Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Tchelinux Bagé 2016 - Chamada para palestras

Tags: evento, gente-que-faz, comunidade

O grupo de usuários de Software Livre Tchelinux, em parceria com a UNIPAMPA Campus Bagé, tem o prazer de convidar a comunidade, independente do nível de conhecimento e experiência com tecnologia, software livre e áreas afins, para participar do Seminário de Tecnologia em Software Livre Tchelinux. O evento ocorrerá no dia 11 de junho, a partir das 9:00h, na UNIPAMPA Campus Bagé. A chamada para palestras para o evento já está aberta. Estamos recebendo propostas de palestras relacionada com Linux e Software livre. O tempo será de 50 minutos. A submissão deve ser feita o até dia 15 de maio. Não perca a oportunidade de compartilhar seu conhecimento com a comunidade!

Enviado por Jerônimo Medina Madruga (jeronimo·madrugaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Papo sobre a LPIC3-303 – Security

Tags: kernel, apache, patrocinador, evento, promo, certificacao, firewall, servidor

O mercado de TI está cada vez mais exigente quanto ao skill do especialista Linux e o caminho das certificações é o atalho mais rápido para bons salários e boas experiências profissionais. É muito difícil, na cabeça do empregador, a palavra Linux não estar associada a segurança e a plataforma merece mesmo respeito como tal, melhorando cada vez mais seus recursos modulares e nativos de kernel no que diz respeito á segurança de dados. É aí que entra a certificação LPIC3-303, é a certificação de segurança e o nosso papo hoje é sobre ela. A chamada ‘senioridade’ em Linux requer um amplo conhecimento dos serviços e protocolos nos quais o profissionais vai atuar e a LPIC3-303 trata de realmente certificar que o administrador sênior saiba implementar e manter um ambiente seguro em plataforma Linux.

Pré-requisitos Ter obtido a LPIC2. Ou seja: ter passado pelas provas da LPIC1 (101 e 102) e pelas provas da LPIC2 (201 e 202). Exame O exame 303 foi atualizado recentemente para a versão 2.0 mas até 30/06/2016 ainda é possível realizar a versão 1.5 deste exame. Os objetivos do exame 1.5 estão neste link enquanto que os objetivos atualizados da versão 2.0 estão neste link. Assim como nos demais exames, o candidato deve obter no mínio 500 pontos para passar no exame, mas é lógico: NÃO ESTUDE PARA TIRAR 500!! Passando, o candidato já é especialista em segurança Linux e recebe seu certificado e carteirinha em casa no prazo de 4 a 6 semanas.

O que estudar? Recentemente eu fiz este exame e as questões estão bem frescas na mente. De cara, posso dizer que gostei muito do conteúdo pois (diferente dos outros níveis de certificação) a Security exige um alto grau de conhecimento em um leque muito grande de serviços Open Source. Os tópicos de maior destaque na prova são: Iptables – caem muitos detlahes de regras de firewall, é imprescindível que você já implemente pois são muitas questões. Na verdade, senti que foi feita a justiça para a importância do tema nesta prova. DOMINEM ESTE TÓPICO! Nagios – caem questões elementares de Nagios, como tipos de objetos e estratégias de segurança; SELinux – cai a diferença entre MAC e DAC, pseudo filesystem do serviço, comandos, roles e contexts. Peso muito alto na prova. Se não dominar a ferramenta, não faça a prova. BIND – ACLs, zone type forward e conhecimentos sobre estratégias de segurança. Apache – cai o comando htpasswd, .htaccess e AllowOverride. Nmap – estudar a fundo a ferramenta pois suas saídas são pedidas na prova, assim como as opções de comando. Ntop – cai pouca coisa sobre ele, basicamente o protocolo que ele usa para obter as estatísticas de rede. Wireshark e tcpdump – caem as saídas dos programas para o candidato analisar. NFSv4 – caem nfs4acl e modos de autenticação. Syslog – enviar log para servidor remoto (só cai isso mesmo). Snort e Tripwire – caem detalhes de configuração e funções de cada um. OpenVPN – cai o tipo de encriptação das chaves e configurações básicas servidor-cliente (remote). Essas dicas são referentes á versão 1.5 da prova. Em breve, teremos treinamento para esta certificação! Enquanto isso, saiba de nossas promoções para os demais níveis da LPI. Dúvidas? Sugestões? Treinamentos? Mande e-mail para contato@brunoodon.com.br Sucesso na prova!!

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mulheres influentes no mundo Open Source

Tags:

Estou começando uma pequena lista de mulheres que são influentes no mundo opensource. Nesta primeira parte, menciono 16 mulheres. Em breve vou ampliar o artigo somente com mulheres Brasileiras que influenciam o desenvolvimento do software livre no Brasil.

Artigo completo: http://tux4.com.br/networking/mulheres-influentes-no-mundo-opensource/

Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Evitando redigitação de senha colocando o comando su em background

Tags: shell, servidor

Que outras soluções vocês sugeririam para o problema que o Ronaldo buscou resolver colocando o su em background?

Já acessou um servidor ssh com número limitado de logins e ficou o dia inteiro fazendo login e logout de contas como a do root por exemplo porque precisava retornar ao usuário comum para outros procedimentos?

Leia a dica completa em: https://perspicazsite.wordpress.com/2016/05/10/evitando_redigitacao_de_senha_colocando_o_comando_su_em_background/

Enviado por Ronaldo Ferreira de Lima (jimmy·ttyΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Promoção: 20% de desconto no Curso Criando Web Services com PHP

Tags: evento, curso, desenvolvedores

O ingrediente principal na construção da web hoje é lidar com os dados, independente de estar fornecendo ou consumindo esses dados através de serviços. Aplicações modernas fazem uso de web services, e esse curso vai te mostrar como criar um web service utilizando a linguagem PHP. Vamos falar sobre estilos de serviço, elaboração de soluções e técnicas sobre HTTP, XML e JSON.

Promoção de 20% de desconto para quem fizer a inscrição neste curso até o dia 16/05/16. Contatos treinamentos@innovus.com.br

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Hangout: Abordando conceitos de filtragem de proxy no pfSense

Tags:

Abordando conceitos de filtragem de proxy no pfSense: o Hangout será realizado em: Data: 17/05/2016 as 20:00 hrs. Sobre o que vamos falar então no Hangout? Serão 2 (duas) horas de interatividade através da ferramenta da Google, abordando os seguintes itens: Configuração do pf2ad; Instalação e configuração do Squidguard; Criação de filtros baseado no AD; Gerenciamento da Blacklist; Configurando Active Directory para filtro; Usando GPO para automatizar configuração de browser; Usando WPAD para automatizar configuração de browser; Relatorios de acesso

Plus: Load balance de link + Squid Proxy; QOS + Squid Proxy

Enviado por Luiz Gustavo Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Monitoração com Check-MK

Tags:

Monitorar é preciso, ainda mais quando o mundo corporativo precisa de informações para planejar investimentos, atualizações, expansões e crescimento computacional.

Monitorar em TI é ter informações precisas a um clique de distância, é ter uma interface de fácil leitura e a capacidade de gerar relatórios gráficos para as mais diversas necessidades. O Check-MK é tudo isso e muito mais.

Em sua recém lançada versão 1.2.8 ele é uma ferramenta completa que usa tudo de bom que o Nagios tem e deixa de lado tudo que não é prático ou funcional. Já vem integrado ao pnp4nagios para a geração de gráficos e integração pronta para mapas com nagvis.

Enviado por Vagner Fonseca (vagnerΘvagner·net·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Engenharia e Segurança de Redes: GTER 41 e GTS 27, 12 a 14 de maio

Tags: promo

A Internet somente atingiu o atual estágio de desenvolvimento por contar basicamente com a troca de boas práticas entre seus interessados. O Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER) e o Grupo de Trabalho em Segurança de Redes (GTS) se reúnem desde 1994 e 2003, respectivamente, para promover esse tipo de interação. Programe-se e participe. 12 a 14 de maio de 2016. UniAlgar. Uberlândia - MG, Brasil. Mais informações: http://gtergts.nic.br/

Enviado por Driva Linux (drivalinuxΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Concurso de arte da Mageia 6

Tags: distribuicoes

A equipe da Mageia convida a todos para participar da competição para a escolha da arte da Mageia 6, que está prevista para ter o lançamento final em dois meses. O concurso de arte foi anunciado no Blog Oficial da Mageia, que informa que o prazo para participar começou no dia 07 de maio e vai até 23 de maio de 2016. As demais regras estão disponíveis no Blog e na Wiki Mageia.

Enviado por macxi (ideiaslinuxetcΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

ZENEDGE libera extensão de kernel para segurança na nuvem

Tags: kernel, apache

ZENEDGE, provedora de segurança para nuvem, liberou uma extensão para kernel chamada Zentables-addons, desenvolvida para aumentar a capacidade de bloquear endereços IPs atrás de um balanceador de carga, como HA Proxy e Amazon ELB. Essa extensão possibilitou um aumento de 66% na nossa capacidade de bloquear IPs baseados na inspeção de Proxy Protocol. Em nosso ambiente de testes, observamos uma melhora de 15.000 RPS para 25.000 RPS movendo a lógica de bloqueio do espaço de usuário (Nginx ou Apache) para o kernel (Zentables-addons).

Enviado por Lourival Vieira Neto (lourivalΘzenedge·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Usuário explica por que está abandonando o ativismo nacional de software livre em favor do OSI

Tags:

Neste texto, explico minhas razões de por que estou deixando a luta pelo software livre em favor do open source. Em resumo, não me identifico mais com o grupo de ativistas dominante na cena software livre nacional e me sinto desconfortável com algumas atitudes de determinados membros.

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como instalar o COMPIZ no Debian 8 Jessie MATE

Tags: instalar, distribuicoes, servidor

O que é Compiz ?

Compiz foi um dos primeiros gerenciadores de janelas 3D para o servidor de janela X, onde foi usada aceleração OpenGL. O gerenciador permite que as janelas tenham efeitos visuais, como animações ao minimizar e uma área de trabalho em forma de cubo.

Porque Compiz para Debian ?

Compiz já não é fornecido pelo repositório oficial do Debian desde o lançamento do Squeeze, por causa do abandono do branch 0.8. A próxima versão 0.9 é desenvolvido pela unidade pelo Ubuntu e sempre foi muito instável em outros ambientes. Depois de pesquisar na web, alguns desenvolvedores passram a corrigir bugs, retirar os pacotes e adicionar melhorias nas diferentes aplicações. Esta nova versão foi criada no Github e funciona muito bem no Debian, é por isso que este projeto foi criado. Os pacotes para o Debian foram atualizados a partir da antiga versão 0.8.4 e desenvolvida com sucesso para arquiteturas i386 e amd64. Compiz Debian oferece pacotes tanto para o Debian stable "Jessie" quanto para o testing "Stretch".

Vídeo demonstrando como instalar: https://youtu.be/1DbBQzuz9BE

Fonte: http://www.terminalroot.com.br/2016/05/como-instalar-o-compiz-no-debian-8-jessie-mate.html

Enviado por Marcos Oliveira (terminalroot·com·brΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Skype4pidgin, use o skype no pidgin.

Tags: instalar, distribuicoes

O Skype4pidgin é um plugin para o famoso messenger do GNU/Linux pidgin. Com ele você pode manter contato com seus amigos do skype.

Aprenda a instalar este plugin no ubuntu e derivados.

Notícia completa: http://tux4.com.br/networking/skype4pidigin-plugin-para-o-pidgin-do-skype/

Enviado por Juliano Ramos (julianoΘtux4·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Utilizando o Vagrant, 4ª parte

Tags: containers

Esta é a parte final d(a introdução a)o Vagrant e antes convém relembrar que na parte anterior customizei uma box já existente para criar uma específica e de acordo com as minhas necessidades. Agora, conforme prometido, é a vez de experimentar um outro provedor (provider) e falar sobre um recurso incorporado na versão 1.7 da ferramenta, o push.

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Telegram no Ubuntu e Fedora: como instalar a versão oficial via repositório

Tags: instalar, distribuicoes

Se você está a procura de uma alternativa ao WhatsApp e outros comunicadores, experimente usar o Telegram. E se você usa Linux, veja como instalar o cliente oficial Telegram no Ubuntu e Fedora, via repositório.

Enviado por Rua São Luis, 296 (edivaldobezerraΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]