Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Uma instalação dietética do Linux em seu desktop

Notícia publicada por brain em setembro 8, 2004 12:35 AM | TrackBack


Neste artigo da Linux Gazette os interessados em extrair o máximo do seu hardware, ou em manter em atividade equipamentos da década passada, podem encontrar dicas de instalação, configuração e seleção de aplicativos para ocupar pouca memória e aproveitar ao máximo a capacidade de processamento.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Guilherme Yan () em 08/09 00:44

Estou usando o Kurumin 3.2 num Pentium 166 com 80Mb de RAM e funcionando satisfatoriamente no KDE, mas a maior parte do tempo eu uso o Blackbox.


» rivo () em 08/09 08:37

acho o kde uma boa opcao, embora ele tenha alguns problemas como alto consumo de memoria.


» SmileyByte () em 08/09 09:25

Recentemente vi uns truquezinhos a mais para usar o Linux em máquinas muito lentas, como por ex: montar as partições com a opção --noatime, assim o sistema não terá de efetuar uma gravação no disco cada vez que acessar um arquivo, para atualizar a última hora de acesso do arquivo.


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 08/09 10:15

Uma matéria realmente bastante interessante, tendo em vista tirar o máximo de funcionalidades do mínimo, focando em desktop. O WM da matéria realmente é bem indicado, mas posso citar alternativas interessantes usando WindowMaker, Blackbox, Enlightenment, até mesmo Blanes (Nacional). KDE e Gnome, apesar de gostar muito, definitivamente não são opções viáveis :-)

Guilherme, creio que seu Kurumin ainda está rodando como LiveCD e não instalado em seu HD, estou certo? Instalado ele ficaria impraticável.


» Anakinpendragon () em 08/09 13:19

Henrique , o kurumin instalado no hd consome bem menos memoria que quando esta rodando pelo live-cd, por que pelo cd ele precisa criar discos virtuais na ram para os arquivos temporarios.
o kde do kurumin é mais leve, tendo varias funcionalidades desabilitadas para ficar mais leve, pelo oque eu li, atualmente o kurumin consome o mesmo que o win98 em questão de memoria.


» montaro () em 08/09 13:25

mesmo com uma maquina considerada veloz(athlon 2000+ 256ram) comparada com o pentium de 32mb do autor, eu criei um bom costume de usar aplicativos leves e eficientes...

nao uso filemanager... tudo q faco eh pelo velho e bom bash... ja o WM uso blackbox, um wm extremamente leve e configuravel..

o terminal que uso eh o aterm, por ser bastante leve e configuravel(nao abro mao das transparencias)...ja o editor eh o vim que dispensa comentarios

ja na parte de internet n abro mao do firefox como browser,bitchx pra irc,gftp pro ftp(ncftp muito bom tbem),mutt pra mail(usei muito pouco,costumo usar mais webmail)...

na parte de multimedia... uso xv pra visualizar imagens,xmms pra musica,mplayer pra video e para gravacao de cds eu costumo usar a linha de comando msm,xcdroast ou raramente k3b...

na parte office eu ja uso openoffice, abiword seria uma excelente alternativa por ser muito leve e eficiente na edicao de textos...


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 08/09 13:41

Anakin,

Eu digo isso porque já instalei um Debian uma vez com KDE num 166.. como fazem muitos anos e a máquina não existe mais, fica difícil dizer se fiz bobagem ou não... mas o uso era impossível.

Mais recentemente instalei uma versão do Kurumin (na versão 2.xx) num PIII 500, senão me engano.. o micro não tinha problemas de limitação de RAM, mas foi perceptível que o uso como LiveCD era mais rápido que hd. Levando em conta que ele coloca muita coisa num ramdrive, o uso é naturalmente mais rápido.. quando no hd, ele consumia mais processamento e demorava muito no acesso ao disco.. claro que usava menos memória, mas..


» Flavio Moreira () em 08/09 14:34

Para extrair o máximo de seu micro antigo : Dizinha !

http://www.dizinha.cjb.net/


» hdanniel () em 08/09 14:57

Eu uso Morphix LightGUI instalado no HD (pentium 200 80 RAM), ten boas opcaos como XFCE, dillo, abiword, gnumeric, etc.

http://am.xs4all.nl/morphix/lists/lgui-list

É linha da comando ten boas alternativas como vim, cdrecord, ncftp, centerciq alguns muito melhores que seus equivalentes graficos.

Desculpem-me os erros de portugues, eu sou de Peru é no falo bem vossa lingua.


» Manoel Pinho () em 08/09 15:27

Sinceramente, no caso de empresas com redes locais é muito mais vantagem usar os micros antigos como thin clients de outros computadores melhores. Assim vc sempre poderá usar as versões mais novas das distribuições comuns e com todas aquelas frescuras que usuário leigo gosta e que usa como desculpa para não ter que migrar para linux. E também ganha paz de espírito pois é preciso instalar, configurar e manter menos computadores (basicamente só os servidores).

Dá para usar mc, abiword, links, pine/mutt, etc ? Lógico que dá, mas se esse pessoal já tem resistência para mudar para um kde 3.x ou Gnome 2.6, que fará para sistemas enxutos.

No caso de usuários domésticos, logicamente, a coisa pode compensar mais, já que nem todo mundo pode trocar de micro a toda hora.


» Douglas Augusto () em 08/09 16:39

Também tenho preferência por aplicativos leves, diminuindo-se assim as latências.

Gerenciador de janelas uso o Openbox3, Vim/gVim como editor, Mutt como leitor de e-mails, dillo/links-gráfico para links disparados de aplicativos (são muito rápidos para iniciarem), xterm/shell como gerenciador de arquivos e tudo mais, xcdroast como gravador de CD, gliv/xli para visualizar imagens, etc.

Gosto muito também do FLTK ( http://www.fltk.org ) para desenvolver aplicativos gráficos em C++, gera objetos extremamente leves e compactos.


» Mandark () em 08/09 16:53

Cara, esse Dillo realmente é MUITO LEVE. Show de bola!


» henrique vicente () em 08/09 19:18

rivo, concordo em usar o KDE mas sobre o seu consumo de memória depende de como ele esteja configurado... veja o caso do Kurumin, ele é bem "light"... :) mas claro, em geral normalmente o povo deixa o KDE meio gordinho em distribuições como SuSe ou Mandrake.. talvez isso seja porque para eles isso não é gordinho.. visto que as condições $ do povo da França, Inglaterra, USA, Canada, Itália.. em fim, desses outros países onde essas distribuições se baseiam mais seja melhor.. então eles tenham um hardware melhor também..

Manoel Pinho, concordo, mas o que eu tou querendo é que chege algum dia que possamos ter apenas um servidorzinho em casa e o resto dos pcs terminais thin clients(thin client mesmo, não pc antigo reaproveitado)... que são bem econômicos mas infelizmente aparentemente o preço de produção é caro.. ou talvez ele seja caro devido à baixa demanda.. quem sabe um dia isso não vira :)


» Job () em 08/09 19:28

HDanniel,

seja bem vindo, quanto a falar bem, a maioria aqui tb não fala. hehe.

no seu caso, só cometeu 2 erros. no = não
e em portugues não existe palavra terminada em N. sempre com M no final.
Quanto a concordância, as regras são praticamentes as mesmas do espanhol. assim "alguns" seria "algumas" pois esta concordando com "alternativas" feminino que está no feminino.

Quanto ao diet, o melhor é usar o DOS. kkkk


» Outro pretensioso clone do Pasquale () em 08/09 19:41

"Hífen" termina com "N". "Códon" termina com "N". "Fóton" termina com "N". Todas essas palavras estão em português.


» Juliano () em 08/09 21:16

Estou querendo fazer uma customização do Knoppix a partir do zero e sem interface gráfica ... somente para navegação rápida (elinks), e-mail (Pine), ftp (ncftp), Gerenciador de arquivos (mc), etc ...

Tinha uma suíte de aplicativos para o DOS chamada "Framework" que tinha editor, planilha, banco de dados, gerador de gráficos, etc. Queria achar algo parecido (falta alguma planilha para terminal) ...

Juliano


» Andy () em 08/09 21:19

Em um computador Pentium 100 com 24MB (!) de RAM, e um CDROM "QuadSpeed", só consegui por enquanto rodar o DamnSmallLinux, com o BlackBox. Rodar do Cd é extremamente lento. Por isso, copiei o arquivo "KNOPPIX" para a "pasta" C:\KNOPPIX no HD e criei um "boot floppy", que é usado sem o cdrom e detecta e monta como "cloop" o arquivo C:\KNOPPIX\KNOPPIX na partição /dev/hda1. O modem é um velho e bom USR 33.6, é fácil acessar meu webmail com o Dillo ou o Glinks. Minha única mágoa é que o Dillo não tem (nem terá) javascript, e o Glinks não tem "aquele" desempenho. Não fiz ainda um HD install porque a máquina, atualmente com Win95OSR2 e MSOffice95 pertence à minha irmã e não a mim, e também porque a tabela de partições do HD de 1.3GB apresenta erros detectados pelo fdisk. Teria que pensar em alguma suite "Office" que se contentasse com tão pouca RAM (o MSOffice faz milagres, especialmente entre uma travadinha e outra do Windows...).


» Marcello Chagas () em 08/09 21:23

Olá Juliano, será que esse Framework não roda em DOSBOX, DOSEMU ou Wine?
Usei muito uma planilha no DOS chamada Lotus-123.
Se bobear sei as teclas de atalho até hoje.


» Marcello Chagas () em 08/09 21:26

Andy, já tentou o Abiword e o Gnumeric?
Para navegador o Firebird deve funcionar.
Leitor de Power Point eu só conheço o do OpenOffice mesmo.


» Flávio () em 08/09 22:01

Uma pergunta para vocês que usam Abiword. Meu sistema de impressão é o cups e, sempre na linha dos programas leves, eu uso o xpp como aplicativo de impressão (muito mais leve que o kprinter, por exemplo, e com muitos recursos). Só que o Abiword não guarda o comando, ou seja, sempre volta para "lpr" e eu sou obrigado a redigitar "xpp".

Eu sei que tem como fazer o cups imprimir com o comando lpr, mas eu preciso do xpp para trocar, por exemplo, a qualidade da impressão etc.

Alguém sabe como corrigir isso no Abiword?


» Eu () em 08/09 22:04

"Estou querendo fazer uma customização do Knoppix a partir do zero e sem interface gráfica"

Se é uma customização do Knoppix, então não é a partir do zero. É a partir do Knoppix, que é bem diferente de zero.


» Douglas Augusto () em 08/09 22:29

Andy,

O que você quis dizer com 'o Glinks (links gráfico) não tem "aquele" desempenho'?

Flávio,

Você usa o 'lpr' para alguma tarefa de impressão? Se não, já pensou em criar um link simbólico 'lpr -> xpp'? É uma solução paliativa, o ideal é verificar o porquê do comportamento estranho do Abiword.


» Guilherme Yan () em 09/09 01:48

» Comentário de Henrique Ruiz Poyatos Neto (200.144.30.xxx) em setembro 8, 2004 10:15 AM
Guilherme, creio que seu Kurumin ainda está rodando como LiveCD e não instalado em seu HD, estou certo? Instalado ele ficaria impraticável.

Ele está instalado no HD. O KDE está com todas as frescuras desabilitadas, só deixei a barra de tarefas transparente. Ele está rápido, é claro que náo posso abrir muitos programas ao mesmo tempo que aí começa a usar o Swap. De resto está tudo beleza. :9


» bebeto_maya () em 09/09 02:19

__Se vocês querem um micro com dfesktop veloz, podem optar pela suíte de programs mais Window Manager, chamado ZappWM:

http://www.zappwm.cjb.net

__O download tem só 2 MB e vem com 11 programas básicos para o dia-a-dia,incluindo file-manager(xwc-nota dez), compactador,visualizador de imagens(excelente). Ajuda muito, parece um híbrido de MAC com Windows, e é bem leve!


» johnny taylor () em 09/09 19:07

Julianao, procure pela planilha oleo, parece que não tem tido mais manutenção, mas posso estar enganado.


» johnny taylor () em 09/09 19:29

Julianao, veja a planilha oleo, segundo o freshmeat.net a última atualização foi em 2001, mas talvez valha a pena conhecer.
http://www.gnu.org/software/oleo/oleo.html


» Juliano Dorneles dos Santos () em 09/09 20:06

http://www.gnu.org/software/oleo/oleo.html

Achei o que eu queria !

Valeu Johnny Taylor.

[ ]´s
Juliano


» Guilherme Yan () em 09/09 20:27

Também tem o sc e slsc.


» Manoel Pinho () em 09/09 20:30

Para quem precisa de um editor de textos simples e ainda mais magro que o abiword:

Ted

http://www.nllgg.nl/Ted/

usa o formato RTF, que pode ser até aberto no M$ Office.


» Andy () em 09/09 23:24

Marcello:
Não, ainda não tentei o Abiword nem o GNumeric. Acho que não estão no DamnSmallLinux (ele tem apenas 50MB !).

Quanto ao FireFox (nome atual do Firebird, que antes se chamava Phoenix...), o download tem 8MB e o executável ocupa, sozinho, 25MB logo após ser iniciado em meu computador mais novo com 256MB de RAM...

Douglas:

O Glinks até supera o Dillo em sites que usam javascript (embora o javascript tenha que ser ativado manualmente no primeiro uso do Glinks), mas observei uma tendência para "crash" do Glinks (pode até ser algum defeito do HD, já que o espaço de troca / swap é usado intensamente e o HD já deu algumas "falhadas" no passado - é um Western Digital relativamente antigo...).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.