativos para celular, jogos, conteúdo online e software corporativo.

Mais informações, acesse: [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso On Line - Análise de Desempenho - turma confirmada

Tags: patrocinador, evento, curso

Enviado por Bruna Goulart (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“De 17/02/14 à 07/03/14. Horário: Das 20h às 23h Valor R$ 690,00 em até 12 X SEM JUROS, via PagSeguro.

Esta turma está confirmada! Inscreva-se/faça o pagamento até o dia 12/02/14 e tenha um desconto, com pagamento à vista. O valor do curso sairá em R$ 587,00. Esta promoção é válida para os dois primeiros inscritos e que tenha confirmado o pagamento.

O objetivo deste treinamento é dar um conhecimento aprofundado sobre as técnicas de análise de desempenho e ajustes em ambientes implementados com o sistema operacional Linux.

Maiores informações: [escolalinux.com.br/…]

Inscrições: [escolalinux.com.br/…]” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Opinião do leitor: Geração Ubuntu e a morte do movimento Software Livre no Brasil

Tags: distribuicoes, evento, comunidade

Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·eu):

“Esta é uma constatação dolorida, triste, daquelas que deixam marcas na alma, como toda morte: o movimento Software Livre morreu. Ao menos no Brasil. Não me entenda mal, estou me referindo ao movimento, não há mais movimento, não há mais ativismo organizado. Alguns “quixotes” continuam na sua ébria redoma de purismo atacando os moinhos de vento, nada mais.

Em meados da primeira década do século XXI, a FSF e uma série de visionários vislumbraram um futuro onde o Ubuntu se popularizava de tal forma que muitos usariam GNU/Linux sem nem mesmo saber o que era isso. Alertaram a todos sobre os riscos da quantidade e disseminação desqualificada, ou seja, muito Linux e pouco GNU, muito uso e pouco entendimento, muito código e pouca filosofia, muito compartilhamento e pouca liberdade: o triunfo do Open Source sobre o Free Software.

Uma década se passou e eles, para variar, estavam certos. O poder corruptor do mercado suavizou o discurso progressista, arrefeceu os corações dos mais apaixonados e tornou em inertes complacentes até os radicais livres!

O movimento Software Livre no Brasil não conseguiu criar uma nova geração de visionários filósofos do conhecimento livre. Tachados de “xiitas”, intransigentes, ditadores da liberdade, agressivos, impacientes, comunistas, socialistas e extremistas, foram convidados todos, sistematicamente, a se retirar da sala com seu inconveniente elefante branco chamado liberdade.

Periódicos, entrevistas, blogs especializados ou não se revezaram, sem tréguas, a deixar claro que Linux era uma excelente escolha de mercado, mas o GNU, a GPL, a FSF e quaisquer que insistissem em empurrar a linha além do campo técnico, estava sendo inconveniente, indesejado, chato.

Uma nova geração de fantásticos desenvolvedores surgiu, foi educada e encontrou seu lar nos moldes do Bazar, nas metodologias emaranhadas de desenvolvimento, usando Ubuntu, e as “revolucionárias” redes sociais. A nuvem fez o resto. A massificação do acesso às mídias de massa através de redes privadas como o Facebook conquistou os corações e mentes dos últimos bastiões da já velha filosofia libertária. Sem novos cavaleiros, a távola não precisa mais ser redonda. Na verdade, a távola, não precisa sequer existir.

O movimento foi transformado em uma comunidade. Somos um grupo de pessoas distintas, com ideias e objetivos distintos, dispostos a ser complacentes com os menos esclarecidos e especialmente com os mais esclarecidos. Hoje parece não haver mais nenhuma incompatibilidade em ser ferrenho defensor do Software Livre e usuário de tecnologias absolutamente proprietárias como iPhone, iPad ou até mesmo Windows. Viramos apenas “os caras do Linux”. Não somos mais ameaça nenhuma.

Enfurnados às centenas nas redes sociais privadas, compartilhando nossas ideias e conhecimentos no Facebook, Skype e Gmail, parece não haver mais nenhum constrangimento em ser defensor da privacidade e da democratização do conhecimento tecnológico. Somos contra todo tipo de opressão, até mesmo aquela que aponte nossa absoluta incoerência e complacência com aqueles governos e empresas que deveríamos combater.

As fileiras de hackers que iam mudar o mundo, mudaram seus endereços de e-mail para gmail.com, esvaziaram as listas de discussão livres e abarrotam curtidas no Facebook. Quanto orgulho! quanta alegria! Finalmente somos apenas mais um dos subgrupos de anormais digitais, assim como tantos outros. Nem mais, nem menos que os gamers, web designers ou dba’s. Somos os “linuxers”.

Projetos de softwares continuarão a ser desenvolvidos de forma colaborativa, sem dúvida. Os grupos de usuários continuarão a se encontrar e os eventos continuarão a disseminar, mas será apenas a forma, sem conteúdo, sem alma, sem gana.

Deveríamos ter mais GNU e menos Linux, mais Zimbra e menos Gmail, mais Duckduckgo e menos Google, mais Diáspora e menos Facebook. Nós íamos mudar o Mundo, mas foi ele quem nos mudou. Sejam todos bem-vindos à Comunidade Software Livre! O movimento está parado no Face, usando Gmail, à bordo do novo Ubuntu e gritando: me deixem em paz!

Anahuac” [referência: anahuac.eu]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Sistema de vendas PHP/Mysql

Tags:

Enviado por Sidnei Weber (sidnei·weberΘgmail·com):

“Sistema com: Menu principal - Cadastro de produtos - Clientes - Cadastro de clientes - Gerenciamento de clientes (Edição) - Financeiro - Cadastro de contas a pagar - Gerenciamento de contas a pagar (Edição e alteração de status) - Orçamentos (Orçamentos cadastrados) - Carrinho (Produtos inseridos no carrinho para realizar pedido venda/orçamento)” [referência: sidiweber.wordpress.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

O Raspberry Pi não funciona ou parou de funcionar, o que fazer?

Tags: pos-pc

Enviado por Everpi (everpiΘtsar·in):

“Se você acabou de comprar seu Raspberry Pi e por alguma razão ele não funciona, você pode fazer diversas verificações antes de mandar para garantia. Apesar de serem testados e do controle de qualidade das fábricas, existem chances, mesmo que pequenas, de que você adquira um Raspberry Pi defeituoso. E claro, alguns tem problemas pós utilização que aparecem no decorrer do uso, esses que podem até não ser do Raspberry Pi em si, mas de fontes, cartões, etc.” [referência: everpi.tsar.in]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso online gratuito de Java para Web

Tags: curso, desenvolvedores

Enviado por Antonio Passos (professorΘantoniopassos·com·br):

“Estão abertas as inscrições para a 15a turma do curso a distância "Desenvolvimento de Aplicativos Web com Servlet e JSP - Recursos essenciais".

Trata-se de curso online e gratuito, livre e de qualificação, voltado para estudantes e profissionais de TI com conhecimento básico de Java e HTML.

Entre seus objetivos está a introdução dos participantes à construção de aplicativos Web empregando:

- Servlet e JavaServer Pages (JSP); - Expression Language (EL); - Objetos de sessão e cookies; - Filtros; - Bibliotecas Core e Formatting e I18N da JSTL; - Restrições de segurança através de autenticação com formulários HTML; - Arquitetura centralizada (MVC - Modelo 2)

Para mais informações e inscrição, CLIQUE AQUI (http://www.antoniopassos.com.br/portal/index.php?page=curso-gratuito-online-de-java-para-web-descricao)” [referência: antoniopassos.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]