Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Instalando o FreeNX no Linux

Notícia publicada por brain em setembro 28, 2004 10:38 AM | TrackBack


Manoel Pinho publicou no LinuxDicas uma notícia sobre guias de instalação do FreeNX no Linux. Trecho: "Já publicamos anteriormente uma notícia sobre o tutorial do Carlos Morimoto falando sobre o FreeNX, mas as explicações de instalação estavam orientadas somente para a instalação em distribuições baseadas no Debian. Por acaso encontrei hoje um tutorial muito interessante sobre a instalação do FreeNX no Fedora e que também serve para a maioria das outras distribuições. " O NX é uma tecnologia de compressão e aproveitamento de banda desenvolvida pela NoMachine, e o FreeNX é sua versão livre. Segundo a descrição, esta tecnologia permite que sessões Unix, Windows e VNC sejam transmitidas via links lentos e/ou de alta latência, independente da estrutura de servidores ou clientes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» roberto () em 28/09 11:06

desculpem a ignorancia,mais em miudos praticos isto significa,,maior velocidade de conexão ou maior estabilidade,ou ambos???


» Adilson Oliveira () em 28/09 11:10

Sou um dos desenvolvedores do NX. É interessante como o projeto tem recebido atenção depois do lançamento do FreeNX.
Para quem não sabe, o núcleo do NX é software livre mas ele tem dois componentes fechados, o nxserver e o nxclient que são interfaces que ligam os componentes-base.
O que o FreeNX faz é ser uma versão GPL do nxserver. O nxclient, apesar de fechado, é gratuíto.


» Adilson Oliveira () em 28/09 11:15

Roberto, velocidade certamente mas estabilidade em relação de que?
O NX encapsula outros protocolos como o RFB e RDP além do próprio X de maneira que o desempenho destes protocolos aumenta consideravelmente mas a estabilidade da conexão depende de outros fatores diversos, embora que o sistema de proxy que ele usa torne o conjunto mais tolerante à falhas de transmissão/recepção, time-outs, etc.


» Adilson Oliveira () em 28/09 11:24

Esqueci de dizer:
Se alguem se interessar, eu estarei no Congresso Catarinense de Software Livre (http://www.softwarelivresc.org.br/congresso/2004/) dando uma palestra sobre a tecnologia NX e sobre embedded linux.


» batista () em 28/09 12:14

Instalei a versao trial do site do fabricante do NX no meu conectiva 10, e o que posso dizer e que e um produto muito bom, testei o acesso em rede local e tambem via ADSL 256 e os resultados foram satisfatorios.


» Douglas Augusto () em 28/09 13:23

Tenho uma curiosidade. O NX é escalável para conexões velozes, isto é, é vantajoso também ter o NX rodando em uma rede local com 100Mbps ou há um "overhead" (como, por exemplo, alto consumo de CPU) que o tornaria não ideal para estas conexões?


» Adilson Oliveira () em 28/09 20:26

Douglas, depende do que você quer obter com isso.
O overhead de CPU é bem pequeno na verdade mas se você quer usá-lo como uma forma de "espremer" mais clientes na sua rede, fica difícil dizer até onde uma coisa compensa a outra.
Uma forma de uso do NX em LANs é quando você o associa a um servidor de terminais como o LTSP, por exemplo. Neste caso, quase sempre é vantagem pois você pode colocar muito mais clientes por segmento de rede se o seu servidor suportar.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.