Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Diferenciando os BSDs

Notícia publicada por brain em outubro 14, 2004 09:32 PM | TrackBack


Luiz Gustavo (lgustavo@MyFreeBSD.com.br) enviou este link e acrescentou: "As organizações que queiram usar uma variante pública do Unix têm duas soluções a escolher: Linux e BSD. O tão falando Linux tem uma variedade de distribuições que incluem diferentes utilitários e ferramentas. O mesmo é verdade, com menor freqûência, com o BSD. Este artigo compara e diferencia as quatro principais variações BSD, oferecendo recomendações para soluções de servidor e de desktop."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Filipe Alvarez () em 14/10 21:42

Luiz Gustavo, o link esta errado. Esta faltando o 'h' antes do ttp://link.


» EdCrypt(Eduardo de Oliveira Padoan () em 14/10 21:54

Agora tem o DragonFly também. Não sei muito sobre, só que é um fork do Free.


» Augusto Campos () em 14/10 22:01

Arrumei o link, obrigado!


» BSD () em 15/10 15:39

Só um detalhe, entre Net/Free/Open o NetBSD é o mais antigo, ao contrário do que está escrito no artigo:

> O NetBSD foi lançado alguns meses após o FreeBSD.

Não tenho o link aqui no trabalho, mas existe um arquivo no ftp.netbsd.org com a "árvore genealógica" dos BSDs, e me parece que a primeira release do NetBSD saiu em Maio de 1993, não em Dezembro como afirma o artigo.


» diego () em 16/10 11:24

Desculpem a ignorancia, mas acho que linux nao é unix. o unico unix q usei foi o mac os x, e uma vez instalei o open bsd por curiosidade mas continuo achando que linux nao é unix. talvez baseado ou alguma coisa assim.
Novamente desculpem me se estiver errado e se sim digam me por que.
abracos.


» diego () em 16/10 11:26

Desculpem a ignorancia, mas acho que linux nao é unix. o unico unix q usei foi o mac os x, e uma vez instalei o open bsd por curiosidade mas continuo achando que linux nao é unix. talvez baseado ou alguma coisa assim.
Novamente desculpem me se estiver errado e se sim digam me por que.
abracos.


» Eu () em 16/10 13:32

"Não tenho o link aqui no trabalho, mas existe um arquivo no ftp.netbsd.org com a "árvore genealógica" dos BSDs, e me parece que a primeira release do NetBSD saiu em Maio de 1993, não em Dezembro como afirma o artigo."

Veja a bsd-timeline: http://www.freebsd.org/cgi/cvsweb.cgi/src/share/misc/bsd-family-tree?rev=1.83&content-type=text/x-cvsweb-markup

A versão 1.0 do FreeBSD já estava pronta quando a versão 0.9 do NetBSD estava sendo lançada.

Gráfico semelhante encontra-se no site do NetBSD: http://www.netbsd.org/images/graphs/bsdtimeline.gif

Se você quiser comparar a primeira release do FreeBSD com o primeito "beta" do NetBSD, então o NetBSD surgiu antes. Entretanto, se você quiser comparar as duas releases oficiais, o FreeBSD realmente surgiu alguns meses antes.


» Henrique Vicente () em 17/10 15:58

Linux não é UNIX mesmo... no site dele encontramos:
"What is Linux?
Linux is a clone of the operating system Unix, written from scratch by Linus Torvalds with assistance from a loosely-knit team of hackers across the Net. It aims towards POSIX and Single UNIX Specification compliance.

It has all the features you would expect in a modern fully-fledged Unix, including true multitasking, virtual memory, shared libraries, demand loading, shared copy-on-write executables, proper memory management, and TCP/IP networking.
..."

E porque Linux é um UNIX like system? segundo o que eu já encontrei (e tenho certeza que está certo) a estrutura do UNIX é bem elaborada... e esse é o motivo, além que os sistemas UNIX já eram bastante usados e maduros quando o Linux começou a ser projetado.. algo do tipo..


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.