Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Randall Davis: análise não encontrou código da SCO no Linux

Notícia publicada por brain em setembro 18, 2004 04:52 PM | TrackBack


Pablo Lorenzzoni (pablo(at)propus.com.br) enviou este link e acrescentou: "Randall Davis, renomado professor do MIT (e um dos técnicos envolvidos com o caso IBM vs. SCO), após ter olhado extensivamente o código listado por Sandeep Gupta, concluiu que não há evidências de que o código da IBM pertença a SCO. 'A despeito de extensa revisão, eu não pude encontrar código-fonte em quaisquer porção do 'Código IBM' que incorpore qualquer porção do código-fonte contido no Unix System V ou seja de qualquer outra forma similar a tal código-fonte. Desta forma, o 'Código IBM' não pode ser tido, na minha opinião, como modificação ou trabalho derivado baseado no código do Unix System V.' Foram as palavras do Dr. Davis. O Groklaw tem uma versão do documento completo em texto e em PDF. Para embasar sua pesquisa, Dr. Davis utilizou-se de dois softwares: comparator (um software feito por Eric S. Raymond), e Sim (feito por Dick Grune da Universidade de Amsterdã). O Slashdot tem uma discussão a respeito."

Randall Davis é mais do que um renomado professor do MIT: ele foi um dos principais desenvolvedores das técnicas atuais de comparação de código para uso forense. Um aspecto pitoresco da sua declaração é a explicação de por que o trecho de código abaixo, que a SCO alega ter sido copiado de seus produtos e inserido no Linux, não pode ser considerado como uma violação:

#endif
return;
}

Este é um bom momento para relembrar que, no início deste processo, o CEO da SCO havia declarado que mais de um milhão de linhas de códigos do Linux eram propriedade da SCO. Se quando chega a hora de exibi-las, o melhor que ele pode mostrar são exemplos como o acima, temos cada vez menos com que nos preocupar. Detalhe interessante: a análise de Davis comparou (tanto na forma como na sintaxe) as 67.000 linhas de código da IBM (inseridas no Linux e apontadas como infração pela SCO) com todas as 68.000.000 de linhas da SCO disponíveis para análise - e não encontrou nenhuma cópia.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Penetro () em 19/09 01:31

Lamentável.... Falta de vergonha na cara por parte da SCO !!! Fica cada vez mais claro que essa ladainha toda faz parte da estrategia de marketing da M$, de jogar dinheiro na SCO e armar este circo todo só pra comprometer a imagem do linux, enquanto eles entravam, por outro lado, com a campanha "Get the facts".

E tenho certeza de que desde o princípio eles já sabiam que a coisa toda não tinha fundamento.

Este processo da (M)SCO é puro... TROLL!!!!!


» jcarlos () em 19/09 09:22

Huahuahuahua... Daqui a pouco a SCO vai dizer que Denis Ritchie copiou a sintaxe da linguagem C que ela utiliza =P


» Hua () em 19/09 12:21

Daqui a pouco a SCO vai falar que copiaram codigo dela pq no inicio das linhas tinha algo como:

#include ....


» Flynn () em 19/09 16:16

Que se cuide então a família do Sr. Thomas Alba Edison, que em breve poderá ser processada por ele ter copiado a idéia da Lâmpada da SCO.


» roberto () em 19/09 16:29

hahahaha a m$ jogando sujo como sempre,so que desta vez tem a ibm,a novell,hp,etc... contra ela.


» Armando () em 19/09 17:31

Opa, essa linha de codigo é minha, pois uso em varios programas que fiz.


» Leidson (PopolonY2k) () em 19/09 23:33

Armando,

Vou te processar pois na verdade essa linha de código eu uso em meus programas e essa super tecnologia do #endif está devidamente patenteada.

Prepare-se vc e a SCO tb. :.)


Leidson
PlanetaMessenger.org


» rivo () em 20/09 07:39

parem vcs! essa linha de codigo pertence a mim, foi dada a mim pelos meus avos que pertenciam a dinastia ming e ja usavam ela a muito tempo atras, agora eu sou o dono! preparem-se vcs...


» rivo () em 20/09 07:40

parem vcs! essa linha de codigo pertence a mim, foi dada a mim pelos meus avos que pertenciam a dinastia ming e ja usavam ela a muito tempo atras, agora eu sou o dono! preparem-se vcs...


» rivo () em 20/09 07:41

parem vcs! essa linha de codigo pertence a mim, foi dada a mim pelos meus avos que pertenciam a dinastia ming e ja usavam ela a muito tempo atras, agora eu sou o dono! preparem-se vcs...


» Evandro Pastor () em 20/09 09:39

Isso já virou uma comédia pastelão de 5ª categoria.


» Clovis Sena () em 20/09 09:44

agora eu vou fazer assim:

#copyright by Clovis Sena, all rights reserverd.
#endif
return;
}


epa! sera que a MS patentiou o comando "dir" ou o "ls"??


» Clovis Sena () em 20/09 09:45

vejam essa que eu vi na BBC Brasil...

Ivan Lessa: O caso do artilheiro inglês que patenteou comemoração de gol.


eh de lascar, ne nao?


» Clovis Sena () em 20/09 09:52

sumiu o link que coloquei na msg acima...

Ivan Lessa
O caso do artilheiro inglês que patenteou comemoração de gol.
LINK: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2004/09/040920_ivanlessa.shtml


» santo () em 20/09 10:20

Este é o codigo copiado a SCO???

#endif
return;
}

Neste caso eu vou acabar tambem processado por que eu ja usei linhas assim nos meus programas, mas é lógico que todo mundo pode ver que é um codigo muito bem elaborado e complexo que somente uma megaempresas gastando bilhões de dolares por ano seria capas de escre este codigo em C.

Como diria o Boris
"Isto é uma vergonha"


» rivo () em 20/09 11:17

senhores isto so serve para mostrar que o esquema de patentes não presta. So para terem uma ideia um cara na Australia patenteou a roda para mostrar que as patentes não prestam mesmo. A m$ pateteou o esquema de navegacao com tabs dos browsers, esquema este que ela ja devia usar desde de o primeiro IE, nao era, só não lembro qual comando era...? nao foi ela que panteteou o duplo click? fala serio a m$ é uma piada mesmo...
Sei que nos EUA tao patenteando ate jeito de balançar crianças em balaços de parque...
o esquema de patentes é importante pois ja que alguem lutou muito para fazer algo deve ter creditos pelo que fez mas o mais dificil e que não é feito é dizer ate onde uma patente pode ser aceita.


» Augusto Campos () em 20/09 11:43

Não há nenhuma patente envolvida no processo da SCO. A argumentação é toda baseada em copyrights.


» LuiH () em 21/09 10:06

Eu gostei de toda essa história da SCO, pois tudo que ela conseguiu foi fazer marketing gratuito para o Linux...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.