Notícia publicada por brain em outubro 12, 2004 04:27 PM
| TrackBack
Conforme se estabelece como um dos grandes fornecedores de Linux no mercado mundial, a Novell precisa fazer uma série de escolhas. Sua opção pelo código aberto foi aplaudida em várias ocasiões (por exemplo, quando decidiu abrir o código do YaST e quando disponibilizou para download a imagem ISO instalável do SUSE Linux), e agora chegou a vez de comemorarmos o anúncio de sua política de patentes em relação ao software aberto. No texto, além de afirmar de forma destacada que o risco de infração de patentes não é maior no software aberto do que no software fechado, a empresa informa que irá combater qualquer empresa que queira efetuar acusações de infração de patentes contra os softwares livres distribuídos por ela - usando para isso, além das técnicas usuais, a possibilidade de contra-ataque com a extensa carteira de patentes da própria Novell. O anúncio informa que os consumidores devem fazer suas escolhas baseados nos méritos de cada software, e não no medo de processos judiciais, e lembra ainda que a Novell já usou seus copyrights e patentes do Unix para defender consumidores atacados desta forma por outras empresas (leia-se SCO).
Ótimo! O primeiro levante da Novell deveria ser contra as patéticas patentes da MS e suas aberrações, como registro de "Duplo-Clique", se conseguiram coibir o registro do FAT por que não do Duplo-Clique!
Me parece que a Novell apenas afirmou que irá se posicionar se alguém tentar atacar o software livre usando patentes. Ela não disse que vai se transformar em um paladino das patentes de software ou que vai realizar "ataques preventivos" contra ninguém.
Resposta para o bebeto_maya, e outros:
As pessoas precisam entender que MS não é única empresa com patentes bizarras nos EUA. O sistema americano de patentes é assim mesmo. Registra-se patente de tudo, mesmo que seja algo trivial, o que não significa que elas vão ter validade em tribunal.
A IBM, atual queridinha dos usuários de SL, tem mais patentes que a MS, e algumas delas são tão ou mais triviais que as patentes triviais da MS.
Procurando por "ibm patents" no Google, por exemplo, um dos primeiros resultados foi esse link de uma história do Slashdot: http://slashdot.org/articles/01/10/17/005232.shtml
Ele descreve uma patente, da IBM, sobre um "sistema que gera um Web Site customizado sem que o dono do site tenha que escrever código HTML ou outro tipo de programação, baseado em modelos pré-gravados que contenham código HTML". Ou seja, como diz o slashdot, a IBM patenteu os Wizards que existem no FrontPage ou qualquer outro editor html para iniciantes, que geram um página baseada nas respostas dadas a uma série de perguntas.
Trivial? Sim.
Microsoft? Não.
IBM? Sim.
Troll? Não, desta vez não.
Mais patentes da IBM? Procure no http://www.uspto.gov/
NAoT
A IBM ainda tem a famosa patente do led que indica que o caps lock está ativado :)
São as verdadeiras Patentes Patéticas. ;)
Se fala muito em patentes, mas é bom lembrar que nem tudo que funciona segundo as leis americanas irão ter valia em outros lugares do mundo, o que com certeza causa o assunto extremamente complexo.
E por falar nisso, como ficou a Europa em relação as patentes?
Imagino que a patente realmente é um mal não só para o software Livre mas também para o proprietário, mas uma coisa é certa, Microsoft, IBM e tantas outras, no fundo tem o mesmo interesse ( Lucros ), o que também é certo, pois como o Comandante Rolim dizia "nada substitui os lucros para uma empresa"!! Pois só isto interessa aos acionistas.
É legal que a Novell pense assim, para quem no começo ficou desconfiado da Novell, com certeza ter liberado o YAST e outras atitudes e posicionados tem sido uma bela resposta aos desconfiados de plantão.
''Sr.Eu'' disse, não eu. . .
''Resposta para o bebeto_maya, e outros:''
_lógico, meu querido Eu, que conheço as patentes podres da IBM, e lógico que não vou com a cara da IBM, porque, a qualquer momento ela ou qualquer outra CIA, a exemplo da Corel,podem meter o pé-na-bunda do software livre e pronto. . .Quem irá obrigá-los a se desculpar. . .O S.L., como citou Linus Torvalds, é um commodity, imagine um Mp3 player com um S.O gratuito, e funções como estas. . .Imagine padrões livres, que permitam que o computador da sua ''geladeira'' funcione com o seu celular, ligados em rede.É o S.L., tão críticado por uma minoria que não tem o que fazer e vai bajular bilionário, que permite que aja uma aberração como o BLOG do crítico. Isso é comodidade que só o software livre propícia.E as patentes, não todas, são um entrave, quando acuso a MS, não é porque eu a odeio apenas, odeio outras companhias que ditam as regras do mundo e como eu devo fazer as coisas, chegando a mandar até no meu corte de cabelo. . .Odeia a MS pelo fato de dominarem 98% do mercado, através de golpes criminosos, prática que não é monopólio,e sim oligopólio.Este último é inconstitucional. . .E já que vocÊ e o Sr. Crítico são tão a favor da economia de livre mercado, devem saber claramente que, nada nesse Mundo, é mais contrário ao capitalismo do que a MS, basta ver as caractéristicas comunistas implícitas na filosofia da empresa:-Castração de liberdade de escolha, alienação, limitação da capacidade do usuário, opressão contra empresários e instituições que lhe dizem não, censura, adulteração das leis para que melhor lhe sirvam!
__Acho que os executivos da MS leram a cartilha de Lênin,porque suas práticas são idênticas ao do ex-ditador soviético!
__Ah!Em resposta ao Crítico ,que afirmou, baseado em fontes duvidosas e parciais, em seu BLOG e cá no Fórum, acerca da Polícia de PE ter diminuído em 18% os crimes da regiao.AFirmo categoricamente que trata-se de ''mentira'', imprensa marrom,bem patrocinada,uma vez que os únicos entrevistados na matéria foram os asseclas da Redmond, pois a estátistica começou a vogar a partir do momento em que servidores com Linux foram implementados em 98, e os jornais atualmente não param de registrar indices crescentes de violência em PE.E que o Sr. jarbas Vasconcelos, governador de PE, gastou 550,000 dos cofre públicos na compra de apenas 10 computadores de prateleira com o Windows 2003 Server.Lembrando que o mesmo governador, não investiu um décimo do dinheiro em sistemas Linux, e que, com as máquinas atuais, recém adquiridas, até o Amiga OS daria conta do recado. . .
__Simplesmente contrataram pessoal técnico desqualificado, e usaram uma distro ''de revista'', hoje já desatualizada.E eu moro em Pernambuco. . .
__Gostaria de dizer que quanto a afirmação irresponsável, de um dos responsáveis pela operação ''semi-milionária'' do governo, de que não há mão de obra qualificada em Linux em PE, há pelo menos 5 empresas em Pernambuco, em recife e arredores, que lidam com Linux:Ibratec,(uma Universidade repleta de jovens talentos loucos para entrarem no mercado), Serpro, Dataprev, Chesf, UFPE, Fisepe, Emprel e Unibratec.
__Uma grande falácia, vê-se que o Sr.Crítico não tem nenhum critério em filtrar as matérias que flagelam o Linux/S.L., me parece o modo como o Silvio Santos faz televisão:Falou mal, tá na mídia, dá audiência. . .Empurra e pronto!
__Vejam a verdade:
http://www.microsuck.com
__Ah, e quem joga lama, e outros detritos, é esgoto, pedreiro lida com cimento!
Não gostei da parte de contra ataques com patentes dela mesma... aparentemente parece algo bom... mas se você raciocinar um pouco... patente nunca é algo bom :) não devemos jogar sujo com o adversário só porque ele joga sujo conosco..
caras sobre patentes nada mais justo que se alguem gastou tempo, esforço e dinheiro para fazer algo que seja então dado a este o direito de se aproveitar/aprimorar de seu invento. O problema não é a patente é o que deve ser patenteado, isto sim é que é dificil de fazer. Patentear duplo click de mouse é realmente ridículo, fazendo uma analogia ao duplo click, vou patentear o sentido anti-horário no girar de rodas. Toda vida que o pneu de um carro girar no sentido anti-horário terão de me pagar. Mas patentear uma nova forma de combustível por exemplo não.
ah bebeto:
"basta ver as caractéristicas comunistas implícitas na filosofia da empresa:-Castração de liberdade de escolha, alienação, limitação da capacidade do usuário, opressão contra empresários e instituições que lhe dizem não, censura, adulteração das leis para que melhor lhe sirvam!"
bem falado mesmo cara, concordo com vc.
Eu acho que a guerra das patentes ainda não começou mas é irremediável. O que estamos vendo é uma corrida "armamentista" só vai dar para confimar 100% nas grandes empresas que estão apoiando o Linux quando começar essa guerra e analisar suas posturas.
Bebeto,
Não vou entrar em detalhes, até mesmo, para não desviar do assunto inicial e causar flames. Mas você deveria entender um pouco mais como funciona as bases do socialismo e comunismo e estudar um pouco mais sobre Lenin e a revolução Soviética para fazer comparações. Quanto a bajular milionário, isto também não tem nada haver, as empresas usam Microsoft, porque precisam da tecnologia dela, não imagino que grandes bancos e outras grandes empresas comprem software para bajular Bill Gates, não imagino também que ninguem compre Software Microsoft para bajular um cara que nunca viu!! Acho que deveria repensar seus comentários antes de colocações sem nexo como estas que citei.
Para muitas pessoas, tudo que entra dinheiro não presta, e o sucesso incomoda, e a MS é um case de sucesso ninguem pode negar.
Sei das práticas monopolistas e abomino a idéia de patentes, mas não imagino que seja um problema exclusivo da MS, outras empresas tem estas práticas, mas a MS é a bola da vez e sempre é mais visada.
Mas voltando ao tópico inicial, eu vi o comentário do Rivo e também pensei, mas não quis citar. Não sei o quanto é bom a Novell, ameaçar usar suas patentes como forma de contra-atacar em casos de necessidades.
Como sabemos que o mundo dos negócios muda muito, quem nos garante que em um futuro, a Novell nao use estas patentes contra o próprio Software Livre?
Pode ser dificil, mas é uma hipotese que nao deve deixar de ser descartada. Hoje ela é Linux e tem a Suse, mas e amanhã???
Bem vou ficando por aqui.
Isso é de certa forma confortador para o projeto Mono, já que muitos temem que ele seja acusado pela Microsoft de violar patentes. Resta saber se a Novell realmente enfrentaria a gigante Microsoft nos tribunais.
Marcelo, não creio que o Mono possa ser acusado pela Microsoft por quebra de patentes, pois ela implementa um padrão aberto e coordenado pela ECMA, uma entidade independente. Repare bem, ela implementa, é diferente de portar ou coisa do tipo, que utiliza o próprio código para adaptar a uma nova plataforma. Então, acredito que não tem muito fundamento este medo de quebra de patentes, até porque o código fonte do .NET framework é de código fechado, então, antes de abrir um processo por quebra de patentes, é factível abrir um processo por roubo de propriedade intelectual.
MediaSonic, acredito que nenhum projeto esteja livre de ser processado por quebra de patentes só por seguir um padrão aberto. Patente é diferente de copyright. Patente registra a idéia, e diversas idéias registradas são triviais ou muito abstratas, abrindo margem para diversas interpretações. Recentemente, a Sun foi processada pela Kodak, acusada de o Java quebrar uma patente.
Isso tudo é muito ridículo, mas é um fato. A única defesa que existe, dentro das regras do jogo, são os acordos do tipo, você não me processa pela patente X que eu não te processo pela patente Y. Infelizmente, imagino que a Sun não devia ter nenhuma patente na área de fotografia para negociar com a Kodak.
rivo:
Aqui não falamos de patentes de invetos, contra esta nada temos contra é até um motor de geração economica, o que não é de se aprovar é patente sobre conhecimento, patentes de softwares são patentes sobre conhecimento, algo do tipo você poderia patentear uma idéia, não é invento é uma idéia abstrata (que talvez não seja sua originalmente) e cobrar de todo mundo que usa esta idéia em um software.
Eu tenho uma dúvida sobre patente.
Para você patentear, a idéia já deve estar materializada? Digo a idéia esteja pronta!!
Ou se pode patentear uma idéia, apenas a idéia!!
Por exemplo: Resolvi patentear a idéia de um avião movido a suco de maracuja!! Só a idéia, nao tem nada de concreto!!!
Alguem sabe algo a respeito?
Se a teoria estiver bem fundamentada voce não precisa concretiza-la. Se ela estiver mal concretizada, outro fabricante inventa o aviao movido a suco de maracujá e quebra facilmente sua patente. A idéia da patente era proteger empresas americanas como a coca-cola, xerox,... de ser copiado por outro.
Se a empresa xung-cola de twain fosse vender um refrigerente a base de cola nos USA teria de pagar a coca-cola o licenciamento mesmo que xung-cola fosse melhor ou tivesse sido criada primeiro.
Na prática nenhuma empresa estrangeira consegue quebrar uma patente americana em solo americano, teria de recorrer a OMC, ouvi falar casos (nao sei se é verdade) que existem patentes como sucos (como o de assaí), perfumes, etc... de materiais obtivos em solo brasileiro com patentes americanas, se um individuo trouxer a receita tupiniquim e for vende-la em solo estrangeiro que tenha acordo de patentes como o Canadá teriam de ser licenciados por empresas americanas.
Voces sabiam que um dos termos da Alca proposto pelos EUA é a unificação das patentes? E seguindo o modelo deles?
Eu concordo com patentes de marcas. É fácil colocar um símbolo de maçã da Apple ou um logotipo de uma grife famosa e ganhar dinheiro as custas de uma empresa que investiu milhões naquela marca.
E dependendo da tecnologia também é interessante. Um exemplo é o Photoshop. Operações que o Gimp demora segundos pra fazer, o Photoshop faz em tempo real. Os algoritmos dele são imbatíveis!! E são abertos, acessível aos desenvolvedores, mas protegido por patente. Se algum concorrente quiser usar, que faça outro tão ou mais eficiente ou então pague. Também acho justo, já que pra chegar nesses algoritmos foi investido muito tempo e dinheiro.
rivo,
num mundo capitalista pensando apenas no dinheiro com certeza patente é uma coisa muito boa, já num mundo mais justo com certeza não é...
conhecimento, técnicas, inventos, no final são tud o idéias, e patente é de idéias, então... eu fui a um hotel nessas férias onde a fechadura tinha um cartaozinho de metal (que por sinal muito ruim para a pessoa descubrir como abria apesar de bem intuitivo.. se a pessoa não tivesse atenção...) que era patenteado.. então, durante 20 anos aqui no Brasil nenhuma outra firma pode criar isso a não ser com autorização.., vocês não acham que isso é MONOPÓLIO? Eu acho...
A coisa do açai é verdade..
Marcos Alexandre, isso não é bem patente... é chamado de Trade Mark... (marca registrada) como por exemplo, o Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds... acho isso meio problemático com empresas com nomes tão simples como... Apple mesmo... porém não acho que isso seja a ser um grande problema..
Patenteiar é você esconder o conhecimento, técnica, domínio, idéia de alguma coisa para a sociedade, e se a sociedade conhecer ficar restringida de aprimorar, estudar, dominar... essa técnica, idéia ou sei lá o que seja... será que é algo legal? Posso perder dois anos para descubrir alguma coisa... devo patenteiar? O meu bom-senso diz que deve ser de domínio público, não gastei 2 anos apenas para ganhar dinheiro com uma coisa que poderia ser muito melhor se difundida... imagina se Eistein tivesse patenteado o efeito fotoelétrico e criado uma instituição para arrecadar dinheiro do uso das idéias sobre isso... seria legal? :) Eu acho que não...
Chegaram meus DVDs da Novell, são 3 DVDs, um deles parece que foi apenas para completar a série, pois porque alguem colocaria no mesmo envelope SUSE Linux Professional 8.2 e outro 9.1 ? Que entranho...
hamacker...
realmente estranhei quando recebi... mas alguma explicação seja que o 8.1 possa funcionar "melhor" em computadores mais modestos.. talvez isso, será? Não sei..
Pierre disse:
"Bebeto,
Não vou entrar em detalhes, até mesmo, para não desviar do assunto inicial e causar flames. Mas você deveria entender um pouco mais como funciona as bases do socialismo e comunismo e estudar um pouco mais sobre Lenin e a revolução Soviética para fazer comparações. Quanto a bajular milionário, isto também não tem nada haver, as empresas usam Microsoft, porque precisam da tecnologia dela, não imagino que grandes bancos e outras grandes empresas comprem software para bajular Bill Gates, não imagino também que ninguem compre Software Microsoft para bajular um cara que nunca viu!! Acho que deveria repensar seus comentários antes de colocações sem nexo como estas que citei."
__Olá,Pierre. . .
____VocÊ não entendeu NADA do que falei, deveria ler com mais atenção pra não morder a língua. . .Falei do ''Crítico'', um dos comentaristas do br-linux.org , que mete o pau no Linux e bajula o Windows/MS, não falei dos usuários do WIndows. . .PRESTA ATENÇÃO, CARA!!!
__As pessoas têm direito de escolha, elas têm direito de poder conhecer e aprender o Linux, e não serem forçadas, via lavagem cerebral, a usarem Windows. . .Daí, conhecendo os prós e contras de ambos. . Optarem!
__Quando falei do comunismo e regime ditatorial Soviético, é porque também tenho conhecimento. . .E o comunismo, na prática, foi um desastre, bem diferente de ''comum a todos''. . .Reconheço muita coisa boa, como a criação da Terapia Bacterofágica na Antiga URSS.Mas o próprio comunismo adentrou na Russia com o brutal assassinato do último czar e sua família. . .
__POr favor, quando for me criticar, venha ao fórum ''menos fumado'', ou pelo menos leia direito o POST (no flames)!
os meus DVDs tambem chegaram hoje....
bem que eles podiam mandar o suse 9.2 pro, mas tudo bem uma distro que não disponibiliza as isos na net, e bem conceituada de graça, não posso reclamar....
mas como meu ingles é fluente( com estagio na itália) eu não entendi o seguinte....nos DVDs esta escrito EVALUATION SOFTWARE DVD-ROM....não vai me dizer que expira em 30 dias!!!!
O suse 9.2 nem está disponível ainda, deve sair no início de novembro. O 9.1 (primeira versão após a aquisição pela Novell) tem ISO oficial disponível na Internet, imagino que o 9.2 também vá ter. E não, não expira.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.