Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Ações da SCO alcançam valor memorável ;-)

Notícia publicada por brain em outubro 26, 2004 11:12 PM | TrackBack


O LWN informa: o valor das ações da SCO caiu para o mais baixo desde que ela moveu sua ação contra a IBM sobre o Linux. O texto menciona um artigo do Salt Lake Tribune, jornal conterrâneo da SCO, selecionando um trecho interessante: "O porta-voz da empresa, Blake Stowell, citando restrições corporativas, declinou de comentar sobre o valor das ações. Ele também não quis comentar o mergulho das receitas da empresa, ou a incerteza sobre as batalhas relacionadas ao Linux-Unix nos tribunais." O Yahoo tem um gráfico (atenção: note que o eixo Y não está em escala aritmética) da evolução das ações da empresa de Utah nos últimos 2 anos, mostrando o acentuado crescimento logo após a ação judicial original, o pico sustentado durante alguns meses de desinformação, e o acentuado mergulho que se seguiu.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Kid X () em 26/10 23:18

Acho que eu vou comprar umas ações da SCO...
Ou compensa mais comprar um chiclete?


» Juliano () em 27/10 04:55

Nossa, que engraçado!

Por que o ';)' na notícia?
É terrível a quantidade de "mentes pequenas" na comunidade linux, isso me entristece. Com seu slogan "linux presta, o resto não presta".
Não usam nem 5% da capacidade do sistema que tem em mãos, ou melhor, não sabem de nem 5% da capacidade de seu sistema.
Por que o ataque a outros SOs? Incluo nessa questão o windows, ou ruindows, como os "elite linux hackers" costumam chamar.
O Linux pode se defender por si só, não precisa dessas pessoas falando besteira. Besteira mesmo, pq nem sabem do que estão falando...
O ataque gratuito é a armas dos fracos! Agora sim, podemos citar a SCO...


» Juliano () em 27/10 04:56

Nossa, que engraçado!

Por que o ';)' na notícia?
É terrível a quantidade de "mentes pequenas" na comunidade linux, isso me entristece. Com seu slogan "linux presta, o resto não presta".
Não usam nem 5% da capacidade do sistema que tem em mãos, ou melhor, não sabem de nem 5% da capacidade de seu sistema.
Por que o ataque a outros SOs? Incluo nessa questão o windows, ou ruindows, como os "elite linux hackers" costumam chamar.
O Linux pode se defender por si só, não precisa dessas pessoas falando besteira. Besteira mesmo, pq nem sabem do que estão falando...
O ataque gratuito é a arma dos fracos! Agora sim, podemos citar a SCO...


» EdCrypt () em 27/10 05:56

Não alimente os trolls


» Sérgio () em 27/10 07:36

Para te dizer a verdade Juliano espero que a SCO desapareça rápidamente porque estas questões de legalidade são muito sérias, e por isso só ficarei contente mesmo quando a SCO falir.


» peb () em 27/10 08:07

Sabe Juliano, acho que vc não acompanhou desde o começo, pois se houvesse acompanhado estaria feliz por ver essa notícia. Acusações infundadas e falsas são muito mais prejudiciais do que se imagina, destroem vidas (como daquelas pessoas do caso da Escola de Base, se lembra ?) e as acusações feita spela SCO e financiadas indiretamente pela Microsoft poderiam ter implodido o movimento do software livre , pois esse era o objetivo. Portanto, antes de lançar ataques como o que vc lançou (troll) pergunte-se antes se trará algo de bom à comunidade. Se a resposta for não ou não sei, não o faça.
Um abraço.


» Pierre () em 27/10 08:08

A SCO plantou o que colheu!!! Ela que tanto tempo reinou no mundo Unix com o SCO que usei por muito tempo entrou em declinio com a ascensão do Linux e usou meios poucos digamos "convencionais" para lutar contra o Linux.
Eu imagino que eles deveriam ter continuado com o Caldera e poderia estar lucrando como Red Hat e tantas outras, mas escolheu o caminho errado, o pior que ainda as custas do processo ainda vai chegar e quando começar o contra-ataque de IBM, usuarios processados e CIA, o barco vai afundar de uma vez.
Parece que a novela acabou e como toda novela que se preza o vilão vai ser liquidado.

Um abraço a todos.

Pierre


» Juliano () em 27/10 08:42

Certo, peb!
Mas no fim das contas, as acusações foram mais prejudiciais a quem?
Isso que estou dizendo, esse monte de acusação barata não termina em boa coisa. Belo exemplo é a SCO...
Então, para que lançar ataques bestas a outros SOs?
O melhor ataque é a qualidade, não sair falando besteira como tanto acontece... (é a referência que faço no primeiro comentário, citando os "mentes pequenas")


» Ivan () em 27/10 09:05

Concordo que ataques não são a melhor forma de provar o que é melhor, e também concordo que o Linux e melhor e pronto.
Acho que todos já foram usuários windows e também já testaram outros sistemas e que o motivo por estarmos aqui hoje usando Linux é a qualidade, segurança, estabilidade e versatilidade existentes no sistema do pinguim. Se a Sco meteu os pés pelas mãos azar dela, realmente parafraseando meu colega que comentou anteriormente..."ela está colhendo o que plantou" então vamos deixar que ela se enterre enquanto assistimos de camarote...ela pediu isso, assim como qualquer outra empresa ou pessoa que dirija ataques sérios e infundados como o o que a Sco fez.

Vamos continuar nossa defesa ao Linux...e atacar aqueles que nos atacam mostrando nossa qualidade e do nosso sistema.


» Augusto Campos () em 27/10 09:19

Na minha opinião, a situação da empresa, o seu histórico e a ausência de comentários de seu porta-voz, outrora tão ativo, merecem a ironia. Lamento se você discorda, Juliano, ou se prefere associar isso a outras visões que você tem.


» Rodrigo () em 27/10 09:23

Daqui a pouco criam a versão de La Historia del Mamut para SCO.


» hamacker () em 27/10 09:50

Estranho a comemoração da noticia, pois embora o valor das acoes tenham despencado de valor ainda são maiores do que quando iniciou o processo, isso é virtualmente lucro para os acionistas mais antigos e prejuizo para quem ainda retem as acoes que comprou em alta.
Só o tempo dirá o acontecerá com a SCO...


» Augusto Campos () em 27/10 10:29

Não há propriamente uma comemoração. Há a notícia do jornal conterrâneo da SCO, e uma ironia pela situação e pela ausência de posicionamento do sempre sonoro porta-voz da empresa. Mas mesmo que houvesse comemoração, acho que não seria invalidade pelo simples fato de que o valor ainda não está abaixo do inicial, considerando tudo o que já aconteceu desde o início deste processo.


» devnull () em 27/10 11:09


>merecem a ironia

'ironia' vem de 'ira'... Não vejo motivo para ter raiva de uma emprezinha manbembe que está se enterrando por topar fazer trabalho sujo para a MS (que bancou isso e coisas piores, como patentes)

Afinal, quem quer ter como fornecedor alguem que ameaça os proprios clientes? Isso é atirar no proprio pé com AK-47...

Que tal então ter 'desprezo' pela SCO? De qualquer forma, o FOSS sai fortalecido.


» CWagner () em 27/10 11:43

Pelo que pude constatar, ironia não vem de ira, mas é uma figura de linguagem onde você disfarça o real significado de uma sentença com o que você escreve/fala (vide ironia socrática).

E eu acho que a SCO e todos os "agressores" do Software Livre terão o mesmo destino, caso tentem acabar com o movimento ou caso não tentem, pelo menos, conviver com uma filosofia que vá de encontro com os interesses do lucro pelo lucro, em vez do benefício que o seu trabalho pode dar à sociedade como um todo.

E no caso da SCO é mais que justa a situação dela, visto que as práticas por ela adotada se parecem muito com as ações de mafiosos, que cobram proteção de si mesmos.

E se alguém acha isso papo de socialista, comunista, xiita, etc... pode mandar um e-mail diretamente para o meu endereço, não gostaria de ficar me justificando/defendendo no site.

Obrigado e Abraços a todos.


» Augusto Campos () em 27/10 12:26

Ironia não vem de ira não. A etimologia desta palavra é bastante interessante, e até sugiro aos interessados que a consultem. Acho que não vale a pena ficar explicando muito o significado das palavras, mas vou copiar um trecho de uma definição do Houaiss: "esta figura, que se caracteriza pelo emprego inteligente de contrastes, us. literariamente para criar ou ressaltar certos efeitos humorísticos"


» Juliano Martins () em 27/10 17:05

Adorei a notícia, porém sou contra toda e qualquer ironia em qualquer coisa da vida quando se trata de um ambiente de certa forma, formal.

Qd conversando informalmente, tudo bem, é até normal ironizar as coisas numa boa, mas num local respeitado como a br-linux não pega bem.


» EdCrypt () em 27/10 17:51

Eu também sou contra ironia. E também contra antitese, metafora, sexo antes do casamento ou depois com fins que não puramente reprodutivos, esperiência com celulas tronco, aborto de anacéfalos, consumo de alcool, tabaco e cafeina por adultos, transfusão de sangue, liberdade de imprensa, voto e serviço militar facultativos, estrangeirismos in my language, blasfêmias ao meu deus, falta de nacionalismo, invasão de cultaras estrangeiras, Thrash Metal, e etc.
Mas o que eu realmente odeio é gente qu não sabe rir de si mesmo.


» Eduardo Jr. () em 27/10 17:52

Acho engraçado como a "Comunidade" do Software Livre se auto-destrói... Os mesmo que criticam a "ironia" ironizam comentários de novatos (como eu) e todo e qualquer outro assunto. Agora, pelo fato de ter colocado um ;-) numa notícia que todos que se dizem a favor do software livre deveriam comemorar sim (até com um certo sarcasmo) ja serve de motivo para os já conhecidos "bombardeios da comunidade".

Não me alimentem... (o email está a disposição para isso)


» Augusto Campos () em 27/10 18:38

Juliano: o BR-Linux é um website mantido por uma pessoa só (eu), e certamente sua "linha editorial" (aplicando o termo de forma elástica) reflete as minhas opiniões. Eu não vejo nada de errado em ser jocoso ao comentar uma notícia que assim merece, ainda mais considerando que se trata da mesma empresa que há menos de um mês mandou comunicados para toda a imprensa (até mesmo para cá, mas eu optei por não reproduzir) informando ser a proprietária do Unix, sob o pretexto de anunciar a instalação de nova sucursal no Brasil. Você pode discordar, é livre para isto. Mas não acho impróprio o website mantido por mim exprimir a minha opinião.


» EdCrypt () em 27/10 18:48

Pensando um pouco no grafico, o que está obvio é que ela consegiu chamar a atença de acionistas, inicialmente. Mas se passaram varios tiros-no-pé e ninguém gosta de estar na compania de auto-destrutivos. A cada nova cabeçada da SCO, mais gente caia fora da barca. Até quando eles não fazem nada (como não mostrar codigo algum na data limite) ele se enrolam.


» Ricardo Carvalho () em 27/10 19:28

Tome-lhe, bem feito, o preju será ainda maior, tenho dó dos acionistas, espero que estes já tenham se tocado que a SCO não tem mais nada para fazer, só entrar em briguinhas jurídicas, nas quais não pode provar que tem a razão.


» Manoel Pinho () em 27/10 19:47

Concordo plenamente com o Augusto. Eu não sei porque tem tanta gente tomando as dores da M$ e da SCO ultimamente.


» Ixbalanqué () em 27/10 19:56

Hmm, Manoel...
Talvez porquê o supositório anestésico que eles (os que defendem tanto a M$ e a SªCO) estavam usando tenha começado a perder o efeito.


» roberto () em 27/10 20:09

tecnicamente,funciona da seguinte forma,quem acusa tem que provar suas acusações,senão prova o processo se reverte e o acusado passa a ter direito de processar o acusador,isto é lei,se a sco acusou e naum provou agora devera arcar com suas responsabilidades perante os acusados por ela.


» Manoel Pinho () em 27/10 20:47

Tão com pena da $CO e da M$ ? Então vejam o que elas falam do linux e softwares livres:

http://www.linuxdicas.com.br/article1756.html

http://www.linuxdicas.com.br/article1757.html


» flaviothunder () em 27/10 23:04

Vejam isso:

http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI410845-EI553,00.html

O que me dizem ?


» bebeto_maya] () em 28/10 05:18

__Nunca tive medo da SCO, de fato, temo muito mais a Dell, HP e IBM. A traição da SCO já era esperada.Sem poder de fogo acabaram arranjando um patrocínio da MS, o tiro acabou saindo pela culatra, a MS sujou-se ainda mais,e a SCO comprou uma briga perdida contra a IBM.Ação que a levou a sangrar até fraquejar, e a MS tirou o dela da reta ao menor sinal de alerta vermelho.

__Eu me lembro da época do Caldera, o Linux mais fácil do Mundo, já em meados de 1999, você instalava tudo graficamente , e o computador não precisava sequer ser reiniciado, depois da instalação, você era jogado direto no KDE.Era fantástico.Infelizmente e SCO trocou ciÊncia por tapetão e se fo**u!


» Fábio Emilio Costa () em 28/10 10:09

O caso SCO só mostra que quando uma empresa de tecnologia passa a confiar mais nos advogados no que na inovação tecnológica (seu 'core business', ao menos em teoria), os resultados são rídiculos.

Falem o que quiser da IBM, mas ela talvez venha inovando mais em TI do que outras por aí. O mesmo vale para outras empresas em geral pintadas como "vilãs", como Sun, Dell, Apple e HP. Claro, elas não são santas, mas pelo menos fazem o seu trabalho e não enchem o saco de mais ninguém. :p


» Fábio Emilio Costa () em 28/10 10:10

O caso SCO só mostra que quando uma empresa de tecnologia passa a confiar mais nos advogados no que na inovação tecnológica (seu 'core business', ao menos em teoria), os resultados são rídiculos.

Falem o que quiser da IBM, mas ela talvez venha inovando mais em TI do que outras por aí. O mesmo vale para outras empresas em geral pintadas como "vilãs", como Sun, Dell, Apple e HP. Claro, elas não são santas, mas pelo menos fazem o seu trabalho e não enchem o saco de mais ninguém. :p


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.