Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Treinamento LPIC1 atualizado por R$80,00

Tags: patrocinador, evento

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Até dia 30/09, quem comprar o treinamento LPIC1 via PayPal vai pagar apenas R$80,00.

O treinamento já está atualizado conforme a versão 4.0 da LPIC1.

Você pode fazer sua própria inscrição ou entrar em contato com adm@brunoodon.com.br para mais detalhes.” [referência: brunoodon.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mandou bem, Ahmed!

Tags:

Somos todos Ahmed! Nossos protótipos têm números luminosos e fios coloridos, e os instalamos nos mais variados estojos. Recebemos e enviamos pelo correio, levamos para a escola e na bagagem do avião, escrevemos, lemos e aprendemos sobre o assunto, e não queremos ser presos por isso, independentemente do nosso sobrenome ou do tom da nossa pele!!

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novatec Editora lança livro para pais e crianças aprenderem programação juntos

Tags: jogos, curso, desenvolvedores

Na década atual, pela primeira vez desde os anos 80, eu vejo serem criadas condições para tornar mais amplamente atrativo o aprendizado de programação em casa, por amadores e hobbystas sem uma formação (formal ou não) prévia. Parabéns pela escolha, Novatec!

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br):

““Ensine seus filhos a programar” tem explicações passo a passo na linguagem Python

Os tempos mudaram e as crianças dessa geração não querem mais apenas jogar jogos que alguém criou ou usar programas que outra pessoa produziu. Elas querem fazer parte do processo, entender o que há por trás de tudo e usar a imaginação e o conhecimento para criarem seus próprios aplicativos, jogos, sites e animações.

Os pais já estão começando a perceber esse novo comportamento e, pensando no futuro dos filhos, começam a incentivar as crianças a desenvolverem suas habilidades relacionadas a tecnologia. Professores também começam a se atualizar para acompanharem o interesse dos alunos.

O livro Ensine seus filhos a programar é um guia introdutório simples e fácil de entender, indicado para pais e professores ensinarem seus filhos a criar programas e resolver problemas usando Python, a linguagem usada em cursos universitários e em empresas como o Google e o IBM. Iniciantes interessados em programação também podem tirar bom proveito do conteúdo do livro. Não é necessário conhecimento prévio em programação para a leitura.

Com explicações passo a passo, as crianças vão aprender a obter o raciocínio voltado à computação e conhecer exemplos baseados em jogos que os ajudarão a desenvolver as habilidades necessárias para a criação de seus próprios jogos e aplicações.” [referência: novatec.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Maneira fácil de se calcular umask

Tags:

Enviado por Edipo (lordedipoΘgmail·com):

“Muitos devem ter dificuldade para calcular o valor de umask, usado para definir a permissão padrão para novos arquivos e pastas. Como estou estudando para a LPIC-1 tive algumas dúvidas no calculo e o mais efetivo até então era fazer cálculos usando base binária, outros envolviam subtração mas esbarravam em alguns problemas devido ao limite máximo de permissão em arquivos no linux ser 666. Descobri então uma maneira simples de se calcular e perfeita para momentos como por exemplos em momentos de prova como a que pretendo fazer.” [referência: lordpinguim.blogspot.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Governo federal lança novo Portal do Software Público Brasileiro

Tags:

Parabéns (acho)!

Via computerworld.com.br:

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) colocou no ar hoje a nova versão do Portal do Software Público Brasileiro (SPB), site que oferece acesso a soluções de software de código aberto desenvolvidas por órgãos públicos, comunidade acadêmica ou por programadores. 

O Software Público Brasileiro é um tipo específico de software que adota um modelo de licença livre para o código-fonte, a proteção da identidade original entre o seu nome, marca, código-fonte, documentação e outros artefatos relacionados usando o modelo de Licença Pública de Marca – LPM.

O site começou a ser reformulado em 2013 e recebeu mais de 200 contribuições da sociedade até sua versão final. A ideia é que ele seja usado por gestores, empresas e cidadãos como uma plataforma de compartilhamento de soluções de software para diferentes áreas e verticais econômicas, referenciadas pelo uso do selo LPM.

Atualmente o site tem 67 soluções disponíveis, que vão desde sistemas para gerenciar frotas, e emissores para Nota Fiscal Eletrônica, até pacotes de gestão empresarial (ERP). Os softwares estão divididos em categorias como Economia, Saúde, Educação, Administração, Comunicações, Energia e Saneamento.

“Estabelecemos um novo modelo conceitual para o portal lançado em 2007. As soluções disponíveis servem para simplificar a gestão pública, reduzir os gastos e atender às necessidades dos brasileiros”, explica Cristiano Heckert, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP. O secretário destaca a ferramenta que permite o desenvolvimento colaborativo de softwares como uma das principais inovações do SPB. “Neste ambiente será possível unir o trabalho de diferentes atores em prol de uma solução que atenda diversos órgãos públicos”, disse Heckert.

Um dos objetivos do Software Público Brasileiro é reduzir despesas públicas com a compra de software. De acordo com a Instrução Normativa nº 04, os 222 órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) devem identificar se as soluções disponibilizadas no SPB atendem aos requisitos desejados antes de realizar uma aquisição de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC). 

Na semana passada, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) realizou o trabalho de migração dos principais conteúdos do antigo sítio. As notícias e os fóruns de desenvolvedores e apoiadores desta política pública estão disponíveis para pesquisa e leitura no novo SPB.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Reconhecimento computacional de dígitos escritos a mão - Parte 2

Tags:

Enviado por Flavio Barros (flaviomargaritoΘgmail·com):

“Na Parte 1 desse post (que já publiquei faz um tempão!) eu fiz uma classificação de imagens de dígitos escritos mão usando o k-nn (algoritmo dos vizinhos mais próximos) usando as informações das imagens sem nenhum tipo de tratamento, isto é, sem nenhum método de preparação. Como foi mostrado, o k-nn só foi capaz de classificar razoavelmente bem com com k = 1 e conseguiu uma acurácia de apenas 78%, algo muito distante do que ainda pode ser conseguido.

Assim, nesta segunda parte, vou explorar outras alternativas além do k-nn, e mais do que isso, tentar aplicar algum método de preparação para melhorar a performance dos algoritmos. Aqui vou repetir o procedimento de leitura do outro post, para facilitar a reprodução dessa análise.” [referência: flaviobarros.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Criando um git server local

Tags:

Enviado por Marcos Paulo de Souza (marcos·souza·orgΘgmail·com):

“Algumas vezes queremos ter um ponto comum em uma rede local onde podemos enviar nossos commits, especialmente quando estamos trabalhando em equipe. Pois bem, a solução é simples.” [referência: ]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

III Encontro Nacional do LibreOffice Agita Grande Florianópolis

Tags: office, evento, desenvolvedores, comunidade

Enviado por Klaibson Ribeiro (klaibsonΘgmail·com):

“O Encontro Nacional é uma oportunidade para a comunidade brasileira de usuários e desenvolvedores do LibreOffice de interagirem e participarem de palestras e oficinas sobre o tema da Comunidade do LibreOffice, de software livre e do próprio software, em nível de usuário e em nível de desenvolvedor.

As palestras abordarão os temas de desenvolvimento de software, padrões abertos de documentos e casos de sucesso na implantação do LibreOffice no setor público e privado. Será uma boa oportunidade de conhecer dicas e soluções para os problemas e desafios de uma mudança de ferramenta de edição de documentos. Assim como os usuários, que participam no aperfeiçoamento e prospecção do software, contamos com parcerias que também nos alavancam e impulsionam para que o evento seja realizado e cada vez mais, feito com a melhor organização possível.

Para realização do evento, contamos com a ajuda de diversos parceiros, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da cidade de São José, o Conselho Regional de Administração(CRA/SC), da Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações, SUCESU/SC, da Associação de Software Livre de Santa Catarina, Solisc, das empresas Ambiente Livre e Maffeiware, que prestam serviços na área de Software Livre e a sede do evento, Faculdade IES visando o futuro, nos debitaram um voto de confiança apoiando esse evento de suma importância para o crescimento tecnológico de nossa região. Para mais informações sobre a inscrição, valores, etc., acesse: https://encontro.libreoffice.org”

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Linguagens para sistemas embarcados

Tags:

O editorial deste mês no Embarcados fala sobre o uso de C, C++, Assembly, Python, Javascript e outras opções de linguagens de programação para esses sistemas de porte menor e, usualmente, recursos limitados.

Via www.embarcados.com.br:

Hoje em dia temos disponível um conjunto considerável de linguagens para sistemas embarcados, principalmente quando um sistema operacional é empregado na solução. Ao passo que num sistema bare-metal poucas alternativas nos restam. Isso tem um motivo. Neste artigo pretendemos detalhar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas linguagens de programação, assim como apontar o uso para o qual elas vêm sendo empregadas no mercado de trabalho.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Firefox começa a exibir publicidade com base no histórico do usuário

Tags:

Via idgnow.com.br:

Agora é oficial: o Firefox está exibindo anúncios direcionados na página Nova Aba do navegador. Mas antes de você se desesperar, vale avisar que não é tão ruim quanto parece.

A Mozilla lançou sem alarde o chamado “Suggested Tiles” (algo como Blocos Sugeridos, em tradução livre) no início de agosto, anunciou recentemente o VP de serviços e conteúdo, Darren Herman. Enquanto os anúncios Directory Tile que apareceram no Firefox no fim de 2014 são apenas display ads padrão, os Suggested Tiles usam seu histórico de navegação para mostrar publicidade que (teoricamente) te interessa.

Os Suggested Tiles não representam um novo momento Big Brother. Eles aparecem com uma identificação clara, e a Mozilla alega não reter ou compartilhar seus dados individuais de usuários – todos os dados do Suggested Tiles são entregues aos anunciantes de forma agregada, e todos os Tiles potenciais são baixados a partir dos servidores da Mozilla no formato completo com base no seu país e idioma.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo – 2º Docker Salvador

Tags:

Enviado por Rafael Gomes (gomexΘriseup·net):

“Olha como foi o nosso 2º Docker Salvador! Aconteceu no dia 12 de setembro de 2015, no Raul Hacker Club.” [referência: techfree.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Latinoware 2015 - Programação Publicada

Tags: evento, comunidade

Enviado por Marcos Siríaco Martins (siriacoΘlatinoware·org):

“A orgazanição da Latinoware 2015 tem o prazer de informar que foi publicada a grade contendo a programação do evento. Aproveitamos que temos várias novidades dentre elas é a agenda de segurança da Latinoware - O que é Agenda Latin.Sec . A antiga trilha de segurança da Latinoware a partir de 2015 passar ser tratada como uma agenda onde vão estar presentes palestrantes especialistas, professores, profissionais que estão diretamente envolvidos com desenvolvimento e pesquisas na área de segurança da informação, direito eletrônico e privacidade, e todos eles tem como objetivo principal o compartilhamento do conhecimento permitindo a disseminação, discussão e a troca de experiência sobre segurança entre os congressistas e também empresas que vão estar presentes na Latinoware 2015. Serão realizadas diversas palestras por profissionais respeitados do mundo corporativo, membros da comunidade e serão mostradas técnicas que nunca foram discutidas ou vistas em outras edições da Latinoware” [referência: ]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Promoção - Treinamento on line de Zabbix

Tags: patrocinador, evento

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Treinamento completo de Zabbix saindo a R$170,00 à vista até o dia 20/09. Para pagamentos parcelados em cartão de crédito, o valor vai a R$220,00. O treinamento é on line e 100% prático. Os interessados devem entrar em contato com adm@brunoodon.com.br .” [referência: brunoodon.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Arqueologia digital: rodando a 1ª edição do Unix, de junho de 1972

Tags:

O projeto do Github linkado abaixo contém uma restauração do Unix original, restaurado a partir de código-fonte obtido da documentação, e pronto para rodar em um simulador da arquitetura PDP-11.

Além do kernel original acompanhado dos utilitários básicos (de uma versão pouco posterior) que compunham o sistema, o site tem a documentação original (para usuários e desenvolvedores), um compilador C compatível (um pouco posterior ao kernel, mas ainda de uma versão primitiva da linguagem). O site tem também um link para o necessário simulador de PDP. (via github.com - “c3x04/Unix-1st-Edition-jun72”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Artigo: Instalando um servidor LAMP

Tags: apache, instalar, distribuicoes, desenvolvedores, servidor

Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br):

“Chamamos de servidor LAMP o conjunto (Linux, Apache, Mysql e PHP). O artigo é prático e simples para quem usa Debian e derivados. O objetivo é ter um servidor de testes para aprender PHP, instalar aplicações como Wordpress, moodle entre outros.

Acesse: http://tux4.com.br/elearning/artigo-servidor-lamp/” [referência: tux4.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]