Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

FeniX: Distribuição desktop brasileira

Notícia publicada por brain em setembro 18, 2004 03:56 PM | TrackBack


fabricio (fmeyer@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "O Sistema Operacional FeniX está nos principais mercados do Brasil para os clientes finais. Mercados como o BIG, Muffato, Lojas Dudonny e muitos outros tem vendido seus computadores com o Sistema Operacional FeniX. Eu mesmo comprei um equipamento com o sistema e gostei muito. Saiu uma versão do sistema na PCexpert que está nas bancas n 46, achei bem mais fácil de usar que o Kurumin e outras distribuições que testei. Acho que vale a pena dar uma olhada pessoal da comunidade(GNU). Alguns pontos interessantes que achei é que detectou minha placa nvidia automaticamnete com aceleração 3d e funcionou automático com meu modem onboard (winmodem). É bem parecido com o XP." Usuários que tenham tido experiência com esta distribuição, queremos ouvir seus comentários.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Jorge Matos () em 18/09 18:04

Segundo o site da Fênix, o suporte e o sistema é COBRADO - $$$ - (não há arquivo para download), uma grande diferença em relação ao Kurumin.

Link de referência : http://200.103.136.145:2424/wk/fenix/HistoricoEmpresa

Quem estiver descontente com o Kurumin, pode COMPRAR o Fenix ! Se não funcionar bem o produto/serviço, reclame no Procon.


» unnamed () em 18/09 19:23

> Quem estiver descontente com o Kurumin, pode COMPRAR o Fenix !

que absurdo, software livre nao gratuito! realmente, esses escravos estao muito rebeldes querendo cobrar pelo software q desenvolvem! vamos coloca-los no tronco!

boa mesmo eh a distro do mestre, magnanimo, esplendido, extraordinario remasterizador de knoppix, mesmo porque eh gratuita e eh uma ideia totalmente original!

como tem n00b retardado...


» Ricardo Rabelo Mota () em 18/09 20:21

Não parece ser bem assim. Os fontes já estão disponíveis para downloads. Só a página para download da imagem iso que está em construção. O que não é de se admirar, pois agora está sendo construído o site. Bem provavelmente estará disponível. Além do mais, pode-se comprar o sistema com uma revista, que é a PC EXPERT. Quanto ao fato de precisar ser usuário registrado para fazer download de outros arquivos disponibilizados pela empresa, nenhuma surpresa. Os caras tem que ter alguma fonte de renda. Ninguém vive de brisa. Nem quem trabalha com software livre.


» Alan Kelon () em 18/09 21:04

Olá, unnamed,

http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html

"``Free software'' is a matter of liberty, not price. To understand the concept, you should think of ``free'' as in ``free speech,'' not as in ``free beer.'"

Software livre é diferente de software grátis. Para um software ser livre, você precisa ter as sequintes liberdades:

0. A liberdade de executar o programa para qualquer propósito.

1. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo as suas necessidades. O acesso ao código fonte é uma pré-condição para isto.

2. A liberdade de redistribuir cópias e então você pode ajudar o seu amigo.

3. A liberdade de melhorar o programa, e liberar os seus melhoramentos ao público, e então toda a comunidade se beneficia. Acesso ao código fonte é pré-requisito para isto.

Software livre não significa software não comercial, embora este tipo de distribuição não seja muito comum (ou desejável pelos usuários) e cause normalmente este tupo de reação.

E como o Ricardo falou: ninguém vive de brisa :)

Abraço.


» alexandre parente () em 18/09 22:23

Mais uma distribuição babaca... sem nada a acrescentar que toma para si o mérito do trabalho dos outros.

E essa ainda tem registro e site feio!
vida longa a essa ai...


» Analisador () em 18/09 22:26

Já tive a oportunidade de mexer com o Fênix pessoalmente e posso dizer com certeza que a equipe do Fênix fez uma salada de frutas propriamente dita, não vou entrar em muitos detalhes mas na minha opinião ele deixa muito a desejar, nem a parte de visual do programa saiu direito, pra quem comprou ou usou ele sabe do que estou falando, só falta dizerem que ele é melhor que um Linux ou Windows da vida, só falta isto.


» alexandre parente () em 18/09 22:36

"Trabalhe com FeniX-Word, que nada mais e que o OpenOffice1.1, personalizado graficamente para dar mais conforto ao usuario, trabalha com arquivos .doc do Microsoft Word."

Pelo menos ele fala que o tal fenix-word é o open-office, mas a personalização também não é obra da fenix. ao que me parece é o mesmo que uso, um trabalho da suse...

KDE.OpenOffice.org
http://dot.kde.org/1082652256/
http://dot.kde.org/1075705744/


» Marcelo () em 18/09 23:00

E' necessario que o pessoal desta nova distro distribua o codigo da mesma.

Caso contrario estara violando a GPL.


» Augusto Campos () em 18/09 23:08

Segundo o comentário do Ricardo Rabelo Mota, acima, os fontes estão disponíveis para download


» Hugo P.L. () em 19/09 04:04

Que recepção calorosa... hehehe


» Edson () em 19/09 05:27

Não acho legal esta de "fenix-word", "fenix-...", acho que denigre a imagem do software original. A conectiva também embarcou nesta. Acho que se quer ser original crie uma coisa nova.


» flaviothunder () em 19/09 05:54

Sei lá, parece um Freedows de pobre...
Formata e enfia Debian nele que tá resolvido.


» roberto () em 19/09 12:53

o fato na alteração do nome do open office é por causa de mais uma babaquice juridica no brasil,quanto a aparencia naum sei,achei este fenix ai meia boca,mais como naum é surpressa ,estão aparecendo espertalhões querendo ganhar dinheiro com software livre sem investir nada no mesmo,apenas chupinhando o trabalho dos outros,mesma coisa o tal de freedows,coincidencia ou naum as duas porcarias são made in brazil,lamentavel.


» Rei dos Bode () em 19/09 20:58

Pois é...

Usei o sistema, parece fácil de usar e talzs mas tá cheio de bugs, o que mais achei engraçado foi o FeniX mensager e os erros no site dos caras. Alguém me corrija, mas acho que o sistema é o debian, tem apt e tudo com os sources do debian...

Sei lá, a idéia é legal, gosto de ver esforço brasileiro em distros, mas os caras fodem quando esquecem que tem muita gente anônima trabalhando de graça e escrevem que o esforço foi deles.


» Hermes () em 19/09 21:03

Bom na página deles dizem que estão sendo vendidos computadores com ele instalado.
O que fez a lojas a voltarem a vender computadores com Linux é o suporte que eles estão dando. Se isto for verdade eles estão mais é que certos.
Lá também tem alguns casos de sucessos, vou tentar conferir em uma empresa que conheco citada lá, para ver como é o funcionamento.


» semente () em 19/09 22:31

Rei dos bodes,
O sistema é baseado no Debian (sid), retirei essa informação do site deles.

flaviothunder,
"Formata e enfia Debian nele que tá resolvido." hehehe bom, se ele se aproximar muito do Debian, é coisa boa! Mas como disse outros aí, tem muitos bugs e isso distancia do Debian, que tem uma preocupação enorme quanto a estabilidade.


» Lewis () em 20/09 01:05

Como vcs gostam de desmerecer o trabalho dos outros....


» MediaSonic () em 20/09 09:05

Pra começar o site deles usa uma porta que a maioria dos firewalls bloqueiam, tá com cara de ADSL doméstico. Olha, na boa... Esse negócio de distribuições está virando um oba oba, surgem inúmeras sem nada, nada a acrescentar!


» Anonymous George () em 20/09 10:42

$ host 200.103.243.244
Name: 200-103-243-244.ctame7042.dsl.brasiltelecom.net.br
Address: 200.103.243.244

mahahahahahahahaahahahahahahahahaha


» Joao Amaral () em 20/09 11:06

bom dia,

enquanto voces ficam ai dando uma de bebe chorao, o pessoal foi la e fez o Fenix.

Bom ou mal, eles customizaram, agregaram valor.

Fizeram algo produtivo.

Bem diferente de certas pessoas que so sabem reclamar, mas que nao tem coragem de criar um alias.

Se ao inves de jogar pedra, voces ajudassem teriamos um sistema cada vez melhor.

Parabens ao pessoal da Fenix por ter criado uma solução inovadora.

t+


» Pierre () em 20/09 14:53

Sabe qual o pior inimigo do Software Livre?? Alguns membros da própria comunidade!!!


» Ricardo Rabelo Mota () em 20/09 19:12

Me pareceu também que o visual não é dos mais aprimorados. Talvez o painel de controle deles seja uma adaptação do webmain (tipo o que a Conectiva fez). Mas o suporte a winmodens continua sendo o maior charme de qualquer distro que queira abocanhar uma fatia no mercado. Pena que a Techlinux, precursora desse segmento, esteja fora de combate...


» SanducerO () em 21/09 01:57

o pior inimigo do SL nao e a comunidade, que alias, nem sei direito o que ela e': aquele que usa, contribui e difunde ou o pessoal que fica chutando solucoes do tipo `se a gente faz um clube e cada um paga 10 reais por mes...` e falando porquerias num site como este???... na boa, o propio augusto falow, as estatisticas do site revelam que perto de 20% usa linux (ou era mozilla? pior ainda)!!! num site 100% linux, gente e muito baixo...
Pierre, sempre que aparecem distros brasileiras o pessoal nao perdoa, fala que e fork do debian, que e um redhat disfarzado ou uma tentativa de fazer um slackware mal feita... nao adianta construir a roda cada vez, sao padroes que vao continuar sendo assim... ta muito bem adaptar isso para as necesidades do lugar


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.