Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux e Java são boas oportunidades de carreira

Notícia publicada por brain em setembro 10, 2004 09:12 PM | TrackBack


ThLux (thluxx@yahoo.com.br) enviou este link do IDGNow e acrescentou: "'O relatório Internet Expert Panel Brasil 2004, realizado pelo site Netpartner, revelou que a tecnologia Java e o sistema operacional Linux apresentarão índices notáveis de crescimento nos próximos anos, o que indica boas oportunidades de carreira. Segundo o estudo, o Linux, que hoje apresenta participação de 16% no mercado corporativo de sistemas operacionais, atingirá 38% em cinco anos e chegará a 44% em 2014. O Windows reduzirá sua participação de 79% atualmente para 58% até 2008, chegando a 52% em dez anos. No que diz respeito às plataformas de desenvolvimento, o Java/J2EE parece ser a melhor opção, já que tende a subir de 29% para 35% em cinco anos, atingindo 38% até 2014. O C#/C++ deve avançar de 19% para 25% em dez anos e o Visual Basic tende a recuar de 34% para 26%. A pesquisa reproduz o modelo criado pela escola de negócios britânica London Business School, que coordena a Global Expert Panel. No Brasil, o site Netpartner é o responsável pela execução do levantamento, que neste ano, entrevistou 2.122 pessoas.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» dafaca () em 10/09 22:59

Nossa, isto por acaso é uma profecia?
Previsões a longo prazo sempre torna-se uma piada mais rápido que se imagina. Previsões para 2014 é apelação geral. Só me lembra o tempo em que ouvia que os unix desapareceriam até o ano 2000, por causa da popularização do NT.


» Pierre () em 11/09 12:00

Nem saberemos o que vai acontecer em 2014, principalmente em uma area tao dinâmica como é o caso da tecnologia!!


» Fabio () em 11/09 12:50

É quem investir em GNU-Linux\unix\ vai se dar bem...mas na area de programação não sei tem muitas linguagens e diversas areas depende do que se quer fazer ..


» Flynn () em 11/09 15:46

Só não entendi o porque mencionar "o C#/C++" como se fossem uma coisa só ou como se houvesse uma profunda relação entre eles...acho que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...


» Alexandro D. Almeida () em 11/09 16:57

Só pelo fato de se colocar C#/C++ no mesmo "balaio" já é motivo para se desconsiderar a matéria.


» Rodrigo Pinheiro Matias () em 12/09 13:23

Pois é galera eu nao conseigo ver este tipo de artigo e ficar calado, vou contar um pouco da minha historia:

1983: eu nasci
1994: primeiro contato com PC's
1995: comecei a programar em Visual Baisc (foi um bom começo na epoca).
1996: no final do ano, o primo de um colega disse que Java era a linguagem do futuro.
1998: comecei a mexer com Gnu/Linux e programação em C estruturada.
1999: comecei a mexer com Assembly
2002: entrei na facudade e comecei a mexer com C++
2004: saiu este artigo e o Java ainda continua sendo a linguagem do futuro, o Gnu/Linux é o sistema operacional do presente e do futuro tb.

Eu acho o seguinte, quando acabar essa febre do GSM e do celular com JVM eu acho que o Java vai encontrar o seu lugar como toda linguagem de Scritp encontra, por exemplo para pequenas soluções pq eu vou programar em C prefiro programar em Bash ou perl ou mesmo PHP.


» Luciano () em 12/09 13:38

Java nao é uma linguagem script.
É uma linguagem de programaçao como C++ uai. E ela nao é interpretada, é compilada em bytecodes q sao rodados na JVM.

Eu acho q JAVA tem tudo para ser a linguagem mais usada, ela resolve quase todos os problemas q temos no C++, acrescenta varias facilidades e ainda é multiplataforma, e tem um projeto muito bem feito.

Mas obvio q cada um tem a sua devida aplicação :)
E acho q realmente o futuro é java, para as aplicaçoes q são cabiveis :)


» Rodrigo Pinheiro Matias () em 12/09 21:04

Tá vamos lá explicação; o que eu quis dizer com script é uma linguagem interpretada nao falo o codigo fonte mais sim o class se ele é transformado em bytecode ele vai ter que ser interpretado pela a JVM sendo assim é um "Script em ByteCode" programas nao sao interpretados e sim executados.

Qual seria os problemas do C++, cite ai 5 para nois. Veja que erro de ponteiro nao é erro da linguagem e sim do programador.


» Ark () em 12/09 21:23

Luciano: o problema do povo aqui com Java é simples - Java não é GPL, e Python é. Então a maioria odeia Java. Simples assim. Não discuta com eles, apenas deixe passar...


» Augusto Campos () em 12/09 21:50

Eu não torço nem para o Java nem para o Python, acho que cada desenvolvedor deve escolher a ferramenta mais adequada às suas tarefas, levando em conta os requisitos que considerar importantes.

Mas para corrigir o comentário azedo acima, gostaria de lembrar que a maior parte dos manifestos a favor de uma destas duas linguagens ou contra a outra deixa bem claro o conjunto de razões pelas quais considera a sua alternativa a superior, ou a alternativa contrária inferior. Reduzir à questão da licença é uma grande bobagem.

Complemento: nunca vi nenhum manifesto anti-Java baseado no argumento de o Python ser GPL, até mesmo porque ele não é. Mas acho que se perde muito tempo com estas discussões.


» Rodrigo Pinheiro Matias () em 12/09 23:56

Só para você vê Augusto Campos eu nao cheguei a mencionar em GPL em momento algum só falei que desde de meus 13 anos de idade levando em conta que hoje tenho 21 eu vejo o pessoal falar que o Java era a linguagem do futuro, eu fico revoltado com a quantidade de pessoas que se frustam com isso, com esse futuro que nunca chega, eu sei que um dia ele ainda vai chegar mais pelo o que eu vejo será muito rápida a passagem dele se ele(Java) num já passou.
E se alguem me perguntar que linguagem deve aprender eu digo para esse pessoa nenhuma aprenda mexer com algoritimos que vc sai ganhando muito mais. Esse caras que só mexem com Java se danam quando tem que tratar os proprios erros, "Onde esta o throw desse ****" mais fica ai minha sugestão Algoritimo é a melhor linguagem vc que inventa.


» Pierre () em 13/09 08:11

Rodrigo,

O java está em bastante evidência no mercado, conhecer Java hoje valoriza muito qualquer profissional de informática e isto é notório, não enxerga quem não quer. Mas discutir linguagem de programação acho bobeira. Afinal para cada situação existe a mais adequada.
Mas uma coisa também tem que se admitir, muitas pessoas da comunidade Linux, menosprezam o Java por nao ser GPL. Até o próprio Richard Stallman, em um artigo uma vez falou sobre este assunto e desaconselhava o uso dele.
Enfim, sem polêmicas ( Uso Linux tb ).
Não me alimentem!!!

Pierre

PS: O artigo do Stallman sobre o java.
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/002219.html


» voodoo () em 13/09 08:42


Muito curiosa essa discussão sobre o java. Conheço até alguns defensores religiosos radicais dele. Eles sempre se aborrecem quando digo que java não é livre. Acho que é uma 'design pattern' deles...

Eles alegam que java tem mercado. Windows tambem tem. Acho que essa é outra 'design pattern' deles...

Pessoalmente, acho Python muito superior, principalmente pela produtividade.


» Elessar () em 13/09 08:47

Gente... dúvida de iniciante, heim, olha só:

O Python faz as mesmas coisas que o Java faz ?
Quais são as diferenças básicas entre os dois ?

Não conheço muito de Java, mas já programei um tiquinho nele.. porém Python eu apenas escuto falar (e muito bem, diga-se de passagem) e começo a me interessar por ele..

Alguém pode me dar umas dicas ?

Valeeeus !


» Marcelo () em 13/09 08:51

Desculpe, mas eu não concordo que Java seja a linguagem do futuro. Java é a linguagem do MOMENTO. Ninguém que sabe java fica desempregado, em São Paulo dá pra ganhar 25-30 reais por hora facinho, e podendo chegar a 40. Todas as grandes empresas(menos uma) apoiam o Java.

Hoje o Java é muito maior que a SUN, é muito maior que a GPL. Se a SUN falir, o Java continua.

O Java está em qualquer lugar e em cada vez mais lugares, em breve na sua televisão, visto que todos os padrões de TV digital aceitam Java.

Do mesmo modo que o Linux está se ampliando muito, o Java também, eu acho que as pessoas do software livre deveriam cooperar mais com a SUN, do mesmo modo que a SUN coopera com o software livre.

Tenho uns amigos que programam em C++ e fazem nariz torto para o Java (dizendo que é lento, mas estão aprendendo), e por acaso utilizavam o Aqua Data Studio, um dos melhores programas para manipular banco de dado (www.aquafold.com), todo feito em Java. :D


» henrique paiva () em 13/09 09:10

Esse papo de java + eletrodomésticos é bem velho,mas até hoje nenhuma perspectiva real relacionado a isso.


» felipe () em 13/09 09:35

2 comentarios

pra programar java nao precisa usar o sdk da sun..

e pra mim java é a linguagem do futuro sim.. não é a toa q eu trabalho com ela ahuehua :)

sem desmerecer outras linguagens..
python eh fantastica.. eu gosto de C(puro)
perl e php
cada um na sua hora..

falow


» Marcelo () em 13/09 09:45

>> Esse papo de java + eletrodomésticos é bem velho,mas até hoje nenhuma perspectiva real relacionado a isso.

Pois é Henrique, o java surgiu para ser utilizado em eletrodomésticos, mas nunca foi utilizado porque eles não existem, e quando surgirem, pode ter certeza, que o C e o Java estarão neles. Mas se tu pensar nos celulares, vai ver que o Java foi muito bem aproveitaitado. Minhas viagens de trem passam mais rapido depois que eu baixei o Fifa 2004 feito em Java pro meu celular. :)


» Rodrigo Pinheiro Matias () em 13/09 13:14

A discursão esta muito boa mesmo, até uma pessoa que defende o Java ja concordou comigo que o momento do Java é agora e nao no futuro.

Mais o ponto onde eu quero chegar e que não se escabele por uma linguagem, principalmente se você esta na área acadêmica, se você for fazer um mesrtado e o seu orientador disse eu quero tudo em Assembly ou em Java tanto faz, o seu orientador quer saber se você tem conhecimento cientifico e técnico para poder escrever o que ele quer que você escreva, por isso eu ainda aconselho o pessoal a aprender ALGORITIMO, nao serve muito para assembly mais já da uma ideia de como se comportar diante do teclado e do debug.

Outra coisa que dizer por ai, só não ganha dinheiro quem não quer com Java, é mentira eu tenho um amigo ai de Sampa que não tem emprego e ele saca Java e de fato ele é um cara competente. Hoje ele trabalha com Web PHP + PostgreSQL.

Outro mito da licença da SUN, o que pode acontecer é que no dia em que der na telha da SUN vou tornar pagoa a licença do Java, todos os programas em desenvolvimento que venha usar alguma coisa nova do compilador passara a ser pirata caso os desenvolvedores não tenha a licença.

Voltando a linguagem Algoritimo, "nunca você vai fazer um programa em Algoritimo" mais pelo menos saberá como fazer em qualquer linguagem se você souber fazer o Algoritimo. Outro ponto forte dessa linguagem é que nunca ninguem vai poder te tomar ela pq ela é você que inventa (mais conhecido como sabedoria popular).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.