Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Quanto vale o kernel Linux?

Notícia publicada por brain em outubro 14, 2004 10:20 AM | TrackBack


O leitor Dantas enviou este link para a nota de Manoel Pinho e acrescentou um trecho do texto do LinuxDicas: "Saiu no Slashdot: Qual o valor do kernel Linux? Depois de uma oferta de um certo Jeff V. Merkey para pagar apenas 50 mil dólares por uma cópia do Linux licenciada como BSD, David Wheeler fez alguns cálculos e chegou a uma estimativa de 612 milhões de dólares '" Para esclarecer um pouco mais: o valor mencionado refere-se ao custo estimado para um eventual redesenvolvimento do kernel do Linux, e foi obtido através da aplicação de metodologia específica para este tipo de cálculo. De modo geral, a relação entre custo e valor não é direta, mas enquanto o valor tende a ser uma grandeza subjetiva, o custo costuma poder ser calculável ou estimável. Interessados nos conceitos econômicos associados ao desenvolvimento de software não devem deixar de ler o texto de David Wheeler, mesmo que seja para conhecer as metodologias utilizadas.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Dirceu () em 14/10 11:44

Será que aceita vale-transporte? ehhehehehhe

Putz é muito dinheiro, mas acredito que se olhar por todas as possibilidades que o Linux oferece esse valor é insignificante. Não para mim :)
A verdade a importância hoje do linux para as empresas é sem tamanho...


» /-//_/(¬( ) () em 14/10 11:46

O suficiente pra m$ pagar à vista :(


» Augusto Campos () em 14/10 12:01

Se estivesse à venda ;-)


» joaocep () em 14/10 12:29

Abrindo uma nova linha de perguntas... Digamos que a M$ comprasse o Linux (digamos) com sua licensa BSD (fictícia) .. Será que eles usariam isso no Windows??? ou usariam como Linux mesmo???


» Alexandre () em 14/10 12:56

Mesmo que a m$ comprasse, ela teria cacife para manter o kernel estável? ou teriamos packs de segurança constante? hahaha ...

como todo programa que a m$, o que não faltaram após a aquisição foram bugs... veja hotmail, internet explorer e muitos outros.


» psantos () em 14/10 15:13

Muito pior do que comprar e colocar como BSD seria fechá-lo. Isso poderia ser feito?
Os direitos sobre o mesmo não são do Linus?
Caso se queira, alguém pode realmente vender o kernel do Linux? Quem?


» Tux () em 14/10 15:22

Po, parece que vcs nunca leram a GPL.

Uma vez GPL sempre GPL.


Eu se fosse o Linus vendia o Kernel, e com a grana continuava até onde ele foi vendido.

O que ia mudar trocar o nome Linux por Freax ?


» Augusto Campos () em 14/10 16:00

Caro PSantos: só quem pode mudar a licença de um software é o detentor dos direitos autorais dele. Se todos os co-autores do Linux decidissem mudar, eles poderiam até mesmo transformá-lo em um software proprietário. No exemplo concreto do Linux, como sua licença é GPL, a mudança só iria valer para as versões posteriores ao fato - as versões anteriores continuariam sendo GPL e portanto livres.

Mas como há literalmente centenas de co-autores do Linux, considerar esta mudança como uma possibilidade concreta é irreal.


» Tux () em 14/10 16:14

Boa Augusto, completou o que eu disse.

Se aparecer 612 milhões de dólares, é jogada vender e continuar.


» Augusto Campos () em 14/10 16:32

Discordo. Não vejo nenhuma vantagem na possibilidade de existir um fork proprietário do Linux. Mas como 100% dos autores teriam que concordar, acho que a possibilidade existe apenas no domínio dos devaneios


» Patola () em 14/10 16:44

De qualquer jeito, o valor estimado foi o valor do custo do desenvolvimento do kernel, não seu preço. Como o autor diz, o preço seria muito maior, na casa dos bilhões de dólares.


» Henrique Paiva () em 14/10 19:36

Ele podia fazer um fork do linux...e em seguida vender ele. hehe!


» Glauco () em 15/10 09:05

Que tal fazermos um fork da ignorância e mediocridade humana, vendermos para a M$ e continuarmos a desemvolver a mentalidade de onde paramos?


» Kid X () em 15/10 16:44

Glauco, eu acho que a humanidade precisa ser "recompilada". :P


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.