Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Comunidade DiretoLivre se pronuncia

Notícia publicada por brain em outubro 25, 2004 11:39 PM | TrackBack


Sob o título "Comunidade DiretoLivre: 'Até aceitamos mudar o nome, mas não aceitamos parar com o projeto'", o PSL-BR publicou um manifesto do projeto DiretoLivre sobre o seu relacionamento com a organização governamental que criou as versões originais do Direto como software livre e depois fechou o código. Trecho: "Quando decidimos assumir o DiretoLivre sabíamos que poderia acontecer isto. Acreditamos ter material suficiente para nos defender numa instância jurídica. Estamos preparando uma resposta".

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo Vivan Borro () em 26/10 10:35

Esta vai ser uma briga boa... Uma licença Livre sendo examinada pelos nossos nem um pouco confiáveis juízes.

Vamos torcer pelo Direto Livre :-)


» Manoel Pinho () em 26/10 12:56

Uma tremenda palhaçada essa da Procergs. Se liberou o código sob licença livre no passado não pode querer proibir a distribuição de um fork daquela época. Vai ser o primeiro teste das licenças livres nos tribunais brasileiros.

Por outro lado, acredito que hoje existem alternativas livres bem melhores de softwares para workgroup.

Achei esse documento com detalhes da arquitetura do Direto:

http://www-gppd.inf.ufrgs.br/%7Esgd/geyer/pdp/2001-02/luis/direto/DIRETO.htm

e não vi grandes novidades em relação a outras alternativas.


» André () em 26/10 14:40

Lembrem o governo que incentivou o software livre no RS e consequentimente o desenvolvimento Direto como GPL era do Olivio Dutra (PT) e o governo que hoje quer ganhar dinheiro as custas da comunidade DiretoLivre é de Germano Rigotto (PMDB).

O mesmo pode acontecer com a prefeitura de São Paulo, quam sabe se não há dinheiro da MS na campanha do Serra.

Já pensaram se os telecentros mudaram para windows? Ou quem dará suporte ao Sacix?

A base do trabalho do Sergio Amadeu pode ir para o "vinagre", se acontecer em São Paulo algo parecido com o que aconteceu em Pernambuco, a competência do seu trabalho no governo federal PODE ficar em comprometida dependendo de quem subistituirá a equipe atual na prefeitura de São Paulo.

Sei que o governo do estado está experimentando software livre mas não sei onde nem como. E isso me preocupa. Pensem nisso, na hora de votar!

Links:
Sobre o exemplo de Pernambuco citado: http://computerworld.uol.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?documento=29270


» Incógnito () em 26/10 14:53

É uma vergonha para todos nós que moramos no RS, um estado que anteriormente apoiava o movimento SL agora com um governador neo-liberal ter abandonado todo o projeto construído pelo governo anterior. O pior é que o mesmo grupo que governa o estado, provavelmente será eleito para a prefeitura na capital. Aí sim, adeus FISL em Porto Alegre... :'(


» André () em 26/10 17:00

Muito pelo contrário, eu acredito que agora mais do que nunca o FISL deve acontecer em POA e digo mais deve ser organizado um protesto, uma passeata e/ou um manifesto de repúdio a atitude do governo do RS.

Os gaúchos devem procurar pessoas nas prefeituras de Munique, Paris, Governo Federal, Extremadura (Espanha), Curitiba, entre outros e procurar sensibilizar a população leiga. Sei lá, acho que dá pra fazer algum barulho.

PS: Agora uma brincadeira... põe o John Maddog em um trio elétrico na frente do palácio do governo. hehehe


» Adilson Oliveira () em 26/10 17:08

"PS: Agora uma brincadeira... põe o John Maddog em um trio elétrico na frente do palácio do governo. hehehe"
Pelo que eu conheço do Maddog é bem capaz de até dançar "axé" em cima do trio elétrico se for pra chamar a atenção para o caso :)


» eje del mal () em 26/10 18:08

Esfrega a CC-GPL na fuça do prefeito, ora!!!


» Jorge Andrade () em 26/10 18:19

Se a Procergs não concorda com os termos das licenças livres, deveria também DEIXAR DE USAR o apache , postfix , freebsd , linux, etc de seus servidores.

No c* dos outros é pimenta ?! :-P


» Giovanni () em 26/10 20:15

Só para relembrar:
quote de uma antiga noticia do br-linux:
http://br-linux.org/x/mt/mt-comments.cgi?entry_id=1507#010284

"
Antes de começar a bater no atual governo/Procergs, LEIAM DIREITO a nota oficial:

... "O Direto foi registrado sob nº 00033035, em 09.08.2000"...

Opa! Quando mesmo? Nove de Agosto de DOIS MIL? Opa... mas peraí... QUEM era governo na ocasião?
"


» Incógnito () em 27/10 14:14

Olá Giovanni

Vale lembrar que naquela época, não havia como registrar um programa baseado na GPL no Brasil, por isso a licença comercial.

Agora, se o PT fosse realmente muito mal como dizem, porque eles não fecharam o projeto, deixando para o rizotto fazer isso, hein? :^)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.