Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gartner: PCs vendidos com Linux acabam rodando Windows pirata

Notícia publicada por brain em setembro 30, 2004 12:00 PM | TrackBack


Arkhanjo (arkhanjo.linux@terra.com.br) enviou este link e acrescentou: "Li, no site da COMPUTERWORLD, que em um levantamento do Gartner Inc., mostra que 80% dos PCs vendidos com Linux acabam, no final das contas, rodando uma versão pirata do Microsoft Windows. 'Apesar de a venda de PCs com o Linux em mercados emergentes da América Latina, da Ásia e do Leste Europeu estar em franco crescimento, cerca de 80% dos microcomputadores comercializados com o sistema operacional de código aberto vão, no final, rodar versões piratas do Windows, da Microsoft. A estimativa faz parte de um relatório do Gartner Inc.' Isso nos pede um momento para reflexão. Por que uma pessoa compra um PC com Linux e depois instala o Windows? Não é por dificuldades de instalação/configuração. Talvez o preço seja um dos fatores, o PC com Linux é mais barato. Então por que o Linux sendo mais barato, já estar instalado e configurado, ser praticamente 'imune' a vírus, ser estável, já ter grande compatibilidade com documentos do MSOffice, ser LEGAL... por que, apesar de tudo isso, usuários ainda preferem instalar uma cópia pirata do Windows? Reflitam..."

Se eu fosse orientar algum conhecido a comprar um PC pré-instalado com Linux em um hipermercado brasileiro, provavelmente não iria sugerir a ele para manter instalado o sistema operacional que acompanha o equipamento, já que em boa parte dos casos vêm distribuições relativamente desconhecidas, consideravelmente defasadas e com pouco suporte da própria comunidade. Eu não instalaria uma cópia não autorizada do MS Windows (naturalmente), e sim alguma distribuição de Linux adequada às necessidades do usuário. Mas, nas condições acima descritas (que felizmente não são a totalidade dos casos), não me surpreende que as pessoas acabem optando por remover o sistema pré-instalado.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ronaldo Yoyart () em 30/09 12:37

Porque ?

Porque quando a grama muda de cor o burro passa fome.

Quando um usuário compra um micro, muitas vezes é o primeiro computador dele, portanto ele pede ajuda do o visinho.
Mas o visinho só sabe instalar o Windows 98, quando ele vê outra coisa, ele toma a maquina e instala o Win98, o dono mesmo as vezes nem fica sabendo.

Mas pode ser na verdade, uma necessidade de mercado, onde as pessoas querem pagar menos, e querem que a maquina venha sem nenhum software.

Acho que a maioria dos novos usuário, ou pessoas simples, nem se quer tem noção do que é pirataria.

O governo em vez de explicar o que é pirataria, ele só fala que pirataria é crime, mas como o umilde Sr José da Silva, vai saber se o que ele tem é pirata, contrabandeado, ou roubado?

A cultura no Brasil é pagar e levar, poucos pedem nota fiscal ou sabem seus direitos e deveres.


» Felipe Raposo () em 30/09 12:43

Porque o Linux não roda um monte de softwares que o usuário está acostumado. Não roda os .exe dos CDs de jogos que ele tem, não abre o ICQ ou o MSN que ele estava acostumado a usar, o Mozilla não abre os sites que ele estava acostumado porque esses sites não são compatíveis com a W3C, ou porque o Java ou o Flash não está instalado e configurado corretamente, porque... porque... um monte de porquês!


» Felipe Raposo () em 30/09 12:46

Ah, porque não é tão simples você baixar um kazaa da Internet e instalar, por exemplo. Ele tem que baixar um outro software similar ao Kazaa e, em muitos casos, tem que compilar e não só abrir o instalador e clicar em next, next, next, finish.


» Tonny () em 30/09 12:49

Porque quando ele recebe e-mails de amigos contendo "mensagens bonitas", animações em pps, o computador dele tá com "problema" pois não roda esses arquivos.
Porque ele quer fazer os trabalhos da escola e o computador "não quer imprimiir" com a impressora que ele acabou de comprar.
Porque ele comprou o jogo que vem com a revista "3D games" e não consegue instalar.

Para todos este problemas ele pede ajuda ao amigo "fera na computação" que só conhece o Linux de nome e acaba resolvendo o problema instalando o Windows.

O que nós precisamos saber, e muitos acham ruim quando digo isso, Linux não é pra Desktops de usuários comuns. Quem sabe um dia ele seja.


» roberto () em 30/09 12:53

eu comprei um que veio com conectiva 8+,é verdade naum deixei o so que veio,rodei,slack,suse,conectiva 9 e 10,kurumin,kalango,knoppix,danm small linux e yoper.


» Marcos de Souza (mds) () em 30/09 13:00

"O que nós precisamos saber, e muitos acham ruim quando digo isso, Linux não é pra Desktops de usuários comuns. Quem sabe um dia ele seja."

Eu penso diferente: "Usuários comuns não são para Linux". Eles não querem estudar um S.O. novo para rodar um Software. Querem que funcione, e pronto. Não adianta insistir...! :]


» santo () em 30/09 13:04

O problema é o mesmo de sempre os usuários querem sempre o mais popular e não o melhor do ponto de vista do custo beneficio.
E alem do mais embora o linux possa abrir os documentos do office e vários outros formatos de vários tipos de arquivos comuns no windows o usuário não pode rodar todos os aplicativos do windows e portanto o usuário não pode rodar os aplicativos da moda e o que faz com que o usuário vá para o windows para qeu ele seja "normal".
Outro fator é que o linux "força" os seus usuários a procurarem soluções para seus computadores, o que pode ser muito interessante para alguem ligado a informática mas com certesa é inceitavel para um especialista de outra área estes sempre vão preferir pagar para ter tudo pronto.
E ainda falta muito um bom suporte por parte do mercado, por exemplo, quando eu comprei o servico de velox da telemar eles diziam que somente era possivel instalar o velox em maquinas com o windows, ta certo que eu sozinho consegui instalar o velox no linux da minha manquina com menos de 30 minutos (mais rápido que o tecnico da telemar) mas os leigos veem isto e pensão "Se eu instalar o linux vou ficar sem velox??? Ai não".
Outra coisa são os sites que não rodam no linux seja por que tem activex ou por que utilizam codigos especificos do IE o leigo sempre pensa "po!!! este linux não consegue abrir nenhum site direito".

Ou seja o problema é o circulo vicioso de que todo mundo utiliza windows por que todo nundo tem windows.


» roberto () em 30/09 13:14

tb cheguei a esta conclusão o linux é para quem gosta realmente de informatica,para os preguiçosos o windows cai como uma luva.


» Manoel Pinho () em 30/09 13:20

É o efeito tostines ("vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais ?") agindo, que seempre seleciona o que "todo mundo usa", não importando se é pior, mais difícil ou o que seja.

Uma prova disso é que o PC sempre vendeu mais que os Macs, mais amigáveis, fáceis e melhores. Por esse mesmo motivo as pessoas preferiram o Windows 3.x ao OS/2, o Windows 9x ao NT (eles só conseguiram fazer os leigos usarem um kernel NT quando forçaram a barra colocando ele no XP, anos mais tarde) e ao BeOS, o VHS ao Betamax, etc.

Qual é a maneira de quebrar o círculo vicioso ? Fazer o que estamos fazendo: discutindo, instalando linux nos micros de quem se interessar, ajudando os que estão começando, etc.

Sinceramente não é surpresa nenhuma saber que estão colocando Windows pirata nesses micros com linux OEM. Não é uma situação ideal mas nunca conseguiremos fazer o sucesso do linux impondo as coisas com sistemas pré-instalados. Por mais leigo que seja o usuário, pelo menos aqui no Brasil, todo mundo conhece alguém que tem e sabe instalar um windows pirata nos seus micros, fora milhares de pessoas que oferecem os seus serviços para isso nos jornais.

O importante mesmo é que pela primeira vez estamos vendo a MS não conseguir impor a venda casada do Windows (o famoso "imposto M$" - "MS tax") aos fabricantes de micros. Isso significa menos receita para ela e um baita rombo na sua estratégia maquiavélica de fechar os olhos para a pirataria doméstica e ganhar dinheiro extorquindo os fabricantes de hardware (com as licenças OEM) e as grandes empresas (com os contratos de licenças por volume).

Por enquanto a perda de dinheiro é pequena mas se isso virar moda a MS está frita. Já tem fabricantes de micros nos EUA vendendo micros com FreeDOS (sim, aquele DOS livre que a gente usa no dosemu) ! Isso não é crime nenhum (afinal o micro sai com um sistema operacional) e o comprador fica feliz por comprar um micro mais barato.


» Rafael () em 30/09 13:28

Ronaldo,

Não culpa é do governo se a pessoa não instala programa pirata. O usuário deveria se informar.
As pessoas instalam windows pirata porque não sabem utilizar Linux.


» Marcos () em 30/09 13:40

Precisamos refletir QUEM é o usuário doméstico brasileiro, consumidor de produtos de baixo custo. E não há apenas um perfil para esta resposta.

Uma família é composta por mães que raramente utilizam o computador. Pais que usam o computador esporadicamente para navegar na Internet e fazer algum trabalho que levou para casa (usando uma suíte de escritório qualquer). E filhos que são os "hard users" do computador doméstico. Sendo os filhos os que impulsionam a tecnologia desta máquina.

O Brasil tem características diversas das européias, por exemplo. Na Europa, o conjunto de famílias com filhos e o número de filhos é menor. Temos que nos ater à nossa realidade.

No que os adolescentes demonstram interesse? Jogos, Internet, vídeos, fotos: ENTRETENIMENTO.

Uso o SUSE 9 em casa, mas não dispenso o Windows (meu videogame). Para poder usar o SUSE adequadamente, tive que instalar o MPlayer (com as libs). Grande parte dos vídeos que chegam por e-mail são nos formatos proprietários (WMV) ou usam codificação proprietária. Meu SUSE não roda DVDs corretamente. Tive que instalar bibliotecas para isso. Ao abrir um anexo PPS ou PPT, tenho que selecionar sempre o OOo (preguiça de associar o MIME). São pequenas dificuldades que poderiam ser facilmente sanadas pelas distribuidoras. Para mim, é fácil instalar softwares para resolver (agumas vezes nem tanto) essas pequenas complexidades. Para o usuário comum é um tormento. Ele quer um micro que chegue em casa e funcione. Com flash (que ele nem sabe o que é); jogos; etc.

Uma distribuição de Linux desktop deveria se preocupar com isso. Senão, o vizinho "entendido" vem e instala um XP "não ortodoxo" para ele.


» roberto () em 30/09 13:47

o problema é que empresas que investem e lançam distros linux naum podem incluir estas bibliotecas de dvd run,ou de codecs proprietarios,por causa das patentes ridiculas que a m$ consegue impor la na terrinha do tio sam e que acaba lascando o mundo todo.


» roberto () em 30/09 13:49

alias os americanos são primeiro mundo so quesito belicismo pq de resto estão na idade da pedra,sobretudo na ignorancia(me lembrei do busha aqui) desculpem,naum me contive.


» Morvan () em 30/09 14:12

O Efeito Tostines, evocado tão bem pelo Manoel Pinho, pode ser vislumbrado muito bem com relação à Telemar(dita): eles só dão suporte ao Windows, com relação ao Velox, ainda com admoestação aos usuários para "nem tentarem, que não funciona no Linux". Claro que se a Telemar quiser dar suporte ao Linux, vai ter que capacitar o pessoal. Se uma empresa moderna (mesmo) vê capacitação como investimento, a pré-histórica só o vê como DESPESA. Infelizmente, é assim que funciona na "era terciária" do empresariado deste país.


» Vilson () em 30/09 14:26

Uma distribuição de Linux desktop deveria se preocupar com isso. Senão, o vizinho "entendido" vem e instala um XP "não ortodoxo" para ele.

** olha é a mais pura realidade, muitas coisas que voce faz com linux, a maioria aprendeu a fazer, pesquisando fuçando etc e tal, infelizmente nem todo mundo tem essa aptidão, muita gente quer apenas o Pc para ouvir musica, ver um filme, jogar,,,eu creio que as distros deveriam ouvur mais os usuarios e melhorar o quesito desktop, isso para aquelas pessoas que tem um certo receio de ouvir falar em linux.
experimenta voce querer instalar linux para alguem que numca ouviu falar en linux e tenta fazer um certo winmodem funcionar justo aquele que veio no micro, ai voce tenta instalar e descobre que nao tem drive, e o que voce fala para o cara, que seu modem nao funciona no linux, ou troque o modem por outro, quem compra um equipamento quer que ele funcione e atenda o que ele quer e pronto, o que é preciso sao os fabricantes fazerem drives tb para linux, senao a novela vai ser sempre a mesma, compra-se um periferico mas nao tem drive pra linux só funciona em windows..
quem é do ramo vai pesquisar e tentar achar um meio de fazer, e aquele usuario que nao nem o que prompt, digitar no shell(abra uma term e digite.....)..é complicado... mas ....


» Ronaldo Yoyart () em 30/09 15:05

Rafael,

Acho sim que o governo deveria ter uma campanha de instrução, da mesma forma que é feita com a urna eletrônica.

Concordo com você que cada uma deve se informar, mas pare para pensar, quando vocÊ foi retirar sua identidade ou título de eleitor você recebeu algum treinamento de ser cidadão ? Alguém do poder falou que vocÊ tinha que fazer declaração de imposto de renda ? Que você tinha direito a saúde e educação ? Que tinha que pagar impostos ou exigir nota fiscal de tudo que você compra ? Que quando você estiver trabalhando você tem que ter uma carteira de trabalho e ainda por cima assinada pelo patrão ? etc..., O Problema no Brasil é que ninguém formaliza nada, niguém instrui ninguém, boa parte das informações são nossos pais e amigos que nos ensinam e que eles nem sabem quem ensinou eles.

Agora nós que vivemos nas grandes capitais, temos pais com alguma cultura que puderam nos ensinar mais ou menos como funsiona esta selva, imaginem a outra porção da população que não tem nem acesso a escola ? E se tem não tem país nem amigos, nem professores que podem dar as devidas DICAS ?

Enfim, veja o que estou falando nesta matéria do Diário de Grande ABC, que fala "Apenas 26% dos brasileiros dominam leitura e escrita" http://www.dgabc.com.br/Geral/Geral.idc?conta1=441830

Portanto o universo de pessoas capacitadas a ter um computador e que sabe utilizar algo além do Word Excel, é muito pequeno.

Sei lá, hoje to meio brabo.


» Ronaldo () em 30/09 15:09

OPS, falando em analfabetismo... "FUNCIONA"... além dos outros...


» devnull () em 30/09 15:56


Acho muito mais provável que muitos desses usuários compraram o micro c/ Linux pq era mais barato já com a disposição de instalar XP no lugar.

Usuário 'home' e pirataria sempre andaram de mãos dadas...


» Arkhanjo () em 30/09 16:30

Bom, em minha humilde opinião, eu acho que o Linux é um ótimo sistema operacional. E isso é indiscutível! O problema é que ele tem que lidar com uma "herança maldita", os softwares/hardwares/users legados do Windows.

Assim, como não é possível "convertê-los", junte-se a eles. Ou seja, as distribuições que pretendem chegar ao USUÁRIO DESKTOP precisam atender a TODAS AS NECESSIDADES DE UM USUÁRIO WINDOWS COMUM. Não é o usuário que tem que se adaptar ao LINUX e sim o Linux aos USUÁRIOS! Não estou falando que o Linux tem que ter a mesma aparência do Windows, com drives C:, D: etc. E sim, ter um PADRÃO visual e operacional comum a todas as versões/distribuições(para DESKTOP).

Por exemplo o MAC OS/X. Ele tem um visual atraente(mais bonito do que o WinXP) e um funcionamento operacional PADRÃO. Qualquer usuário Mac OS/X pode reconhecer uma tela ou screenshot de seu sistema operacional... seja em qual versão estiver... em qual idioma estiver!!! Ele saberá configurar seus periféricos... executar suas tarefas... independentemente da versão, idioma ou equipamento em que estiver usando. E é isso que falta ao Linux. Isso para as distribuições que pretendem atender o público DESKTOP... as demais não precisam disso... e é isso que torna o Linux tão maravilhoso: a liberdade! Mesmo que um desktop venha todo configurado de acordo com padrões... você pode mexer e deixar DIFERENTE... ou seja, o padrão NÃO ATRAPALHA a LIBERDADE!

As empresas distribuidoras do GNU/Linux precisam, se quiserem conquistar o mercado Desktop, investir nisso. Visual atraente(igual em qualquer gerenciador de janelas), procedimentos operacionais padrões e compatibilidade com arquivos e jogos para Windows/Mac. Mesmo que isso não saia de graça, mas que seja mais barato que o windows, o usuário irá escolher o que mais lhe agrade. Imagine se o MAC OS/X pudesse ser instalado em PCs nativamente como o Windows... Quem usaria o Windows?! A quantidade de softwares, jogos e hardwares compatíveis com os MACs são muito grandes e quase tudo no mundo Windows é compatível com um MAC. O Sistema Operacional da Apple é mais barato, mais atraente, eficiente e com mais recursos do que o Windows(vide www.amazon.com).

Bom, eu adoraria ter um LINUX com a cara de um MAC OS/X e as facilidades de uso de um Windows... será que é pedir demais?!

Grande abraço a todos...
Arkhanjo
(Eu fiz o comentário apenas analisando o público DESKTOP... em servidores(CORPORATIVO) o GNU/Linux está DETONANDO TODOS OS DEMAIS Sistemas Operacionais concorrentes!).


» santo () em 30/09 17:16

Arkhanjo

"as distribuições que pretendem chegar ao USUÁRIO DESKTOP precisam atender a TODAS AS NECESSIDADES DE UM USUÁRIO WINDOWS COMUM. Não é o usuário que tem que se adaptar ao LINUX e sim o Linux aos USUÁRIOS!"

Eu acho que a proxima geração de tecnologia dominante sempre tem a obrigação de preencher as lacunas deixadas pelo seu predecessor, portanto eu acho que o linux que irá dominar o mercado será aquele linux que faz tudo que o windows faz e ainda de forma mais facil e mais rápida.

Não sei quanto a vocês mas eu acho que este papo de que "o linux é uma alternativa viavel" sozinho não basta, eu acho que para o linux pegar vai ser preciso que ele seja inegávelmente superior ao windows em TODOS os aspectos, do contrario sempre vai haver aquele papo falta isto ou falta aquilo e o usuário acaba por não migrar ou que pelo menos de algum jeito o linux vire moda!!!



» devnull () em 30/09 17:34


>Eu acho que a proxima geração de tecnologia dominante sempre tem a obrigação de preencher as lacunas deixadas pelo seu predecessor

Sim. Os PCs fizeram isso com os mainframes (que acabaram ficando de castigo escondidos no fundo do CPD)

O Linux até algum tempo atrás tinha um diferencial ótimo em relação ao Win - a estabilidade. Hoje, que o XP é mais estável (ou pelo menos estável o suficiente para um desktop), o diferencial principal passou a ser segurança, mas isso não é importante para a maioria dos usuários.

PS: Preço não é diferencial para quem usa software pirata, né?


» Numsey () em 30/09 17:42

Vamos voltar ao passado, quando surgiu o windows, todos conheciam apenas o DOS e lembro-me muito bem que muitos falavam mal do windows como se fosse a pior coisa do mundo, pois não funcionava direito, só dava pau, estava cheio de bugs, etc, etc ... Com o passar do tempo e superado o medo do windows o próprio evoluiu e tornou-se então melhor, é o que hoje acontece com o linux, a cada dia está aparecendo programas que são instalados à partir de um next, next, next. Um exemplo é a última versão do FireFox, evolução é natural, basta ter curiosidade e vontade de aprender.


» Andreas () em 30/09 18:07

Ou seja, a pirataria do Windows prejudica muito o linux. Se cada pessoa que tem windows em casa tivesse que ter pago 500,00 por ele, com certeza pensaria duas vezes. Agora, se for "grátis" (pirata), a grande maioria simplesmente coloca e esquece o assunto.


» SS_Sputnik () em 30/09 19:08

Há semanas atrás apareceu aqui uma notica parecida mas dando conta do crescente numero de maquinas com linux pre-instalado. EU DISSE QUE 80% DESSAS MAQUINAS SERIAM FORMATADAS E INTALADAS O WINDOWS. Me apedrejaram por ter dito isso. Tai a confirmação do que eu disse.

Quanto ao post do Morvan, tenho um relato que aconteceu há uma semana. Meu colega de trabalho pediu pra instalar o conectiva 10 no micro dele com o VELOX. Ele é meio leigo no Linux e instalei tudo belezinha. Logo ao chegar em casa toca o telefone, quem era???!!! A TELEMAR ME OFERECENDO O VELOX!!!! Eu disse que só uso linux e que no dia que eles dessem suporte a essa plataforma eu poderia mudar de ideia.
Não há dificuldade alguma em criar tipo um conector ADSL no linux com as frescuras do velox. Isso é mais facil que criar um discador(linha discada). Agora eu pergunto, PORQUE A TELEMAR IGNORA O CRESCIMENTO DO LINUX???!!! Não seria a hora da concorrência pegar esse filão?


» Henrique Vicente () em 30/09 19:11

roberto, nada haver...
o windows não foi nunca para os preguićosos, e sim para os acomodados, e quando se trata de gente que deveria, teoricamente, entender de informática: para os burros.
se fosse assim eu diria que os computadores da Apple deveria ser usado pelos preguićosos, mas eu já não posso dizer isso... a única vantagem tão grande que eu vejo em um Mac OS X e um Mandrake por exemplo é que no Mac OS X é bem mais fácil configurar, claro, plataforma proprietária... muda poucas coisas, etc... claro, um Mandrake rodando um ambiente gráfico legal para usuário final, que não sirva apenas de eye-candy mas também seja funcional, como o KDE por exemplo...
agora, windows para os preguićosos é fogo... só se for para o preguićoso que tem um amigo, como diria o meu professor de história: mamão, que vá perder 24h preparando o PC instalando(e já atualizando) anti-virus, suíte office etc... quando poderia fazer algo mais útil na vida para si ou mesmo para os outros..
por favor viu..


» Marcelo Ulianov () em 30/09 20:33

Caramba ! Hj eu não estou sozinho. Aliás adorei a frase "Não é o usuário que tem que se adaptar ao LINUX e sim o Linux aos USUÁRIOS!" Isso é básico em qq ramo ! Ou vc me oferece o que EU preciso ou eu vou procurar em outro lugar ! Não existe " usuário preguiçoso ", existe usuário que tem mais o que fazer, do que perder tempo com o sistema operacional ! SO deve ser como a eletricidade ! Acende a lâmpada, mas vc só percebe que ela existe qdo te da choque ! Mac OS sempre foi assim ! O que interessa são os programas ( a lâmpada ) !!! Tem que ter Kazaa, tem que ler ppt sem frescura, e tem que ter wma/wmv, pq esse é o padrão de streaming na internet ! Tem uma distro japonesa que está " licenciando " o wmp ! Não é porte nem nada ! É licenciamento !!!


» montaro () em 30/09 23:12

por outro lado... muitos usarios de lnx compram maquinas , notes que vem com winblows e formatam instalando o lnx....


» roberto () em 30/09 23:27

configurar um windows é moleza se comparado com uma distro linux,sobretudo,slack ou gentoo,por isso citei o termo "preguiçoso",mais tb disse que o linux é pra quem realmente gosta de informatica,portanto mantenho minhas palavras,pois acredito que expressam a verdade da situação.


» Marcelo Vivan Borro () em 01/10 00:17

Roberto, me desculpe, mas acho que faz um bom tempo que você não instala um windows e um Linux...

Para instalar um win2000 + anti vírus + Office leva umas 3 horas e vigiando o computador, pois é necessário ficar reiniciando a cada 5 minutos (CD da placa mãe? Reiniciar 10 vezes para instalar tudo :-( ). Isto sem contar o tempo que ficaria atualizando na Internet.

Instalo um CL10 em 1 hora e pouquinho, na instalação automática já fica 95%. Daí basta ajeitar uns detalhes e pronto.

Costumo cobrar mais caro dos clientes para instalar windows. Dá *muito* mais trabalho...


» bebeto_maya () em 01/10 01:35

-----------------------------------------
__É uma estupidez inominável dizer que linux não ''é para desktop de usuário simples''.Pois existe a possibilidade de editar os menus e instalar os programas certos para o usuário de desktop, além de configurar ícones simples para acesso aos programas, bem como editar Scripts que automatizam tarefas em segundo plano.Vou citar um exemplo se sistema Linux configurado para usuário Leigo.

Sistema configurado para minha mãe e irmã!
------------------------------------------

**Distribuição:Kurumin

**Kazaa:Quem precisa. . .Tem um ícone mágico que instala automaticamente o Apollon, que não tem Spywares e dá acesso a 4 redes, enquanto o Kazaa só acessa a FastTrack.Instalei e coloquei um atalho para a pasta do 'Kazaa'' no desktop

**MSN:O AMSN é perfeito para 90% dos usuários e está em constante desenvolvimento

**Limpeza dos menus do KDE:Deixei só o essencial, sem programas técnicos

**Players de vídeo:Kplayer, kaffeine, Gxine(DVD),W32codecs. . .

**Gwenview:Visualizador de imagens integrado com KDE

**Firefox:Estável e fácil, além de seguro

**KGET:Gerenciador de downloads automático

**Inkscape:Fácil e suficiente para designer simples e até mesmo complexo!

**GIMP:Na versão 2.0 é muito intuitivo!

**Joguinhos:Zsnes, Kpat(para a mãe), e outros. . .

**Desligamento automático:O pessoal está desligando e ligando o computador sem problemas

**Montagem automática de CDROM:Todo mundo gostou do AUtoRUN do Linux, que não trava o computador!

**Koffice:Excelente pro pessoal, totalmente integrado com o sistema de impessão CUPS do KDE.

**OpenOffice:Graças a ele minha mãe escreve e-books sem precisar pagar a Adobe ou piratear!

**Clique na casa:O linux+KDE é tão intuitivo, que basta pro pessoal clicar na ''casa'' e lá guardar seus arquivos.

**Kppp+Navegador:Cionfigurei o discador com todas as internets grátis existentes, que têm um desempenho 30% melhor que no Windows.Botei um scriptzinho, que faz com que vocÊ clique no discador e já abra o Navegador junto!

**Wine:Integrado ao Wine o pessoal baixa programas simples da internet, inclusive o IE, e instala clicando sobre, como se estivesse no Windows, as últimas versões criam até ícones na área de trabalho!

**Visual ''Muy bueno'':COnfigurei o Kde com papéis de parede muito bonitos e transparência no painel e ampiação de ícones. . .Fez muito sucesso!

**HArdware:De mouse a scanner e impressora, coloquei pra funcionar muito bem, inclusive com USB-Key e máquina digital!

__Se os integradores vendessem micros Linux assim, como mostrei, certamente seria paixão a primeira vista.Porque, sinceramente, o cara que sentir dificuldade pra usar isso, é burro estúpido e idiota ao quadrado. . .Agora é preciso configurar direito, porque existem configurações no Deskto Windows, capazes de confunfir qualquer usuário também.Linux é pra desktop sim senhor! Quem diz o contrário, é porque não tem nenhuma experiência e visão do que os usuários querem e precisam, e também não sabem customizá-lo!


» bebeto_maya () em 01/10 01:42

AH, e me esqueci de complementar:

Para o usuário não formatar o computador e instalar lixo pirata.Só é tirar a garantia em caso de tal ato.Se vocÊ vende um sistema com Linux só pode dar garantia a o hardware+Linux.Existem infinitas possibilidades com Linux.Vejam o que a Apple fez com o FreeBSD, coisa de doido varrido, pegaram, customizaram e até minha vó sabe usar hoje.E o Knoppix e Kurumin, a título de informação, instala-se em 15 min.Quero ver quem derruba!


» Emilio Wuerges () em 01/10 09:00

Tem um amigo meu que tem uma opiniâo bem interessante. Se vc pergunta pra ele:

"O que é melhor Windows ou Linux?"

Ele responde:

"Windows, sempre."

O interessante é que ele não suporta o Windows. Ele acha o Linux melhor pra ele, mas não se importa com os outros. É o suficiente ele fazer tudo o que gosta no Linux.

Eu acho ele muito egoísta, mas acredito sim, que para algumas pessoas, o Windows É melhor que o Windows.


» Emilio Wuerges () em 01/10 09:05

Errata: na última frase:

Eu acho ele muito egoísta, mas acredito sim, que para algumas pessoas, o Windows É melhor que o Linux.


» EAC () em 01/10 09:16

Uns dizem que o linux não esta preparado para os Desktops e outros dizem que os usuários (comuns) não estão preparados para o Linux.
Eu diria o seguinte : As Empresas que vendem o Linux OEM não estão preparadas para o Desktop.


» Pachequinho_RJ () em 01/10 11:36

Companheiros, acho que tenho uma dica interessante para isto...

Por quê não fazemos o "meio-termo": manter a instalação original do Windows, para depois redimensionar e reparticionar a HD. Em seguida instalamos o GNU/Linux na máquina destes indivíduos? Eles poderão realizar suas atividades normalmente no 1o. sistema operacional, e quando tiver um tempinho disponível, podem "fuxicar" no GNU/Linux (por padrão, todo usuário doméstico é curioso...). Foi ASSIM que conheci o GNU/Linux, foi ASSIM que me adaptei gradativamente, e hoje sou um aficcionado pelo sistema.

As empresas especializadas em venda de computadores (à meu ver) deveriam CONTINUAR à fornecer as máquinas com o Windows pré-instalado e licenciado normalmente, porém tendo também a opção de dual-boot com o GNU/Linux. Com o passar do tempo, as pessoas vão conhecendo o sistema alternativo, CRIANDO UMA CULTURA para o seu uso e não muito distante poderão passar à optar por USAR SOMENTE o GNU/Linux. No futuro, quando desejarem vender máquinas à um custo menor, saberão que muitos usuários preferirão ter somente o GNU/Linux instalado, porque À ALGUNS ANOS ATRÁS adquiriram uma máquina com os dois sistemas operacionais e se habituaram à este último (onde o fator custo será de peso preponderante).

É apenas uma opinião, o qual acredito que é válida.


» Lucas Filho () em 01/10 12:50

Olá pessoal,

Bem... gostaria que alguém enviasse as suguestões aqui relacionadas para as empresas que vendem os PCs com Linux.
Aqui no Ceará instalamos em um cyber café, o kurumin, openoffice, etc... As pessoas quando chegam no cyber, encontram o "XP Kurumin". Botão direito para atalhos do mouse e botão esquerdo para seleção.
Encontram o OpenOffice.Org com a "cara" do Office M$. E sabe o que as pessoas estranham... nada. Digitam o seu texto, acessam a internet sem problemas. O que eu acho que falta, é personalizar o Linux com a cara do Rwindos. Ou encontrar uma maneira de assim que o usuário ligar o Linux, surja uma tela de boas vindas com texto claro, muitas figuras, e animações, explicando sobre o Linux.
Mas tudo isso depende da fornecedora do PC. Mas acho que isso resolve boa parte dos "problemas".

Lucas Filho
Open-Ce


» Jimi () em 01/10 13:20

Fiz uma experiência interessante.
Instalei um Linux para alguns usuários novos, pessoas que nunca trabalharam com um computador na vida. Após alguns meses foram apresentados ao Windows, como resultado acharam o Windows "orrivel, nada que se faz da certo" como disse um usuário.
A distribuição foi um Mandrake. Hoje seria um Kurumin. O que importa ai é reduzir tempo de instalação e configuração.
Foram poucas, pois é dificil aparecerem usuários em um primeiro contato com informática.
Para o meu lado, resultou em menor custo de garantia. Quem trabalha com assistência técnica sabe que mesmo sendo um problema relacionado a software acaba coberto pela garantia, senão a coisa vai parar no procon. O cliente não ve diferença entre hardware e software. A assitecia técnica de garatias o consome o lucro e é um setor que nao géra lucro para a revenda.
Ë muito comum a garantia por danos no WIndows onde o usuário altera configuração, instala tudo que acha na internét, e principalmnet virus, que as vezes o micro sai da assitência e volta uns 20 min. depois cheio de virus, e lá se faz tudo novamente.
O que deu um trabalho foi manter programas que possivelmente os usuários queiram instalar e que sejam compativeis com a distribuição. Não é compesador, no meu caso, demorar muito pra instalar um programa que por agum motivo, precisa de uma compilação com algum ajuste fino para funcionar onde a demora, as vezes, é descobrir porque não funciona.
A conclusão foi que: Instalar Linux em maquinas novas resulta em lucro por menor custo com garantias por coisas inúteis. O trabalho vai ser reduzido a medida que otimizamos a taferas, como instalação de programas e novos dispositivos na distribuição escolhida.
Atualmente o primeiro contato com informática se dá nas escolas. Ë ai que se define a tendências
,também para qual sistema operacional usar no computador doméstico.


» roberto () em 01/10 13:41

posé marcelo,instalei o xp fazem duas semanas(pq a droga de sp2 em cima do 1 ficou uma b%¨sta)se bem que ficou lento e pesado quase a mesma coisa,mais efim,eu quis dizer que instalar isso no linux pode ser mais demorado e é,mais é um processo trivial para usuarios comuns,ja o linux naum é trivial,muitos naum sabem nem como conectar na internet(estes são os usuarios comuns a que me refiro(ou seja viciados em windows)e naum querem ter o trabalho de procurar tutoriais na net ou ler um livro ou manual sobre linux,por isso usei o termo preguiçoso,pq a inovação aqui é o linux naum o windows,e sim,instalei o conectiva 10 anteontem,em substituição ao suse 9.1,é isso pessoal,toda inovação requer estudo e pesquiza,quem naum quer ter este trabalho fica no trivial,ai o uso do termo "preguiçoso",fuis.


» PoolS () em 01/10 13:50

Ninguem comentou muito a respeito, mas a regra é:
Usuário doméstico = JOGUINHOS!

E não estou falando daqueles jogos simples... e sim do Need For Speed Underground, FIFA 2004, The Sims 2 acabou de sair, True Crime, Doom III (ainda só pra Windows, vai testar por mais um tempo pro Linux)

Daí eu dígo: "Se eu quiser jogar (Menos o Fifa que não roda) posso emular!"

Resposta: "Para que emular e perder performance do jogo se eu posso jogar ele NATIVO?"

Pronto... acho que fora o desktop que tá evoluindo muito... os jogos são muito responsável por deixar o usuário preso no Windows.

É uma pena que a Loki Games já era!




» PoolS () em 01/10 13:50

Ninguem comentou muito a respeito, mas a regra é:
Usuário doméstico = JOGUINHOS!

E não estou falando daqueles jogos simples... e sim do Need For Speed Underground, FIFA 2004, The Sims 2 acabou de sair, True Crime, Doom III (ainda só pra Windows, vai testar por mais um tempo pro Linux)

Daí eu dígo: "Se eu quiser jogar (Menos o Fifa que não roda) posso emular!"

Resposta: "Para que emular e perder performance do jogo se eu posso jogar ele NATIVO?"

Pronto... acho que fora o desktop que tá evoluindo muito... os jogos são muito responsáveis por deixar o usuário preso no Windows.

É uma pena que a Loki Games já era!




» Henrique Vicente () em 01/10 14:01

Caro Roberto,
você leu o que eu disse? alguma distribuićão destinada a usuários finais... desse meio podemos tirar o slackware, etc... não que o slackware não deva ser utilizado pelos usuários finais... mas o slackware não é destinado a esse público... pegue um mandrake... bem atrativo... o slackware assim como a instalaćão avanćada do debian não foi feito para qualquer um instalar e configurar... foi feita para "usuários avanćados" teoricamente..

Pachequinho_RJ,
concordo que usar DUAL BOOT pode ser uma boa para a pessoa conhecer o GNU/Linux, mas para novos usuários não vejo a necessidade de DUAL BOOT, leia-se: não vejo a necessidade de ruwindows.

Deixar os ambientes do X(como KDE, gnome.. por exemplo) com cara de windows? Nada disso! Uma pessoa mesmo que deteriorizada com o uso do ruwindows pode aprender a mexer no KDE, Gnome, Mac OS X etc numa boa... e para os novos usuários, sem comentários.. vão achar muito melhor que se fossem apresentado para uma tela feia do ruwindows...


» roberto () em 01/10 14:25

mandrake é uma das distros que nunca usei,mais estou baixando o 10 para conhecer,mais acho que o que foi dito sobre os jogos é o maior fator a favor do windows,isso so vai mudar,com o crescimento de usuarios linux pressionando as empresas a lançarem games que rodem nativamente no linux tb,quanto tempo ainda vai levar,naum sei,mais espero que seja pouco.


» The Darkness () em 01/10 16:38

O problema real é que as pessoas não querem um computador, elas querem uma televisão que já venha com tudo funcionando.
Só que elas não estão dispostas a pagar o preço necessário para ter este produto dos sonhos.

Se cada pessoa que quer que o LINUX seja fácil investisse algum dinheiro ou esforço com certeza ele já teria chegado lá.

Mas como é mais fácil usar SW pirata elas continuam usando.

E o pior é que ainda gastam dinheiro a toa. Porque se elas queriam um computador para instalar SW pirata, era só ter pedido para vir zerado que teria sido mais barato ainda.


» Marcelo Ulianov () em 01/10 17:41

Ahh.. Bebeto_maia... Horrivel esse zappwm..deve ser pra combinar com o som do zappa...nada a ver...


» Edivaldo () em 01/10 18:25

Os usuários comuns estão acostumados a utilizarem apenas office/explorer/IE/outlook/, qualquer coisa além disso não faz parte da rotina de um usuário comun, daí eles dizem que o windows é mais fácil, simplismente pq eles já pegam uma maquina com o sistema/programas instalados.
Quando tem que instalar um programa ou hardware eles chamam um usuario mais avançado. O Linux está pronto para o desktop, os usuários comuns é que nem sabem o que é "desktop". Olhem para seus colegas de trabalho "comuns" e verão que digo a verdade. Experimentem colocar um dessas distros com cara de windows, rodando navegador office e e-mail e eles nem perceberam a diferença. Eles não sabem o que é desktop eles conhecem apenas janelas/office/internet/e-mail.


» Henrique Vicente () em 01/10 22:48

roberto,
o mundo não é resumido a jogos...
pense um pouco, quantos usam computador para jogar e compare com quantos usuam computador para Internet, trabalho, escrever algum texto, etc... :)


» Marcelo Ulianov () em 01/10 23:33

é Henrique, mas sem jogos vc não atrai a mulekada, e sem a mulekada pra fazer propaganda... Nenhum pai vai querer experimentar..Meio obvio...


» Flavio Machado () em 02/10 01:36

O ponto pouco discutido aqui é que não é que o Linux não seja bom para desktop, é que ele não é o Windows. Incrível isso, mas os usuários querem é que o Linux seja o Windows. Isso não vai acontecer, ele sempre será um pouco diferente do Windows (se Deus quiser, sempre melhor que ele).

O problema maior é que o usuário comum já recebe o computador com o Windows pré-instalado e pronto, só reinstala se der muito problema (o que facilmente ocorre se ele rodar tudo que acha por aí). Aliás, nem instala, chama o "suporte" (o auto-intitulado ferinha amigo do vizinho ou filho de um parente) para fazer isso para ele. Conheço usuário que já teve o Windows instalado 5 vezes e nunca tentou fazer. Esse mesmo usuário comum sabe tão pouco que qualquer mudança para ele é um risco (o de não saber nem esse pouco). E seres humanos são avessos a riscos, é da sua natureza.

Eu já fiz um teste interessante, envolvendo a raça mais desconfiada de usuários comuns: secretárias velhas, daquelas que só usavam máquina de escrever. Foi bastante interessante. As duas não sabiam nada de coisa nenhuma relacionada a informática. Para uma eu coloquei uma máquina com Kurumin (no HD) com KDE básico e OpenOffice. Para a outra eu coloquei Windows XP e MS Office. Só expliquei para elas como logar e como achar a documentação de edição de textos (manualzinho mínimo com os comandos básicos, um para Office outro para OpenOffice). Nos dois casos eu deixei pré-configurada a impressora. O mais curioso é que a secretária mais velha é que foi sorteada para pegar a máquina Linux e eu mesmo já pensei que ia ter problemas. Qual não foi minha surpresa quando uma semana depois ela estava produzindo muito mais que a do Windows. A do Windows reclamou a semana toda que travava impressão, que travava ou reiniciava o micro toda hora, etc, etc. A outra não reclamou de nada. Repeti o teste com 4 secretárias depois, sendo uma jovem e uma velha para cada grupo. Mesmos resultados. Depois fiz o teste com duas que sabiam um pouco de Windows. Pronto, a do Linux reclamou tanto que quase tive que tirar o Linux. Ela só parou depois que ela aprendeu uns truques que facilitaram muito o trabalho dela no OpenOffice, mas foi difícil de convencê-la. Claro, tive que dizer que dava mais "status" usar o Linux, que ela ia aparecer mais e que todos iam ficar com inveja de só ela usar o Linux. Funcionou :) .

Moral da história: não é que seja difícil usar Linux, é difícil para usuários viciados em Windows usar Linux. Isso é esperado. Ah, então quer dizer que o Linux é perfeito para desktop? Não, mas o Windows também não. Há uns dois anos atrás saiu um estudo de usabilidade do Windows e foi só nota ruim. Intuição não vale de nada ali, tem que aprender como funciona para depois internalizar como sendo "fácil". Alguém em sã consciência pode dizer que é intuitivo cliquar em "iniciar" para desligar o computador? Alguém acha intuitivo usar a Registry? E ainda dizem que configurar Windows é mais fácil porque tem interface gráfica para tudo. Mentira, tem muita coisa que só acessando a Registry dá para arrumar e aí é um "super intuitivo" achar uma chave na Registry do tipo HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem\NtfsDisable8dot3NameCreation e ter que mudar de 0 para 1 um DWORD. ???? . Algum ser humano conseguiria entender isso sem ter que achar muita documentação (quando existe)? Pois já vi gente reclamando que é muito difícil entender o que quer dizer o "Listen" no httpd.conf do Apache, mesmo com uma descrição enorme antes dessa opção.

Então, para resumir, não adianta ficar chorando para que façam o Linux ficar igual ao Windows. Se é para chorar, vamos perturbar a vida dos produtores de jogos para fazerem versões Linux dos seus Games, chorar para que os produtores de hardwares divulguem as especificações completas dos seus produtos ou, melhor ainda, façam drivers decentes e com performance melhor ou igual à que os usuários Windows recebem e chorar para que os produtores de notebooks permitam compatibilidade completa dos componentes de seus equipamentos.


» Flavio Machado () em 02/10 01:41

Ah, faltou falar dos inúmeros micros que peguei com Windows (comprado, oficialmente) que removi para colocar Linux. Disso ninguém fala, né?


» bebeto_maya () em 02/10 01:57

Marcelo Ulianov Disse:

"Ahh.. Bebeto_maia... Horrivel esse zappwm..deve ser pra combinar com o som do zappa...nada a ver..."

__O ZappWM é um projeto simples, bem mais original que o Blanes, por exemplo, para micros menos robustos, como um Pentium 100 que não roda nem WinME nem XP.É bem estável,fácil e confortável,até pras anemonas do WIndows, e ainda tem uns programinhas simples junto.Se brincar tem mais coisa em dois megas(como planilha e editor),do que o Explorer em 1500.E não é tão feio.É questão de gosto.Desenvolvo sozinho, não são milhares de caras como no Gnome & KDE. . .

__O seu problema parece ser pessoal, pode falar mal de mim, mas use o programa e depois critique.
Seja inteligente (pra variar. . .)!

__Quanto a sua afirmação de que o usuário tem mais o que fazer, do que aprender informática básica, que inclui o Linux também, é uma boa justificativa pro preguiçoso, que usa o computador por dois anos e só sabe ''Clicar no INICIAR pra iniciar!'', é tão estúpido como ''Ah, eu quero mais é falar inglês pela internet e não aprender as palavras do idioma. . .'', completamente ''non-sense''!


» marcelo ulianov () em 02/10 05:52

Bebeto...Nada pessoal. De jeito nenhum...Uso computadores desde 1985. Ja passei pelo DOS, windows 3.X, migrei pro Macintosh, fiquei 6 anos sem me preocupar com SO ! Voltei pro Windows, e gostaria muito de poder usar Linux. Mas ta dificil... Dou muito mais valor as ferramentas, as lâmpadas, lembra? O SO tai, e não quero que ele me encha o saco ! Só funcione.

O ZappWM é projeto seu.Parabéns. Continuo achando horrivel. Por gerenciador leve, eu fico com o Window Maker.

Qto à inteligência, desculpe-me. Não alcancei Frank Zappa ainda... Até me emociono com a Guernica de Picasso, e chego até Bach e Villa Lobos, passo por Legião Urbana e Madre Deus. Mas realmente essa geração 70's " cabeça", zapp, lou reed, dylan e afins não me emociona... Foi mau.

Espero que nosso "debate" sirva pra alguma coisa ! Quem sabe alguem se interesse por zappa, Picasso ou Villa lobos, depois que ler esse troço aqui ...


» Henrique Vicente () em 02/10 13:04

Marcelo Ulianov,
jogo não é nada demais..
por acaso todo mundo joga? Você já parou para pensar que existe vida fora dos jogos? Existem pessoas que jogam bola, vão a praia, tocam violão, pintam quadros, estudam muito, não fazem absolutamente nada da vida, etc... não vamos pensar que os 25 meninos de uma sala de 50 pessoas vão estar jogando no seu tempo livre e que as menininhas vão estar brincando de boneca, por favor viu...

Ambiente gráfico parecido com windows é pura anormalise... fazer o que, tem gente que acha que cheirar loló e cair bebado é bonito... existe gosto para tudo..


» Douglas Augusto () em 02/10 14:50

Vale apena conferir a resposta da OSIA (Open Source Industry Association) sobre este caso:

"Seguindo a lógica, com o Windows pré-instalado, pessoas são incentivadas a piratear outros aplicativos que rodam nesta plataforma, como o Photoshop, Office, etc."

http://theinquirer.net/?article=18812


» devnull () em 02/10 17:04


Estou um tanto decpecionado com o Linux no desktop. 3 anos atrás, ele evoluia nessa direção de uma maneira incrível (antialiasing nas fontes, OpenGL aparecendo, o GNOME, o OpenOffice e o Mozilla amadurecendo, o KDE ficando mais rápido, /etc...)

Hoje, o OpenOffice e o Mozilla (principalmente o Firefox) parecem funcionar melhor no Windows do que no Linux, o GNOME até agora continua sem caixas de dialogo que sejam pelo menos aceitáveis, o suporte 3D é muito limitado, o ALSA dá um monte de problemas (tente usar várias fontes de som ao mesmo tempo)

Pelo menos o KDE continua no caminho certo. Ou não? (portaram as kdelibs para o Windows. Só falta o KDE funcionar melhor no Windows tambem...Aí eu volto a usar só modo texto! Lynx!)


» Thiago () em 02/10 17:10

Um dos Problemas do Linux é a instalação de programas, dependencias, compilação,essas coisas.Existe o APT, o Yum , e outros, que te ajudam com as dependencias.Problema: Eles Exigem que você esteja conectado.Ué, e quem não tem acesso a Internet? Como ele irá instalar aquele programa que veio naquela revista que ele comprou na banca? Como Ele irá resolver os Problemas de Dependencias?
Para Pensar a Noite, antes de Dormir!


» Douglas Augusto () em 02/10 19:13

devnull,

Poderia me dizer em que pontos o OpenOffice/Firefox funcionam melhor no Windows do que no Linux?

O que seria uma caixa de diálogo aceitável? Explique melhor o problema do ALSA com múltiplas fontes de som.


» cala () em 02/10 21:19

Será que o Flávio Machado, com seu lúcido comentário, calou a boca do sr. ulianov?
Ah! Se é só para jogar, é melhor comprar um console (PlayStation2 por exemplo) que eu acho muito melhor que os jogos de computador.


» bebeto_maya () em 03/10 00:33

__Esse assunto já encheu, oK, se alguém quer me contratar pra instalar o Linux na sua casa, e parar com esse papo de ''é díficil'',''é complicado'',''sou muito burro para isso. . .'', estou aqui, instalo e configuro de um jeito que até o ''cachorro e o gato'' da casa vão saber usar e assistir, inclusive, os tais WMVs, que não me causam aborrecimento.Puta! Isso já torrou. . .Vão pro Baboo!
MEu site para correspondência:
http://www.colinpe.cjb.net


» devnull () em 03/10 09:58


Douglas,

Minha teoria (ninguem é obrigado a concordar, ok?): a caracteristíca mais importante para um desktop é produtividade.

>Poderia me dizer em que pontos o OpenOffice/Firefox funcionam melhor no Windows do que no Linux?

Os portes para Windows se integram melhor no desktop do que os portes para Linux, não fica aquela impressão de 'colcha de retalhos' que acontece com essas aplicações debaixo do KDE. Com essa integração, é possível, por exemplo, colocar um objeto OLE dentro do OO. Além disso, a performance (ex: tempo de carga) dos 2 no Windows é menor (esse comportamento é geral - observei em todas as distros em que vi)

E integração e performance aumentam produtividade.

>O que seria uma caixa de diálogo aceitável?

Veja as caixas de dialogo do KDE - na 'Salvar Como' você pode criar diretórios, deletar / renomear / copiar / mover arquivos, ver 'preview' do arquivos,... tem um monte de funções úteis ali, que liberam você de abrir um file manager ou um shell só para fazer isso.

As caixas de dialogo do KDE são excelentes (dão uma surra no Windows tranquilamente) e isso melhora a produtividade.

O GNOME (na verdade, isso é caracteristíca do GTK+) tem caixas de dialogo para lá de arcaicas e isso já foi discutido demais entre os desenvolvedores do GNOME.

>Explique melhor o problema do ALSA com múltiplas fontes de som.

O som se torna instável, com falhas. Na verdade, eu já vi até maquinas travarem por causa disso.

E pode colocar mais uma coisa na lista - o X. 3D limitado, instável com certas placas (ex: Intel), chato de configurar (principalmente em máquinas dualhead)

Já vi o X travar um monte de vezes, principalmente o 4.x, se a placa não for NVIDIA (e isso não é bom para um sistema que como uma das principais vantagens ser estável)

Um desktop hoje tem que ter um suporte gráfico bom. Ou não?


» Douglas Augusto () em 03/10 13:28

devnull,

Em relação a integração com objetos via OLE não posso dizer, pois nunca utilizei este recurso. Mas para se iniciar mais rapidamente o OpenOffice, basta utilizar o "QuickStarter", no Debian o pacote para tal chama-se 'ooqstart-gnome' (para gnome) ou 'oooqs-kde' (para o kde).

Quanto as caixas de diálogos, o GTK+2.0 vem com suporte bastante rico para estas operações básicas, como criar pasta, preview, etc. Dê uma olhada no Gimp como exemplo.

Em se tratanto de ALSA, acho que você refere-se ao 'xrun', que pode ser tanto 'overrun' como 'underrun'. Isto cria aqueles chiados, sons "falhos". Isto pode ter várias origens, como máquina fraca (inclui também placas de som onboard), buffer pequeno, não permissão para uso em tempo real, etc. Eu particularmente nunca tive isto, exceto algumas vezes quando rodava o Jackd sem o uso em tempo real (--realtime) ou buffer baixo. De qualquer forma, nunca tive a máquina travada por uso do ALSA.

Quanto ao X, experimente o X.org, que está evoluindo rapidamente e traz uma porção de coisas novas. O problema do 3D não funcionar bem em outras placas senão a nVidia, é simplesmente do fabricante por não disponibilizar o driver ou então não liberar as especificações da placa. Isto tende a mudar à medida que o Linux ganha mais importância, como a ATI, que agora está tentando correr atrás do prejuízo.


» devnull () em 03/10 17:17


Douglas,

>Em relação a integração com objetos via OLE não posso dizer, pois nunca utilizei este recurso.

Isso é usado demais por usuários de Office.

Tanto o KDE quanto o GNOME tem esse tipo de recurso, porém, como o Linux tem vários DEs, fica difícil a integração (ex: se decidirem usar KParts, daí fica amarrado ao KDE... Essas coisas tinham fazer parte de uma infraestrutura comum que serviria tanto ao KDE quanto ao GNOME)

>Mas para se iniciar mais rapidamente o OpenOffice, basta utilizar o "QuickStarter", no Debian o pacote para tal chama-se 'ooqstart-gnome' (para gnome) ou 'oooqs-kde' (para o kde).

Sim, isso melhora as coisas, porém ainda perde (detalhe: o Debian é uma das distros que roda melhor o OO). Eu suponho que isso acontece pq o OO Win usa a APL nativa.

Quanto ao ALSA, para mim fizeram bobagem em colocar como default no 2.6. Colocar em tempo real melhora as coisas, mas é justamente que ele consegue travar a máquina como eu havia dito (repetindo o som que está no buffer e não para - só com reboot)

Quanto ao X, eu estou torcendo que o X.org acabe mesmo aquela atitude senil do XFree (suporte 3D que ficou anos em beta, Xrender que ficou séculos esperando para entrar no XF,...)


» Flavio Cascais () em 04/10 03:10

Uma das grandes questões, além dessas que já foram mencionadas, é o fato de que o linux é extremamente complicado quanto a alguns tipos de hardware. Webcam, scanner (porta serial), ou seja. Tá ainda muito difícil configurar algumas coisas no Linux.

E aqui entre nós...pro usuário comum que no máximo usa Word, excel, Power Point, Internet muito raramente Access ou Photoshop, ter que usar linha de comando pra tudo...hum...Bill Gates vai ficar no poder durante muito tempo...INFELIZMENTE!!!!!!!


» Marcio () em 04/10 09:41

Eu vi um caso destes. Vendedores de consórcio oferecem micro Toshiba com Linux, a um preço inferior, que é claro as pessoas compram, sem nem saber o que é Linux. Aí vem o "expert" vizinho e instala um piratão. O usuário não sabe o que é Ruindow$ ou Linux, ou o que é pirata ou livre. Ele quer que os programinhas do cd que ele comprou antes do micro chegar "rodem".
As pessoas não apredem informática. Aprendem a usar produtos. Ninguém mais faz curso de informática ou de editor de textos, faz de Windows, de Word... Quando encontra pela frente um SO diferente do Windows ou um editor de textos diferente do Word, como o Writer do OpenOffice, pira. Como o ser humano tem horror e ódio àquilo que não conhece, tende à destruir. É a natureza humana.
No escritório, se você troca um M$Ofice pelo OpenOffice, visando sair da pirataria, o usuário quase te bate, porque ele não quer aprender algo novo. Você o faz parecer ruim, porque ele não é ágil no soft.
Acredito que o Linux não é para qualquer pessoa e está longe de substituir o Windows. O Linux é para quem gosta de informática e "precisa" estar sempre buscando, pesquisando, prospectando algo novo. Para quem não se contenta em ser apenas mais um.
Graças a Deus que é assim. Não podemos querer que o Linus vire o novo padrão do mercado, pois aí estaríamos caindo no mesmo erro de Mr Bill. Devemos continuar trocando experiências e cultivar as diferenças.
Viva a diferença!


» Anderson () em 04/10 12:33

O governo e a ABES são incompetentes para lidar com a pirataria e o Brasil como sempre paga o pato e agora estamos sendo ameaçados de sobretaxas nas exportações de nossos produtos caso os índices de pirataria (roubo) não baixem. O governo perde impostos e a ABES os clientes. Se mais blitz fossem realizadas, isto certamente ajudaria. Por que a maioria das pessoas pagam os licenciamentos de veículos ? (será por livre e espontânea vontade ou medo de blitz).


» pai gow () em 08/10 06:12

7791 How can this all be as nice? Check out my site http://www.pai-gow-keno.com


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.