Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Boot to Gecko: sistema operacional da Mozilla para celulares chega primeiro aqui, em parceria com a Vivo

Para saber mais sobre o contexto, leia o post de fevereiro: Foco: Mozilla agora quer desenvolver um sistema operacional para dispositivos móveis

Trechos do bom artigo do Ztop a respeito da escolha do Brasil para o início do produto, na próxima virada de ano:

Via ztop.com.br:

O Brasil será o primeiro país a ter celulares rodando a plataforma open source Boot To Gecko, baseado em HTML 5, no mundo. O anúncio foi feito hoje em São Paulo pela Mozilla e pela Telefonica Digital, e os primeiros aparelhos serão lançados entre o final deste ano e o início de 2013.

As duas empresas anunciaram hoje uma parceria para desenvolver aplicativos HTML 5 que rodarão de forma nativa no celular, retomando o papo que começou em fevereiro, durante o Mobile World Congress. A ideia, de acordo com Gary Kovacs, CEO da Mozilla, “é tornar a web disponível para todos usuários no bolso deles”.

(…) Pablo Larrieux, diretor de inovação da Telefônica Vivo, disse que “espera que os primeiros aparelhos com Boot to Gecko serão vendidos por preço de featurephones hoje” e que, por ser uma plataforma aberta, “devem ser vendidos desbloqueados, por conta das legislações brasileiras”. A Vivo diz que a parceria é um modo de a operadora se antecipar à demanda dos clientes por aparelhos “de inovação aberta”, como ocorre com outras plataformas.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 8:43 am

    Acho boa a iniciativa, porém será que a aceleração do HTML5 vai estar em um nível de uma app nativa? Pois podemos comparar o Android que usa uma VM sobre o linux contra apps nativas do android, será que vai ter um NDK para esse SO?

    Fico um um pé atras ainda com o HTML5, sei que já é realidade porém não vejo uma app HTML5 rodar melhor q uma nativa, imaginem jogos q usam aceleração do Tegra 3 ou outra placa de vídeo e colocar sobre um “browser” =/

    Mas uma coisa devo dizer apps 3D no browser nunca estiveram tão boas, pois aquela gambi de renderizar sobre canvas sem aceleração de hardware quase matava meu processador e a gpu não fazia nada ^^.

    https://developer.mozilla.org/pt-BR/demos/

    Glauco (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 9:24 am

    Eduardo, o foco são em aparelhos de baixo custo, então Tegra 3 e apps 3D estão fora do nicho que eles querem atingir, futuramente se chegarem a esse nível, as coisas já estarão bem evoluídas para o HTML 5.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 10:05 am

    @Eduardo Siemann: no caso do Android, a VM tem acesso ao hardware e a vários recursos considerados “baixo nível”, além de um desempenho excelente (devido a JIT, etc, etc).

    O que uma VM sempre penaliza, por regra, é consumo de memória, e no caso do Android não é diferente.

    Porfírio (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 10:06 am

    Mesma ideia do ChromeOS, só que pra celulares. Não gostei do ChromeOS, não gostei do Gecko.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 10:38 am

    Gosto da idéia do B2G por ser comandada por uma fundação e não empresa.

    Acho que tem boa chance de sucesso por atacar um nicho que andava quase que abandonado.

    Eu estou contente com meu Android, mas trocaria por um aparelho assim. Mais barato e que faz um pouco além do básico.

    Seria legal se conseguissem o apoio de algum fabricante grande, pra ter escala, vender telefone a preço de banana de fim de feira :D

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 10:40 am

    Glauco
    Imaginei que eles iriam ir por este lado, mas ainda me pergunto existe espaço para ele? Pois vc pode desenvolver para iPhone, Android e WP em HTML5, pois em teoria html, js e css é “padrão” agora, além de milhares de frameworks para ter uma integração melhor com o hardware. Pois em teoria se vc fizer em HTML5 essa app irá rodar em qualquer SO que temos hoje, ou será que a mozilla irá inventar algo a mais?

    Rael Gugelmin Cunha
    Estou ligado nessa diferença, pois trabalho com java desde a versão 1.3, a dalvik é realmente uma VM móvel excelente, pois ninguém merecia desenvolver em J2ME que para mim a SUN deveria ter feito uma coisa muito melhor, porém limitaram tanto as especificações que ficou difícil de desenvolver apps para bater de frente com apps nativas em smartphones(não telefones no qual o java domina :) ). Ainda tentaram com o JavaFX, juro que tentei usar porém somente existia para Windows,só irá ter para mac e linux na versão 2.1 =/
    JavaFX no Android: http://www.youtube.com/watch?v=sopao9Y7-GQ
    Detalhe é 2008 ali, passou 4 anos e não vi 1 app no Android com JavaFX no mercado =/

    Mas voltando ao Gecko, pelos vídeos que estão rolando sobre essa plataforma está ficando bom http://www.youtube.com/watch?v=Gp5cJyuwvu0

    Glauco (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 11:02 am

    Eduardo, você esta certo em relação a aplicação em HTML 5 rodar em qualquer SO, pelo menos em teoria é isso, o diferencial desse B2G será apenas o valor dos aparelhos, ele vem para competir com as lanterninhas da Nokia.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 11:18 am

    Glauco
    Sim seria massa vc pagar R$ 150(com impostos no Brasil) no máximo por um celular que faz ligação(pois todos esquecem q ele deve fazer isso kkk) e ainda tem aplicações de qualidade.
    Ai quero ver o que a Nokia vai fazer com as “lanterninhas”, pois acho que a receita principal deles é deste tipo de aparelho, já basta estar atrasada com o WP, deixou o symbiam, meego e QT de lado quero o que irão fazer =/

    Só uma curiosidade, sabem que a Microsoft e Nokia falaram que dual e quad usam mais bateria? Está ai o resultado:
    http://blog.gsmarena.com/nokia-lumia-900-att-battery-life-test-is-completed-results-inside/
    Vale lembrar que o N9 que é meego tem o mesmo hardware dos WP e a duração é muito superior(exceto no tempo de voz, deve ter algum motivo :) ), e lá estão os dual core com mais tempo.

    Agora vem a questão será que a Mozilla irá fazer um “Opala” que irá consumir bateria por galão, ou será um “Uno Fire” que vc anda tranquilamente ele usa litro para andar e não “galão”.

    A um tempo atras a Mozilla lançou um conceito muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=OaUQe0X8pvQ

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 11:19 am

    Eduardo

    “Imaginei que eles iriam ir por este lado, mas ainda me pergunto existe espaço para ele? Pois vc pode desenvolver para iPhone, Android e WP em HTML5″

    Essa possibilidade pode acabar sendo outro trunfo do B2G(o primeiro é estar no nicho abandonado dos aparelhos baratos).

    Não sei se está nos planos iniciais, mas justamente por qualquer outra plataforma ter capacidade de HTML5, o B2G pode se tornar uma plataforma de desenvolvimento universal, estilo PhoneGap.

    Marcos (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 11:35 am

    HTML5 rodaria em qualquer SO se fosse um padrão. Só que como a W3C está lenta pra aprová-lo, todo mundo está criando suas próprias tags e atributos HTML5 e css3. Você até consegue fazer a mesma aplicação rodar em várias plataformas, mas vai ter 3 opções:
    1 – um monte de if no seu código
    2 – uma aplicação mais limitada somente com as tags mais padronizadas, mas sempre vai estar revisando
    3 – escolher uma biblioteca javascript e html de terceiros, mas essas já terão os montes de if embutidos pra tentar deixar transparente pra voce. jQuery, por exemplo faz assim.

    Acabou a era do html universal, meus caros. O resto é marketing.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 11:57 am

    A Mozilla vai submeter (ou já fez) o B2G a W3C. Então tem chance(remota) que se torne um padrão web / mobile .

    Se não acontecer, que a Mozilla vença a briga para o tornar um padrão de fato.

    Se vai conseguir não sei, mas ela entrou forte na briga com essa parceria.

    André Moraes (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 12:03 pm

    @Eduardo Siemann
    “Pois em teoria se vc fizer em HTML5 essa app irá rodar em qualquer SO que temos hoje, ou será que a mozilla irá inventar algo a mais?”

    A Mozilla é uma das organizações que está trabalhando para padronizar a WebAPI, que é basicamente, trazer funções nativas para API’s, a WebRTC é um exemplo do que pode vir, assim como a API para acessar joysticks and fullscreen.

    No mais, acho que seria muito bacana ter o B2G, e diferente do que o camarada disse sobre ChromeOS. O foco do chromeos é muito diferente do B2G afinal de contas, se fosse o mesmo iria bater de frente com o Android, que pelas notícias mais recentes, vai sair vencedor na disputa Google vs Oracle.

    B2G é a mesma coisa que o ChromeOS? Não, é exatamente o contrário!
    A proposta do ChromeOS é pegar um PC comum e fazê-lo funcionar como um terminal burro. Já a proposta do B2G é pegar um celular burro e fazê-lo funcionar como um smartphone. O ChromeOS transforma um dispositivo inteligente em burro, enquanto o B2G transforma um dispositivo burro em inteligente. Um capa as funcionalidades do dispositivo, o outro estende.

    QueMarravilha (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 2:36 pm

    Vivo? Nem morto!

    QueMarravilha (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 2:39 pm

    Telecômica? Não, obrigado!

    Spif (usuário não registrado) em 21/04/2012 às 8:23 pm

    AH, a mozilla. Esse bando de revolucionários inteligentes e realmente comprometidos com a Web aberta e livre. Eu trocaria meu N9 de uma hora pra outra por um B2G. Só sair.

    BTW, o Meego não está abandonado. Recebe mais updates do que a maioria dos dispositivos Android. Ele só não recebe marketing em cima, mas é um sr. produto. Eu recomendo.

Este post é antigo (2012-04-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.