Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Script para limitação de de banda para downloads

Enviado por Tales A. Mendonça (talesamΘgmail·com):

“A pedido de um amigo que migrou para o Linux e não conseguiu encontrar ferramenta equiparável para o Linux, resolvi criar esse simples script que tem a função de controlar a sua banda de internet na rede.

O objetivo desse script é ficar varrendo a rede à procura de máquina online, e caso as encontre é reduzida a taxa de download e upload da máquina que estiver consumindo muita banda. O script pode ser executado em qualquer máquina na rede, mas o objetivo é rodar na máquina que estiver consumindo mais banda.

A utilidade desse script está voltada para aqueles que gostam muito de baixar muitos arquivos, geralmente grandes, na internet e acaba ocupando toda a banda, deixando praticamente nada para os demais computadores que estão conectados à rede, dessa forma, deixando a rede lenta. Com esse script em execução basta que uma máquina apareça na rede que automaticamente a taxa de download e upload será reduzida, deixando para as demais máquinas uma largura de banda maior.” [referência: tales.linuxhard.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Interessante, isso devia ser nativo nos browsers, igual ao gerenciadores de torrents, seria realmente util, enviarei ao chrome e firefox essa ideia!!

    Mas por enquanto vou usando sei script!!

    OpenSUSE KDE – Brasilia

    Renan (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 4:30 pm

    “Interessante, isso devia ser nativo nos browsers, igual ao gerenciadores de torrents, seria realmente util, enviarei ao chrome e firefox essa ideia!”

    Outra opção (a que eu uso) é usar wget --limit-rate xxxK [URL].

    Daniel Coimbra (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 4:52 pm

    Interessante, isso devia ser nativo nos browsers, igual ao gerenciadores de torrents, seria realmente util, enviarei ao chrome e firefox essa ideia!!

    Não, não devia. Cabe aos roteadores esta tarefa. As máquinas devem agir de maneira egoísta ou estarão sujeitas a serem abusadas. Já o roteador não é parte interessada, portanto cabe a ele fazer o controle do tráfego individual de cada máquina, quando for interessante.

    E faltou mencionar que o script depende do “wondershaper” (e nem sequer há link para o projeto no link publicado)

    Tales A. Mendonça (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 4:54 pm

    Algusto, apenas um detalhe, arrume o título e troque “de de” por “da”, abraços!

    Patola (usuário não registrado) em 15/11/2010 às 5:07 pm

    Ao invés de usar opções específicas como a do wget, você pode também usar o trickle, um limitador de banda de linha de comando:

    # aptitude install trickle
    # trickle -d 20 wget http://url.com/arquivo.bin

    Funciona com (quase) qualquer programa e usar truques de $LD_PRELOAD pra funcionar. Limita tanto download quanto upload.

Este post é antigo (2010-11-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.