Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

AbiWord como alternativa ao MS Word

Notícia publicada por brain em setembro 1, 2004 09:51 PM | TrackBack


Quando se pensa em alternativas à hegemonia do MS Word, em geral o primeiro nome que vem à cabeça é o do componente de edição de texto do OpenOffice.org. Mas o Lucas Zechim (lzechim[at]phreaker[dot]net) enviou este link para a discussão do Slashdot sobre um artigo que analisa as vantagens do AbiWord para preencher este mesmo papel. Merece atenção.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcos Alexandre () em 01/09 21:59

Gosto do Abiword. Ele é bem mais leve que o OpenOffice, mas infelizmente ainda falta muitos recursos nele, principalmente os filtros. Por mais que já tenha melhorado, sempre tem algum documento seu que não abre direito nele.


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 01/09 23:35

Também gosto do AbiWord. Tive boas alegrias com ele, por enquanto não me deparei com nenhum documento que ele não conseguisse abrir. Como minhas necessidades são modestas, em muitos casos, ele pode ser uma grande solução. É bem mais leve que o OO.org, merece ser instalado no micro como opção. O mesmo vale-se ao Gnumeric


» Mandark () em 01/09 23:55

Bem lembrado o Gnumeric! Uso só ele! Muito leve e abre documentos do Excel e do OpenOffice muito bem.

Uma ótima alternativa pra que usa só o básico mesmo, como fazer uma planilha pra controlar faltas na universidade... hehehe


» Paulo Zambon () em 02/09 00:06

Quanto a questão dos filtros no Abiword temos que instalá-los (no caso do meu Kurumin) via apt-get

$ sudo apt-get install abiword-plugins

Aí muitos outros formatos serão suportados.


» Paulo Zambon () em 02/09 00:09

Bom só corrigindo o que disse acima, na verdade no script de instalação do abiword no Kurumin, este procedimento de instalação dos plugins já é feita durante a instalação (via ícone mágico) do abiword.


» hamacker () em 02/09 09:09

No Linux estamos bem servidos, pena que nem sempre hajam seus respectivos no mundo windows como o que ocorre com o abiword, por exemplo, que falta faz um gnumeric (ou similar) no Windows. Infelizmente no mundo corporativo ainda permeiam maquinas de configuacoes modestas a qual o OpenOffice não se pode fazer presente e o windows95 ainda é a solução viável.
Se houvesse respectivos linux->windows, seria mais fácil convencer pessoas/empresas a migrarem para o linux.


» eje del mal () em 02/09 09:50

Aproveitando a deixa...
Seria muito interessante existir uma biblioteca única para os formatos do OASIS (os novos formatos do OOo)


» unxuser () em 02/09 12:08

A proposito: alguem sabe se existe um plugin para a insercao de formulas / equacoes no abiword ?


» Ricardo Rabelo Mota () em 02/09 12:09

Acho muito legal o Abiword. Só não consegui, até hoje, fazê-lo imprimir corretamente. Não sei porque, mas as palavras saem separadas, dificultando a leitura. A minha impressora, antes que digam, é suportada pela empresa, a Lexmark, que fornece os drivers para o CUPS. Consigo imprimir bem com todos os programas: OO, Kword, Kedit, Gedit, etc. Com o Abiword não. Aliás, a suíte koffice também dá um show, principalmente agora que utiliza os filtros do OO para abrir documentos do Office da Msoft.


» Since () em 02/09 13:03

Sinceramente o Abiword não é comparavel ao MS Word.

Tente abrir um .doc com muitos bolinhas com fundo colorido , tabelas , formatacao , ...

Ele nao consegue tratar de forma razoavel.

Sinceramente nao vale a comparacao.


» Leandro S. dos Santos () em 02/09 14:05

É o Abiword está legalzinho também, já o Gnumeric é uma alternativa muito viável na migração, aqui na empresa tem planilhas do execel (é assim que se escreve?) muito complexas e com muitos dados, inclusive com proteção por senha e tal, foi manda o Gnumeric abrir, colocar a senha e correr pro abraço nenhum "resmungo", abriu perfeito, além de ser mais leve e a interface mais simples.


» Paulo Zambon () em 02/09 14:24

eje del mal,

No Gnumeric proceda da seguinte forma para instalar plugins para ter mais compatibilidade:

No meu caso estou usando o Kurumin 3.2

$ sudo apt-get install gnumeric-plugins-extra


» Paulo Zambon () em 02/09 14:25

Desculpe, a dica acima não é para o eje del mal, e sim para o unuxer ;-)


» Manoel Pinho () em 02/09 21:04

"Sinceramente o Abiword não é comparavel ao MS Word.
Tente abrir um .doc com muitos bolinhas com fundo colorido , tabelas , formatacao , ... Ele nao consegue tratar de forma razoavel."


Ora, desde quando você pode falar mal de um editor só porque não consegue abriar arquivos .doc, que usam um formato proprietário e fechado ? O máximo que você pode dizer é que ele não é COMPATÍVEL com o M$ Word.

Eu particularmente acho o abiword bem razoável para textos pequenos ou simples. Realmente não tem todos os recursos do OO.org ou do M$ Word, mas em compensação é extremamente leve. Tomara que algum dia os desenvolvedores do abiword "roubem" (no bom sentido) os filtros de importação/exportação do OO.org e acrescenteam alguns recursos que o OO.org tem. Teríamos um ótimo editor de texto, multiplataforma e leve.


» Bardo () em 03/09 00:03

Sempre gostei do Abiword, principalmente por priorizar coisas simples que considero importantes - pode parecer besteira, mas não vi um processador de texto que viesse com botão para sobre e subscrito já na tela.

O formato abw - XML plano - é ótimo, podendo inclusive ser usado em CVS (obtendo a vantagem da auto-mesclagem), embora eu nunca tenha feito isso... Se for usado stand-alone, pode ser gzipado e salvo como zabw. :)

Mas o ruim do Abiword é a escalabilidade. Tente trabalhar com textos maiores que algumas dezenas de páginas e entenderá o que digo. Deixei de usá-lo por causa disso e, pelo visto, ainda não se atingiu um patamar adequado neste ponto. :(


» Joao Emanuel () em 03/09 00:11

Pessoal se for para fazer documentos em formatação doc façam no MS Word, pois é o melhor editor para este tipo de formatação (que na minha opinião perde feio para as formatações dos outros editores). Agora se for fazer documentos do formato abw aí sim façam no Abiword. Todo mundo se mata pelo doc, que tal começar a visualizar o RTF que o MS Word também abre? E adeus formatação ridícula que é o doc.


» Wconserta () em 03/09 09:16

Bem amigo eu uso o Abiword, Gnumeric e OO.org para alguma coisa que não tem versão lever (power point) , o Abiword esta evoluindo legal uso a versão instalvel que tem mais recusos, agora o Gnumeric este é campeão consegue fazer coisa qu nem o OO.org faz , tem um sistema de importação muito dez , vejo que Miguel de icazar caprichou mesmo no programa, é uma pena ele não ter versão para windows pois seria um mão na roda coloca-lo no p100 com 32 de ram e win 95

agora uma coisa eu vou falar o pessoal tem que para de usar o editor de texto para coisa que em planilha apresentaria melhor resutado , da uma raiva aqueles documentos cheio de tabelas


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.