Notícia publicada por brain em agosto 18, 2004 10:13 PM
| TrackBack
Dyego Souza Dantas Leal (dyego@escriba.com.br) enviou este link do anúncio e acrescentou: "Sai a nova versão de testes do MySQL , a versão 5.0.1 . Nesta versão o MySQL agora passa a contar com suporte a views , stored procedures e subquerys (o suporte a subquerys já é presente na versão 4.1). Aos usuarios deste banco é recomendado que baixem e testem... muitas novidades ainda estão por vir ao MySQL, que agora esta de olho no suporte a triggers para a versão 5.1." Testem em uma máquina que não seja de produção, bem entendido.
olha só as versoes lançadas...
PHP 5.0.1
MySQL 5.0.1
que coisa...
O que eu não consigo entender é porque ainda tem tanto servidor ainda usando a versão 3.23 do MySQL =/
Usar o PHP4 ainda é mais que normal... porque as várias mudanças que aconteceram no PHP5 podem causar algumas incompatibilidades com os scripts antigos... Mas espero que o mundo PHP esqueça o 4 e use de vez o 5.... por que simplesmente não tem comparação...
Em relacao a muitos servidores ainda usarem a versao 3.23 parece que existe alguns problemas de licensa. Ao mudar da serie 3 para a 4 a licensa do mysql ficou mais restrita e ficou, digamos, "incompativel" com a filosofia de algumas distribuicoes de aceitarem coisas somente GPL.
Alguem pode confirmar essa afirmacao?
Hugo,
mudar do PHP4 pro PHP5 não tem incompatibilidade "quase" nenhum, eu mesmo migrei e tenho alguns programa em produção, nenhum ele parou de funcionar.
No site do PHP ele fala quais são as possíveis falhas que podem acontecer, se não me engano, duas funções que não funcionam, e mais algumas formas de programação.
Mas o assunto é MySQL :)
Tô louco pra testar esta versão, pra testar as stored procedures, e views! :)
A licenca do MySQL é hibrida, apesar de GPL ela deverá ser cobrada quando seu uso for comercial ou usado com programas nao-GPL. Mesmo ISPs que nao usam comercialmente o MySQL (mas cobram dos seus associados pelo serviço habilitado) sao incentivados a comprar licencas. Houve uma antipatia do time PHP pela licenca do MySQL que parece ter sido resolvida, apesar disso a ultima versao do PHP4 que veio no CL10 nao traz mais o modulo MySQL de forma estatica (embutida) como vinha antes, e o MySQL é o 4.0.15...
Se alguem esta tao preocupado com licencas poderá partir para PG, Firebird e outros RDBMS que estao surgindo, eles nao devem nada pro MySQL e ao contrário na *minha opniao* sao melhores.
O MySQL eh um servidor de banco de dados em franca expansao.
Ele realmente fica a dever algumas funcionalidades a outras opcoes que estao por ai, mas eles estao correndo atras do prejuizo e logo estarao em peh de igualdade.
Devemos lembrar que eles tem um acordo de troca de conhecimento com a SAP e que eles mudaram o foco do produto de forma a incorporar funcionalidades que antes eles nao focavam. A MySQL AB sempre se preocupou com velocidade e estabilidade, mesmo em detrimento de algumas funcionalidades, agora eles estao mudando o foco e passando a incorporar as funcionalidades que estavam faltando. Na versao 5.1, que deve sair no meio do ano que vem, ele possuirah praticamente todos os recursos do padrao SQL.
Os problemas de licenciamento que existem em relacao ao MySQL tem sido resolvidos ao longo do tempo pela MySQL AB, como por exemplo o caso de uma alteracao especialmente feita na licenca dele para resolver um problema com PHP, mas este processo leva algum tempo, e alem disso as distribuicoes precisam de tempo para modificar seus pacotes para versoes novas.
No caso da utilizacao comercial do MySQL, onde eh necessaria a compra de licencas, pelo que sei soh existe mudanca caso se queira utilizar alguns dos recursos novos que foram anexados na versao 4.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.