Notícia publicada por brain em outubro 18, 2004 10:48 PM
| TrackBack
Quem avisa é o próprio Rubens Queiroz, via PSL-BR: "'Eu gostaria de anunciar a liberação, sob uma licença da Creative Commons (http://www.creativecommons.org), do livro que eu escrevi em 1999 chamado "Linux: Dicas & Truques" e publicado pela Conectiva. Gostaria de agradecer ao Rodrigo Stulzer Lopes, da Conectiva, a quem devo muito por ter me incentivado a criar este livro, que foi derivado das mensagens veiculadas na Dicas-L. O livro está disponível para download no Nou-Rau."
Foi um dos primeiros livros sobre Linux que tive, sempre gostei do trabalho do Rubens.
Pessoal, uma dúvida, a Creative e a GPL, eu olhei um rápido resumo sobre a Creative, caso eu distribua um software regido pela Creative, ele não poderá ser usado para fins comerciais? Pelo que vi pode, desde que seja autorizado pelo autor, então, a pessoa não podera usar em uma empresa, ou este uso comercial refere-se a venda do mesmo?
Vi este trecho na noticia sobre a distribuição do livro e outro dia estava com dúvida a respeito disso.
Pierre
Você tocou num ponto crucial, Pierre.
Inclusive ia resmungar sobre a notícia. Dizer que tal trabalho está distribuído sobre "uma licença da Creative Commons" diz muito pouco. Há várias combinações de direitos reservados pelo autor...
No caso, a licença usada foi a seguinte (tive que baixar o PDF para descobrir isso...):
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/deed.pt
Que entre outras coisas não permite uso comercial. A meu ver isso mata boa parte da viabilidade econômica de projetos comerciais que fatalmente vão esbarrar nessa limitação. E para pior a situação a imensa maioria de blogues e artistas estão adotando essa mesma licença, que parece estar se tornando a CC "de facto".
Por que não a FDL?
Abraços,
Luis Alberto.
Cipriano, que licença é essa FDL ?
É a licença GNU para documentação:
http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html
Uma versão em português aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_FDL
Confesso que estou francamente preocupado com as variações "non-commercial" da CC tomarem conta das novas produções livres.
O pior é que até alguns Software estão adotando a CC "non-commercial"... Curioso, a Microsoft tentou de todas as formas pixar a GPL e agora um "vírus" nascido do próprio ambiente livre parece ameaçar os princípios da Liberdade.
Não me levem a mal, gostaria de discutir o assunto mesmo =D
Em tempo, o livro do Rubens é ótimo, lembro que o comprei junto com um Conectiva 4 anos atrás e foi muito útil.
Abraços,
Luis Alberto.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.