Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Plugin para o Xmms tocar WMA

Notícia publicada por brain em outubro 6, 2004 09:41 PM | TrackBack


Fábio (ranquetat@pop.com.br) enviou este link e acrescentou: "Estava querendo escutar um arquivo wma no linux de uma banda que eu curto e achei esse plugin para o Xmms tocar arquivos de áudio nesse formato. Espero que seja útil para quem deseja escutar tais arquivos no linux. Não sei se tem outro software que toque wma, mas fica a dica. O plugin está no formato rpm e tem um conversor de wma para wav também. Nada que quem use distribuições Debian like não possam converter o pacote pelo alien para .deb."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Adilson Oliveira () em 06/10 21:43

Não tenho nenhum wma em mãos para confirmar mas tenho quase certeza que o mplayer toca.


» EdCrypt () em 06/10 22:02

Hm... vamos ver se funciona com beep media player...


» StanStyle () em 06/10 22:24

Adilson,
Com os devidos codecs instalados funciona perfeitamente (e tenho que dizer uma coisa que notei claramente: Em streaming de mídia o mplayer é melhor que o próprio mplayer! O video não fica travando (porcausa da pequena banda, no meu caso 56k) e as imagens são de ótima qualidade. Agora porque eu não sei hehe Alguém poderia explicar?
A maioria dos players de mídia tipo Amarok (que está muito bom por sinal nessa ultima versão 1.1 até com integração com o K3b!) tem a opção de usar a engine ou um plugin do xine ou até do xmms.
Um ótimo plugin é o mplayer-plugin para Mozilla que, com os devidos codecs, lê uma grande variedade de formatos entre ele o wmv, asf, mpg, etc...
Abraço.


» StanStyle () em 06/10 22:26

Oooops digo, mehlor que o próprio windows media player.
Agora sim :)


» Jimi () em 06/10 22:34

Instalei no XMMS do Mandrake 9.1, funciona muito bem.
O Equalizador e outros plugins atuam como no MP3.
A vantagem deste plugin no XMMS sobre o gmplayer (mplayer) é o uso da CPU, é bem menor.
Notei a diferença em um AMD 500, talvez em CPU com 1 Ghz não seja notado esta diferença


» mOOdy () em 06/10 23:03

Uso o amarok, será que funciona nele??
Instalei o plugin e nada.... Algum sabe como fazer no amarok 1.1?


» Tango () em 06/10 23:18

O MPlayer reproduz muito bem este tipo de arquivo, mas ainda assim ele é mais voltado para ser um player de vídeo que de áudio. Vocês devem concordar comigo que é muito mais prático usar o XMMS e sua playlist que o MPlayer.

Porém, a possibilidade de transformar WMA em WAVE, algo que a Microshaft tesourou no Winamp muito tempo atrás é muito bem vinda. O que me traz um detalhe: viram os screenshots? O cara é russo!

Tinha que ser um russo (ou por aquelas bandas), só esse pessoal tem o cacife para meter a cara num assunto delicado como codecs patenteados.


» Penetro () em 07/10 01:06

Também acho excelente poder converter de WMA para WAV, pois padrões fechados só levam à escravidão. Não é à toa que o windows oferece a "facilidade" de conversão de músicas de CD em arquivos WMA. É pra acabar com o MP3/OGG/outros mesmo. E o impressionante é que a MS não deixa "quieto" nem seu próprio codec. Toda hora ele é atualizado, te obrigando, de inicio, a trocar de "media player" e depois a trocar de SO, pois os novos "media players" só são portados (e suportados) pelos SOs novos...

Ahhh tudo bem que o MP3 agora está cheio de restriçoes, mas pelo menos suas especificaçoes não ficam mudando a todo momento, e ninguém nunca vai ficar sem suporte a ele.
Daqui a 10 anos eu poderei tocar CDs com MP3 que tenha gravado hoje, mas duvido que nesta data eu consiga tocar qualquer coisa que tenha sido gravada em WMA. É igual a arquivo .doc; depois de alguns anos você pode desistir de abrir.


» StanStyle () em 07/10 01:27

mOOdy,
vai no site: amarok.kde.org e pega o amarok 1.1 (OBS: pra usar é necessário o KDE 3.3)
E depois instala um plugin de saida.
Veja se os pacotes estão disponíveis para sua distro. A minha é essa: http://ftp.suse.com/pub/people/adrian/amaroK/9.1-i386/suse/i586/
Pelo que vi, dá pra optar entre Xmms e Xine.
Abraço.


» Douglas Augusto () em 07/10 02:14

Em termos de garantia contra patentes, 'ogg' é o formato a ser escolhido. Por felicidade, além de aberto é tecnicamente tão bom (ou melhor) do que o 'mp3'.

Uma boa idéia é converter os áudios 'mp3' e 'wma' em 'ogg' e distribuí-los assim.


» StanStyle () em 07/10 02:31

Não podemos esquecer da transmissão de conteúdo em streaming via internet. A maioria dos sites usa o formato microsoft e alguns nem dão outra opção, como o UOL por exemplo.
Precisamos de um padrão aberto pra vídeo também. Alguém sugere?


» StanStyle () em 07/10 02:36

Falando em Xine têm uma versão nova disponível pra download o 1.0pre6 que provavelmente será a versão 1.0 final. Vários bugfixes e recursos foram implementados.
Vale apena atualizar.
Em:
http://xinehq.de/


» nelson_pivete-13a () em 07/10 07:12

Semrpe o OGG foi melhor que o mp3, ele é apenas menos popular. Deviam fazer aparelhos portáteis que tocassem OGG também...


» smash_se () em 07/10 07:38

bem, se não me engano faz uns 4 meses eu dei um apt-get install xmms- e me apareceu um estranho "xmms-wma"! como sempre o freshrpms chegou na frente! para quem usa o apt para atualizar sua distro sem querer pode ter instalado o plugin!


» André () em 07/10 08:53

Eu gravo todos os meus CDs em MP3 porque meu discman toca MP3 e não OGG.

Alguém poderia criar um abaixo assinado solicitando ao detentores do MP3 que passem a tecnologia para GPL. Ele é o formato mais popular mesmo.


» Arkhanjo () em 07/10 09:34

O Kafeine, com a biblioteca ffmpeg, toca WMA numa boa!

Abraços,
Arkhanjo


» bogus () em 07/10 09:38

>Uma boa idéia é converter os áudios 'mp3' e 'wma' em 'ogg' e distribuí-los assim.

Douglas, o melhor é fazer isso em último caso. Há perda de informação ao converter para mp3 e nova perda ao converter em ogg. O arquivo resultante do processo pode acabar virando exemplo desfavorável de comparação entre formatos, com prejuízo para o ogg.

StanStyle,

> Precisamos de um padrão aberto pra vídeo também. Alguém sugere?

Você pode procurar aqui: [ http://www.xiph.org/ ]

nelson_pivete-13a,

> Deviam fazer aparelhos portáteis que tocassem OGG também...

Eles existem, só não são tão comuns e populares quanto os para mp3. Não tenho um apontador aqui, mas acho que não é difícil achar um com ajuda do google. Normalmente, estes também tocam mp3 entre outros formatos.


» flipe () em 07/10 10:22

eu tenho muitas mp3 aqui, muitas mesmo, mais de 2000.... e 18 saum wma, tava a mó cara atras de algo que as fizesse funfa, heheh!!! até q enfim...

eu só uso linux, então naum tinha jeito de escuta as musicas, baixei o fonte, mó mole compila... sem brema nenhum....

agora to escutano o "jigaboo" q são minhas unicas musicas em wma.. o resto é tudo mp3 e ogg...

valeu cara!!!

falou!!


» Fábio () em 07/10 12:54

flipe,
O fato de ter no link da notícia um conversor de wma para wav permite converter teus arquivos .wma para .wav e depois recodificar para .mp3 (com perda na qualidade, infelizmente). Fiz um teste aqui e os arquivos .mp3 resultantes ficaram com uma qualidade "aceitável"


» Leadro () em 07/10 14:29

Fala ae pessoal. Seguinte.
Dá pra converter .wma para .wav com o mplayer sim. Embora não seja user-friendly.
É só usar "mplayer -ao pcm" e redirecionar a saida para um arquivo. Já fiz quando precisava gravar um cd para uma amiga do meu irmão e uma das músicas estava em .wma (mas o mplayer usa codecs proprietários). Aliás, uma coisa que sinto falta é um plugin para o k3b que converta automaticamente wma para que seja possível inseri-los em projetos de audio como fazemos com mp3. Alguém conhece?

Eu sempre que posso passo cds meus para arquivos ogg e distribuo. Todo mundo reconhecve que o ogg é melhor (e agora parece que toca em winamp e Real Player). É uma pena não ser popular e tenho minhas dúvidas se um dia vai ser.

Ademais, eu costumo usar .wav para guardar arquivos (para não ter perda de qualidade caso eu queira gravar em CD de áudio depois). Embora a melhor solução seja o flac que diminui o arquivo pela metade sem perda de qualidade.

Falou


» Douglas Augusto () em 07/10 17:14

Para quem quiser converter o arquivo 'audio.wma' (ou qualquer outro formato aceito pelo mplayer) em 'audio.ogg' em tempo de vôo:

mkfifo -m 660 audiopipe.pcm

cat audiopipe.pcm | oggenc -q 3 -o audio.ogg - &

mplayer audio.wma -vc dummy -noframedrop -ao pcm -aofile audiopipe.pcm -vo null

Onde '-q 3' é a qualidade do 'ogg' gerado.


» Eduardo Souza () em 07/10 17:53

Player de Ogg
http://store.yahoo.com/directron/ifp780t.html


» Eduardo Souza () em 07/10 17:57

Tem esse outro tb
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=22125294


» Fernando Turchetto () em 10/10 14:07

eu tenho 20 mil mp3 aqui.... tenho um discman que toca mp3 e o som do meu carro tb toca, alem do meu DVD... o grando problema do OGG éa compatibilidade com aparelhos de audio.... em outros aspectos ele é melhor que o MP3... sugiro que ao copiar uma musica do CD, passem direto em ogg e caso for usar em algum aparelho externo, converta em mp3


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.