Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançada a versão 4 do ReiserFS

Notícia publicada por brain em agosto 23, 2004 11:30 PM | TrackBack


Luciano (luciano@labtel.ele.ufes.br) mandou o link do ReiserFS e a nota lacônica: "Reiser4 liberado como estável, recompilem seus kerneis :)" O link contém maiores informações para os curiosos. Como tudo que diz respeito a sistemas de arquivos e a alterações no kernel, planeje adequadamente antes de tentar colocar em produção ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Jimi () em 23/08 23:48

O link não está apontando para o edereço correto ou ... ??


» nelson_pivete-13a () em 23/08 23:49

Gostei de saber sobre a Reiser4, dizem que é mais agil, mais rápido e estável. Porém não vou instalá-la tão cedo pq é arriscado um modo que eu aprendi a mudar o sistema de arquivos.

(é +/- assim: Transfere toda a data da partição que será modificada para uma outra partição limpa, com o mesmo volume ou maior. Em seguida formate a partição que foi liberada para o FS preferido. Quando tudo estiver completo e modificado, retorne os arquivos para a nova partição. Eu sei fazer nesse modo, que é meio arriscado.)


» Augusto Campos () em 23/08 23:57

Corrigi, Jimi. Obrigado.


» lilux () em 24/08 03:54

era tudo que eu estava esperando!!!! demorou um tpinho!!! depois de eu trocar o reiser3 pelo ext2 acho que vou trocar pelo reiser4 agora!!


» JohnnyB () em 24/08 08:34

Até que enfim! Depois de mais de um ano de atraso no seu lançamento, saiu a estável. Claro que se for para deixar o sistema estável acho válido atrasar um pouco. Mas enfim está aí. Agora só esperar entrar para o kernel por padrão, aí sim vai começar a ficar divertido :)


» Eros () em 24/08 09:51

Para o pessoal que usa gentoo, existe o kernel ck-source, que já vem com o patch para o reiserfs4. Agor sim vou experimentar.


» Tiago Cruz () em 24/08 10:10

Sera que ele vai suportar quotas?


» Joaquim () em 24/08 11:06

Só falta agora alguem escrever um tutorial de como instala-lo no Conectiva 10


» Adriano Bonat () em 24/08 12:04

Opa, faziam 2 dias que eu havia me lembrado do Reiser4 e o quanto eles prometiam em velocidade e seu sistema de plugins, entao fui ver e baixei o patch.
O sistema aqui eh um Debian Testing, utilizei os arquivos relatados em http://www.namesys.com/snapshots/2004.08.13/READ.ME.

Apenas tive de baixar o kernel (apontado pelo README) e aplicar o patch do Andrew Morton (http://www.kernel.org/patchtypes/mm.html), compilei com as opcoes necessarias, inclusive o recurso de loop (para testar sem dispositivo real).

Instalei no debian o reiser4progs e o module-init-tools via apt-get.

Criei um arquivo de 100MB:
dd if=/dev/zero of=reiser4_teste bs=1024 count=100000

Apos, montei o arquivo como um dispositivo:
mkdir reiser4_dsp && mount -o loop reiser4_teste reiser4_dsp -t reiser4

cd reiser4_dsp

Pronto, reiser4 funcionando!


» Lordello () em 24/08 12:12

Eros,
Aqui eu tentei compilar como módulo, mas não funcionou, voc conseguiu?

Joaquim,
Acho ainda um pouco cedo para artigos, já que foi lançado hoje ;-P mas você pode pegar um artigo qualquer sobre recompilação de kernel no Conectiva 10 e um outro para aplicar patch num kernel e mandar bala. Mas claro, como você deve ser um usuário iniciante (por causa da pergunta), não recomendo você tentar fazer isso agora. Espere sair um kernel oficial com suporte.

A todos é bom esperar cerca de dois meses até que sejam resolvidos os primeiros bugs, depois não reclamem de ter perdio as informações do seu disco rígido! use inicialmente numa partição de testes, de repente monte ela na pasta tmp e gere arquivos iso imp etc nessa partição. Não esqueça de deixar habilitada a opção debug, assim você vai saber quando ocorreu um erro.

nelson_pivete-13a,
Aparentemente será preciso apenas reconstruir a árvore journaling, não será preciso reformatar todo o disco, mas como eu disse, isso deve ser feito daqui a uns dois meses, hoje é muito ariscado.


» Eros () em 24/08 12:24

Lordello,

Aqui deu certo sim, mas não compilei como módulo não.
Algumas bibliotecas precisam estar presentes (libaal e o reiser4progs). Veja as instruções aqui:

http://www.namesys.com/install_v4.html


» Myself () em 24/08 12:32

Embora tenha sido lançada como estável, como a própria página da Namesys (empresa por trás do desenvolvimento da ReiserFS) diz, *não* é recomendada para produção, pois alguns bugs podem surgir devido ao grande aumento do número de usuários depois da disponibilização como estável.
Os patches disponibilizados na página são contra o branch -mm1 do kernel. Mas o Hans Reiser disse que se não aparecerem bugs "perigosos", em uma semana ele envia os patches para o Linus colocar no 2.6 :-)
Vamos testar e reportar bugs... E mais uma vez, não instalar em máquinas de produção :-)


» Paulo Zambon () em 24/08 13:44

Olhem só o que diz a nota de divulgação do www.osnews.com :

"Reiser4 is released and is said to be the fastest filesystem: It is an atomic filesystem, it uses dancing trees, it is based on plugins and is architected for military grade security."


» Rauklei P. S. Guimaraes () em 24/08 18:15

Estou utilizando-o em uma partição no Debian/Unstable. Basta instalar os seguintes .deb:
-reiser4progs;
-kernel-patch-2.6-reiser4;
Em seguida baixe a versão 2.6.8.1 (eu usei a oficial/kernel.org);
-apliquei o patch, setei as novas opçoes no Kernel/Filesystem, compilei sem maiores problemas.
funcionou legal vamos ver como se comporta ...


» flaviothunder () em 25/08 00:34

Adriano Bonat, creio que faltou uma passagem na sua demonstração, ainda não coloquei o reiser4 aqui mas fiz um pequeno teste com o reiser atual e após criar o arquivo com 100MiB este deve ser formatado (deverá ser formatado mesmo que seja utilizado qualquer outro sistema de arquivos)

# mkfs.reiserfs reiser4_teste

Não sei se o programa para formatar reiserfs4 será o mesmo mkfs.reiserfs (provavelmente uma versão nova) mas a idéia é esta.

aí sim,

mkdir reiser4_dsp && mount -o loop reiser4_teste reiser4_dsp -t reiser4


O que de forma alguma invalida o que você disse anteriormente;

Já estava programando recompilar o kernel 2.6.8 aqui em casa, vou aproveitar pra testar a novidade.

Sucesso


» Daniel Semblano () em 25/08 09:34

Olá pessoal, uso o 2.6.7 e baixei o patch all.diff e atualizei com o comando patch -p1 < all.diff . Durante o patch deu alguns erros de fuzz mas como no site disse que é normal. Habilitei o reiserfs4 no kernel mas quando vou compilar com o make all, no final da compilação dá o seguinte erro:

CC kernel/fork.o
kernel/fork.c: In function `dup_task_struct':
kernel/fork.c:264: error: structure has no member named `private_pages'
kernel/fork.c:264: error: structure has no member named `private_pages'
kernel/fork.c:264: error: structure has no member named `private_pages'
kernel/fork.c:264: error: structure has no member named `private_pages'
kernel/fork.c:265: error: structure has no member named `private_pages_count'
make[1]: *** [kernel/fork.o] Error 1
make: *** [kernel] Error 2

Já tentei com o 2.6.8.1 e nada, já instalei o libaal-1.0.0, o reiser4progs-1.0.0 e nada também. Alguém sabe o que pode ser ?


» Lordello () em 25/08 10:18

Daniel, creio que o correto seja "patch -p0 < all.diff"
Teste assim e veja se funciona.


» flaviothunder () em 25/08 10:19

Daniel Semblano, isto cheira alguma coisa que faltou ser ativada durante a configuração do kernel (no make menuconfig) o duro é saber o que...
Experimente usar a configuração padrão do kernel da sua distro (se é que você já não está usando assim) e veja o que dá.

Boa sorte
Sucesso


» Daniel Semblano () em 26/08 12:13

Valeu as respostas de todos :)

Bom, resolvi fazer diferente, aplicando o patch do Andrew Morton mencionado acima, a aplicação ocorreu bem, ativei o reiser4 como 'bulti in', e recompilei. Não sei pq cargas d'agua (acho que era pelo cansaso mesmo) botei com a nova imagem mas nada funcionou, nem o frame buffer - ocorreu que nem o módulo da minha placa de vídeo (nvidia) queria reinstalar num novo kernel recompilado. Depois de uma boa noite de sono, recompilei do zero o 2.6.7, apesar de uns erros de wrong magic number nos módulos e segmentation fault na minha imagem antiga, tudo voltou a funcionar ..... rsrs

Depois de saber que existe almoço aqui em casa, voltarei a me aventurar a instalar o reiser 4 - rsrs

Mas para quem instalou, quais são as impressões ?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.