Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Saiu a versão 1.0.0 do Gaim

Notícia publicada por brain em setembro 18, 2004 04:30 PM | TrackBack


Marco André (marcoandre@NOSPAM.gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Saiu a versão 1.0.0 do gaim, cliente livre para mensagens instantâneas multi-protocolo. Ele suporta, entre outros protocolos, as redes MSN, ICQ, IRC e Jabber. É importante observar que nos projetos de software livre, é comum que a versão 1.0 indique que o projeto chegou num bom nível de estabilidade e de recursos disponíveis. O interessante é que a última versão antes desta foi a 0.82.1, ou seja, houve um salto relativamente grande entre as duas versões. Quem tiver interesse, pode ler a lista completa de mudanças ou fazer o download. "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Backz () em 18/09 16:47

Sera que corrigiram o erro no protocolo do ICQ?
(Erro ao tentar enviar esta mensagem!)


» Eu () em 18/09 16:52

Que erro?

Eu uso o Gaim para acessar as redes ICQ, MSN e Jabber, e não tenho nenhum erro na hora de enviar mensagens.

Estou usando a versão 0.82.1.


» Marcelo Ulianov () em 18/09 17:01

Gente... Tem suporte à web cam ? No msn ou yahoo...
é essencial pra mim...


» Felipe Marcos () em 18/09 18:05

excelente programa

Marcelo: tem um fork chamado gaim-vv que procura dar suporte a vídeo no gaim. procura por ele no freshmeat.net.


» Douglas Augusto () em 18/09 18:12

Muito estranho, geralmente a versão 1.0 significa que todas as funcionalidades estão implementadas. Onde está, por exemplo, a transferência de arquivos no protocolo ICQ?

É, pelo visto continuo no bom e velho licq (ansioso pela versão 1.3). Algo que acho uma grande falha no Gaim (apesar de ser simples de implementar), é não indicar o estado atual em que você se encontra, isto é, não indica visualmente se o usuário está "fora", "indisponível", "invisível", etc.

Particularmente me decepcionei com esse salto no lançamento do Gaim, principalmente por não conter importantes funcionalidades.


» tux-br () em 18/09 19:44

Douglas eu tb acho que o gaim ainda precisava de algumas coisas.. esse lance de ele não mostrar seu estado é bizarro...Tem o lance das imagens do msn tb.. ele mostra a dos usuários mas naum deixa vc colocar a sua...


» Augusto Campos () em 18/09 19:53

Não sei se é verdade que versões 1.0 geralmente significam que um software já tem todas as funcionalidades implementadas. Me parece que a definição mais comum de versão 1.0 é quando o software já alcançou um nível de estabilidade e recursos suficiente para usuários finais em geral, e não apenas para a comunidade interessada em desenvolvê-lo e testá-lo (ou a conviver com uma versão ainda considerada como incompleta pelos seus autores).

De qualquer forma, mesmo que não seja o caso, prefiro ficar admirado e surpreso pelas características que o sistema já implementa, e não ficar decepcionado por algum recurso específico que outros tenham e ele ainda não.

Mas esta é apenas a minha opinião.


» Augusto Campos () em 18/09 19:55

tux-br, ele deixa colocar tua imagem sim, é no mesmo diálogo onde tem as demais definições da tua conta.


» Job () em 18/09 20:22

Uso e recomendo o Gaim, simplesmente é o projeto mais ativo do SoucerForge, o gaim-vv esta avançando e logo logo teremos video e voice para Yahoo e MSN.


» nelson_pivete-13a () em 18/09 20:58

Só acho que o GAIM deveria ter uma aparência melhor e ser mais agradável de se usar do que é agora, pq muita gente não troca o M$N Me$$enger (no Windows) pelo GAIM por ele ser mais fácil e mais bonitinho, sendo que o M$N é mais perigoso, nossos amigos crackers adoram vítimas com esses programas M$...

Sei que vocês não se importam com Windows, mas é importante ter Software Livres no Windows para ajudar a migração total para o Linux, por exemplo: Eu comecei usando o Mozilla 1.3, daí por diante eu fui conhecendo os SLs até chegar no Linux.

Bem, o projeto é aberto, então não temos do que reclamar se podemos contribuir para melhorá-lo. :)


» Douglas Augusto () em 18/09 21:06

Augusto Campos,

A definição dos requisitos a serem alcançados na versão 1.0 de qualquer software é relativa. Mas espera-se que as funcionalidades mais importantes do que se propõe o software estejam implementadas (e suficientemente estáveis). Não há dúvidas de que a transferência de arquivos no ICQ seja importante (principalmente de ser tão ou quase utilizado como o MSN). Não obstante, este esforço poderia ser quase nulo se aproveitassem o código do licq (e viva o SL), que implementa a transferência de arquivos no protocolo Mirabilis-ICQ, que aliás, é bastante estável e permite transferência em lote.

Quanto a não visualização do status, considero isso não só um desleixo como um erro crasso de interface. Para tentar simular isso, eu faço uma porca gambiarra: incluo meu próprio login na lista de usuários, assim posso saber se estou "fora", "indisponível" ou "invisível".


» Augusto Campos () em 18/09 21:12

Bom, eu não vejo nada de errado em você não ter gostado do número da nova versão do sistema, também. Ainda que seja baseada na sua classificação de quais são as características importantes do programa. Liberdade também é isso.


» Lucifer () em 18/09 22:39

pena q ainda não de para visualizar o seu próprio status sem fazer gambiarra!


» Cadu () em 18/09 23:15

Uso o Gaim e recomendo!

Sobre essa questão de não mostrar o estado da conta... É uma bela discussão... :)
Espero que um dia apareça algo parecido...


» Marco André () em 19/09 00:09

Uma grande vantagem do gaim é permitir que voc6e utilze um único cliente para mensagens instantâneas tanto no Linux quanto no Windows. Coloque ele junto com o Mozilla, o Open Office e outros programas que funcionam emnas duas plataformas e você pode levar seus usuários a se acostumarem à estas ferramentas do mundo não-MS. Depois de feito isto é só trocar o sistema operacional e o usuário não vai nem notar. Está é uma boa estratégia para a migração dos desktops para Linux.


» Penetro () em 19/09 01:38

Para os amantes do modo texto, eu recomendo o YSM http://ysmv7.sourceforge.net

Muito leve e com muitos recursos.


» CWagner () em 19/09 12:30

Eu acho que a definição da versão de número 1.0 é relativa aos recursos e estabilidade definidas pelo seu criador.

Talvez a equipe do GAIM tenha definido que já têm todos recursos que queriam quando o projeto fôra lançado. Claro que para alguns usuários ainda falta algum ponto que precisa melhorar ou ser adicionado, mas creio que o projeto já está bem maduro.

Assim como o Firefox, o FireBird, e o OpenOffice eu uso o GAIM em toda máquina que posso e recomendo sempre aos meus amigos. Claro que sempre tem alguém que reclame que falte isso ou aquilo, mas no geral ele tem tido boa aceitação pois, assim como em muitos outros programas, as pessoas não usam sequer 20% dos recursos disponíveis.

Acho que agora só falta mesmo o suporte a webcam e voz, apesar de que já existem bons programas, vide gnomemeeting. Acho que do jeito como as coisas andam no mundo do software livre o citado gaimvv fará parte do projeto principal.


» Why () em 19/09 12:53

Por que os que reclaman nao criam uma lista de features novas a serem incorporadas e enviam para os desenvolvedores do gaim ? Isso é super importante para o desenvolvimento de novas funcionalidades.


» Versionador () em 19/09 14:48

O Windows saiu na versão 3.1 e não tinha funcionalidade que evitasse o ctrl-alt-del. Depois pulou da versão 3.1 para a versão 95, 98, 2000. Agora pulou para a versão XP... O Internet explorer está na versão 6.5 e não tem a funcionalidade de proteger o usuário. Então deixemos o GAIM chegar na versão que quiser, e nos permitir a comunicação com diferentes protocolos. Ao invés de botar boneco, crie um fork ou faça uma função para mostrar o status, e manda para os desenvolvedores do GAIM.


» De Lucca () em 19/09 19:42

A versão é questão interna do gerente do projeto.
Simplificando: quando se cria um projeto de software, define-se uma série de requisitos e recursos que devem ser atingidos. Quando se considera que ESTES recursos foram implementados satisfatoriamente (e não todos os que o software supõe emular de 3os.) e estão estáveis o suficiente, o gerente do projeto dará o número de versão 1.0.

É para isso que existem os famosos "roadmaps" que definem os caminhos que serão trilhados no desenvolvimento do software. O cara coloca como objetivos do projeto: na versão 2.0 vou implementar x y e z.

Mas tudo isso é só uma convenção não escrita.

Eu também gosto e uso o Gaim. Falta um monte de coisas que EU gostaria de ter ali, mas sou paciente porque devo é agradecer pelo que tenho, livre! Se não há mais, é porque neste momento não há gente suficiente colaborando para ver todos os recursos implementados. Essa é a dinâmica do software livre: quem pode colaborar programando DEVE fazê-lo, como retribuição aos esforços de um monte de abnegados. Quem só sabe usar, deve colaborar também enviando sugestões, críticas e bugs.

De Lucca


» Matheus Villela () em 19/09 20:50

A versão foi colocada como 1.0 pois na versão 0.82 eles criaram uma versão 0.82.1 quebrando a "nomenclatura", a versão 0.82.1 foi a de número 83 então eles poderiam lançar o 1.0 como 0.84 e esquecer do 0.83, no fim das contas decidiram por mudar tudo.

O lance de estabilidade entrou em consideração também, mas o que pesou bastante foi essa "quebra", lá na lista de discussão do gaim(dá pra ver pela web no sf) tem o "tópico" onde surgiu o problema ;)

Mas é bopm, acho que 1.0 passa confiança aos usuários, já converti bastante gente pro gaim :)


» Curl () em 20/09 11:14

Pra ver o estado das contas eu costumo usar esse plugin:

http://sourceforge.net/tracker/index.php?func=detail&aid=782841&group_id=235&atid=390395


» André S. () em 20/09 21:34

eu só queria que o gaim tocasse o som antes de eu abrir a mensagem....
quando coloca pra só abrir depois de clicar no icone...


» Felipe Raposo () em 21/09 00:03

Alguém conseguiu instalar o Gaim 1.0 no Conectiva 10?

Não vale o -nodeps -force, e nem a compilação. Eu queria deixar a base de instalação do meu sistema inteira.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.