Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Slackware pode deixar de distribuir binários do Gnome

Notícia publicada por brain em outubro 10, 2004 05:47 PM | TrackBack


Alexandre Oliveira (alepNOSPAM_rj(at)NOSPAMbol.com.br) enviou este link e acrescentou: "No Fórum do Dropline há um tópico bem interessante, onde em uma resposta por email, Patrick Volkerding teria dito que desde a versão 1.4 o Gnome está indo em uma direção que não combina com os objetivos do Slackware. Ele diz que desde então considera removê-lo da distribuição, ainda que isso dê o que falar. Diz também que o Gnome é um pesadelo pra manter, já que a compilação dele é muito problemática. Segundo ele o Gnome toma um terço do tempo gasto no desenvolvimento do Slackware, e é responsável pela maioria dos bugs. Para compilar o KDE basta geralmente usar os scripts de sempre, é só colocar pra rodar e depois de algumas horas os pacotes estão lá prontos. Já para o Gnome, seria necessário uma semana de trabalho manual, e depois mais uma semana tirando coisas que não funcionam, segundo o desabafo do Pat. Ele diz ainda que seria melhor deixar por conta do Dropline a disponibilidade do Gnome para o Slackware. Ele não está reclamando sem razão, quem tentou compilar o Gnome sabe do que ele está falando, e ele provavelmente não é o único mantenedor insatisfeito com o Gnome. Leiam o tópico original (no link acima) para mais informações."

O Slashdot também está cobrindo a mesma história. Vale apontar que até o momento não foi mencionada nenhuma confirmação independente, além do post acima no fórum do Dropline.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EdCrypt () em 10/10 19:28

E os usuários do Gentoo, concordam? E com garnome ou jhbuild, não facilita um pouco o trabalho?
Tem muita gente gente que discorda com o Patrick, afinal, de forma beeem resumida, tanto gnome quanto slack tentam ser KISS.
Mas acho que não será uma perda tããão grande para os slackers gnomeiros, já que tem o dropline e, se ainda tiver vida inteligente na novel :P , quem sabe o ximian desktop, que no momento acho que só tem pra SuSE.


» bebeto_maya () em 10/10 19:31

__COncordo com o Patrick, publiquei uma vez uma crítica no Superdownloads condenando os rumos do Gnome a partir da versão 2.0, onde enfatizo que os desenvolvedores pegaram a versão 1.4.1, enterraram e criaram uma inteiramente nova e problemática, lembro que o 1.4.1, já carregava por padrão o menu Kde em peso, o do Debian e o do Mandrake, tinha suporte a Antialias nos ícones e nas fontes, era rápida e estável, e os temas eram bonitos, apesar do padrão ser horrível, você podia trocá-lo, o painel era tão configurável que você podia até escolher o ícone do menu ''G''. . .O Painel de controle era fantástico e hoje parece um plágio do Painel do Windows. . .Atualmente é preciso configurá-lo no ''braço'', está pesado. . .

__Eles, os desenvolvedores, jogaram fora o conceito de aprimorar e melhorar e reinventaram a roda, esquecendo que as tecnologias antigas vão evoluindo aos poucos e com comedição e não aos solavancos. . .Programas como Sawfish e GMC, foram enterrados, a GTK 1, estável e rápida, foi substítuida por outra apenas um pouco mehor, em compensação duas vezes mais pesada e com as mesmas e horríveis caixas de diálogo, que torturam o usuário iniciante no universo de diretórios do Linux. Mas o que vale dizer é que a GTK, não é Gnome, ela é usada por Gnome, a GTK é a engine do Gimp(Gimp ToolKit). e não usa nem uma lib do Gnome, os programas que o fazem, como o Totem, o Gnome-panel e o Nautilus, usam a GTK pra carregar todas as Libs do Duendizinho. . .Por isso que hoje o Gnome consome muito mais memória que o KDE, justo ele, que era considerado uma alternativa mais rápida para o peso-pesado, que faz uso da QT. . .Aliás QT também é leve, e muito mais estável, o problema é o DCOP Server do KDE, que é inicializado por completo toda vez que você, usando outro gerenciador, carrega um aplicativo Kde!


» EdCrypt () em 10/10 19:32

Ops, é discorda do e não com!


» Eu () em 10/10 20:04

Gente, isso foi baseado numa pesquisa feita pelo Patrick Volkerding, que descobriu que dos dez usuários que sobraram do Slackware só três usam Gnome.

Slackware morreu. É engraçado, mas o Brasil é um dos focos de resitência do Slackware, por que os brasileiros se sentem superiores por fazer a instalação "na mão", mesmo que isso se resuma a infinitas repetições de "./configure && make && make install". Hehehe, gente com problema de afirmação é f0da.

Vida longa ao Gnome. Quem usa sabe que é melhor.

Por favor, evitem os melosos lugares comuns "a filosofia do software livre é oferecer escolha", e outros do tipo, e não me alimentem.


» Pachequinho_RJ () em 10/10 20:19

Bem, conheço alguns usuários do Gnome e, dentre os motivos pelos quais fizeram a escolha deste ambiente está no fato do KDE possuir muitos BUGs, além de ser bastante pesado. Com as otimizações do KDE nestas novas versões, além deste probleminha na compilação, está na hora deles rever seus comentários e pararem de ficar falando que o KDE é "buguezeiro"...


» Pachequinho_RJ () em 10/10 20:21

Slackware morreu? Uma das distros mais antiga (se não é a mais)? Sei...


» Pierre () em 10/10 20:25

Eu usei o slackware por bastante em tempo em casa no meu notebook, quando queria aprender mais sobre o Linux, achei uma boa distribuição, não prática, mas facilidade não é o foco dela tb.
Mas tive uma boa experiência.
Quanto a este comentário do PAtrick, só ele deve saber os problemas que tem, será que estes problemas também, não são porque o Patrick ser um pouco centralizador? Sem tirar os méritos do PAtrick, mas ja ouvi falar que ele tem atitudes assim, não tenho certeza do que escrevo, só vi comentarios.
Eu gosto do Gnome, o pessoal do Debian não reclama muito, talvez pelo politica Debian de colaboração. O que vocês acham?
Esta posição do Patrick vai agora alimentar a guerra Santa Gnome X KDE, tenho quase certeza. :)
Vamos aguardar os próximos capitulos.

Um, abraço a todos.

Pierre


» Fabiano Rech () em 10/10 20:49

Eu uso o slackware deste o inicio da minha jornada pelo linux, atualmente utilizo ele e o Red Hat As 3, mas sempre dou preferência para o slackware, e nunca vi algo demasiadamente complicado como relatão, é uma distro que requer uma maior intervensão do administrador. Cria ótimos e valorosos hábitos.
O que muita gente não entendeu foi a proposta do patrick, a muito tempo, não compensa mais utilizar o que vem no cd do slack, o trablaho da equipe do dropline é fantastico.


» Eu () em 10/10 20:55

"Slackware morreu? Uma das distros mais antiga (se não é a mais)? Sei..."

Qual é a relação entre ser antiga, e não morrer? Distribuições mais antigas que o Slackware, morreram, caso você não saiba.

Se você quisesse fazer algum tipo de analogia, seria o contrário: a mais velha, em geral, morre antes. Mas mesmo essa analogia não faria sentido.


» William da Rocha Lima () em 10/10 21:03

Uso Slackware desde de 99 e uso atualmente e não vejo o Patrick com novidades, e sim apenas querendo excluir, ou trocar. Vejamos no caso do Kernel, a série do kernel 2.6 foi lançada bem antes do Slackware 10.0 e nem isso ele quis incluir, segundo o mesmo daria muito trabalho . Estou analisando as distribuições para deixar o Slackware e entre elas são Conectiva, SuSe ou Debian. O Slackware é desenvolvido por uma única pessoa, e mantém sua filosofia antiga. E teria que renovar e tornar o Slackware mais usado, umas das coisas importantes seria a instalação/atualização de pacotes.

Sem Mais,


» Augusto Campos () em 10/10 21:26

Ninguém morreu, acho. Mas para que alimentar os trolls?


» blood () em 10/10 21:31

Considerando que o pessoal da dropline tem feito um bom trabalho com sua distribuição do gnome, creio que se o Patrick deixasse de distribuir o gnome junto com o slack isso somaria para a distro, já que ele teria mais tempo para se empenhar em novidades e correções de bugs do resto da mesma.

Agora fazendo um comentário quanto ao slack estar morto ou não. O que acho é que slack proporciona uma gama de aprendizados tão extensa para quem o usa, que mesmo que ele morresse um usuário avançado tem conhecimento para ele mesmo manter o seu sistema funcional e atualizado, sem a necessidade de esperar por atualizações da distro.

Uso slack desde sua versão 7 e ao menos é isso que eu penso.


» =welrbraga= () em 10/10 21:57

Viva ao software livre!!!

Se você quer usar o gnome e o slackware não o tem, então você tem o direito de mudar para uma distro que o tenha.
Assim como o patrick tem o direito de escolher quais pacotes entram na sua distro nós temos o direito de escolher quais distros entram em nossos hardware.

Ficar discutindo isso é uma verdadeira palhaçada. O Kurumin só vem com o KDE e ninguém reclama. E daí?!

O XP só vem com aquele troço horrivel do Windows e tem um monte de bobão satisfeito, também... Quando esse monte de gente parar de perder tempo postando esses comentários inúteis e baixarem o gnome para compilar e criar os pacotes para o Slack, ou melhor resolverem as criticas a ele e melhorarem o processo de compilação ai teremos um Gnome mais feliz e o slack poderá continuar a ter o gnome.


» André Sencioles () em 10/10 22:28

OQ??? naum vai vir mais gnome com o slackware?? e agora?? socorro!!!

http://www.linuxpackages.net/
e seja feliz...


» Caio Begotti () em 10/10 23:18

Acho que o pessoal acima fugiu um pouco do título da notícia - o que parece estar virando padrão - mas tudo bem. O fato é que realmente, o GNOME é um pain no ass pra se fazer manutenção de pacotes, compilação etc. No trabalho tenho que testar trocentas versões de cada app e recompilar e se possível gerar pacotes Debian do que der na hora e o GNOME não me facilita muito. Quando fui compilar o KDE 3.3 um dia antes de lançarem oficialmente, bastei baixar o Konstruct Unstable, configurar parâmetros, e mandar ver. Os erros que deram eram somente devido à falta de algumas libs como as multimídia, e externas. Foi suave e rápido, coisa de 2 dias eu tinha o KDE inteiro, mais KOffice, TODO o extra e o kdenonbeta compilado e funcionando, quase 700mb de software.

Beleza, fui ver o GNOME 2.8 que ainda estava pra ser lançado oficialmente também. Pã, o GARNOME mais atual era pro 2.6.2 (tinha um pro 2.7.x mas estava todo zoado, inutilizável à curto prazo, sem precisar de hacks). Beleza, fui pro 2.6.2 mesmo. Honestamente, eu não gosto do modelo de desenvolvimento do GNOME mas até que tem vários pontos positivos pro usuário MUITO leigo, mas quase passei mal pra compilar ele. Depois de 3 dias eu só consegui ter o 'base' correspondente dele.

Outro dia (semana passada, acho), fui compilar o 2.6.8 mas de outra forma, fui baixando o fonte na mão e compilando um por um na ordem especificada nas notas de versão do Gnome.Org. Enfim, 3 ou 4 pacotes estavam na ordem errada, o que deu uma certa dor de cabeça, mas beleza, estava fazendo por conta mesmo :) aí tentei uma última alternativa, apt-build source foobar, onde foobar é o fonte do pacote que quero do gnome do Debian, Unstable (SID), que até o momento era uma mistura de 2.6.x com 2.8.x e sei lá o que, mas já me ajuda porque posso aproveitar só a estrutura dos pacotes e não a versão, usando uma qualquer e já criando meus pacotes Debian com otimizações pra máquina do trabalho.

O foda é que ainda sim tive dores de cabeça, pela falta de automatização (necessária, já que estive mudando vários arquivos) e até sexta-feira só tinha ido 60% do 2.6.8.x, sendo que comecei na quarta-feira à noite. O jhbuild também não ajudou quando tentei usar e pelo que me lembro, ele é mais pra baixar via CVS o código e compilar direto.

Francamente, tenho dó do pessoal que empacota o GNOME :/ eu tô apanhando mas tá ficando bonito (na medida do possível e que o GNOME permite, claro). Não duvido mesmo que o Patrick gaste quase 2 semanas pra isso. E BTW, um colega de trabalho que senta do meu lado compilou o KDE dele com slack.builds em 1 dia e meio e sem um "piu", direto, criando os .tgz, assim como o Patrick, e ficou satisfeito. Agora sou o exilado, responsável por sofrer com o GNOME no trabalho, na penitência :)


» gentoo () em 10/10 23:22

Usem gentoo + windowmaker


» Eu () em 11/10 00:28

Caio Begotti,

para instalar o Gnome 2.6 no Debian SID:

apt-get install gnome


para instalar o Gnome 2.8 no Debian SID:

adicione as linhas a seguir ao seu /etc/apt/sources.list:

deb http://http.us.debian.org/debian/ ../project/experimental main
deb-src http://http.us.debian.org/debian/ ../project/experimental main
deb http://pkg-gnome.alioth.debian.org/debian experimental main
deb-src http://pkg-gnome.alioth.debian.org/debian experimental main

Depois:

apt-get update
apt-get -t experimental install gnome-desktop-system

Ai, ai, se todos lessem a documentacação tudo seria mais fácil: http://wiki.debian.net/index.cgi?GnomeTwoDotEightFAQ

Mas atenção, a versão da SID é, até agora, a 2.6, e é essa que deve ser usada para quem não quer maiores dores de cabeça. A versão 2.8, da experimental, pode eventualmente dar algum problema. (embora eu a esteja usando a algumas semanas, e não tenha tido nenhum problema)

Eu não entendo essas manias de compilar as coisas "na mão". O compilador que o empacotador usa é o mesmo que você vai usar, então use a versão compilada. Pra que perder tempo compilando tudo denovo? (Típica coisa de usuário do Slackware, ou então dos usuários do Gentoo, que é uma versão pós-moderna do Slackware)


» FatTux () em 11/10 00:39

** É engraçado, mas o Brasil é um dos focos de resitência do Slackware, por que os brasileiros se sentem superiores por fazer a instalação "na mão" **

Não mesmo.

Se o Brasil é algum foco de resistência, é de "trolls" que metem o pau em alguma distro só porque não gosta dela.

É nisso que dá não ter um esquema sério de moderação. Quem tenta postar uma nota similar no Slashdot, por exemplo, leva um "-1 Troll" em meio segundo.

Aliás, acho que é melhor ir pra lá, mesmo...

Abraços a todos.


» Eu () em 11/10 00:45

FatTux,

leia mais o Slashdot. Lá eu seria moderado como Flamebait, e não como Troll.

Mas o que eu falei é verdade. Veja só: estão no Brasil, segundo pesquisas recentes, 8 em cada 10 "hackeres" (com aspas), ou seja, aqueles idiotas sem mais o que fazer que ficam na Internet fazendo ataques de DDoS. Por que? Pra aparecer. Por que? Necessidade de auto-afirmação. O mesmo motivo que leva algumas pessoas a repetir a mesma sequência de comandos 500 vezes, só para se sentir superior ao dizer que compilou o KDE 45.567xyz "na mão". Oh! Que inteligente! Ele compilou o KDE "na mão".

É algum tipo de fenômeno cultural que eu não sei explicar, mas que existe, ah, existe.


» CWagner () em 11/10 01:39

- O Slackware morreu?

- Nenhuma nota em lugar nenhum?

- Avisaram o Patrick?

- Ninguém mais usa no MUNDO INTEIRO, só o Brasil?

- Que coisa >:P

Trollisses à parte, isso me lembra quando o Morimoto divulgou que iria diminuir o ritmo de desenvolvimento do Kurumin. Acho que essa história ainda vai render muito comentário idiota, mas fazer o quê? O Augusto está certo em manter um site com moderação quase nula.

Pelo menos podemos ler como pensam algumas pessoas que se dizem envolvidas com a causa do Software Livre, mas que não têm sequer coragem de assinalar uma nota em um site na Internet.

Ass.: Carlos Wagner.

PS.: e não adianta retrucar, contra-atacar, reclamar pro irmão mais velho, etc... Esse troll vai morrer de fome :|


» Douglas Augusto () em 11/10 01:48

Quem mais perde com essa decisão são os próprios usuários, que por fim acaba refletindo na popularidade da distribuição.

À medida que novos pacotes são inseridos em uma determinada distribuição, se não houver esforço adicional (distribuído), alguns pacotes serão simplesmente eliminados. Uma análise complexidade/tempo de inserção (compilação) e utilidade do pacote deveria ser feita, e aqueles que demandam mais trabalho tendem a serem excluídos.

No fundo isto é fruto do modelo de desenvolvimento da distribuição. Um gerenciamento mais centralizado será mais facilmente sobrecarregado quando novos pacotes surgirem. É isto o que acontece com o Slackware, onde muita gente se gaba da frase (provocativa):

"Quem precisa de +1000 Desenvolvedores? Se temos um Patrick Volkerding!"[1]

Que é uma provocação direta ao modelo de desenvolvimento do Debian. Bom, enquanto o Slackware prefere "reduzir custos" e manter apenas uma cabeça no desenvolvimento, o Debian atrai mais desenvolvedores e assim consegue gerenciar todos os pacotes, mesmo aqueles mais enjoados de compilar, como o caso do Gnome.

1. http://br-linux.org/noticias/002141.html


» lilux () em 11/10 05:12

o patrik conta ainda com mais 3 ou 4 funcionários qeu dão uma mãozinha a ele.


» Slacker () em 11/10 06:15

Pra que usar o GNOME quando se tem o XFCE??? XFCE rocks, simples, rápido e eficaz ;)


» André () em 11/10 09:09

Eu não vejo nada de mais no Patrick (amigo do Bob Esponja) Volkerding parar de distribuir o Gnome.

O Gnome Dropline é muito melhor e se encaixa como uma luva no Slack.

Hoje para ter o Slackware, instalação básica, basta do primeiro CD, o KDE e o Gnome estão no CD2, quem for usuário Gnome, masta baixar o CD1 + Dropline.

Pronto, cadê o problema??? Acredito que o pensamento do Patrick seja:

"Se já tem gente se matando para compilar essa po%$# para a minha distribuição porque eu vou ter todo esse trabalho também?"

Acho até inteligente da parte dele ter percebido isso, é uma forma de valorizar o trabalho do dos responsáveis pelo Dropline.


» Pachequinho_RJ () em 11/10 09:10

"Qual é a relação entre ser antiga, e não morrer? Distribuições mais antigas que o Slackware, morreram, caso você não saiba."

Companheiro Eu,

A questão não está no fato de ser antiga, e sim porque se existe até hoje, está no fato de ter um DIFERENCIAL importante. Se existiram distros mais antigas que "morreram", pergunta-se: porque morreram? Quais os fatores que influenciaram esta ocorrência? Se um dia o Slackware "morrer", acredito que haverão muitos usuários que irão dar continuidade em seus diferenciais, seja criando uma distro derivada ou uma nova com os mesmos conceitos. É aqui que está a verdadeira essência de uma boa distribuição.

Quanto ao Gnome, apesar de não usá-lo, também GOSTO MUITO dele (especialmente à partir da versão 2.4). Quando disse "está na hora deles rever seus comentários e pararem de ficar falando que o KDE é 'buguezeiro'...", referi-se à necessidade de reformularem seus conceitos sobre ambos os ambientes gráficos ao invés de disparar um ataque. Há tempos que escuto estes comentários e não consigo ver isto no KDE desde a versão 3.1 (pelo menos de forma acentuada).

Aos demais, desculpem pelo troll (não deu pra resistir).


» fl0cker () em 11/10 09:19

HAHAHAHAHAAHAHA... Eh por isso que eu uso Gentoo!!!! No minimo o "Patrick" nao gostou da cor do menu do Gnome... putz! fala serio... como jah disseram... quem perde eh a comunidade que usa Slack...


» unistd () em 11/10 09:35

Pra que usar Gnome se existe KDE? Sinceramente... nunca mais vi usuários tanto do Slackware como das outras distribuições, dizendo que usam Gnome como uma alternativa para outros WMs, apenas em último caso. Se o Gnome só serve para isso, ou melhor, não serve pra nada, então pra que ocupar mais espaço nas distros e perder tempo baixando mais uma ISO? Sem falar que o desenvolvimento dele anda meio parado.


» ¢arnage () em 11/10 09:41

se slackware morrer eu morro tbm ;) ...
concordo com o Pachequinho_RJ, slack não morre tão fácil, é uma distribuição em que vc aprende de verdade, sem se apegar a produto nenhum e sim na tecnologia, quem usa sabe do que estou falando.

¢


» Wconserta () em 11/10 09:44

Bem amigos eu vejo que o Patrick esta certo, afinal se ja tem o projeto Dropline, pra que ficar se matando em colocar um gnome no slackware, afinal desenvolvimento onde é centralizado como slackware e kurumin tem que saber onde investir, e sabe amigo eu falar a verdade isso deveria ser seguido em outras distro tipo veja o caso do mandrake, suse, conectiva são distro bem "kde" que sempre colocar uma versão "capenga" do gnome só pra dizer, a mesma coisa faz a redhat+fedora coloca o gnome bem configurado e completo porem o kde capega, enfim se é pra colocar uma gui-grafica mau configurada e desatualiza melhor não colocar(veja que no mandrake, suse, conectiva são versão anterior do gnome do que se tem no fedora)

Enfim eu acho que deveria ter distro só com kde e outras só com gnome assim acho eu teriamos distro mais bem cuidadas


» Caio Begotti () em 11/10 10:12

Ao Eu com IP 200.141.93.xxx,

Perdeu uma ótima chance de ficar calado, pois não exaltei as maravilhas de compilar coisa alguma na mão. Meu comentário só relatou um tipo de coisa que é necessária onde trabalho; usar pacotes genéricos (que apesar de usarem o mesmo compilador, não usam as mesmas configurações de compilação ou flags ou qualquer outra coisa alterável nesse tempo), quando temos máquinas que trabalham e rodam melhor os mesmos softwares, quando compilados, está fora de cogitação. Independente de Slackware, que não uso, para seu desgosto pelo jeito, de Debian ou de qualquer outra distro, o GNOME é sim um pé no saco pra empacotar e compilar. E eu achando que saberia lidar com você quando comentasse algo meu... pra minha felicidade você é mais nó cego que um estúpido "apt-get install gnome". Alguém mais costuma fazer essa bizarrice de instalar metapacks?


» Caio Begotti () em 11/10 10:40

LOL: www.dropline.net

This Account Has Been Suspended. Please contact the billing/support department as soon as possible.


» Rodrigo Pinheiro Matias () em 11/10 11:24

Tem muita gente aqui que fica crucificando um ou outro dizendo que aquele é assim e aquele outro assim, mais ninguem sabe dos problemas que o outro passa. Eu acho que se o patrik esta afim de jogar de lado o GNome ele deve ter algum motivo e eu acredito que o principal motivo foi o Dropline como alguns já citaram aqui e o que ele fez num foi nada mais que reconhecer que o Dropline é um serviço melhor que o que ele já tinha feito.
Gostaria de falar outra coisa, cogitaram ai que o Brasil é um foco de resistencia de Slackware, é um dos unicos paises que usam slackware, eu acho que isso é mentira mais se você for dar uma olhada no LinuxCounter o Brasil é o 9º colocado e eu estou sabendo que no EUA a distro preferida é o tal do Slackware e este ai é o 2° ou é o primeiro colocado. Se o slack esta sumindo eu acho que esses caras todos ai estao errado.
Outra coisa que gostaria de tocar aqui é que tem um monte de gente que se diz eu uso SL, eu uso Linux e talz eu saco de mexer nessa parada, ela é melhor que windows, mais esses caras nunca conseguiram compilar e empacotar nada. Eu sou da seguinte opinião, se eu não sei fazer eu fico calado e observando quem sabe, e quando posso eu fasso minha perguntas. "E ainda bem que tenho uma boa maquina para rodar meu kde 3.3 que nao foi o patrik que compilou".

Slackware 4ever.


» SlackDebKiller () em 11/10 11:47

Camarada Eu,
Vc esta cheio de razao, parece aquele monte de babacas la da faculdade, falando q fez isto ou akilo que compilou, que piriri, que pororo...
Eu fico puto em ter que compilar akele monte de coisa na mão, viva os gerenciadores de pacotes...
Todo mundo fica dizendo q com o slack aprende muito sobre o linux, aprende porra nenhuma, acha q compilar um fonte se torna expert em linux, bando de manés. Sempre usei RedHat e Suse, e continuo ganhando minhas pratinhas com estas distribuições que todo mundo fala q são umas merdas. Bando de nerds frustrados, enquanto vcs ficam horas compilando seis duzias de programas eu ja terminei o meu serviço e ja estou em outro, por isso q o linux vai ser empre taxado como coisa de nerd, vcs nao tem sabem enquanto ficarem com estas babaquices o linux vai estar sempre sendo prejudicado...


» Fabio Almeida () em 11/10 11:55

Quanta ignorancia... :(

Se essas pessoas q se dizem "entendidas" no assunto realmente o fossem nao diriam barbaridades como "Slackware morreu".
Slackware nunca vai morrer, slackware nao eh distro eh estilo de vida pode cre, isso me lembra uma frase q um antigo usuario de RH, Mandrake, CNC, etc me disse depois de conhecer "O defunto":

"Linux eh Slackware o resto eh distro"

Quem usa Slackware e "sabe o q tah fazendo" n troca por nada, instalação na mao? em que planeta vc estava nos ultimos 2 anos? atualizaçao? kero ser um mico de esgoto c for + facil atualizar qquer outra distro "OLHA EU DISSE QQUER OUTRA!" alias qdo ainda num tiver akele upgrade pra sua distro vc baixa o .tgz do defunto descompacta e instala na sua qquer outra distro, blz :)

Slackware eh sem comédia, ou vc sabe ou n sabe, pra ficar +claro ou vc tem competencia ou nao.

C o kra vai incluir ou n o gnome na proxima versao, tanto faz, vc viu algum usuario chorando por ai? vc jah ouviu falar do dropline? slackpkg? swaret? #!/bin/bash? pkgtool? linuxpackages.net?

O Slackware (ou o Patrick) nao complica ele EXPLICA e bem explicadinho por sinal, duvida? compare os scripts de inicializaçao, mas vale a maxima neh, certas pessoas pensam pra que simplificar c eh +facil complicar?

RH?????
nao me venha com chorumelas, tah mais facil acabar RH do que Slackware. usa o fedora ai COBAIA.
Suse??? c jah viu dar shutdown, halt, reboot em cinco terminais ao mesmo tempo e o sistema nao desligar? c jah viu mandar instalar um pacote e c o cd tiver no drive o sistema dar pau e n voltar? eu jah e nao eh no windows n, foi no "todo poderoso Suse"
q+q+?
Oh de desempenho nem vou falar, pq senao jah vao dizer q to kerendo humilhar e tudo +...

Ai oh, c ve um monte de cara q usa *BSD falar mal de linux e isso akilo, uma das poucas q os caras respeitam eh o Slackware. pq serah? pra kem nao sabe a diferença entre estilo system V e BSD fica pensando q tudo no slackware eh: configure; make; make install.

Ou serah q eh pq qdo vc pede pra um "Linux expert" fazer algo no Slackware ele fica totalmente perdido e sem rumo, à procura de ferramentas e menus "intuitivos" e o contrario um "Slack expert" BRINCA com qquer coisa q c por na frente dele e deixa todo mundo de kra qdo trabalha no /bin/bash?

Eh igual no highlander:
"No final soh pode haver um!"
Vamo ve quem vai sobreviver, façam suas apostas!

Slackware, linux for subgenius! nunca se eskeça disso e informe-se antes de falar asneiras, cada sistema tem seu merito, ateh o windows, in(felizmente) sempre vai existir um (Slackware) que eh melhor q todos os outros juntos :)

A diferença eh q o Slackware sempre foi e sempre vai ser GNU/Linux enquanto os outros sonham em um dia serem parecidos com o Windows, tanto q estao fazendo questao de reproduzir ateh o bugs....

qquer coisa eh tudo no meu nome:
mentesan@bol.com.br

[]'s a todos, sejam felizes com suas distros eu uso GNU/Linux
Fabio


» Fernando Roberto () em 11/10 12:02

Acho que o Patrick tem razão

Eu sempre usei slack, e comecei a usa-lo depois de testar e usar vários distros.

Sem o gnome acho que o slackware poderia ser novamente feito com seus principais pacotes em 1 cd apenas, como sempre foi.

Depois quem quiser que instale com o dropline que tambem ja usei e é bem efeiciente.


» Gian () em 11/10 12:20

Com certeza o Dropline está fora por causa da banda consumida que excedeu a contratada. E acho que não tem muito porquê ficar dizendoq ue tal coisa morreu ou tal coisa não morreu, o que interessa é a gente utilizar o que deixa mais à vontede, eu uso Slackware com o Dropline faz tempo e conheço várias pessoas que também adoram essa mistura, o que não se pode fazer é deixar alguém que não teve condições de usar (ou não quis) falar mal.
PS.: Ae Algusto, cadê essa moderação?????


» Gian () em 11/10 12:21

Com certeza o Dropline está fora por causa da banda consumida que excedeu a contratada. E acho que não tem muito porquê ficar dizendoq ue tal coisa morreu ou tal coisa não morreu, o que interessa é a gente utilizar o que deixa mais à vontede, eu uso Slackware com o Dropline faz tempo e conheço várias pessoas que também adoram essa mistura, o que não se pode fazer é deixar alguém que não teve condições de usar (ou não quis) falar mal.
PS.: Ae Augusto, cadê essa moderação?????


» Eu () em 11/10 12:24

"você é mais nó cego que um estúpido "apt-get install gnome". Alguém mais costuma fazer essa bizarrice de instalar metapacks?"


Ahhnn?
Eu instalo os metapacotes, sempre, e esse é o método oficialmente recomendado pelo projeto Debian. (como você pode ver no link que eu mandei. o símbolo do Debian que tem aquele vaso com a espiral rosa só pode ser usado em assuntos oficiais, como você deve saber)

Instalar os pacotes separados só no caso de alguma dependência estar quebrada, o que geralmente não acontece.


"e sim porque se existe até hoje, está no fato de ter um DIFERENCIAL importante."

Ah, meu amigo, o Slackware existem a quanto tempo? 10, 15 anos? Eu conheço muitas marcas, muitas empresas que existiram por mais de 50 anos, e morreram.


O que eu acho mais engraçado nos usuários do Slackware é que eles sempre dizem que com o Slackware eles aprendem mais, ou então que com Slackware eles usam o Linux de verdade. Ha, ha. Aprendem mais o que? A compilar pacotes, com a dificílima sequência de comandos ./configure && make && make install? (o mesmo vale para os usuários de Gentoo, que nem precisam dar os comandos. Só ficam olhando para a sáida do compilador e mesmo assim acham que estão aprendendo alguma coisa)


» Eu () em 11/10 12:27

Hmmm, "o slackware existe", e não "o slackware existem", é claro.

Ou então, da forma que os Slackers gostam de falar, para mostrar que eles dominam o VI, ou o ed:

s/existem/existe



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.