Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Um ponto de vista mercadológico sobre o Linux

Notícia publicada por brain em agosto 22, 2004 05:32 PM | TrackBack


O leitor Dalmo Cirne enviou um texto com sua opinião sobre a vantagem que os fenômenos de identificação e associação dos consumidores a marcas pode conferir ao software livre, e como isto poderia ser melhor aproveitado. Publico abaixo na íntegra para permitir o debate entre os interessados no assunto. É importante destacar que o autor não afirma que a perspectiva mercadológica é mais importante que a tecnológica na difusão do software livre - ele apenas lembra que esta dimensão também pode ter sua importância.

Branding Linux

por: Dalmo Cirne

"É interessante como muitas pessoas usam o Windows ao invés do Linux, mesmo sabendo das falhas de segurança, necessidade de anti-vírus, travamentos e outras coisas mais que estranhamente passaram a ser corriqueiras, como ter que reiniciar o computador por operações não muito mais complicadas do que trocar o papel de parede. E muita gente passou a achar isso normal!

A questão é: O que levou a isso? Como, apesar de todos esse fatos, o Linux ou outro sistema operacional não é escolhido como primeira opção para rodar nos computadores da maioria das empresas ou cidadãos?

Uma possível resposta seria o 'Branding'. Mas o que que é isso? 'Branding' é uma técnica de marketing que é muito usada por marcas de roupas, sapatos, refrigerantes, etc, enfim, empresas que tenham um grande público a atender. Ela reúne grupos ou clãs em torno de uma marca e as pessoas que as consomem sentem-se parte integrante de algo maior. É como se o ato de comprar algo de uma grife 'X' preenchesse a lacuna social da necessidade de participar da 'high-society', ou possuir algo que apenas poucos também tem para assim, mostrar seu valor através do que possui e não através dos valores de ser humano: idéias, atos e coração.

Quantos adolescentes não desejam um determinado tênis de uma marca famosa, ou uma mulher quer um vestido de uma grife específica (só para citar alguns exemplos)? Nesses casos, comprar um produto semelhante não significaria a mesma coisa para eles, pois dessa forma estariam fora do seleto grupo de pessoas que integram os clientes daquela marca.

Será que com os sistemas operacionais está acontecendo a mesma coisa? As pessoas estão optando por um produto sabidamente inferior para poderem se sentir parte integrante de algo maior? Será que se sentem envergonhadas em responder que usam Linux, FreeBSD ou qualquer outro sistema operacional em seus computadores?

A premissa que o Linux não está pronto para o desktop já não é mais válida! Ele está mais pronto do que nunca e em vários aspectos supera o Windows. Muitas das 'facilidades' que existem no sistema operacional do pessoal de Redmond*, são na verdade uma armadilha, pois a Microsoft fornece um sistema supostamente simples, porém em detrimento a características de segurança e estabilidade. E assim, é necessário instalar anti-vírus, anti-Trojan e 'anti-várias coisas'. O sistema passa a demandar um hardware mais poderoso para poder se executar e as aplicações (ou melhor chamando muletas) de suporte. Quando você vai executar um editor de textos, uma planilha de cálculo ou navegar na internet, grande parte dos recursos já foram alocados e o seu computador super-poderoso, último modelo, se torna uma carroça.

Usar o Linux hoje em dia está na moda e cada vez ganha mais força, com o incentivo institucional dado pelo estado brasileiro, bem como o de outros países. Acredito que com a IBM, Novell e outras mais, que agora fazem o 'Branding' do 'Open Source' e sua cultura, em breve estaremos vivendo o que poderíamos chamar de uma 'mudança social'. Os valores mudam e possivelmente as pessoas ficarão envergonhadas em dizer que usam o 'tal sistema operacional de 'Janelas''.

*Redmond é a cidade sede da Microsoft"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Wconserta () em 22/08 18:21

Infelizmente isso é uma verdade, tanto que a muitos profissionais da area de info e mesmo sabendo que linux é superior ao windows e varios fatores que seriam motivos de sobra para migrar por linux, ainda persistem no windows por puramente querem esta no grupo com quem convive , eu mesmo ja tive uma experiencia nada agradavel de esta no meio de profissionais de info que usam windows de eu ficar excluido da conversas, fazendo que seu eu lembra do windows para conseguir conversar com o pessoal.

mais isso graças esta mudando e hoje linux é uma realidade , tanto que em livrarias, bancas de jornais, camelos , você encontrar linux em larga escala.

Agora sim eu acho que falta um marketing forte na televisão , a gente não ve IBM, Novel, Conectiva, e outrar empresas do mundo linux fazer propaganda, o que é muito ruim , linux mesmo distro faceis como kuruimin , ainda o Marketing é de boca á boca.

Para mim esta faltando mais propaganda veiculada em tv e radio, e seria lega se por exemplo a IBM responde-se esta propaganda enganosa que M$ fica fazendo em revistas e site falando que windows é barato enfim deveria ter respostas estas calunias de M$ esta veiculando sobre o Linux


» ss_sputnik () em 22/08 20:51

Wconserta,

A IBM comprou o horario de comercial mais caro do mundo, no intervalo da final do futebol americano, e veiculou um propaganda pró-linux. Acredito que responder a essa propaganda enganosa da MS é tudo que eles querem. A MS tem dinheiro de rodo e se a IBM entrar nessa onda vai se ferrar pq a MS entrará pesado mesmo.


» Mascarenhas () em 22/08 20:58

Eu uso o Windows basicamente para jogar, o Linux é um ótimo OS, sem dúvidas, mas carece de uma demanda maior de jogos por parte dos fabricantes.
Como já estou no windows jogando, acabo navegando, lendo emails, etc...
Seria muito bom se TODO jogo que saisse para o windows fosse obrigado a sair tb para todos OS e assim deixar o usuário escolher qual a melhor opção.
Enquanto isso não acontece, continua jogando no windows, navegando, lendo emails, trabalhando e quando tenho tempo, coloco meu MDK 10 pra funcionar e dar uma olhadinha.


» Glauco () em 22/08 21:31

Bem, fica claro que o preenchimento das lacunas deixadas pelo Linux (leia-se "facilidade de uso), é uma questão de tempo. Ri muito, outro dia, ao ler numa lista de discussão sobre MacOSX, que a Microsoft era o alienígena malvado, vestido em um traje espacial, destruindo tudo na terra. Enquanto isso, nesse conto de ficção científica que deixaria o Isaac Asimov com dor de barriga, afirmavam que a Apple era o "cientista bonzinho" que pesquisava em seu laboratório uma forma de combater o alienígena. E nós (pasmem!), Linuxers, eramos um macaco montado nas costas do alien, tentando arracar os tubos do traje espacial.
Sei que me alonguei, um tanto fora do tópico, mas o fato é que nós conhecemos (e bem) as deficiências e vantagens do nosso sistema. E todas elas são sanadas de forma implacável. Estamos construindo algo realmente bom e, sobre uma base sólida, toda a construção tende a prosperar. Sempre. Sem a necessidade dos proclamados "anti-alguma-coisa-que-derruba-o-sistema-inteiro". Por mais força (dinheiro?) que um outro sistema possa ter, quais são as reais chances de algo tão bem estruturado não se tornar padrão? Estamos vivendo uma grande revolução e as empresas já começaram a enxergar (já era tempo). Quem ficar fora do bonde chamado "Linux", corre o risco de ficar de fora do futuro.


» Fernando Tauscheck () em 23/08 00:16

Mascarenhas: Os jogos só são lançados para Windows pq os fabricantes sabem que quem quiser jogar irá instalar uma cópia pirata do Windows para jogar...
Particularmente posso me alegrar de ter perdido o vício do jogo, e hoje em dia consigo viver MUITO bem sem jogar, e consequentemente sem o Windows instalado (pra não mentir. me desbarranco de umas ladeiras com o Tuxracer e dirijo minha moto de luz no Armagetron periodicamente hehe).


» André Simões () em 23/08 08:25

Fernando Tauscheck,

A maioria dos jogos só rodam em Windows não é para ajudar a M$ a vender o windows é porque por que hoje em dia a produção de um jogo de computador custa em média 1 milhão de dólares, dao o grande volume de programados e artistas envolvidos, quando se investe 1 milhão de dólares em um produto, esse produto TEM que dar retorno.

Então faz-se um estudo em quantos desktop está o windows, 90%, e o Linux, 3%, MacOS, 7%, qual deve ser o meu público alvo se eu quero vender um software para computador e ganhar dinheiro, porque quando se fala de jogos falamos apenas de dinheiro.

Porque a ID Software e a Epic vem lançando versões de seus jogos (Quake e Unreal) para Linux, porque o público alvo deste tipo específico de jogos (FPS) são na sua maioria Geeks e muitos Geeks estão nestes 3% que usam Linux.

Porque os jogos de estratéria como Warcraft não tem versões para Linux, porque a maioria dos jogadores de jogos de estratégia são pessoas mais velhas que não tem a mínima vontade de experimentar o Linux, por sentirem-se desconfortáveis com as mudanças.


» Manoel Pinho () em 23/08 08:37

Mascarenhas,

Até compreendo vc manter o Windows na máquina para jogar, mas usá-lo para navegar na internet e ler emails é inadmissível, uma vez que o linux atende isso plenamente e com muito mais segurança. Vc deve estar jogando demais e poderia aproveitar esse tempo estudando mais o linux ....

Windows é que nem o fumo. É preciso ter disciplina e consciência para abandoná-los. Quanto mais tempo retardar o abandono, mais estrago faz e mais difícil será largá-los. Quem nunca experimentou os dois (o Windows e o fumo) também não sente necessidade deles. As amizades também têm influência na sua escolha de ser um fumante ou não (ou usuário/não-usuário de Windows).


» Wconserta () em 23/08 09:38

Eu quando me referi da falta de marketing pro linux na tv e radio eu me refiro no Brasil , puxa nem o governo federal faz propaganda da migração que muita gente nem sabe (e da area de info ainda por cima que o governo esta migrando em massa para linux)

e aqui a M$ esta enfiando propaganda sempre no horario da noite na globo , agora a ibm deveria trocar aquelas propagandas dubladas que ninguem entende nada que ela veicula de noite na rederecord e sbt e por algo mais linux

afinal é anoite que os empresarios assite jornais como jornal da globo da record e sbt.


» santo () em 23/08 10:33

Eu vejo que ainda falta um muito para o linux do ponto de vista do mercado como a adoção em massa do linux pelo mercado, mas tambem tem o lado das aplicações sob medida como os SAPs que muitas empresas utilizam e somente existem para windows e sem estes aplicativos uma empresa não pode migrar fortente para o linux a não ser nos servidores, tambem falta o apoio dos fabricantes de hardware infelizmente os fabricantes ainda não se preocupam em desenvolver drivers para linux o que torna inviavel a utilização de certos hardwares para linux e por consequencia afasta muitos usuarios.
Para mim estes são os principais motivos que afastam muitos usuarios do linux


» M4rcoS () em 23/08 11:41

Discordo do santo quanto ao suporte à drivers. Não vejo mais este problema no Linux.
Mas quanto aos SAPs da vida realmente são o grande problema na hora de propor uma mudança de sistema operacional. Já que não adianta substituir todo o pacote de software sendo que você precisaria do Windows rodando para ter seu programa gerencial.
Precisamos de mais opções de pacotes comerciais / gerenciais.


» rivo () em 23/08 11:47

primeiro discordo do Wconserta
"mesmo sabendo que linux é superior ao windows", certo é superior aonde? o linux pode ate ser superior em alkguns topicos mas em outros nao, cada sistema tem seus meritos. mas pq nao acho o linux superior, por mil motivos. comecei a usar linux a algum tempo e a partir dai pude analisar melhor o que antes so sabia pelo que outros me falavam. veja vc que eu quando estou no linux passo a maior parte do tempo resolvendo problemas ou esperando que aplicativos que chamo estejam prontos para serem executados, dado que o tempo de resposta dos programas linux é muito lento. uma coisa que pude ver é que existem muitos erros de interface nos programas linux, sem falar que as dependencias matam os soft para linux e pq? ocorreu comigo algo interessante este fim de semana, se eu tentar desinstalar o wine terei que desinstalar tb o alsa e o xmms, entao é preciso ter wine para rodar estes programas? muito estranho sem falar que o proprio sistema de dependencias é um verdadeiro saco para qq um. quando tentava configurar o som la vai outro problema, o alsa que vinha com o mandrake nao prestava, instalaei o oss o som funcionou legal mas quando tava ouvindo musica so podia fazer isto e mais nada pois qq coisa dava travadas no som, resolvi entao instalar uma versao mais nova do alsa, que tb nao funcionou legal entao resolvi voltar para o oss so que depois de ter instalado o alsa mais novo o oss tb nao funcionava. as coisas sao tao dependentes que se algo de errado é capaz do sistema todo parar. e para abrir um arquivo texto? sao ums 60 minutos, nunca vi coisa tao lenta para abrir um simples arquito .txt no gedit ou nedit ou qq outro edit...
concordo com o ss_sputnik, se a ibm vier com tudo a m$ tb vira e como ela possui dinheiro para comprar todos, nao duvido nada ela bater a ibm, infelizmente é a forca do dinheiro e nisto a m$ é bem forte...
mas sinceramente espero um dia termos uma solucao realmente boa pra nos livrarmos do monopolio


» Hélvio Mota () em 23/08 12:11

Com relação aos jogos, eu economizei um pouco e comprei um PS2. Estou MUITO satisfeito e recomendo. Tudo o que eu fazia no Windows, hoje faço no Kurumin, à exceção de aplicações específicas (leia-se AutoCAD).
Saudações.


» santo () em 23/08 12:58

M4rcoS
O problema dos drivers ainda existem sim, um problema que eu estou passando nos ultimos dias tentanto resolver é o de fazer o meu modem speedstream funcionar para adsl na porta usb, na placa rede funciona mas na usb não, outro problema clássico que ainda não vi solução são os dispositivos ISA plug&play embora os PCIs funcionem bem os ISA ainda tem problemas para a auto detecção (mas configurando manualmente eles funcionam) e por ultimo quando eu falei do suporte a hardwares eu estava me referindo aos novos hardwares que saem de fabrica já com o driver do windows e no linux sempre é necessario esperar a boa vontade de alguem ou alguem que precise muito do driver desenvolve-lo, o fato é que é muito comum em hardwares com chipsets novos somente funcionarem no linux depois de algum tempo.


» santo () em 23/08 13:00

Somente para finalizar.
O que eu falei não é necessariamente uma falha do linux e sim demostra a falta de apoio dos fabricantes de hardware afinal são eles que tem a obrigação de fazer os drivers para os seus produtos.


» ch () em 23/08 13:11

Olá!
Interessante este artigo e por algumas leituras de comentários dos amigos, gostaria de deixar minha opinião:
Sou um adorador da causa GNU/LINUX e dos projetos Open Source. Estudo há vários anos esta causa e sempre me orgulho de dizer que este é o caminho correto, para enfim, chegarmos a "igualdade digital" entre os povos. Todavia, gostaria de deixar minha opinião a respeito da predominância do (R)windows, não se trata de um modismo, tipo marcas de roupa, carro, etc. É algo bem maior, não podemos desmerecer totalmente o windows, é sabido que o sistema é bem mais amigável ao usuário final do que o linux. É justamente aqui que a coisa pega, pelo pouco que conheço e pelas opiniões de algumas pessoas as quais convivo, elas retratam a dificuldade da familiaridade com o sistema, sofro muito por alguns periféricos serem incompatíveis com o sistema. Na minha opinião acho que será necessário acabar com esta sopa de letrinhas que é o linux, hoje, e passarem (os programadores, fabricantes de sistemas) a concentrarem seus esforços a facilidade de reconhecimento de hardware, a continuidade de segmento nas instalações, pois é sabido que mesmo sendo de mesma distribuição o sistema acaba sofrendo modificações de localização de aplicativos, etc. Isso tudo é bastante oneroso ao usuário "final", o que acaba desmotivando-o ao conhecimento do sistema.


» rivo () em 23/08 14:07

so uma coisa santo veja casos em que existia drivers para modem pctel ate o kernel 2.4 mas no 2.6 nao existem. o qe vc quer qe aconteca cada vez que sair m kernel novo os fabricantes fabriqem novos drivers? nao sei se isto seria melhor do que termos uma forma padrao no kernel tal qual saindo novas versoes do kernel drivers ja feitos continuem funcionando . mas o que os desenvolvedores de distros ja poderiam comecar a fazer é em vez de ficar lancando mil versoes de seus produtos passarem a perder mais tempo testando e tirando erros das distros e so depois lancarem no mercado. ja vi muitos de interface em aplicativos linux.


» Wconserta () em 23/08 15:56

Bem Rivo , eu tenho que admitir que em certas coisa o windows ainda domina, um exemplo bom disso é parte grafica, digo a falta de programas como os da macromedia, da autodesk, e da corel , que são programa fundamentais para a area grafica, hoje no linux temos apenas o gimp 2.0 , o blender, o opencascade, sodipodi inkscape e o o dia , que são programas até bons mais ainda carece de recursos e fora que o pessoal que aprende um coreldraw da vida não vai querer reaprender .

agora em redes e adminitração de usuario o linux é muito superior ao windows , em programação idem.

agora sobre o problema que teve ai culpa não seria do linux mais sim da distro usada, em mesmo uso fedora core e wbel e não tenho estes problemas de dependencia usando a ferramenta apt-get instalação e remoção de programas no linux é muito mais facil e seguro do que no windows,
de uma pesquisada sobre o apt-get que esta disponivel para debian, redhat, fedora, conectiva, suse, kurumin,


» Manoel Pinho () em 23/08 16:03

"so uma coisa santo veja casos em que existia drivers para modem pctel ate o kernel 2.4 mas no 2.6 nao existem. o qe vc quer qe aconteca cada vez que sair m kernel novo os fabricantes fabriqem novos drivers?"

Ué, quando o "kernel" dos Windows foi trocado do DOS para o NT (quando saiu o XP), vários dispositivos antigos ficaram sem drivers e o fabricante disse f***-se...

Pelo menos você teoricamente pode fazer você mesmo a adptação nos drivers antigos. No windows...


» Manoel Pinho () em 23/08 16:07

"as coisas sao tao dependentes que se algo de errado é capaz do sistema todo parar. e para abrir um arquivo texto? sao ums 60 minutos, nunca vi coisa tao lenta para abrir um simples arquito .txt no gedit ou nedit ou qq outro edit..."


Você já ouviu falar de vi ? E editar em modo-texto ? Se você leva 60 minutos para abrir um arquivo texto deve estar usando um hardware muito vagabundo, com pouca RAM, hds antigos e sem ter ligado o DMA.

Já falei sobre a questão do desempenho linux x NT antes. Quero ver vc rodar XP nessa sua máquina com velocidade também.


» rivo () em 23/08 16:40

Manoel,segue a configuracao do meu computador:
uso um k6-2 500 com 64mb,a placa de video é um pouco antia memso trident tgui 9440, modem intel 536ep e som cmedia 8738. o mais admiravel é que ele é lento mesmo no window maker ou black box


» santo () em 23/08 16:59


60 minutos para carregar é claro que é um superlativo, mas os usuarios do desktop gráfico do linux sabem que em geral ele é mais lento que o windows, este tempo que os usuários leigos normalmente reclamam é o tempo entre o click e o inicio da execução do comando, como o windows desenha as janelas mais rapido que o X os usuarios ficam com aquela sensação de lentidão no linux e tambem tem aquela velha ladainha das bibliotecas precarregadas do windows que fazem que o windows inicie mais rapido alguns aplicativos do que outros.
Para mim este é o maior marquekting da MS por que da a impressao que o windows é super rapido e dificulta a aceitação dos seus usuarios a outros sistemas entretando é bom sempre lembrar que se o linux normalmente perde na hora de carregar os aplicativos ele normalmente ganha durante a execução ou seja depois de carregado o aplicativo roda mais rapido no linux.


» Itamar () em 23/08 17:13

Eu tb tenho uma AMD K6 com 64Mb de RAM, e com as malditas placas de video onboard da SIS, e placas de som da Ensonique tb onboard. E uso nessa máquina, Win 98, Kurumin 3.0, Mandrake 9.0 ( ainda ), e uma outra partição onde já coloquei Conectiva 10, Mandrake 10, Slackware 10, Debian 3.0. Eu não tenho esse problema de lerdeza que vc fala, nos sistemas que eu chamo de fixos. Mas notei uma certa morosidade nos que eu testei, mas não a esse ponto, e acredito que fazendo uma verificação melhor neles, poderia melhorá-los. Todavia como é uma área de teste eles nunca ficam tempo bastante para isso. Mas em suas configurações básicas forma muito bem. E ainda vou testar Fedora Core 2, Suse 9.1 Personal, Gentoo 2004.2, vector Linux Soho 4.0 e o Peanut 9.6, e quando der tempo talvez ainda o FreeBSD 5.1, que ainda estou tentanto aprender antes de me aventurar sem tem uma boa base.
Espero em breve poder dizer minhas impressões de todos brevemente em mais detalhes. Abraços


» Itamar () em 23/08 17:19

Só para complementar, tentei instalar o XP aqui tb e informa que meu hardware tem pouco recurso e aborta a instalação do inicio


» Daniel Fonseca Alves () em 23/08 18:03

Acho que tem gente usando o driver Vesa do xfree e falando que tudo é lento.
Já disse aqui, o driver Vesa é lento !!!
Tentem usar o driver específico da sua CPU.
Para constar:
Pentium 200 MMX com 64 MB e placa de vídeo S3 64.
O meu micro voa !!!!


» nelson_pivete-13a () em 24/08 00:31

Olha Olha!!!! Olha que engraçado:

ćśŕýĺźń

Viram só!!!!!!! Agora tentem fazer igual, mas não vale dar Ctrl+C e depois Ctrl+V!!!!!


» Nulo () em 28/08 00:51

Ae galera...

Não tive saco de ler isso tudo até porque estou com muito sono, mas pelo pouco que li fizeram me surgir dúvidas em minha cabeça, não sei se é pq sou BURRO q no linux não consigo nem trocar o fundo de tela, sem contar q no meu pc e, acredito eu, no de muita gente não da pau só porque estou tentei troca-lo. Outro demorei muito tempo para instalar um maldito e simples programa no linux q um amigo meu instalou. Então amigos, não venho aqui falar mal desse Sistema Operacional tão querido (por vcs), e sim, dizer por todos os usuarios de Windows, que naum usamos o Linux porque somos BURROS, ou pelo simples fato que o Linux é complicado.

Dou recompensa para quem me convencer q o Linux serve para algo além de nos tirar a paciencia.

Obrigado


» Augusto Campos () em 28/08 10:57

Não alimente os trolls...


» Nulo () em 28/08 18:53

Não estou com fome mesmo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.