Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: GNOBSD: morto pela ideia ‘interface gráfica é para os fracos’

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Ladislav Bodnar, o “dono” do DistroWatch, depois de muito tempo parado, colocou a boca no trombone novamente, publicando um artigo crítico sobre o GNOBSD, um “OpenBSD” com intuito de ser fácil de usar, e o ataque da dogmática comunidade do OpenBSD. Tradução por Roberto Bech:

“No mês passado fiquei surpreso com um desses pedidos de inscrição ter atraído a minha atenção em meio a todos os outros. Stefan Rinkes, um grande fã do OpenBSD, havia decidido um live DVD baseado no OpenBSD com detecção automática de hardware e que inicializasse direto em um desktop gráfico popular, contando ainda com um instalador gráfico a ser usado com o mouse. O resultado foi uma “distribuição” chamada GNOBSD. Mas foi só eu criar a página do GNOBSD no DistroWatch que o site do projeto saiu do ar. Rinkes tirou as imagens do site em parte devido a problemas de banda, mas principalmente por causa do extremo desgosto expressado pela comunidade de usuários hardcore do OpenBSD diante de sua audácia em criar uma variante amigável e fácil de usar do OpenBSD! Por Ladislav Bodnar”

Leia o artigo em: http://www.guiadohardware.net/artigos/gnobsd/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 5:12 pm

    Uma boa parte do povo dos BSDS são muito elitistas e se acham no direito de humilhar as pessoas só porque possuem conhecimentos que elas não tem.

    É muito interessante ver uma distro baseada no openbsd .Finalmente alguém acordou e saiu do mundinho elitista.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 5:12 pm

    Caramba! Essas flamewars é que desgastam a comunidade. Na verdade, elas estancam o processo criativo dos membros, que preferirão ficar na reclusão do silêncio a contribuir com ideias que poderão virar a “dor de cabeça” do ano para ele.

    E o Ladislav Bodnar falou muito bem do projeto. De fato, a “distro” parecia ser uma boa e inovadora ideia para a cena do OpenBSD.

    Daniel Domingues (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 5:27 pm

    O elitismo desse pessoal de fato atrapalha muito o desenvolvimento de tecnologia e conhecimento.

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 5:38 pm

    Esse caso ilustra muito não só como uma parte da comunidade livre se comporta, mas também boa parte das pessoas da TI. Muitos seguem uma linha de usar o conhecimento como troféu, um bem valioso, uma forma de humilhar os outros e não algo a ser melhorado e compartilhado. São uma ancora estagnando o desenvolvimento das ferramentas livres.
    A notícia parece até uma piada de primeiro de abril.

    foobob (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 5:53 pm

    por que elitismo? É um sistema feito de técnicos para técnicos. Pra que um usuário qualquer vai querer se aventurar por esse lado, exceto para ganhar conhecimento e se tornar ele próprio um técnico competente?

    O que um usuário comum ganharia com um BSD fácil de usar? Um sistema super seguro? Errado: usuários comuns querem facilidade, nem que isso signifique rodar como administrador e tão sem senha quanto possível… taí o Windows para provar…

    Acho que os devs estão mais preocupados com a possibilidade desses usuários salsa manchar a reputação de segurança do OpenBSD do que ter que aguentar usuários chorões reclamando que seus jogos Windows não tão rodando no Wine. Afinal, apesar de tudo, a corrente sempre quebra no elo mais fraco e esse é o cara que deveria estar administrando tudo…

    mania de brasileiro de achar que só porque o cara não curte pagode como todo o resto, é um elitista fedorento que se acha só porque curte Bach…

    Toda flamewar se resolve acessando o redtube.

    Agora eu lí a ml do OpenBSD. Aquele pessoal não é certo da cabeça.

    joaocep (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 7:00 pm

    Concordo com o pessoal que não quer a interface gráfica em servidor.

    “se não sebe mexer, não mexe”

    Os bugs só ocorrem qdo se tem o que não se usa.

    Servidor é sim, tela preta.

    Muito usei conectiva com linuxconf, p/ descobrir que ambiente gráfico p/ server é uma m…

    Fellype (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 7:06 pm

    Ué??? O OpenBSD não está sob uma licença BSD? A “mais livre” de todas as licenças livres?
    A licença é livre e o computador é meu. Qual é o galho?

    gustavo (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 7:27 pm

    @foobob, no fundo é a mesma idéia furada da suoremacia da raça ariana. Se a raça era tão superior assim, não deveria ser manchada pela mistura. Ou então não seria TÃO superior. Moral da história: Se o povo dos bsds são contra isso, contra a popularização, no fundo tão é com medo. Ou vc não se lembra daquela suave auditoria externa que apontou algumas centenas de bugs criticos no bsd-ultra-maxi-DITO-seguro?
    Quanto mais gente usar, maior a visibilidade. E quanto maior a visibilidade, maior a chance de descobrirem que não é tão bom assim.

    Happy Feet (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 7:51 pm

    O problema da mentalidade de grande parte dos usuários de *BSDs (pelo menos os que conheci até agora) é que a grande maioria deles NÃO ACREDITA no uso BSDs como desktops, talvez exceto no máximo na forma de um MacOS X.

    Isso é resquício da mentalidade de administradores unix da antiga que acham que lugar de unix é em servidores e que para desktops é melhor usar máquinas windows ou mac mesmo. Tenho vários amigos com conhecimentos avançados em informática que infelizmente pensam assim. Sabem instalar, configurar e administrar máquinas unix mas o fazem por trabalho e não querem “ter trabalho” (no pensamento deles) para deixar um unix redondo como desktop, ter restrições de uso de certos hardwares e periféricos, etc.

    Isso ainda existe entre muitos usuários de linux, porém não são a maioria. A maioria dos usuários linux começou a usá-lo justamente como desktop, até para aprender mais a usar o sistema também em servidores. A maioria não era administrador de máquinas unix e sim administradores ou usuários de windows. Talvez por isso haja muito menos iniciativas de facilitar o uso de BSDs como desktops.

    Lindrix (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 8:57 pm

    Uma pena esse live DVD não ter se popularizado mais. Pelo pelo, o sistema estava segundo a linha de muitas distros live do linux, primando pela facilidade de uso e configuração acessível.
    A questão é que a procura por um sistema fácil de usar não é só por causa dos usuários comuns não. Tem muitos usuários avançados aí que não gostam de passar 2 ou 3 dias configurando o sistema.
    O criador do GnoBSD deve ter pensado nisso tbm, mas ele errou em seguir a cabeça do pessoal do OpenBSD. Ele fez um novo sistema, não tinha que dá satisfação nenhuma a eles, pois se o código é aberto, isso é garantido.
    Eles não foram nada humildes, especialmente por serem uma fundação que vive com doações.
    Além disso, mais pessoas acabariam dando mais atenção ao próprio openbsd, o que poderiam evoluí-lo ainda mais rápido. O Ubuntu é um exemplo disso.
    Só foi uma pena o Stefan Rinkes não ter deixado o sistema disponivel para baixar. Ele poderia ter sido continuado por outro grupo de pessoas, e se tornar um novo boom no mundo livre….

    Lindrix (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 9:01 pm

    Em tempo: pelo que deu para ler no site do projeto, os muitas pessoas pressionaram Stefan Rinkes a continuar trabalhando no GnoBSD, bem como liberar as suas imagens.

    Vejam no site do GnoBSD.

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 9:03 pm

    @Fellype: na sua opinião a licença BSD é uma “licença livre” ou uma “licença verdadeiramente livre”?

    A resposta é: Sim!! =D
    Desculpe, não resisti a tentação ehehe

    Falando sério: BSD, GNU, Linux, etc… não importa a comunidade, sempre leremos casos como esse. Um olhar na thread[0] e fico pensando como ele deve ter se sentido. Olhem a quantidade de arrogância que dispararam contra o cara (lembrou-me a lista do kernel).

    Espero que o cara não desanime depois dessa e continue usando OpenBSD.

    [0] http://www.pubbs.net/openbsd/201001/45381/

    José (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 9:07 pm

    Eu já testei LiveCD’s do projeto Jibbed, mas ele é baseado em NetBSD. Não há problemas nem resistência. Eu acho que o comentário do Happy Feet ilustra bem o que de fato acontece, pois eu sou usuário de BSD e tenho uma linha de pensamento muito parecida. Na minha visão eu perderia tempo tentando transformar uma coisa que não foi feita pra usuários de desktops em um desktop (esta é uma opinião pessoal obviamente, ninguém é obrigado a concordar comigo). Acho que generalizar a comunidade como elitista é um erro, até porque a informática atingiu um nível onde é impossível dominar todo o conhecimento. Além disso a licença BSD permite que sejam desenvolvidos projetos paralelos. Talvez o autor da página tenha temido a repercussão da sua imagem na comunidade (se ele teme, o problema é dele), porque legalmente não há proibição para desenvolver projetos utilizando o código dos BSD (NetBSD, FreeBSD ou OpenBSD).

    José (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 9:16 pm

    Quando algum colega me argumenta que quer utilizar um BSD como desktop eu aconselho primeiro ele: i) arrumar uma segunda máquina para fuçar o sistema; ii) treinar por uma máquina virtual. Eu faço isso porque senão ele vai instalar o sistema pensando que depois de alguns cliques vai ter som, vídeo, etc, funcionando como um Ubuntu por exemplo, e não é nada disso que acontece na prática. A desilusão e a percepção sobre o sistema seria muito pior do que eu aconselhar o uso em separado até que se aprenda sobre as suas limitações e/ou características diferentes do GNU/Linux, afinal de contas, são sistemas diferentes. Acho que tanto para o GNU/Linux quanto para os BSD, iludir o usuário fazendo-o acreditar que o sistema se comportará como um Windows é pior do que colocar as cartas na mesa sobre o que funciona e o que não funciona. Você deste modo pode ter um futuro colaborador, e não um crítico feroz pelo resto da vida.

    ” Pra que um usuário qualquer vai querer se aventurar por esse lado, exceto para ganhar conhecimento e se tornar ele próprio um técnico competente?

    O que um usuário comum ganharia com um BSD fácil de usar?”

    Que tal o próprio usuário decidir? Não é esse o conceito de liberdade?

    O Linux passo por esse mesmo problema, como lembrou o colega acima. Ainda bem que hoje a maioria dos entusiastas perceberam que quanto mais popularizar o SO, melhor pra todos.

    Vai ter gente pedindo coisa que não interessa? Sim. Mas também pode aparecer gente disposta a implementar isso, como de fato surgiram empresas investindo no desktop.

    Willian (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 9:45 pm

    Concordo com a opinião do Scott Beamer: “Keep using openBSD as you choose and stop worrying about others are using
    it. Open Source is all about freedom of choice.”

    Isso é válido para o Linux :)

    foobob (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 10:02 pm

    @marcosalex
    que tal o próprio usuário implementar? Pois pelo visto, os devs OpenBSD é que não vão.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 10:12 pm

    Vocês obviamente nunca devem ter tido muito contato com a comunidade BSD. Sem falar que também há muitos elitistas Linux por aí, que se acham os bons só porque instalaram o Ubuntu e o Windows em dual-boot.

    A verdade é que vocês não sabem do que estão falando. Os fãs do Linux vêm dar pitaco no nosso software, sendo que ironicamente nem o deles eles conseguem fazer direito. Vivem falando dessa de “facilitar pro usuário”, mas até o hoje o Linux não tem representatividade nenhuma no chamado “desktop”.

    O OpenBSD foca muito do seu esforço no desenvolvedor, o que muitos de vocês encaram como elitismo. Mas a realidade é que é o desenvolvedor que faz o software que os usuários usam! Não há como facilitar pro usuário sem facilitar pro desenvolvedor. Na verdade vocês têm uma visão tão míope que sequer enxergam direito ídolo máximo de vocês, que é o Windows.

    Se prestassem atenção à história da Microsoft, veriam que ela começou como uma empresa de ferramentas de desenvolvimento de software, e que o Windows só chegou onde está hoje porque a Microsoft sempre passou a mão na cabeça do desenvolvedor. Ferramentas de desenvolvimento gratuitas e fáceis de usar, documentação abundante das APIs, etc.

    Vocês seguem perfeitamente o exemplo da Microsoft de fazer software de má-qualidade, mas não conseguem seguir o exemplo de focar no desenvolvedor e atingir o usuário através do desenvolvedor.

    Quem são vocês para quererem ensinar a gente a fazer o nosso bolo se o bolo de vocês está murcho?

    Se a raça era tão superior assim, não deveria ser manchada pela mistura. Ou então não seria TÃO superior. Moral da história: Se o povo dos bsds são contra isso, contra a popularização, no fundo tão é com medo.

    Você tirou essa analogia de dentro do ralo. Ninguém é contra a popularização. Ao contrário, existe software BSD bem popular por aí, e se você usa Linux sem você saber você está rodando muito código BSD por debaixo dos panos.

    Acho que não preciso nem comentar sua conclusão, que de tão estapafúrdia me deixou com náuseas…

    Ou vc não se lembra daquela suave auditoria externa que apontou algumas centenas de bugs criticos no bsd-ultra-maxi-DITO-seguro?

    Você mostra conhecer muito pouco a história e pelo visto não vale à pena discutir com você. Vá pesquisar um pouco mais, depois continuamos o debate.

    Quanto mais gente usar, maior a visibilidade. E quanto maior a visibilidade, maior a chance de descobrirem que não é tão bom assim.

    Não há nenhuma evidência desse tipo de correlação, isso são apenas asserções ousadas de sua parte.

    A verdade é que seu discurso está repleto de falácias lógicas e de generalizações absurdas. Duas duas uma: ou você é um troll, ou é muito ignorante. Ou ambas.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 10:14 pm

    Ainda bem que hoje a maioria dos entusiastas perceberam que quanto mais popularizar o SO, melhor pra todos.

    Falso. Popularizar entre usuários leigos não traz ganho algum, eles raramente são capazes de colaborar. Popularizar entre desenvolvedores já é outra história, e uma história na qual vocês se dão muito mal.

    Caio César (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 11:02 pm

    A única coisa que posso dizer é: Linux, *BSD e Solaris, todos são sistemas multi-propósito e estão repletos de ferramentas que possibilitam o uso como desktop. Existem restrições aqui e ali? É claro que existem, não há sistema operacional que não tenha restrições… uso Slackware Linux como desktop e na minha opinião, vários outros sistemas são usáveis também, embora não necessariamente seja algo tão fácil, mas é possível e se é possível, basta ter interesse. O interesse é o que move as comunidades, é o interesse que faz uma necessidade ser suprida de forma exemplar, como é o caso de ambientes como KDE e GNOME, só pra citar um exemplo.

    O Brasil está para a Colômbia, em caráter imperialista, assim como o Estados Unidos está para o próprio Brasil.

    EUA => Brasil => Bolívia

    Percebi (e a maioria aí em cima tbm) a seguinte relação:
    *BSDs => Linux => Windows

    O pessoal dos BSDs (li em listas do FreeBSD) tratam o Linux, principalmente em relação à segurança, se forma muito semelhante ao modo como normalmente tratamos (digo nós usuários linux) o Windows.

    E os argumentos são bastante parecidos, bem como as “causas”:

    - O linux está travando uma batalha para ocupar um pouco o sol do Windows, que é o Desktop
    - Os BSDs estão travando uma batalha para pegar um pouco o sol do linux em se tratando se servidores

    - O linux é bem mais estável que o Windows e faz tudo que o Windows faz.

    - Os BSDs são quase sempre mais seguros (OpenBSD, o sistema que teve só uma falha grave em X anos) e fazem tudo que o Linux faz.

    - O Linux tem 1% do mercado do Windows em Desktop.
    - Os BSDs tem uma pequena fração do uso do Linux em servidores.

    - Pq diabos as pessoas usam Windows no Desktop se o Linux é muito melhor, livre e seguro?
    - Pq diabos as pessoas usam Linux em servidor se os BSDs são muito “mais melhor”, mais livres ainda (licenças verdadeiramente livres, né Augusto? :-)) e mais seguros?

    Enfim, eu mesmo já tive minha fase de “desdenhar” quem usa Windows e software proprietário, da mesma forma que boa parte dos usuários de BSDs desdenham quem usa Linux, afinal Windows é coisa de n00b e Linux é coisa de quem sabe, da mesma forma que hoje Linux acabou se tornando coisa “de noob” e quem é hardcore mesmo usa BSDs e compila seus próprios pacotes na mão (aiai, os ports da vida…).

    Os usuários dos BSDs não são alienígenas. São protótipos de Linux users… hauahuahauha Brincadeira, não é tanto. Isso é normal. Eu mesmo confesso que me sinto orgulhoso quando consigo fazer uma coisa pelo jeito mais difícil que poderia ser feito com um clique numa interface gráfica :-) Sim, nos domingos chuvosos é um santo passa-tempo!

    E falando nisso, eu já usei durante um curto período de tempo o PC-BSD e achei um sistema magavilhoso! É, em essencia, um sistema extremamente fácil de instalar e manter! E olha que na época o instalei, com KDE e instalação gráfica numa máquina com 128MB de RAM e ele rodou bonito! Mas isso faz já uns três anos. Para quem não sabe, o PC-BSD é baseado no FreeBSD, outro sistema que, assim que instalei, dei logo um pkg_add bash :-) O tcsh é muito complicado e eu estava numa máquina que não aguentaria uma compilação :-)

    Muito tosco estes usuários que “baniram” a distro (tem torrent pra baixar no site, caso queiram). Lamentável.

    ops, eu disse no começo Colômbia? Substitua por Bolívia! :-)
    s/Colômbia/Bolivia/g

    psicoppardo (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 11:21 pm

    @jack, a história mostra que quanto mais um software se populariza mais ele se torna forte, o usuário e peça fundamental nesse processo, afinal de contas vc desenvolve pra quem?

    Até no mundo dos desenvolvedores, uma linguagem forte de tipologia simples e bem documentada e que traga uma boa IDE já leva muitos desenvolvedores a usá-la, popularizando-a, afinal java é assim e dá-se muito bem até hoje, obrigado.

    A internet começou para os nerds e evoluiu e se tornou o meio de comunicação que mais cresce na humanidade, o próprio linux começou como um clube de desenvolvedores e hoje equipa servidores do mundo inteiro e começa a enbarcar em dispositivos móveis, no desktop essa história já está se popularizando, afinal muita gente não conhecia o que era unix e conhece graças a popularização do unix.

    Pessoas como vc dão a visão que desenvolvedor e um chato de oculos fundo de garrafa que passa meia vida atrás do computador, se adimirando porque conseguiu abilitar um recurso que ninguém mais conseguiu. Então continue no seu mundinho e respeita a opnião dos outros.

    PS: Não conheço BSD, não conheço ninguém que usa BSD, mas se um dia o BSD for tão bom quanto o Linux ou quanto o próprio OSX terei maior prazer em usá-lo aprender com ele assim como aprendi com Kurumin, Ubuntu e agora tentando aprender com Getoo.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 11:30 pm

    Enfim, eu mesmo já tive minha fase de “desdenhar” quem usa Windows e software proprietário, da mesma forma que boa parte dos usuários de BSDs desdenham quem usa Linux, afinal Windows é coisa de n00b e Linux é coisa de quem sabe, da mesma forma que hoje Linux acabou se tornando coisa “de noob” e quem é hardcore mesmo usa BSDs e compila seus próprios pacotes na mão (aiai, os ports da vida…).

    desdém s.m. Desprezo orgulhoso; sobranceria; pouco-caso.
    Fonte: Dicionário Larousse Cultural da Língua Portuguesa

    Passou longe do gol, amigão. O “orgulhoso” está sobrando. Vocês podem sentir orgulho do Windows pois, como mencionei antes, o vêem como um ídolo, o objetivo distante de conquistar o mercado. Mas nós não sentimos orgulho algum do Linux e dificilmente queremos fazer nosso software parecer com ele.

    Tampouco temos sobranceria (arrogância), pois contribuímos código com vocês e os ajudamos em muita coisa (e vocês ainda nos consideram elitistas, a gratidão de vocês me comove!).

    Muito menos pouco-caso, pois o Linux é um perigo. Vocês o usam e não se dão conta de o quanto é inseguro, e isso torna todo o ecossistema menos seguro. O Windows não é tão perigoso pois, mesmo sendo inseguro, o usuário está a par dos riscos

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 11:32 pm

    (continuando de onde parei) o usuário está a par dos vírus e outros riscos que o sistema oferece (não todos e nem sua gravidade, mas ele está mais ou menos a par). Já o usuário Linux tem um falso senso de segurança. Isso é muito ruim.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 11:44 pm

    a história mostra que quanto mais um software se populariza mais ele se torna forte

    Que história? Isso não existe. Na verdade, pode-se argumentar justamente o contrário, que quanto mais um software cai nas graças do povo mais as decisões são guiadas pelo marketing do que pela técnica, mais o processo de desenvolvimento se torna apressado e pior fica a qualidade do software.

    Até no mundo dos desenvolvedores, uma linguagem forte de tipologia simples e bem documentada e que traga uma boa IDE já leva muitos desenvolvedores a usá-la, popularizando-a, afinal java é assim e dá-se muito bem até hoje, obrigado.

    É isso que leva os desenvolvedores a usarem uma linguagem? O que dizer do VB e do PHP então? Você não sabe do que está falando. Além disso, o que isso tem a ver com qualquer coisa? Estamos discutindo atrair os desenvolvedores para uma plataforma, e não para uma linguagem…

    A internet começou para os nerds

    Quer dizer que a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA são nerds?

    o próprio linux começou como um clube de desenvolvedores

    O Linux começou como um projeto acadêmico. Assim como o BSD. Você está indo mal.

    Pessoas como vc dão a visão que desenvolvedor e um chato de oculos fundo de garrafa que passa meia vida atrás do computador, se adimirando porque conseguiu abilitar um recurso que ninguém mais conseguiu.

    Não sou eu que dou essa visão, é a sua visão míope que enxerga assim. Se você conseguisse enxergar mais um palmo adiante ia ver que nós somos responsáveis pelo software que roda no seu computador, e ia pensar diferente.

    se um dia o BSD for tão bom quanto o Linux

    Como assim “se um dia for”?

    @Jack Ripoff, sim, este pode ser utilizado como outro argumento que um usuário *BSD pode usar contra o Linux, como pode ser visto. Da mesma forma que este é um argumento frequentemente utilizado por linuxers para falar mal do Windows :-)

    Provavelmente os caras sei lá, do Haiku (ou o que quer que seja) um dia falarão mal dos BSDs. “Imagina, este paradigma de dispositivo como arquivo é coisa do passado, esses caras que insistem em basear-se no Unix para fazer sistemas operacionais. Todos inseguros e eles ainda se acham o máximo em segurança”.

    É correr atrás do próprio rabo.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 11/02/2010 às 11:51 pm

    caro @jack é nos somos responsáveis por seu salário!!

    psicoppardo (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 12:06 am

    @jack um projeto acadêmico de quem??

    De estudantes de história?

    Ah! Tu acha que a Agência Nacional de Inteligência Americana que lida com tecnologia da informação é formada por forebacks e Lideres de torcidas. Sinto muito isso foi pobre.

    Qual a porcentagem de servidores do planeta rodam BSD? ultrapassa os servidores Linux, se o BSD é tão seguro como vc afirma, porquê ele não é maioria no mundo, afinal é opensource, tem uma comunidade atuante e etc.

    você tem argumentos falhos, cheios de arrogância, impossível manter um dialógo racional, você está ferido no intímo e tenta atacar os Linuxers.

    talvez até concordasse com vc se usá-se argumentos mais precisos e porque não fosse mais educado.

    Resumindo tudo numa única frase…

    O @Tenchi é que tah certo!

    Diniz (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 12:17 am

    e depois de anos vendo embates acalorados entre USUÁRIOS de WIN Vs Linux, esta saido das sombras ( pq sempre existiu) os embates de USUÁRIOS Lin Vs *BSD.

    Gostaria de saber se é assim com os que desenvolvem e contribuem para ambas as plataforma?

    Meu ponto de vista é o seguinte: a forma que trataram o rapaz foi de extrema estupidez, provavelmente esse trabalho possa ser a semente que um dia vai nascer um ubuntu do mundo BSD que vai atrair mais usuários que vão experimentar e alguns podem se tornar desenvolvedores.

    Outra a vantagem disso é com muitos usuários as empresas de hardware começam a prestar atenção e fornecer material para seus produtos funcionem para aquela plataforma.

    E isso é vantagem para TODOS, usuário, desenvolvedor e empresas e qualquer outro ramo do segmento.

    Essa é minha opinião! Mas acho que alguns concordam com ela.

    Antônio Pessoa (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 12:39 am

    É triste ver uma cena como esta. Pessoas que DEVERIAM estar colaborando, fazendo uma flamewar. E enquanto isso, na sala de justiça, Microsoft firme e forte.

    Uso FreeBSD e Linux em meus servidores, cada um tem seu lugar ao Sol.

    E respondendo ao @tenchi: será que você ainda não entendeu que para o Augusto TODAS as licenças que seguem a definição da FSF são “verdadeiramente livres”? Mas ele dá ênfase aos seus comentários no caso da BSD ou MIT por conta de declarações de terceiras de que elas não são? A GPL é “verdadeiramente livre”, mas isso é evidente, enquanto para muitos a BSD ou MIT não são.

    Mas não vamos entrar nessa discurssão novamente. Já disse onde me encontro.

    Tux (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 12:40 am

    BSDlike fácil de usar já existe… MacOSX. Pena que não é livre.

    Fora a piada… nem sei porque tá todo mundo tão triste. Afinal a distro PCBSD já existe há vários anos e exatamente com a mesma finalidade.

    http://www.pcbsd.org/

    psicoppardo (usuário não registrado) em 12/02/2010 às 12:45 am

    OSX é unix, mas bsd e linux não são.

    me corrigiam com argumento realmente válidos, por favor.

Este post é antigo (2010-02-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.