Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


HP descontinua seu tablet com Linux e outros dispositivos da família webOS

Lembra do HP TouchPad, tablet com WebOS (sistema operacional que inclui o Linux e que a HP recebeu quando comprou a Palm)? Ele foi lançado no mês passado, e chegou ao fim da linha hoje, em um anúncio público do CEO da HP que sinaliza muitas outras mudanças na companhia, incluindo a possibilidade de passar adiante a sua área de PCs (seguindo o exemplo pós-PC da IBM, criadora original do produto, que se livrou do negócio há alguns anos) e a intenção de mover seu foco para serviços on-line, impressão e software.

Sobre o TouchPad e outros dispositivos com Linux, segue trecho da Info:

A Hewlett-Packard anunciou nesta quinta-feira que irá encerrar as vendas e produção de dispositivos móveis baseados no sistema webOS.

A HP afirmou que a decisão faz parte do plano da empresa de encerrar a comercialização de hardwares baseados no webOS, principalmente o tablet TouchPad (lançado mês passado) e os smartphones.

Com relação ao futuro do sistema webOS, a empresa não deu detalhes de qual será a estratégia, e apenas afirmou que continuará a explorar opções que otimizem o valor do software. É possível que a HP licencie o programa para terceiros. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 9:17 am

    Na verdade, a competição pra valer no setor móvel está começando agora.
    Essas vendas de empresas, descontinuidade de produtos, etc. significam que o setor tá se acomodando, se ajustando, e ao final do processo teremos os reais competidores no páreo.

    César Lemos (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 9:20 am

    A HP acaba de demonstrar todo o respeito e consideração que tem com seus parceiros. Parabéns a todos os clientes que tiveram a oportunidade de comprar essa raridade. Vai entrar para os anais da história e virar peça de museu.
    O WebOs já era. Não sei se é um sistema com boas possibilidades de sucesso.
    Agora resta saber se o Megoo também vai sobreviver, porque por enquanto estamos “muito bem cuidados” nas mãos do Google e da Apple.

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 9:57 am

    Mas o WebOS, quando da compra da Palm, não era “O” sistema operacional móvel? Uma grande promessa, elogiado e desejado pelos principais especialistas?

    Como pode gastar-se rios de dinheiro, tempo e mão-de-obra com projetos de pesquisa e desenvolvimento de um produto que dura 1 mês nas prateleiras?

    A HP não é lider mundial em vendas de desktop?

    Como pode uma empresa desse porte se perder dessa forma? Será que estão buscando ajustar o foco, ou é desorganização mesmo?

    Amarok (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 10:10 am

    Não duvidaria nada se de repente víssemos uma notícia dizendo que a Google comprou a divisão de PCs e tablets da HP. Com os smartphones da Motorola e os PCs e tablets da HP, a Google entraria em choque direto contra os negócios da Apple.

    Henrique (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 10:12 am

    Marconi Pires, uma palavra: “nuvem”. A HP quer se tornar um dos principais jogadores nessa área.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 10:29 am

    Isso só demonstra o amadorismo dos “executivos” que administram as empresas. Entendem muito de matemática financeira e pouco de tecnologia e do que os clientes querem. Gastaram milhões de dólares dos acionistas na compra dos restos mortais da Palm para jogar tudo fora agora, poucos meses depois. Irresponsabilidade com o dinheiro alheio que deveria dar cadeia ou no mínimo demissão. O CEO da HP poderia dar um pouco de dignidade à sua incompetência e pedir seu desligamento da empresa.

    O TouchPad ficou 1 mês no mercado e será descontinuado. Cade todos os relatórios de mercado, análises SWOT, Business Plan e outras asneiras que os macaquinhos treinados da administração aprendem a fazer na faculdade. Aposto que a HP deve ter pilhas de relatórios e dados que dizem que o produto seria um sucesso. Isso mostra o quão distante o pensamento empresarial está da realidade de mercado.

    As empresas contratam MBAs que pensam entender de tudo e esquecem o que era mais importante: ouvir o consumidor. O iPad não é apenas um tablet. O tablet é a ponta do iceberg, é parte de um produto maior que contempla um ecossistema rico em aplicações, uma API consistente para desenvolvimento e uma forma de fazer aplicações chegarem ao usuário (uma loja). Desse produto a parte física (o tablet em si) é apenas uma parte.

    HP, RIM, Motorola correram para fazer tablets que sozinhos não conseguem concorrer com o ecossistema do iPad. É no conceito que os concorrentes estão patinando. A HP já admitiu sua incompetência, a Motorola também. Falta a RIM vir a público e dizer: não consegui fazer um smartphone decente, quem dirá um tablet. Desisto. Vamos esperar pelo talbet da Nokia com Windows 8.

    Frank (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 10:36 am

    Por que nenhuma dessas fabricantes de tablets até hoje se interessou pelo sistema da Canonical? Eu gostaria de vê-lo funcionando em algum.

    Quanto à HP, sim, aparentemente ela está direcionando os seus negócios para serviços baseados na nuvem, pois ultimamente as notícias que vêm dessa empresa estão todas relacionadas à nuvem.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 11:04 am

    @Fabio Luiz, não lembro onde foi que li, mas a HP disse que, apesar do maior volume de faturamento vir da divisão de hardware, o lucro é muito pequeno e não compensa administrar um monstro desse tamanho com pouco lucro. Ainda mais quando a concorrência tá ficando polarizada.
    E mais, a decisão de comprar a Palm foi do CEO anterior. O atual chegou pra sanear a empresa. Com a IBM deu certo, quando ela vendeu a divisão de hardware para a Lenovo, porque com a HP não pode dar certo?

    bill (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 11:08 am

    “Por que nenhuma dessas fabricantes de tablets até hoje se interessou pelo sistema da Canonical? Eu gostaria de vê-lo funcionando em algum.”

    porque o linux puro, sem milhoes de camadas, é feio e não funcional pra um dispositivo movel.

    Rayzen (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 11:14 am

    “Por que nenhuma dessas fabricantes de tablets até hoje se interessou pelo sistema da Canonical?”
    Porq eles n querem trabalhar com lixo instavel q tem atualização várias vezes ao dia.

    Amarok (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 11:15 am

    @bill

    Uma distribuição linux comum não é “feia” e muito menos não funcional. Ela só é customizável demais para usuários típicos de produtos de consumo.

    Além disso, usar repositórios e programas livres não rende dinheiro para fabricantes de produtos de consumo. Eles querem mesmo é enjaular seus clientes em App markets da vida.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 11:16 am

    Eu particularmente achei o WebOS bastante interessante, ao menos do ponto de vista técnico, já que o desenvolvimento de aplicações era em Javascript (querendo ou não, muito menos burocrático que Java), ou, para coisas que requerem acesso mais baixo nível, C e C++. O visual do SO era bacana também (eu achei muito melhor que o do Android, por exemplo), mais simples e uniforme.

    O que faltou? Um ambiente de desenvolvimento decente (não só o emulador, mas uma IDE) e mais promoção. Pouquíssima gente ouvia falar no produto. Falta de marketing. Desta forma nunca conseguiria competir com outros produtos baseados em Android e com a coisa da Apple.

    Brivaldo Junior (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 11:40 am

    Imaginem a interessante cena da HP liberando o código do WebOS pra comunidade criar a sua própria solução?

    Ou, seria muito legal ver um “arduino da vida” rodando WebOS Community! :D

    psantos (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 11:42 am

    Coitada da HP, só tiro no pé ultimamente. Mas para mim só não ficou clara qual a estratégia na área de servidores. Será que finalmente vai admitir o fracasso e morte do Itanium?
    Pena que com ele fatalmente sumirá também o HP-UX. Mais um sistema operacional que fez história na computação indo embora.
    Alias, o melancólico fim parece ser o caminho dos grandes UNICES comerciais derivados do System V. Já se foram; o próprio AT&T System V, Xenix, Digital UNIX, Tru64, IRIX e muitos outros. Agonizam; Solaris, HP-UX, UnixWare, OpenServer e QNX. Só o IBM AIX parece ainda gozar de plena saúde, mas até quando?
    Bom para o Linux, que vem preenchendo todas estas lacunas, mas para quem gosta de computação em máquinas RISC high-end não deixa de ser triste.

    Scheldon (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 11:51 am

    Essa ingerência absurda vai ser lembrada como uma das maiores burradas do mundo da informática nessa década, a HP tinha o nome, prestígio e o melhor S.O. móvel já feito.
    Só espero que abram o código ou vendam as patentes, a comunidade do WebOS è a mais forte e coesa hoje em dia, eles podem dar um jeito.

    mdfiszer (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 12:22 pm

    O Google podia é comprar o WebOS, bater tudo no liquidificador e mostrar o resultado, seria interessante ver e usar.

    Xinuo (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 12:22 pm

    A conjuntura econômica não ajudou a HP, pois os mercados de ações estão derretendo, e as perpectivas nos EUA e UE (União Européia) são sombrias, apontando para recessão, maior que a de 2008, pois naquela época os governos ajudaram diversas setores (bancos, setor automobilístico, etc.), mas agora eles estão sem recursos e, possivelmente, deixarão quebrar quem estiver mal das pernas. Então para HP fica mais difícil, nesta época, insistir no seu (dizem que bom) produto, os investidores não vão querer aprovar campanhas de marketing, novas estratégias de vendas, diversificação dos produtos. De certo que a HP, nessa época de crise, não vai mais investir num produto novo, vai focar naquilo que sabe fazer e que sabe que vende.

    Com a crise, a febre de comprar gadgets também deve esfriar, acho eu, pois nesses mercados, as pessoas vão ficar com medo de perder os empregos e portanto vão focar as compras no que é necessário.

    Quanto ao mercado de tablets, temos de um lado o iPad, com uns 80%, a Samsung que tinha conseguido 17% com seu Galaxy Tab de 7″ (não sei como está a venda atual da Samsung e seu atual mix de tablets de diversos tamanhos) e o resto com poucas vendas.

    Então temos o mercado quase totalmente dominado por uma empresa e os consumidores com o nome desse produto na cabeça, ficando difícil para outros competidores entrarem no jogo. Resta ver se a Samsung consegue se sustentar ou cai também.

    Minha aposta é que os fabricantes com tablets baseados em Android, têm chance de se sustentar pois têm produtos baseados no sistema que diversos usuários já conhecem de seus smartphones, que atualmente é o que mais vende. Minha torcida como possível consumidor é que os fabricantes de tablets Android percebam que devem ser mais agressivos nos preços contra a Apple, talvez o resto dos possíveis consumidores não os estigmatize, por conta do preço de seus produtos, sendo inferior ao do campeão de vendas, fiquem com a fama de que os produtos também são inferiores. Para mercados como o brasileiro, o fator preço conta muito.

    E a tendência geral dos fabricantes é perder para empresas orientais, em diversos setores, vemos nos últimos anos a Philips, Nokia, Sun, Motorola, GM, Chrysler, …, tudo mal das pernas, tentanto resistir (e algumas caindo) ante as sucessivas levas de “hordas” orientais, primeiro os japoneses, depois os coreanos e, já se candidata, os chineses.

    Amarok (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 1:03 pm

    A HP vai ser a próxima Sun da vida. Não tem a experiência da IBM na área de serviços, tem a forte concorrência da IBM e Dell no mercado de servidores e não tem um software de destaque como a Oracle.

    A gente só lembra de HP quando fala de impressoras e calculadoras científicas, além de equipamentos de medição. Nessas áreas eles são muito bons.

    Nelson (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 1:20 pm

    Isso é o que da, a Palm fez um sistema exelente ( webOS ) e a HP apos a compra colocou ele em um Hardware mediocre.

    thenextweb.com/apple/2011/08/19/hp-tested-webos-on-an-ipad-it-ran-over-twice-as-fast/

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 1:55 pm

    HP = Impressoras.
    Ponto

    Philippe (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 1:55 pm

    Pelo que li o WebOS não vai ser descontinuado, mas sim os tablets e celulares baseados nele. Ele poderá aparecer em impressoras e notebooks, além de ser licenciado caso alguém tope.

    Como diz o Nelson, o problema está no hardware da Palm, não no software.

    Maikon (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 2:44 pm

    @Frank

    Eu também queria ver o Ubuntu e seu Unity num Tablet acho que seria interessante.

    Se a HP estiver à venda em breve, a Dell bem que poderia comprar, assim se ela continuar a relação que a Dell tem com a Canonical (na verdade eu creio que é apenas por acaso os computadores dela funcionam bem com Ubuntu) seria bom para o Linux ter máquinas de qualidade que são compatíveis.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 3:02 pm

    @Macelo Nascimento, não estou criticando a HP por abandonar a fabricação de hardware. Nisso eles provavelmente estão corretos e essa deve mesmo ser a melhor idéia para a empresa.

    Critico o fato de a HP ter pago US$1,2Bi de dolares pela Palm para queimar seu próprio nome como está fazendo agora. O TouchPad ficou 6 semanas no mercado entre seu lançamento e o anúncio de que a HP não vai mais fabricá-lo.

    Ora, é pouco tempo para que uma empresa tome uma decisão dessa magnitude. Então ou a HP lançou o TouchPad já sabendo que sairia do negócio (e isso é uma irresponsabilidade com todos os membros da cadeia de valor da marca) ou seu planejamento é tão mal feito que eles acham que qualquer coisa que façam, por pior que seja, vai ser um sucesso (e portanto a diretoria toda deveria ser demitida).

    De qualquer forma, se eu tivesse ações da HP as venderia imediatamente. Não quero pessoas tão burras/mal-intencionadas brincando com meu dinheiro. Se o CEO atual não concordava com a estratégia da empresa e não acreditava nos produtos ele deveria ter cancelado o lançamento do TouchPad em prol da marca da empresa que agora passou por esse vexame público. Se o CEO não conseguiu convencer a diretoria de que isso era uma péssima idéia ele não merece o posto de CEO. Uma coisa leva a outra mas tudo indica um panorama maior: algo está muito errado dentro da HP e isso não vai acabar bem

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 5:02 pm

    Sei que as chances disso acontecer são ínfimas, mas seria legal liberarem o código do WebOS. Acho que isto não aumentaria as chances dele sobreviver (vide Symbian), mas alguns dos componentes poderiam ser integrados a outros sistemas, como Android, MeeGo e Boot2Gecko. Este último, aliás, seria um grande beneficiado, pois o WebOS (como o próprio nome diz) é baseado em tecnologias web.

    Vinícius (usuário não registrado) em 19/08/2011 às 6:28 pm

    A HP esta mais perdida do que cego bebado em tiroteio. É triste ver o que anos de má gerencia fazem com uma companhia. Palavras de um funcionário quase a anomimo.

    Arllen Alves (usuário não registrado) em 20/08/2011 às 12:04 am

    A HP nunca respeitou seus clientes, a realidade é essa. Eis mais uma prova que precisamos pra confirmar o descaso da parte dessa empresa.

    Falo isso como um frustrado ex-dono de um notebook que apresentava falhas absurdas, que poderiam ser resolvidas facilmente com uma atualização de BIOS … mas a HP nunca lançou essa correção.

    Não sou a única vítima da HP. Vejo várias pessoas reclamando.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 20/08/2011 às 2:47 pm

    @Arkllen Alves,
    Eu também já tive problemas com um notebook da HP, que na época eles alegavam que o problema da nvidia (não da placa mae), depois de muito reclamar consegui que trocassem por um modelo mais novo com ATI e adivinha o que aconteceu?! Mesmo problema!!!! Exatamente o mesmo (superaquecimento a ponto da solda BGA ir p/ espaço).
    Nunca mais compro notebook da HP e aconselho a todos a fazerem o mesmo.

    Marcos (usuário não registrado) em 20/08/2011 às 4:25 pm

    Faz anos que o foco da HP é hardware e aplicativos pra servidores: gerenciamento de clusters, monitoramento de rede, etc. Essa é a área mais lucrativa da empresa.

    O pessoal que fica reclamando dela ter descontinuado muito rápido seus tablets e smartphones, não dá pra dizer se está certa ou errada somente pelo tempo. Se o público não gostou do webOS, insistir nisso é prolongar o prejuízo.

    Quanto ao preço que pagou na Palm, é muito pra nós, mas só pelas patentes e capital intelectual talvez já tenha valido a pena o valor. Lançaram os aparelhos só porque a Palm já tinha investido e analisaram o mercado.

    WebOS é o melhor SO móvel que ninguém usa, parafraseando aquele navegador. hehehe

Este post é antigo (2011-08-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.