Notícia publicada por brain em agosto 18, 2004 10:57 PM
| TrackBack
apimente.br (apimente(at)bol.com.br) enviou este link e acrescentou um interessante exemplo da popularização dos conceitos de liberdade de software: "Quem estava ouvindo a CBN hoje por volta das 13 h ouviu uma boa refêrencia ao Software Livre. E note que o assunto principal era petróleo. No programa do Sardenberg a Mirian Leitão estava comentando o monopólio de fato que a Petrobrás tem na exploração e distribuição de petróleo no Brasil, e disse (com razão) que qualquer monopólio é nocivo ao mercado, o Sardenberg perguntou: - Qualquer monopólio, até o da Microsoft? - no que ela respondeu que sim e fez elogios aos esforços do software livre no combate ao monopólio. Pessoalmente acho que comentários como esse, sem radicalismos podem ter um efeito muito benéfico a causa do software livre."
Gostie foi do tom da pergunta... "Até o da Microsoft?"
Como se a Microsoft fosse conhecida como a Madre Tereza do mundo empresarial...
Concordo com a defesa do soft livre, mas discordo que todo monopólio é ruim.
Monopólios são ruins em geral, mas há diversos setores que são por sua natureza monopolista.
Como Distribuição de Energia, Estradas, Telefonia Fixa ( ah sim, vc vai dizer que tb tem concorrencia, mas isso só acontece em grandes mercados, e podem provocar aumento de preço, como ocorreu no Brasil, pois há redundancia de em investimentos).
Este palavreado de fim de monopólio, busca apenas grandes grupos se apropriarem de reservas e mercados nacionais, exportando divisas.
O Japão, que é a segunda economia do mundo, possui a maior empresa de telefonia (monopolio) do mundo, assim como outras similares em países asiáticos, e que são a base do avanço desses países no setor de eletronicos.
Com certeza, esta senhora defende grupos privados, que querem se apropriar destas reservas estratégicas, tão estratégica (Iraque...)
A venda de parte da petrobras, fez com que o preço se fixa-se em dolar, pois os acionistas são estrangeiros. Enquanto a renda nacional é no desvalorizado real.
Não alimente os trolls
quanto a petrobras melhor que temos so ela aki do que ter outras multinacionais parasitas sugando nosso sangue. sim é monopolio da petrobras, monopolio nao é bom etc mas prefiro ter monopolio de uma empresa brasileira do que ter empresas estrangeiras roubando nosso dinheiro. se quer concorrencia que haja outra empresa nacional, ja chega de ficarmos nos entragando aos outros paises. e sobre a m$ concordo com o hugo
"Como se a Microsoft fosse conhecida como a Madre Tereza do mundo empresarial..." mas acho que o soft livre nao esta pronto para concorrer com o soft proprietario, e pq? quem da suporte/garania a estes soft feitos por sei la quem? o soft livre tb tem empresas serias trabalhando com eles é verdade, mas com certeza deve ser mais dificil sustentar uma empresa que ganha pouco dinheiro.
e por ultimo que milagre a Mirian leilao apoiar o soft livre, daqui a pouco ela tb apoia o PT...
Não alimente os americanos!! Isso sim!!
O interessante dizer, com relação aos monopólios, é que, quando se trata de segurança nacional (abastecimento de energia, comunicação, etc.) é interessante ser monopólio do Estado, uma vez que não se pode permitir que uma empresa privada, seja lá por qual motivo for, deixe de fornecer energia, por exemplo. Expõe o País, e traz desconforto para a população, que, teoricamente, teria que amargar um apagão até o Governo solucionar o problema. Pode, também, gerar um entrave jurídico, se algum desses setores ficarem inteiramente nas mãos da iniciativa privada, sem um setor do Governo para regulamentar. Contratos foram feitos para serem cumpridos, mas podem ser questionados. E Justiça, pelo menos a brasileira, pode complicar.
Não me admira a Mírian Leitão defender o soft livre, na faculdade de Ciências da Computação que pertence aos irmãos dela em Minas (Caratinga) todos os computadores dos labs já rodam Linux há um tempão... e o irmão dela já até escreveu uma matéria na falecida Revista do Linux.
>> Comentário de Marcelo Vivan Borro (200.157.112.xxx) em agosto 19, 2004 01:00 AM
>> Não alimente os trolls
Só uma coisa, acho q tem gente ficando paranóico com essa campanha, não se pode nem comentar que já vem um e põe: Não alimente os trolls... Não alimente os trolls...
Acho que se deve combater as brigas postas nos comentários, mas pelo amor de Deus, se o cara comenta alguma coisa já vem um e põe esse: Não alimente os trolls... Acho que é melhor então ninguém comentar mais nada, já que qlq coisa é troll.
Augusto, acho que tem gente exagerando na campanha, desse jeito, o povo vai ficar intimidado em comentar as coisas e achar q é um troll. Não gostaria de ver isso acontecendo.
E estranhamente a Mirian Leitão não irá mais fazer comentários na Globo.
E sumirá repentinamente da mídia.
Mais uma teoria da conspiração :-).
Grande Miriam Leitão, sempre muito bem informada..
Por falar em CBN, será que ninguém consegue um contato com a rádio, para uma entrevista à alguma personalidade nacional em Software Livre, para divulgar às massas ?? De preferência no horário do Heródoto Barbeiro...
Não alimente os trolls!!!
"Monopólio é bom". Quem diz isso perdeu a oportunidade de ficar quieto.
A Petrobrás sendo do governo tinha que dar uma mão para o mercado interno. Toda vez que sobe o barril de petróleo lá fora sobe para o nosso mercado interno também (subindo todos os combustíveis). Claro que isso é a lei do mercado, mas uma instituição do governo não deveria ajudar o mercado interno?
Olá!
Acho que devemos observar essa questão com muita parcimônia. Esse tipo de defesa do Software Livre, penso, não é a que queremos... Dizer que o Software Livre é bom porque força os monopólios a baixarem os preços?
Enquanto comunidade Software Livre temos de ter bem em mente o que diferencia o Software Livre do não-Livre. Servir para baixar o preço do Windows é um efeito colateral, não o objetivo principal!
"Cuidado com os falsos profetas!"
ze, porém lá [em caratinga e outas cidades] o trabalho é mal feito. os computadores vivem dando pau! além do que tem somentes *alguns poucos* computadores com linux, marketinamente explorados. As faculdades desses leitão é uma picaretagem só!
Uma empresa pode ter um monopólio de um mercado quando ela é price maker e isso afeta todos os preços de mercado, ou quando não é price maker e suas decisões sobre a quantidade produzida afetam os preços de mercado (devido ao excesso e escassez). No caso do petróleo, o problema é que existe o monopólio de produção da OPEP, que acaba afetando todos os preços internacionais. Por isso a garantia de que uma liberalização de mercado nacional de petróleo se refletiria em redução de preços é questionável (por que afeta todos - basta ver o que foram as crises do petróleo na década de 1970 e 1980). Por outro lado o monopólio da Petrobrás facilitaria a contenção de crises internacionais, principalmente sobre balanço de pagamentos do Brasil (o grande vilão de crises recentes), lembrando que a auto-suficiência está programada para 2005.
E o monopólio da Microsoft? Este não é um monopólio tradicional, e se consolidou pela boa estratégia empresarial (isso eu reconheço), principalmente com o atendimento dos desktops com o sistema operacional e os aplicativos de escritório. Contudo não é um bom monopólio, como pode ser o da Petrobrás, pelos motivos conhecidos e defendidos pelos ativistas do software livre, e só é expressivo porque por um bom período de tempo faltaram competidores agressivos nos nichos que garantiam a grande receita da empresa, quase transformando o Windows e o Office em commodities. Mas o software livre vem se consolidando para se tornar esse competidor, e uma das suas vantagens é que não é particular de uma empresa e cresce ao mesmo tempo em diversas áreas para atender uma variedade de nichos, apesar de que um monopólio de software livre não tenha apenas vantagens. O que deve existir é ampla interoperabilidade entre os sistemas, para que haja bastante transparência para o usuário comum, que passa a decidir conforme as vantagens de um e de outro, mas para isso não pode existir o monopólio de um sistema.
Essa é apenas uma opinião!
A verdade que esse negócio as empresas privadas quando não oferecem um bom serviço são punidas pelo mercado, que no capitalismo é o mercado que cuida para não ter abusos. Isso tudo é conversa para boi durmir.
A realidade é que se um país não proteger o que é seu os grande tomam tudo!
Não se enganem não, pois assim é o jogo das grandes empresas e grandes potências.
"Uma vez empresários japoneses disseram ao governador do estado do Paraná (não lembro qual): vcs deveriam privatizar seus portos. Ao que o governador disse: Me mostrem então um porto privatizado no Japão. Resposta: não há nenhum!!"
Existem os monopólios naturais e os artificiais.
Os monopolios naturais são também conhecidos como monopolios de rede. A rede de agua e esgoto, a rede eletrica, a rede de telefonia fixa, a rede ferroviaria, etc.. Não faz sentido ter dois canos de agua em cada rua, nem duas redes eletricas. Monopolios de rede são em geral concedidos pelo estado a empresas privadas ou estatais. Para este tipo de monopolio natural é que DEVE existir as agencias reguladoras. Sem elas a empresa pode extorquir o consumidor.
Monopolios artificiais são aqueles em que o monpolio decorre de uma situação desbalanceada da concorrencia nos mercados. É o caso da Petrobras e da Microsoft. Para elas existem as Secretarias de defesa da concorrencia ou similares e em alguns casos pode haver tb agencias reguladoras (e.g. ANP).
À luz da lei, os instrumentos de repressão à situação monopolista existem. O que se reclama é que não são eficazes no julgamento e na sua execução.
Não fosse a Petrobras uma estatal, com vinculo forte com as estrategias do governo central, e subordinada a uma agencia reguladora, a população sofreria muito mais.
Para o setor petroleo, que muito extenso, não temos monopolio na distribuição de combustivel nem na exploração e extração de petroleo cru. Mas temos monopolio no refino e na rede de dutos. Isto justifica uma agencia reguladora.
No caso Microsoft, somente agora estão surgindo condições economicas para romper o monopolio com o advento do linux. Talvez o proprio mercado se encarregue de desfazer o monopolio, claro que com uma ajudinha do poder de compra do estado e dos grandes consumidores.
[]'s
__É importante que essa discussão de Software Livre e Linux X Micrisoft chegue na esfera pública, como já está ocorrendo.Recentemente, assiti na RedeTV,uma matéria sobre um processo movido pela DOLE contra a Coca-Cola. E só chegou a esta emissora popularesca por ser algo do entendimento geral, afinal todo mundo sabe o que é refrigerante!
__Do mesmo modo combater a exclusão digital, usando até o Windows, que seja.É benéfico, pois se no final, a MS dominar todo o mercado e os computadores existirem em todos os lares.As pessoas vão saber do que se trata, e tendo conhecimento vão contestar:''Por que todo computador tem Windows· . .'', ou seja, no final, na pior das hipóteses, a longo prazo, a Microsoft chegará ao topo do topo do Mundo, e isso será a beira do precipício para ela!
"...RedeTV,uma matéria sobre um processo movido pela DOLE contra a Coca-Cola. E só chegou a esta emissora popularesca por ser algo do entendimento geral, afinal todo mundo sabe o que é refrigerante!"
Só chegou nesta emissora popularesca porque a DOLE gasta dinheiro com publicidade lá, ao contrário da COCA COLA (se não me engano). Não saiu em outros lugares como revistas e jornais (poucas pessoas sabem do caso DOLE X COCA COLA) por causa da liberdade de imprensa, digo, de empresa que há no Brasil... Ah sim! passa propaganda da BOSTA COLA direto na TV BOBO e afins...
Do mesmo jeito que tem grandes que não querem que o Linux apareça na mídia (Creio que o mercado de TI é maior que o de refrigerantes...), do mesmo jeito como tem pessoas - principalmente as quase 8 famílias que detêm controle dos principais conglomerados de mídia no nosso BR - contra o Conselho Federal de Jornalismo... e por aí vai!
Opa, contra a criação do conselho, pois acreditem se quiser, não existe um Conselho de Jornalismo... snif snif.
mais informações aqui:
http://www.dacoi.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=69&mode=nested&order=0&thold=0
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.