Notícia publicada por brain em outubro 17, 2004 10:57 PM
| TrackBack
Foi lançada neste final de semana a nova versão do Linux Live, um conjunto de scripts bash que permite montar um Live CD a partir de sua distribuição favorita - sem recorrer a mods de outros Live CDs existentes. Segundo o site da ferramenta, o processo pode ser tão simples quanto instalar sua distribuição favorita com as opções que você desejar, remover os arquivos supérfluos (considerando o espaço da mídia), fazer o download do Linux Live e rodá-lo. Claro que se você caprichar mais, poderá construir um excelente CD personalizado para a sua organização, ou um CD otimizado para a tarefa que você preferir. Um exemplo de Live CD criado com estes scripts é o SLAX, que recentemente foi notícia aqui no BR-Linux.
Uso e recomendo o Slax, estou usando para Firewall/VPN em dois clientes muito facil de personalizar principalmente para quem usa o Slackware que eh o meu caso.
Nao entendi direito a noticia, eu posso por exemplo pegar o conectiva que tenho instalado no meu notebook e criar um livecd dele, é isso ?
Teoricamente isso seria possível mas a verdade é que nunca consegui fazer isso até porque o kernel precisa de um patch que não está disponível para a versão 2.6 do Linux Kernel.
Esses scripts permitem exatamente isso, criar uma distribuição live da instalação que voc]ê possui, são muito interessantes, mas por enquanto limitados à núcleos até o 2.4.
No entanto existem outras alternativas como o programa bootcd existente no DEBIAN, como ele você também pode gerar muito simplificadamente uma imagem em cd do seu sistema, e o melhor, patchs no kernel não são necessários :)
Neste tem LINK tem um scrip que permite gerar um liveCD kernel 2.6.X e não precisa de patch , só suporte a tmpfs e iso comprimido habilitado no kernel
ops o link !
http://bzs.sourceforge.net/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownloaddetails&lid=5&ttitle=litrix_createCD-1.0.tar.gz
O Litrix é um excelente live-cd que tem como base o slackware:
http://www.litrix.cjb.net
O Vagner melhorou o script indicado.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.