Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Usuários do K3B: cuidado com o kernel 2.6.8 (e o 2.6.8.1)

Notícia publicada por brain em agosto 18, 2004 12:07 AM | TrackBack


Eliton (eliton [at] eliton [dot] com [dot] br) enviou este link da área de notícias do k3b, um popular aplicativo gráfico para gravação de CDs e DVDs, e acrescentou: "'Não utilize o Kernel 2.6.8', assim está escrito na página oficial do k3b. Segundo o site, um patch introduzido na mais recente versão do kernel torna o conjunto de ferramentas 'dvd+rw-tools' inútil, a menos que esta seja executada com privilégios de superusuário. Eu, após compilar o novo kernel não consegui queimar nenhum CD, mesmo como root." Segundo uma atualização publicada na notícia, os desenvolvedores do kernel estão tomando providências para resolver tudo na próxima versão.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Zyk () em 18/08 00:55

É, parece que essa versão 2.6.8 vai dar muita dor de cabeça. Em 3 dias, já tive problemas com NFS e modem. Agora com K3B... O que será que aconteceu? Eu compilo meu kernel desde a versão 2.4.? e não lembro de ter dados tantos problemas.


» Douglas Augusto () em 18/08 01:09

Coincidência ou não, depois da atualização para o quérnel 2.6.8, não consigo mais gravar CD (com 'cdrecord') como usuário comum.


» lilux lilux arroba linuxmail ponto org () em 18/08 01:57

Por isso que eu não estava mais conseguindo gravar cds com o k3b. Com o cdrecord fiz tudo certinho e sem problemas. Antes de atualizar o kernel eu gravei um cd de áudio pelo k3b, tudo certinho e bonito, hoje quando fui gravar BAM.. não aparecia a opção do meu gravador no menu gráfico. No xcdroast houve problemas pra ler a info-ATIP do cd-rom, mas não tentei gravar por ele. Quem está com esses problemas ou use o cdrecord ou volte a usar o kernel 2.6.7.


» Valdo () em 18/08 08:23

Eu acho, sinceramente, que é a velha pressa. Salvo engano as versões do Kernel demoravam mais para sair, agora tá parecendo o Kurumin, versão após outra: é muito legal mas, é correção atrás de correção!!!
Se não for esse o motivo ficaria feliz se alguém esclarecesse...

Valdo.


» joao () em 18/08 08:25

Já venho utilizando o linux a bastante tempo. Tenho observado, ultimamente, que está ficando cada vez mais "complicado" fazer atualizações. As vezes temos um sistema que está funcionando bem e após alguma atualização alguns programas que funcionavam antes, deixam de funcionar. Tenho notado isso com novas distribuições ou mesmo atualizações do kernel e isso tem ficado cada vez mais frequente.

Será que o linux está ficando complexo demais? atingindo um ponto em que fica muito difícil mexer em alguma parte sem afetar outra?

O que tenho feito é ter dois sistemas. Um para utilização em "produção" e outro para testar antes as novas atualizações.

Por favor, isso não é um troll. É apenas uma divagação minha.


» Humberto Massa () em 18/08 08:59

O problema é que quem tem pressa come cru. Ponto.

Eu estava recomendando outro dia no /. -- e repito por aqui: tracking de versões ultra-atualizadas é pra quem não se importa em ficar na mão de vez em quando... tem dois ou três dias que saiu o 2.6.8(.1) e a galera tá reclamando que não dá pra usar em prod? Tem dó, né?

De qq maneira eu (q n me importo se o k3b ficar 2 dias sem funcionar) acabei de atualizar o kernel no meu laptop e vou dar outra chegada aqui qdo eu tentar usar o k3b.

[]s


» Fabiano Rech () em 18/08 09:43

Mas a pressa não é de quem desenvolve, mas sim de quem pega e recompila a cada lançamento um kernel novo, não vejo nescessidade de atualizar o kernel de todo um parque de maquinas a cada lançamento de uma versão. eu tenho as maiorias das maquinas com kernel da serie 2.4 ainda, e não vejo ainda razão, claro se reinstalar todo um sistema para fazer um upgrade, mas claro sem pessoal testando ficaria dificíl para os desenvolvedores, mas cabe ai analizarmos quando aquela atualização vale a pena.

[]´s


» ldss () em 18/08 10:19

Pessoal, para aqueles que querem usar um kernel mais novo, a correção deste problema já está disponível ( http://kerneltrap.org/node/view/3659), mostrando mais uma vez que com o software livre as correções e "suporte" normalmente são MUITO mais rápidos que em produtos fechados.


» JCCyC () em 18/08 10:29

Caro ldss -- não me parece ser o mesmo bug. Por exemplo, esse aconetce ao rodar como root também.


» Mandark () em 18/08 10:32

Eu ainda estou no bom e velho 2.4 usando emulação SCSI para queimar meus CD's...


» JCCyC () em 18/08 10:55

Eu uso o Fedora Core 2. Eles mantém o kernel razoavelmente atualizado, mas são mais criteriosos ao aplicar patches. Neste momento, por exemplo, o yum atualizou pacotes mas não atualizou o kernel (está em 2.6.7-1.494.2.2).


» Dyego Souza Dantas Leal () em 18/08 11:01

O depesenpenho do Kernel 2.6 diante do 2.4 eh simplesmente avassalador... Se orgulhar de usar o 2.4 eh final de carreira...


» hamacker () em 18/08 11:16

Algumas coisas no Linux parecem que precisam ser melhoradas, especialmente com respeito a versoes mais novas. As uns 3 dias venho me deparando com um problema no K3B onde quando preciso duplicar um CD (c/ multisessao porque é backup de dados) ele me reporta que tenho que usar uma versao + recente do cdrecord que não seja inferior a 2.01a12, porém nessa versão o desenvolvedor do cdrecord fez algumas limitacoes em seu programa (queira ver
http://weblogs.mozillazine.org/gerv/archives/006193.html) colocando restrições que as distribuições não aceitam (tudo começou por causa da SuSE).
Em resumo, a nova versao do cdrecord que contempla funcionalidades do kernel 2.6 e para funcionamento do K3B e XCDRoast ficaram comprometidas.
Abri um bugticket no bugzila do CL10(http://bugzilla.conectiva.com.br/show_bug.cgi?id=12921), mas o problema é carne de pescoço para qualquer distro.
Essas coisas que acontecem com versoes + novas é de quebrar...


» The Darkness () em 18/08 11:21

Pessoal.
Realmente o KERNEL eh uma parte grande e complexa do LINUX, e eh perfeitamente natural que de vez em quando alguma coisa nao va bem.
Soh hoje vou fazer minha primeira instalacao de sistema com Kernel 2.6 (depois de varios testes meus e de varios amigos meus).

Todo surfista sabe que andar na crista da onda eh o maior barato, mas que tem sempre o seu risco.
Portanto pessoal, nao vamos ficar criticando os desenvolvedores quando caimos da onda.
Vamos manter o espirito de comunidade. Se descobrirmos um problema novo vamos relatar e aguardar alguns dias pela correcao. O processo (de correcao) eh tao rapido, que realmente nao vale a pena perder tempo reclamando e colocando a culpa em alguem.


» Fabiano Rech () em 18/08 11:35

qual o melhor ponto a ser ponderado?

Estabilidade ou Velocidade?

Em um servidor que não pode mesmo parar, acho que esta avassaladora velocidade do 2.6 não conta tanto quanto estabilidade, não que a serie 2.6 não o tenha!


» Dyego Souza Dantas Leal () em 18/08 11:41

ahh , esqueci que no seu server vc grava CD's :)

hehehe

Uso o 2.6 desde do 2.6.3 , em servidor de banco de dados de alta producao... nunca tive um prob :)


» Fabiano Rech () em 18/08 11:48

Caro colega, não estou me referindo a gravação de cds, só estou tentando lhe explicar, que so atualizarei o kernel para a versão 2.6 no momento em que eu reinstalar o servidor, ou seja, não vou arriscar uma atualização nesta situação, lógicamente que os servidores que eu monto hoje vão todos com 2.6, mas me refiro aos que jão esta rodando a 2 ou 3 anos, que somente recebem paths de correção nada mais, entendeu ??


» Adailton () em 18/08 12:11

Uso Linux desde 1999.
Desde 2001, tenho SEMPRE, uma partição para teste e instalação de programas.
Atualmente tenho os Kernels 2.4.22, 2.4.25 e 2.6.7
em funcionamento.
Claro, em desktop, pois em servidor isso não é viavel.
Mas vale a dica: Ter uma máquina apenas para teste evita muito aborrecimento ...


» Pacozila () em 18/08 12:37

Engraçado, uso o kernel 2.6.8rc2 do Mandrake 10.1beta1 e queimo cd's normalmente pelo K3B. Tudo bem, ele sempre me pergunta a velocidade do gravador e parece demorar mais antes de começar a gravar, mas agora mesmo estou gravando o CD3 do Conectiva 10...


» Mandark () em 18/08 12:39

Concordo com o Fabiano.

Dyego Leal, acho que fim de carreira é um comentário infantil. Distribuições de peso ainda tem como padrão o Kernel 2.4 (vide Slackware) por motivos de segurança. O kernel 2.6 é inovador sim, porem em certas situações é preferível usar algo com o desempenho um pouco menor mas incrivelmente mais estável e maduro.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 18/08 14:32

Caro Mandrak

"Dyego Leal, acho que fim de carreira é um comentário infantil."

Infantil eh descosiderar a especiencia de todas as pessoas com o kernel 2.6 simplesmente afirmando algo que nem ao menos voce testou e jah dizendo que eh "instavel"

"Distribuições de peso ainda tem como padrão o Kernel 2.4 (vide Slackware) por motivos de segurança."

Se vc for por esse lado , o debian continua na 2.2 ? vc chama isso de ser precavido ? Slackware por exemplo fornece o 2.6 como opcao , assim como o debian...

"O kernel 2.6 é inovador sim, porem em certas situações é preferível usar algo com o desempenho um pouco menor mas incrivelmente mais estável e maduro."

Volto a dizer... o que tanto vc teve de problemas com o 2.6 em servidores para sair pixando ele como "instavel" ? e quando vc testou qual era ? 2.6.0 ? 2.6.oque ?


» Toskinha () em 18/08 16:24

Dyego, eu considero a série 2.6 ainda instável sim. No 2.6.6 tive problemas com a IDE e tive que usar o 2.6.7rc. Quando tentei passar para o 2.6.7 final, o micro trava, trava mesmo, nada responde, quando fechava o X ou tentava passar acessar um terminal modo texto. Voltei ao rc. Agora, não sei nem se horas depois do lançamento de uma nova versão sai um patch. Não podemos ser cegos agora e fingir que isto é bom, mas que eu me lembre sempre acontece isto, o 2.4 tambem levou algum tempo para estabilizar. Meus desktops rodam 2.6 desde o test-0, mas eu não colocaria agora num servidor de produção.


» Myself () em 18/08 17:26

Depois o pessoal gosta de criticar o Debian por "demorar" muito para lançar suas versões.
Não é porque o kernel está marcado como estável e sai uma versão que tudo vai funcionar 100%. Na hora que o software cai na "selva" dos usuários, aí é que os bugs vão aparecer.


» Myself () em 18/08 17:35

Sulamita, se lembra quando lá pelo sublevel 10 da série 2.4 inventaram de mudar uma parte do gerenciamento de memória?
Aquilo causou transtornos, muita gente reclamando. Mas parece que hoje a coisa realmente valeu a pena.
Estabilidade (principalmente nos recursos menos utilizados) a série 2.6 só vai ter daqui um bom tempo :-)


» Dyego Souza Dantas Leal () em 18/08 17:38

Muito estranho...

Rodo em meu desktop a seria 2.6.6 e roda perfeitamente , nunca tive problemas de travamento...

quanto a IDE tenho dezenas de servidores acessando HD's IDE e nunca tive problemas , Trabalho com banco de dados com servidores
com varios processadores , e perto do 2.6 o 2.4 come MUITA poeira quando estamos falando de desempenho... sinceramente nunca tive um probleminha , desde Servidores DELL/HP até microbios montados no fundo de quintal... realmente me espanta isso...

bem... continuarei usando o 2.6 ateh apresentar algum problema... voltar pro 2.4 no way :PPP



» lilux lilux arroba linuxmail ponto org () em 18/08 19:38

Vocês estão ficando malucos!! É saldável e muito bom discutir sobre isso... então contarei minha experiência com o kernel 2.6.... Olha.. pra falar bem a verdade eu nao percebi muita diferença dele ao 2.4. talvez 3% de mais rapidez, mas quando escuto musica e mando o processador trabalhar com o HD dá o tranquinho no meu mp3player.. o que não acontecia no 2.4. Não testei com o deadline scheduler, apenas com o anticipatory scheduler do kernel. bem.. ele ficou bem mais rapido pra descompactar/compactar arquivos.. praticamente 50% de menos tempo pra realizar essas operações. Como eu destargezeio bastante coisa valeu a pena de ouvir alguns tranquinhos (muito raro acontecer).


» lilux lilux arroba linuxmail ponto org () em 18/08 19:44

ah.. os tranquinhos são muito raros mesmo.. tanto é que faz tempo que não ouço um aqui.. as vezes quando vou gravar cd pelo k3b na hora que ele ia criar a imagem dava uma pirada.. mas quando uso normal os tranquinho não acontecem.

Nossa que coisa em??

leiam o terceiro comentário que fala sobre o problema de gravar cd nesse kernel 2.6.8.1.4.5.1.54.2.13123.1234.545442.563.1234.x


» lilux lilux arroba linuxmail ponto org () em 18/08 19:47

Desculpem-me por causa dos números no comentário acima.. agora corrigindo: Kernel linux-2.6.8.1

:)


» Jairo Duarte () em 18/08 21:06

Uma boa recomendação é nunca usar kernel linux-x.x.x.1

como o mal fadado 2.6.8.1, melhor mesmo é esperar 1 mês para as coisas ficarem mais calmas.

E para quem usa as grandes distros, podem reparar que o último número é bem alto.

E para os que usam o Mandrake cooker já saiu uma atualização para resolver esse problema ( que tb deve estar no mandrake 10.1 beta2 ) .


» Cadu () em 18/08 21:13

...
Está na hora de parar de reclamar e ajudar no desenvolvimento do kernel do Linux, não acham?


» flaviothunder () em 18/08 21:31

Por isso que eu estou estudando o funcionamento do dito cujo ! ;-)

Sucesso


» Job () em 19/08 01:23

Olha, uso linux so no desk, e procuro usar as algumas versoes instaveis, atraves de boot duplo.
para ate ajudar na correçao de bugs.
Mas, ate agora, acho que o 2.6, ainda nao ta bom.
Tenho encontrado travaçoes terriveis, precisando resetar a maquina.
Ainda tem muito chão pro 2.6 estar redondo.


» Cristao () em 19/08 08:35

Aproveitando gostaria de saber se no K3b posso

adicionar MP3 num projeto de cd de áudio e ele

AUTOMATICAMENTE converte para o formato de cd

comum (senão me engano CDA) ?????

Obrigado


» Mandark () em 19/08 15:19

Cristão, pode sim.


» Cristao () em 19/08 20:35

Mas Mandark eu tentei e pelo que eu entendi ele consegue apenas gravar os .MP3 no cd tocando assim só no computador....

Quero que ele converta e toque no som de casa isso ele faz ???


t+


» LION () em 19/08 23:24

É.. a pressa tá complicada e as diferenças conceituais também ... atualizei meu Suse 9.1 pro kernel 2.6.7 e fiquei sem sistema, motivo: O kernel estava tratando o SATA até a versão 2.6.6 como hda ou seja como dispositivo igual ao ATa e a partir do 2.6.7 volta a tratar como o 2.4 como SCSI (sda)... espero que não mudem de novo. Sobre o k3b ia atualizar mas nem vou mais vou esperar...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.