Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SGI vende estações de trabalho Itanium/Linux

Notícia publicada por brain em outubro 13, 2004 10:02 AM | TrackBack


StanStyle (ludi@ig.com.br) enviou este link e acrescentou: "Segundo notícia publicada no The Inquirer, a SGI diz oferecer a mais potente workstation do tipo no mundo. Atualmente, a workstation pode suportar até 16 processadores com 4 ATI FireGL (placa de vídeo openGL). Aparentemente já existem alguns programas como de visualização de tempo (clima) e análise genética. A workstation pode ser adquirida por $30000 (algo em torno de R$ 55000)." Segundo a notícia, a SGI planeja suportar até 512 processadores Itanium e 16 placas gráficas de 3820X2480 pixels. Como o negócio da SGI até recentemente era fortemente baseado em hardware proprietário (rodando seu próprio sistema operacional), esta oferta de estações de trabalho "commodity" mostra bem mais do que a simples adoção do Linux como componente de um modelo de negócios viável para a SGI.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» All-In-Wonder () em 13/10 15:04

Engraçado. Parece que as FireGL funcionam bem no Linux...no site da ATI existem drivers específicos para elas... Pq a ATI não coloca esse pessoal para trabalhar junto com o pessoal dos drivers das Radeons? Assim minha All-in-Wonder funcionaria no Linux, o OpenGL deixaria de ser vantagem para a NVidia e todos ficariam felizes...


» Douglas Augusto () em 13/10 19:05

Eu não vi nenhum indício de que essas placas [fireGL] funcionem melhor no Linux do que as "Radeons". Assim como existem drivers para as fireGL, existem também para as Radeons. A questão é saber a qualidade destes. Eu não seria otimista, visto o histórico de descaso da ATI para com o Linux.

Agora, se consumidores ficarem decepcionados --por causa da má qualidade de vídeo--, poderá por fim arranhar a imagem do Linux nessas instituições, o que é muito diferente do driver ATI do vizinho não ter funcionado bem no Linux.

PS: Augusto, parece que depois desta pequena mudança o br-linux voltou a não armazenar as informações pessoais para comentário, mesmo após ter limpado os cookies.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.