Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Download livre de "Linux: Dicas e Truques" de Rubens Queiroz

Notícia publicada por brain em outubro 18, 2004 10:48 PM | TrackBack


Quem avisa é o próprio Rubens Queiroz, via PSL-BR: "'Eu gostaria de anunciar a liberação, sob uma licença da Creative Commons (http://www.creativecommons.org), do livro que eu escrevi em 1999 chamado "Linux: Dicas & Truques" e publicado pela Conectiva. Gostaria de agradecer ao Rodrigo Stulzer Lopes, da Conectiva, a quem devo muito por ter me incentivado a criar este livro, que foi derivado das mensagens veiculadas na Dicas-L. O livro está disponível para download no Nou-Rau."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pierre Freire () em 19/10 08:17

Foi um dos primeiros livros sobre Linux que tive, sempre gostei do trabalho do Rubens.
Pessoal, uma dúvida, a Creative e a GPL, eu olhei um rápido resumo sobre a Creative, caso eu distribua um software regido pela Creative, ele não poderá ser usado para fins comerciais? Pelo que vi pode, desde que seja autorizado pelo autor, então, a pessoa não podera usar em uma empresa, ou este uso comercial refere-se a venda do mesmo?
Vi este trecho na noticia sobre a distribuição do livro e outro dia estava com dúvida a respeito disso.

Pierre


» Luis Alberto Garcia Cipriano () em 19/10 09:43

Você tocou num ponto crucial, Pierre.

Inclusive ia resmungar sobre a notícia. Dizer que tal trabalho está distribuído sobre "uma licença da Creative Commons" diz muito pouco. Há várias combinações de direitos reservados pelo autor...

No caso, a licença usada foi a seguinte (tive que baixar o PDF para descobrir isso...):

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/deed.pt

Que entre outras coisas não permite uso comercial. A meu ver isso mata boa parte da viabilidade econômica de projetos comerciais que fatalmente vão esbarrar nessa limitação. E para pior a situação a imensa maioria de blogues e artistas estão adotando essa mesma licença, que parece estar se tornando a CC "de facto".

Por que não a FDL?

Abraços,

Luis Alberto.


» liquidslave () em 19/10 10:09

Cipriano, que licença é essa FDL ?


» Luis Alberto GC () em 19/10 10:23

É a licença GNU para documentação:

http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html

Uma versão em português aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_FDL

Confesso que estou francamente preocupado com as variações "non-commercial" da CC tomarem conta das novas produções livres.

O pior é que até alguns Software estão adotando a CC "non-commercial"... Curioso, a Microsoft tentou de todas as formas pixar a GPL e agora um "vírus" nascido do próprio ambiente livre parece ameaçar os princípios da Liberdade.

Não me levem a mal, gostaria de discutir o assunto mesmo =D

Em tempo, o livro do Rubens é ótimo, lembro que o comprei junto com um Conectiva 4 anos atrás e foi muito útil.

Abraços,

Luis Alberto.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.