Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Relato do Congresso de Software Livre de Santa Catarina

Notícia publicada por brain em outubro 12, 2004 04:32 PM | TrackBack


'Uma diversão só' - este foi o título originalmente dado a esta nota por Helio Castro (helio@kde.org), o primary contact do projeto KDE na América do Sul e palestrante no primeiro dia do evento. Pedi a ele que compartilhasse conosco de forma abreviada as suas impressões sobre o Congresso de Software Livre de Santa Catarina, e ele relatou: "Bom, poderia ter sido um mais um fórum, com boas palestras, gente importante, a presença usual de nossos nerds usuais, mas para a surpresa dessa pessoa que aqui escreve, foi muito diferente. É claro que o usual padrão das palestras, foi mantido, onde eram três simultâneas, entre sala principal e duas paralelas menores. E pra isso digo uma coisa, os formatos TEM QUE MUDAR. Percebe-se que com o advento do software livre e código aberto no Brasil, muitos eventos acontecem e há repetição exaustiva das mesmas palestras pelos mesmos palestrantes. Mas isso é assunto pra outra hora. Só vai uma dica pra os próximos fóruns e pros palenstrantes: É preciso mudar o formato, não adianta mudar o tema só para dizer 'inédito'.

"Mas voltando ao congresso, para a minha surpresa o local estava cheio de gente bonita, interessada. Não tinhamos os xaatos de costume ( a.k.a. xiitas chatos do software livre que acham que só o que eles conhecem é bom). A organização relaxou o acesso à sala dos palestrantes para todos, deixando tudo mais livre, o que foi uma coisa muito interessante, resgatando um espírito de interação que foi aos poucos sendo deixado pra trás com a mania de palestrantes superstars que estão dando em alguns grandes foruns limitando o acesso a eles (dica: se alguém trouxer o Linus pra cá, quem duvida que alguns irão bloquear o acesso a ele?)

"Particularmente, eu tive a oportunidade de poder conversar com mais gente que de costume, o que foi muito bom para saber como está andando os trabalhos no país. Quanto as palestras, sou suspeito em falar sobre as elas, porque eu praticamente já assisti quase todas, mas nào dá pra deixar de destacar o 'Complexo de Formiga' do Anahuac de Paula Gil, assustadora a seu modo, nem a palestra do Fernando Roxo sobre clustering, assustadora ao seu modo matemático. Finalmente começamos a ter uma representação maior do mercado de software embarcado, através da palestra do Adílson Oliveira e de Miguel Bolaños da Costa Rica, criador do ELKS, pessoa impressionante, primeira vez no Brasil.

"Um ponto interessante foi a mesa no final, onde nitidamente pode se ver as vertentes contrárias nas sequências de trocas de farpas que aconteceram durente o debate. Sem alongar, basta dizer que muito se fala nessa história governo/psl/ajuda. Tá na hora de ver alguma coisa concreta, seja de onde vier. Bom, o que eu tenho a dizer é que foi um dos eventos que mais gostei esse ano. Não precisa dizer mais nada."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» bebeto_maya () em 12/10 16:49

Santa Catarina. . .

...Quem me dera que o Nordeste fosse esse primeiro mundo também. . .


» AngusYoung () em 12/10 16:56

Putz ... aqui pertinho e eu não pude ir :/


» Cassio Eskelsen () em 12/10 17:33

[meio off]
Bebeto

Aqui(SC) nao é primeiro mundo nao.. temos os mesmos problemas do nordeste.. coronelismo, pobreza, etc, etc... o povo aqui só sabe é esconder melhor os problemas :-)

COnheço um pouco do nordeste e posso te garantir que vocês tem muitas vantagens em relação a nós aqui do sul ;)

abraços

Cássio


» sepoys () em 12/10 17:48

Hélio esta certo qdo se refere a repetição de palestras, eu mesmo que não fui a muitos foruns pelo brasil pude constatar isso. Sabemos que o público dos foruns é fiel, então muitos deles ja tinham assistido algumas vezes algumas palestras. Claro que tudo tem um lado positivo e outro negativo. Fui testemunha de que nesse congresso os palestrantes estavam mais próximos das pessoas, podendo assim ter uma troca muito legal de ideias.
Foi com a idéia de muita diversão que voltei pra casa.


» Adilson Oliveira () em 12/10 17:51

Tenho que condordar com o Hélio. Este evento foi muito legal, gostoso mesmo. Tive a oportunidade de encotrar amigos que a tempos não via e conhecer gente nova muito bacana. O Miguel Bolaños é mesmo uma simpatia.
Apesar de não concordar com alguns pontos da, digamos assim, polêmica palestra do Anahuac, ela tem a virtude de dar uma "mexida" na gente.
Concordo que temos que mexer um pouco no formato e nos assuntos. Eu estou meio de saco cheio de falar de embedded :)
Um tema em que estou trabalhando é para uma palestra intitulada "Ganhando a vida com software livre. Do bate-ponto ao trabalhe-em-casa". Trabalhar por idealismo é legal mas se pudermos ganhar dinheiro fazendo o que gostamos, melhor ainda. Eu pretendo colocar neste trabalho minhas experiências na área de software livre, desde 1995, onde já fui funcionário de carteira assinada, autônomo, consultor, trabalhei no exterior e hoje trabalho em casa.


» devnull () em 12/10 18:01


Pergunta: o que tinha de tão polêmico na palestra?


» CWagner () em 12/10 19:35

houve um evento qui em São Luís/MA, orghanizado pela Dataprev, que foi intitulado de I Fórum de Software Livre do MA, mas não houve divulgação.

Resultado. Apenas alguns alunos de informática do CEFET-MA, pouquíssimos profissinais de informática, e muito menos de leigos e interessados.


» Pierre () em 12/10 20:01

Gostei bastante de conhecer o ponto de vista do Hélio em relação ao software Livre, mostrou bastante equilibrio em relação a causa que defende e o mais importante sabendo que não só apenas o que ele conhece é bom. Realmente a comunidade de Software Livre tem muita gente interessante, realmente não fui ao congresso porque andava um pouco chateado com algumas pessoas que ficam sempre desmerecendo o trabalho e a habilidade de outras pessoas em área diferentes. Mas diante do relato do Hélio, gostei bastante e minha impressão mudou, sei que tem muitas pessoas que valorizam as pessoas independentes da tecnologia que estas usem e a Comunidade tem espaço para todos.
Eu trabalho com Linux há 4 anos e gosto bastante, mas como gosto de tecnologia estudo outras tecnologias também. Mas isto é outro assunto.
Fico feliz que o Congresso tenha tido sucesso, porque tenho alguns amigos de Floripa que se esforçaram bastante para o êxito deste evento.
Parabéns moçada!!!

Pierre - Florianopolis.


» flaviothunder () em 12/10 21:13

Pena que não pude ir...
Será que existe a possibilidade de existir a transcrição da palestra do Adilson ? Esse negócio de Linux Embedded (mesmo ele estando de saco cheio ;-)) muito me interessa.


Sucesso


» Augusto Campos () em 12/10 21:42

Se o Adilson me enviar, eu publico


» Paulo Henrique () em 12/10 23:06

Estive presente nos dois dias do evento e realmente foi muito bom.
O local era excelente, com uma ótima estrutura.
A sala onde os palestrantes ficavam era próxima ao corredor principal, então qualquer um podia chegar lá e conversar numa boa.

Algumas curiosidades:

O Jon Maddog ficava o tempo todo na sala dos palestrante e não largava do laptop. Ow vício maldito!!!! hehehehehe

No sábado eu estava almoçando no Supermercado Big ao lado do local do evento, quando chegou aquela galera! Estavam os palestrantes e amigos. Muito legal ver a comunidade toda junta.
Deu pra ver o clima de família.
Sorte que o cozinheiro não era simpatizante da Microsoft...

Acho que amanhã vou levar uma "juntada" do chefe.
A empresa disponibilizou uma van para levar o pessoal da empresa de Curitiba para Joinville.
Quando eram 17h o pessoal quis ir embora, mas eu e o outro colega ficamos até o final, 19h porque atrsou.
O pessoal tava puto da vida com a gente, mas eu não ia perder aquela mesa de debates nem a pau!
Uma das mulheres reclamou que o combinado era ir embora as 18h, mas...


» Henrique B. Jr () em 12/10 23:44

Muito boa a palestra "Complexo de formiga" do Anahuac. Todo elemento de nacionalidade sub-desenvolvida deveria assistir.


» Paulo Henrique () em 12/10 23:54

É verdade!!!! O cara arrebenta com aquela palestra. O pior foi ouvir um colega dizer que não viu até o final porque estava ficando deprimido...


» Adilson Oliveira () em 13/10 01:07

Devnul: Digamos que dizer que americano bom é americano morto é um tanto quanto polêmico :) Mas eu entendo (ou ao menos espero) que ele use estes termos mais para chocar e gerar reflexão do que qualquer outra coisa.
Augusto: Envio com prazer, só que eu não tenho o hábito de pôr por escrito as notas da palestra de modo que meus slides são mais uma lista de ítems e fotos.
Amanhã eu te envio e você fique à vontade para publicar ou não.


» devnull () em 13/10 08:05

Adilson Oliveira,

>Digamos que dizer que americano bom é americano morto é um tanto quanto polêmico :)

Essa foi pesada mesmo. Se bem que muitos americanos devem pensar parecido de nós...

O fato é que muita gente aqui (BRasil) subserviente mesmo. A MS é americana, o governo BR paga milhões todo ano para ela. E poucas pessoas acham isso estranho. Se fosse ao contrário, teria milhões de americanos reclamando...


» Douglas Conrad () em 13/10 09:32

Como um dos membros da Organização do Congresso gostaria de agradecer publicamente à todos, mas à todos mesmo, que de alguma forma contribuiram para que o Congresso fosse um sucesso.

Aos voluntários de última hora, aos voluntários do ano inteiro, aos palestrantes , aos congressistas que marcaram presença, enfim, à comunidade que esteve reunida por dois dias fazendo com que Santa Catarina fosse vista pelo resto do país como um lugar onde o Software Livre tem o seus "militantes".

Abraços à todos.

Douglas Conrad


» Adilson Oliveira () em 13/10 13:47

Já enviei o material para o Augusto.


» Augusto Campos () em 13/10 15:39

Adilson, eu não recebi. Envia novamente?
Augusto


» Adilson Oliveira () em 13/10 16:47

Acabei de mandar novamente, Augusto.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.