Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Onde estão os bons jogos open source?

Notícia publicada por brain em outubro 14, 2004 09:40 PM | TrackBack


Luiz Gustavo (lgustavo@MyFreeBSD.com.br) enviou este link do MyFreeBSD e acrescentou: "'Apesar de impressionante lista de conquistas do software open source, não há jogos de alto nível criados no modelo open source. Claro, muitos jogos antigos, como Doom e Quake foram presenteados à comunidade, mas não há criações originais comparáveis nessa área. E a situação não deve mudar tão cedo, pois o modelo de desenvolvimento open source não faz sentido para o desenvolvimento de todos os jogos. É claro que há exceções para cada regra. O open source pode não ser a melhor escolha para o desenvolvimento de alguns jogos, mas ele funciona muito bem em outros com ciclo de vida grande. É exatamente aí qie estes projetos foram bem-sucedidos. Exemplos incluem BZFlag, FreeCiv e FrozenBubble. Você pode também incluir toda a comunidade multi-player Game Modding nesta categoria. Trata-se de um grande exemplo do sucesso da força do desenvolvimento aberto. ' Leia o restante da tradução do artigo de Adam Geitgey no link acima."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EdCrypt(Eduardo de Oliveira Padoan () em 14/10 22:05

Que coincidência. Comecei hoje a dar uma olhada em pyGame.


» Eduardo Linux () em 14/10 23:37

Há bons jogos sim, mas em baixa quantidade. Cito aqui:

- Chromium
- Xsoldier
- TuxRacer
- Frozen Bubble (clone do Bust-A-Move, da SNK)
- um clone do Arkanoid que não me lembro
- Flight Gear
- xgalaga (clone do galaga)
- Nethack e seus mod's
- pingus (clone lemming's)
- FreeCiv
- Lincity (clone do Sim City 1.0)
- Power Manga (jogo de naves)

E olha que esta lista eu fiz de improviso. Agora, na boa: por que os caras não fazem em vez de reclamar? Ou pelo menos fazem reclamando? Calma, não quero dar uma de troll!


» Augusto Campos () em 14/10 23:48

O argumento do autor é que os jogos baseados em conteúdo e de ciclo de vida curto (que ele chama de "jogos de alto nível") não combinam com o modelo de desenvolvimento aberto. Ele não diz que não há jogos bons para Linux, apesar do título.


» Wconserta () em 15/10 00:00

na verdade o que deveria ter são jogos comerciais mesmo no linux , não é porque o linux é livre que temos que exigir tudo livre nele, acho que isso um dia vai acontecer pois ja esta engatinhando de empresa com a que faz o Doom de porta os jogos pra linux, ou mesmo empresas de outro segmentos com o varicad, sou afavor de programas multi plataforma.

Pena que isso é um processo longo e vamos convir o linux não tem quantidade nos desktop como tem o windows (é clara que boa parte devido a pirataria e versões oem )


» Geog () em 15/10 00:01

"Exemplos incluem BZFlag, FreeCiv e FrozenBubble."

Mas nao se comparam a um FIFA , Counter Strike , NFS , ...


» Marcos de Souza (mds) () em 15/10 00:05

Mais um game ae na lista: 0verkill (apresentado a mim pelo Cassio Eskelsen). Também Open Source!

É um jogo que usa caracteres ASCII, logicamente em modo texto. Muito bem bolado! :]

Link: http://artax.karlin.mff.cuni.cz/~brain/0verkill/

Dica: joguem uma grana no pé de vcs! :D

[]'s


» Marcos de Souza (mds) () em 15/10 00:07

"Dica: joguem uma granaDA no pé de vcs! :D"

Agora sim!


» bebeto_maya () em 15/10 01:14

__Não há jogos pra Linux, muito em virtude da falta de Gamers no Pinguim, e do suporte parcial a 3D, afinal quase toda placa no Windows, tem suporte 3D, ativado via DirectX, eu, por exemplo, tenho uma Trident Cyberblade, que roda 2D melhor no Linux que no Windows, mas não tem suporte 3D.Aí entra a questão OpenGL. . .Já joguei Heavy Metal Fakk 2 no Linux, justamente por causa do O.GL em uma máquina com drivers Nvidia,. . .O problema é que gamers, em geral, são verdadeiras ''malas sem alça'', se o usuário convencional do micro, já acha chato ter que ''clicar no botão iniciar'', e torce o nariz pra aprender uma nova tecnologia, imagine o gamer, que tem o computador como video-game. . .pra ele o ideal é ligar o PC, botar o CD e pronto. . .Sem senha, ciques etc. . .Ou seja, a última coisa que um jogador quer é fazer curso de informática. . .Ele quer jogar. . .É por isso que dizem que o Windows é um puta video-game..Também, pudera:É só pra isso que ele serve mesmo. . .
__Pra mim os melhores jogos estão no Playstation, SNES e NeoGEO. . .E pra todos eles há bons emuladores no Linux.Se eu quisesse coisa melhor comprava um video-game, é a melhor solução a longo prazo, pois o equipamento tem vida útil de 4 anos, sem que você precise ficar trocando placas e gastando com hardware. . .Vejam o Playstation:Dez anos de estrada e ainda não tá ultra-passado!


» arnaldo () em 15/10 01:32

Talvez o maior culpado disso seja o wineX e os emuladores afins, muitas lan houses estão adotando o linux como sistema operacional para fugir das licenças, mas usam estas ferramentas ao invez de copias compiladas para este SO, se os softwares de jogos fossem disponibilizados de forma comercial para o linux, mas necessitassem de ser recompilados para poder funcionar nele , o proprio mercado iria reclamar esta características dos fabricantes


» Douglas Augusto () em 15/10 01:36

Notícia relacionada:

http://br-linux.org/noticias/003310.html


Acredito que o mercado de idéias criativas para jogos esteja saturado, praticamente todos os estilos de jogos já foram desenvolvidos. O que as empresas hoje fazem para criar um diferencial é enriquecer o que já existe, criando gráficos 3D alucinantes, trilha sonora elaborada, recursos posicionais de sons, e tudo o que se vê no cinema. Mas a essência foi desenvolvida 5 ou 10 anos atrás.

Por sustentar-se em um diferencial passageiro (gráficos, efeitos) e não na diversão em si (como os excelentes jogos clássicos), a vida útil destas novas criações são muito curtas, com pouco aproveitamento para uma empreitada futura. Isto realmente inibi a ação de um modelo aberto, com reutilização, etc.


» Zyk () em 15/10 01:59

0verkill, taí um jogo extremamente criativo. Os melhores jogos para mim foram Prince of Persia (DOS) e Another World (Mac). De vez em quando jogo TuxRacer e Pingus (junto com meu filho de 3 anos) . Tem também Sokoban e Atomics (meus prediletos). Mas pra jogos gráficos 3D, às vezes uso Plastation 2 do meu filho (dá de 10 x 0 no Windows).


» StanStyle () em 15/10 06:12

Recomendo: Kurumin Games 1, 1.2 e 2.0 :)
Placas antigas e genéricas de modelo de baixo custo não suportam mesmo o OpenGL mas agora, ao meu ver, a cena é bem diferente. Há diversos títulos em openGl e até mesmo o seu PS usa linux e GL. Talvez, tornar-lo compatível com o x86 seria uma boa (pra gente). Já pensou um jogo de PS 2 rodando em um PC? Nós sabemos que um console Xbox é um celeron 733mhz (acho que é isso) com 64 Mb de ram, uma nvidia on-board especial e um windows enxuto, feito só pra jogos. E advinhe, usa directx, justamente pra deixar próximo um ambiente do outro até mesmo para o desenvolvedor. Na próxima versão virá até com mouse e teclado...
Talvez, eu disse talvez, se ocoresse essa compatibilidade seria mais fácil pra gente e para outros unixs. Mas acho isso improvável :(

OBS: Não comparem um jogo rodando em NTSC ou em PAL-M rodando no máximo a 30 quadros por segundo em uma resolução e definição bizarra com o mesmo jogo em um PC.


» devnull () em 15/10 06:31


O uso de libs livres está aumentando nos games comerciais (ex: o Warcraft 3 usa freetype, o Serius Sam usa Ogg Vorbis e o NeverWinterNights usa Lua...)

Já que essas libs que são usadas por esses "jogos de alto nível", talvez um dia nós vejamos uma engine completa que seja livre.

Discordo de que os Gamers não querem entender de nada. A questão é que, hoje em dia, dominar de jogos complexos como o Deus Ex, já desafio o suficiente para qualquer um, sem ter que ficar brigando com drivers de video...


» André () em 15/10 08:26

Realmente acho que é a falta de jogos nativos, vejam o exemplo de Doom 3: saíram os binários nativios para Linux, para poder jogar tem de comprar o CD.

Já no caso de Unreal Tournament os binários para Linux já estão nos CD.

Acho que nós devíamos mandar e-mails a ID agradecendo pelo atitude e pedindo que no próximos jogos eles façam parte do próprio CD. Isso vai mostrar que mesmo não sendo livre os jogos comerciais tem futuno ne Linux.

Lembrando que ambos os exemplos são jogos que usam a API OpenGL, já os jogos que usam DirectX, sem chance, só com WineX mesmo.


» Wconserta () em 15/10 08:31

O bebeto falou uma verdade , o suporte a 3d ainda deixa muito a desejar no linux hoje se voce realmente quer 3d so as placas da nvidia dam conta do recado e olhe la, ati esta muito atraz da nvidia no que diz a driver pra linux,

agora uma dica para quem tem placa de video da voodoo qualquer serie, o mandrake 10 da suporte a 3d logo na instalacao para todas as voodoo eu falo pois eu uso o mandrake em casa e nisso e muito hehe

assim pessoal nao repara na falta de acentos, eu estou num micro sem acentos configurados


» Emilio Wuerges () em 15/10 08:39

Bem, neste ponto a comunidade costuma ser hipócrita.
Não existem jogos livres bons.

O modelo livre (comercial) não se aplica a jogos, onde o usuário tende a instalar e configurar o jogo sozinho.

Todos são facilmente superados pelos jogos do último ano soltados para windows.

Precisamos de muitas coisas no linux. Um ponto são os jogos.
Acho fantástico empresas como a ID produzirem jogos de qualidade tão alta que rodam até no linux.

É difícil fazer software portável (quem já tentou o diga), necessita de bibliotecas portadas.
A boa notícia é que a nossa fatia do mercado está crescendo.

Com isso, a cada dia as "Game Houses" (é isso??) vão se preocupar mais não só com o linux, mas sim com usar bibliotecas padrão e desenvolver software portável.

Seguir os padrões livres. É isso que realmente falta.


» Adilson Oliveira () em 15/10 08:44

"Há bons jogos sim, mas em baixa quantidade. Cito aqui:"
"Mas nao se comparam a um FIFA , Counter Strike , NFS"
Caro Eduardo Linux e Geog.

Acho que vocês estão comparando duas coisas distintas: qualidade com beleza.
Concordo que são são pouco os jogos para linux que usam recursos gráficos e de som avançados mas eles não precisam disso para terem qualidade e por qualidade em um jogo eu espero consistência, usabilidade, enfim, *diversão*.
Jogos como Frozen Bubble, TuxRacer, BzFlag (meu favorito), Lbreakout são, em minha opinião, de alta qualidade por trazer os requisitos que citei acima e, principalmente, me darem o que um jogo foi feito para dar que é diversão.
Eu ontem estava jogando o demo do Doom 3, cheguei mesmo quase a comprar mas, apesar de ser visualmente fantástico, achei chato.

[]s

Adilson.


» Mandark () em 15/10 08:59

O problema de não existir jogos realmente impressionantes no modelo Open Source, não é pelo fato de não existir bons programadores, mas sim, pelo fato de não existirem bons designers gráficos e um boa equipe de som disponível. Acaba essa tarefa ficando a cargo do pobre programador que não tem o "bom gosto" e tempo disponível.


» liquidslave () em 15/10 09:30

Bem, acredito que o grande problema dos jogos open-source, não é o suporte 3d, nem a falta de bons designers, nem as 23487521378412 distribuições ou mesmo a falta de gamers. O problema é a falta de $$$, fazer um jogo como doom3 demorou quase 4 anos de trabalho dia e noite de uma equipe dedicada e competente que trabalhou exclusivamente nesse empreendimento.
O mercado de jogos já superou o mercado de hollywoody em termos de ganhos $$$, é um seguimento importante no mercado digital e conta com investimentos altos.
Parem de dizer que o problema é o linux, não existem boms jogos open-source/freeware extremamente bons nem no windows !!!
Penso que a formula mágica para o aumento de qualidade nos jogos open-source é um forma de pagar todas as contas da equipe de programadores envolvido, porque dependendo do jogo é muito mais complicado de fazer do que um gerenciador de janelas ou player de mp3.


» Manoel Pinho () em 15/10 10:18

Até hoje não entendi porque o desenvolvimento de jogos no linux não decolou de vez, principalmente quando se sabe que o dinheiro real dos jogos vem dos consoles e não dos jogos para PC.

Pensem bem: se você tivesse uma software-house de jogos e quisesse vender seus produtos você teria duas saídas:

1) Olhar só para a M$ e fazer seus jogos para X-box (que não é o console dominante) e para PC/Windows (índice de pirataria altíssimo)

2) Usar diversas ferramentas de desenvolvimento diferentes para fazer seus jogos rodarem no PC/Windows, X-box, Playstation 2, etc. Isso custa muito e exige um grande retrabalho no código.

3) Usar o linux, OpenGL e outras tecnologias multiplataforma como base para desenvolvimento e ter um jogo facilmente portável para qualquer plataforma. Acredito que é essa a abordagem da ID Software e por isso seus jogos são lançados quase que simultaneamente para várias plataformas.

Quanto ao desenvolvimento de jogos livres eu creio que há uma dificuldade maior para certos tipos de jogos, que cada vez precisam mais de produções hollywoodianas, mas ao mesmo tempo talvez seja até uma estratégia melhor para desenvolvimento de certos tipos de jogos como adventures, simuladores e outros.

Outra vantagem de usar o linux como plataforma de desenvolvimento seria a possibilidade de vender um jogo que rodasse diretamente do CD ou DVD (a empresa Gentoo chegou a fazer isso). Bastaria o cara colocar no micro e dar boot, como faria num console. Nada de problemas no Windows. Por que não ?


» Ricardo Carvalho () em 15/10 12:11

Na falta de algo mais elaborado que o angband para jogar comprei um gamecube e jogo no gngeo alguns jogos dos velhos tempos.


» santo () em 15/10 12:26

Bom quase tudo que eu acho já foi dito acima, mas existe um problema extra, quando uma empresa resolve desenvolver jogos para pc ela pensa windows 95% do mercado linux 3% ai você pensa que mesmo com 90% de pirataria sobra ainda 9,5% do mercado que vai comprar o seu jogo que é mais do que o triplo de todo o mercado linux e portando para as megaprodutoras de jogos ainda é muito melhor produzir um jogo para windows e ter 10% do mercado windows do que produzir um jogo para linux e ter 100% do mercado linux.
Enquando a MS for dominante deste jeito no mercado de PCs vai ser difícil as produtoras pensarem em produzir jogos para outras plataformas que não windows.


» André () em 15/10 12:34

Enquanto o Linux não crescer MUITO no desktop corporativo não vai crescer no desktop doméstico também, quando esse crescimento for mais significativo as empresas aumentarão o desenvolvimento de binários para Linux.


» Marcos Alexandre () em 15/10 13:23

Também acredito que depois dos servidores o próximo passo é o desktop corporativo. Só depois o Linux vai ter força no usuário doméstico.

Bom, pra não repetir tudo que já foi dito sobre as dificuldades dos jogos para Linux, queria acrescentar que muitos algoritmos violentos e tecnologias novas de games são patenteadas. Se o software não for comercial, não tem como a empresa pagar royalties.


» Kid X () em 15/10 14:04

Eduardo Linux, vc esqueceu de mencionar o Kobo Deluxe (clone do XKobo), aquele joguinho é mto bom! Fora os jogos nativos do KDE e GNOME como o Mahjongg...
Eu sou a favor de uma boa engine Open Source em LGPL, assim ficaria mais fácil e melhor para os desenvolvedores de jogos! Mas por exemplo, ter um UT2004 open source não tem cabimento!


» Rafael () em 15/10 14:50

E o CUBE (estilo Quake) e o Racer (Corrida) não sei se os 2 tem o codigo sob GPL, mas pelo menos é de graça. :-)


» Mandark () em 15/10 15:08

O Racer eu sei que não é GPL.

http://www.racer.nl/legal.htm


» André () em 15/10 17:03

O Cube (http://wouter.fov120.com/cube/) não é GPL, mas é Open Source e para ser sincero eu não compreendi quase da licensa, mas parece que é ela permite alteração e até a venda do produto final sem ter de informar o que você inseniu no código desde de que mencione que o seu engine se originou do Cube.

Ela precisa ser liga por alguém com um inglês melhor, mas eu acho que é isso mesmo.


» jcarlos () em 15/10 19:41

Temos algumas tentativas de bons jogos opensource com similaridade a jogos comerciais vejam:

http://www.parsec.org
http://theguild.linuxgames.com

Porém sabe-se lá porque o desenvolvimento está parado a um bom tempo...

Engines GPL? já ouviram falar em na ClanLib (www.clanlib.org)? ou no CrystalSpace (http://crystal.sourceforge.net)? Só não sei se os desenvolvedores acham estas engines boas..

Acho que o que falta /p os jogos opensource ficarem mais parecidos /c os jogos comerciais seria um bom acabamento (ou arte final se preferirem) (questão de marketing, um melhor trabalho nos gráficos e músicas dos jogos, etc..). Programadores geralmente não são muito bons em artes e são melhores em exatas, por isso o acabamento dos jogos opensource geralmente não são muito bons.
Uma boa idéia seria convencer alguém que está fazendo facundade de computação gráfica ou de música a colaborar /c um projeto opensource, se esta pessoa for talentosa e fizer um bom trabalho com certeza o jogo ficará popular e quem participou dos gráficos/músicas do jogo terá visibilidade mundial e chances de ser chamado /p trabalhar em algum lugar que ganhe uma boa grana...


» jcarlos () em 15/10 19:52

Ahhn, também me esqueci de mais um jogo opensource que promete bastante:

http://www.planeshift.it


» EdCrypt () em 15/10 19:54

BTW, para os interessados em desenvolvimento de jogos: http://gamenux.megariomafra.com.br/


» Rodolfo L. Castanheira () em 15/10 20:12

Discordo totalmente do texto. Os jogos nao presizam ter um ciclo de vida curto, pelo contrario, nos ultimos anos os jogos de maiores sucessos tiveram ciclo de vida longo. Counter Strike e um otimo exemplo, ele existe desde 1998, e e jogado por cada ves mais pessoas, a despeito dos graficos ultrapassados. Esse jogo combina perfeitamente com o desenvolvimento de jogos Open Source. Jogos multiplayer tem sempre um ciclo de vida muito mais longo que a maioria dos jogos. Mas tambem podem existir jogos singleplayer com um ciclo de vida longo, o melhor exemplo e The Sims, o jogo vendeu mihloes de copias desde 2000 (se a memoria nao me falha)e so agora foi lancado o The Sims 2. Jogos com vida estremamente curta como Doom 3 tendem a desaparecer. Os novos jogos tendem a ter um ciclo de vida cada ves mais longo, principalmente por causa do multiplayer, jogos com cilco de vida curto estao fadados ao facraso. O modelo de desenvolvimento Open Source combina sim com o desenvolvimento de jogos, alias, mas do que se imagina, todos os jogos de sucesso com ciclo de vida longo, como os que eu citei acima, acabarao formando comunidades que fazem modificacoes e melhorias nos jogos, soa bem parecido com o desenvolvimento de software livre nao?


» Marcos Alexandre () em 15/10 21:05

Vocês já repararam nos créditos desse jogos comerciais? Tem uns 40 nomes, de tudo que é área. E geralmente a equipe de programadores é a menor delas.


» EdCrypt () em 16/10 02:27

Sobre programação de jogos:
http://www.ic.unicamp.br/~ra008849/downloads/jogo/doc/
Agora só falta para os outros noimes nos creditos :P


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.