Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Benchmark de bancos de dados no Linux

Notícia publicada por brain em outubro 10, 2004 05:47 PM | TrackBack


Dbflush (dbflush@terra.com.br) enviou este link e acrescentou: "Pessoal, venho novamente indicar um benchmark que pode contribuir na escolha de um banco de dados para Linux. Muitas pessoas ja me perguntaram ' qual banco é melhor no Linux' e nunca sabia responder, mesmo por que acho que isso depende de varios aspectos da aplicação utilizada. Os bancos testados foram Firebird, PostgreSQL e MySql. Os testes foram feitos pelo Prof. Célio Cardoso Guimarães, do Instituto de Computação da Unicamp. Fonte: Dicas-l"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» SqlTroll () em 10/10 20:31

Postgresql ganhou facil ...


... agora acabam com essa história de que mysql é mais rápido.

(e ainda tem a licença dupla)

Postgresql Rocks !


» Putz, eu () em 10/10 21:23

Bla bla bla bla bla 'rocks'! bla bla bla bla bla...


» Augusto Campos () em 10/10 21:24

Não alimentem os trolls


» Ricardo Carvalho () em 10/10 21:32

Eu não sei se isto serve para determinar algo, mas eu sempre usei o PostgreSQL e ele sempre foi um pouco mais rápido que o outro BD que eu uso o Firebird (em modo Classic).


» Ricardo Carvalho () em 10/10 21:35

Deixa eu acrescentar a informação por mais rápido entenda que ele faz a tarefa em menos tempo ou sugando menos recursos.


» Dbflush () em 10/10 23:51

Realmente isso depende muito da aplicacao .. sempre usamos Mysql na empresa, e pra o que fazemos o mysql e o melhor (dos bancos open source ) claro ..


» Alexandre Arruda Paes () em 11/10 08:23

Uma dó que ele tenha usado o PostgreSQL 7.2 .... A diferença para a versão 7.4 (em favor desta última) é gritante em alguns casos, principalmente me "nested loops", que foram muito optimizados nessa versão... :)


» Oliver Pereira () em 11/10 09:15

E dá mesma forma(Alexandre) o MySql utilizado poderia ter sido o 4 e/ou com banco InnoDB que é muito mais rápido e mais seguro que o Mysam.
Nestes é dificil ser imparcial, principalmente com maquinas diferentes.
Para min o que vale é se a sua aplicação funciona BLZ com uma boa performace...
É o mesmo problema com vemos aqueles testes de windows(200x) X o Samba, sempre que o um perde vem um dizendo que o hardware não era adequado que faltou parametros de configuração..etc.


» eje del mal () em 11/10 10:20

Torço para todos, mas os testes poderiam ser feitos com o MaxDB, e com uma versão mais atualizada do Firebird e em uma distro mais moderna. Só uma sugertão...


» devnull () em 11/10 10:31


Com tantas versões velhas, esse benchmark não quer dizer nada.

Acho que postgresql ótimo, mas, na prática, o mysql parece ser mais rápido. Acho que vou fazer uns testes...


» Rubens () em 11/10 13:22

Uso o MySQL com tabelas MyISAM. quando converti estas tabelas para InnoDB elas simplesmente aumentaram MUITO de tamanho ! Uma delas que tinha 100 Megas foi para perto de 600 Megas !
Ou seja, ficou muito mais lenta a pesquisa. O que demorava 0,1 a 0,4 segundos passou a demorar de 2 a 5 segundos !
Ou seja, fica muito difícil (para não dizer inócuo) efetuar testes de velocidade em banco de dados !

Rubens Jr.


» Dbflush () em 11/10 14:07

Pessoal, legal todas essas criticas, tmb acho que benchmark sao muito relativos, acho que seria legal o encaminhamento das criticas ao professor que vez os testes !!


» Fernando () em 13/10 13:45

Como o Software Livre/Open Source pode realizar algo tão dificil em outros setores do pensamento humano : ser socialista, quando permite que os meios de produção não sejam apropriados por um dono e que pode ser compartilhado (a até incrementado) por todos. E ser capitalista, quando motiva a competição por produtos de melhor qualidade, mais rapidos, etc.
Esta é a verdadeira revolução.
Perdoem-me o comentário, creio que, fora do contexto, mas não pude me conter, alegro-me.
Fernando Dammous


» ManoZeh () em 19/10 12:47

Bem, eu já havia postado um comentário em outro site que noticiou o Benchmarking também e volto a repetir o que disse: gostaria que o professor testasse o PostgreSQL sem antes aplicar o comando "analyze", que nesse caso aumentou a performance do SGDB embora ele diga que não. Ficam dúvidas no ar.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.