Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançada a versão 0.90.0 do gerenciador de janelas WindowMaker

Notícia publicada por brain em outubro 26, 2004 12:24 AM | TrackBack


O gerenciador de janelas WindowMaker, criado pelo brasileiro Alfredo Kojima já foi imensamente popular, e suas qualidades ainda lhe garantem boa quantidade de fãs, mesmo com um ritmo de lançamentos bastante desacelerado. Informa o anúncio oficial: "Após anos sem um lançamento, orgulhosamente anunciamos que saiu o WindowMaker 0.90.0!" A nova versão anuncia compatibilidade com o GNOME 2.X e KDE 3.X, suporte a UTF-8, suporte a anti-alias de texto (via Xft2), suporte a Xinerama, e várias outras novidades. Como curiosidade, veja esta entrevista com Alfredo Kojima, publicada em meados da década de 90 pelo BR-Linux na época em que ainda se chamava 'Linux in Brazil'. A formatação original foi mantida para propósitos históricos.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ofranja () em 26/10 00:51

Hm, pena que saiu só agora. Se tivesse saído a uns 15 dias atrás, provavelmente eu não teria migrado para o Ion: ainda estaria usando WMaker, e faria a atualização.


» bebeto_maya () em 26/10 03:10

__Sem dúvida o Melhor Window Manager para Linux, tem um visual muito original, futurista! E um desempenho espetacular!


» William da Rocha Lima () em 26/10 06:45

Caro Augusto,

Poderia informar que foi lançada outra versão, a Wmaker 0.91.0

Corrigidos alguns bugs e improvizado o recurso ALT-TAB troca de janelas, conforme o link:

http://windowmaker.org/imageview.php?a=wmaker-0.91.0_1280x1024

Sem mais,


» Walter () em 26/10 07:59

Improvizado ], Willian ? Apenas em defesa de nossa língua pátria... deveria ser melhorado .. Improvisado é outra coisa :)


» andreas () em 26/10 08:57

Realmente pena que demorou tanto. Aquele bug (que suponho ter sido corrigido) de gtk+2 com foco-segue-o-mouse me incomodou tanto que troquei para kde. Mas ainda é o melhor WM para máquinas mais fracas na minha opinião.


» Ark () em 26/10 09:29

Eu usava wmaker, mas devido a letargia do projeto, acabei mudando pro FluxBox, que segue a mesma idéia, e tem a barrinha de programas abertos, que na minha opinião é o que me fazia mais falta no wmaker


» Udlei Nattis () em 26/10 10:16

Caros,

Sempre usei Window Maker e pretendo continuar usando... so' tem uma coisa que me desagrada profundamente, nao fiz os testes na versao 0.9x para ver se foi resolvido.

Programas compilados com Xft como as ultimas versoes do firefox ficam com fontes GIGANTESCAS na minha tela pois uso virtual desktop para 1400x1800. A solucao que encontrei foi configurar a fonte dentro do programas o que nao me agrada pois tem programas que isto nao 'e possivel. Alguem sabe como desativar este maldito recurso?

[]s


» liquidslave () em 26/10 10:18

Três comentários:
1) o visual original do windowmaker foi chupado do NextStep, então não é tão original assim.
2) Como WindowMaker foi feito para ser um clone do NextStep é quase impossível que ele ganhe uma barrinha como a do fluxbox, já que o Next não tem uma barrinha daquelas.
3) Simplesmente o melhor.


» Arlan Souza () em 26/10 10:20

Que boa notícia! Eu realmente sou fã do Window Maker e acho que todos deveriam conhecê-lo: é o wm que tem a melhor razão tamanho_do_código/funcionaliade na minha opinião.

Quanto ao comentário do Ark sobre a falta da "barrinha de programas abertos" no WMaker, menciono que não sinto falta pois o wmaker tem a "janela de aplicações", que pode estar não-visível, que é o padrão, visível (tecle F11 e clique na barra de títulos) ou parcialmente oculta, modalidade em que a janela se esconde dentro da tela e só aparece com o passar do mouse.


» franklin anderson de Oliveira Souza () em 26/10 10:27

Muito bom !

Acabei de compilar o Window Maker e muito agradável poder escolher uma fonte ttf pra o menu e o resto, sempre achei que o wmaker precisava desse recursos, ja tava passando da hora ! Só tem um problema, toda vez que vou alternar de janela ocorre um "Fatal Error" que acredito esta relacionado com o xinerama, sei la... apenas um chute, pois nao o compilei com o mesmo instalado.

Installation path prefix : /usr/local
Installation path for binaries : /usr/local/bin
Installation path for WPrefs.app : /usr/local/GNUstep/Applications
Supported graphic format libraries : XPM JPEG builtin-PPM
Use assembly routines for wrlib : yes
Use inline MMX(tm) x86 assembly : yes
Antialiased text support in WINGs : yes
Xinerama extension support : no
Translated message files to install : None


» Rafael Rezende () em 26/10 10:44

O que estive testando ontem foi a versão beta 1 do Xfce 4.2 e achei bom demais, tive uns probleminhas, provavelmente coisa de versão beta e nem sei se compilei os pacotes na ordem correta, só não consegui testar ainda o gerenciador de arquivos dele que parece que teve bastante mudanças desde a versão 4.0.

Ele agora tem grande parte dos recursos que a maioria das pessoas usam (dá até pra montar um painel que parece a barra do Windows/KDE etc.

E o bichinho VOA! Só está um pouco mais lento na inicialização, em comparação ao 4.0.

Outra vantagem é que agora ele pode compartilhar também temas de ícones do Gnome, além dos temas GTK que ele já compartilhava.


» hamacker () em 26/10 11:08

Aqui para o CL10, eu compilei ele assim :
./configure --prefix=/usr --sysconfdir-/etc/X11 --enable-gnome --enable-kde --enable-usermenu --with-apppath=/usr/Xqq/lib/GNUstemp/Apps

Um único problema que encontrei foi que ao miminizar o firefox nao consegui restaura-lo novamente, sabe quando a aplicacao fica miuda quase impossivel de ser clicada nela ? Entao, é isso, mas ainda vou averiguar.
Mais rápido do que o WindowMaker para quem escreve sistemas é impossivel, só faltava um terminal decente e um menu compartilhado com o KDE/GNOME. Alguem sabe se existe algo para transferir as opcoes do menu kde para WM ?


» Caio Begotti () em 26/10 11:29

Hamacker: apt-get install menu :) (se por "opções do menu" você quer dizer o próprio menu, claro)


» Thiago Mazurl () em 26/10 11:58

Se tivesse saido a uns 5 anos atrás, talvez tivesse continuado usando :-(


» Wilfredo () em 26/10 12:00

Nunca me senti confortável usando o WindowMaker. Acho ele 'futurista' demais. Prefiro os gerentes de janela com visual mais limpo, como IceWM (meu preferido).


» Fi () em 26/10 12:20

"William da Rocha Lima" Vc ainda continua vivo o Willian Copeia ? Ta copiando o q ultimamente ?


Ainda bem q o Augusto trocou o "Linux in Brazil" para br-linux ... "Linux in Brazil" eh coisa pra quem puxa saco de gringo.


» PSi666 () em 26/10 12:50

Uddley,

dentro do Firefox:

CTRL + (sinal de menos) = diminui a fonte
CTRL + (sinal de mais) = aumenta a fonte


» hamacker () em 26/10 13:02

Ops! Errei o comando acima para o CL10, troquei "1" por "q". É assim :
Aqui para o CL10, eu compilei ele assim :
./configure --prefix=/usr --sysconfdir-/etc/X11 --enable-gnome --enable-kde --enable-usermenu --with-apppath=/usr/Xqq/lib/GNUstemp/Apps

E quanto a minimizar do Firefox, nao ocorreu mais.
Como funciona esse programa "menu" ?


» William da Rocha Lima () em 26/10 14:21

Walter,

Erro injustificado...rsrsrs


» Kid X () em 26/10 15:00

Cada um tem o seu gosto para gerenciadores de janela. Eu gosto de gerenciadores "lights" como este, como o XFCE e os boxes. Os únicos "pesadões" que eu gosto é Enlightment e KDE. Como um bom usuário de Slackware, eu quero descartar o Gnome. Sim, ele já foi bom um dia, mas agora ficou esculhambado.

(Conteúdo off-topic: O Mandroga 10.1 detonou o meu HD! Nunca mais instalo aquela distro na minha máquina, não quero mais aquela "caixinha de surpresas")


» renato () em 26/10 16:01

sem duvidas este e um dos melhores WM, eu uso o GNOME no meu computador novo, mas no velho eu uso o WindowMaker pois eu acho ele um dos mais rapidos e tem uma interface muito inteligente e funcional.


» Udlei Nattis () em 27/10 14:19

PSi666, Quem diria encontrar o Sr. Aqui ;)

Nao 'e este tipo de fonte que estou falando que acontece no Window Maker com virtual desktop, as fontes sao as do menu. File, Editar, Views. Ficam GIGANTESCAS... As fontes de paginas ficam normais.


» arnaldo () em 27/10 23:44

Na empresa de tranporte interubano para quem desenvolvo usamos o wmaker maciçamente ainda não encontrei um outro gerenciador de janela, tão leve, tão simples, tão facil de configurar e tão customizável e tão estável quanto este


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.