Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Folha corrige reportagem sobre o TC0 do Linux e adere à campanha contra os trolls ;-)

Notícia publicada por brain em agosto 17, 2004 11:35 PM | TrackBack


Em um bom exemplo de interação com a comunidade, a Folha de São Paulo publicou uma versão corrigida de seu artigo de ontem sobre a segurança relativa dos sistemas operacionais, após a publicação de nota sobre o assunto aqui no BR-Linux, em seguida a um alerta do leitor Giovanni Tiefox.

O leitor Rodrigo Sales (rodrigo @ solucoes.inf.br) se encarregou de enviar o link da nossa matéria para a redação da Folha Online, motivando a correção e até mesmo uma interessante resposta de Francisco Madureira, Editor de Ciência, Informática e Novas mídias, explicando a razão do erro, relatando a solução e até mesmo comentando sobre nossa campanha "Não alimente os trolls".

Veja abaixo a íntegra da resposta do jornal, e contraste com o comportamento de outros veículos nacionais que preferem remover as matérias erradas (sem alertar os leitores possivelmente enganados) a reconhecer as falhas involuntárias e corrigi-las!

Segue a íntegra da resposta da Folha ao contato enviado pelo leitor Rodrigo Sales apontando a matéria do BR-Linux indicando a falha na cobertura:

"Caro Rodrigo,

Em primeiro lugar, obrigado por escrever para nós.

Constatamos o erro a que você se referiu, ele realmente aconteceu. Foi um lapso de nossa reportagem que já foi corrigido, como você pode constatar em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16721.shtml

Mais uma vez obrigado por escrever. Foi realmente uma falha de interpretação da equipe de reportagem, já que o estudo brinca com o custo de invasão, não de administração/propriedade.

Antes de terminar, porém, permita-me um adendo: dei uma passeada pelo fórum, e o que vi de mais interessante foi a campanha "não alimente os trolls". Principalmente porque esses seres parecem dominar o mundo Linux. Como alguns partidos políticos, parece que não aceitam que se fale mal ou que alguns dogmas do setor sejam questionados. Ou quando ocorrem erros (como esse que cometemos), são os primeiros a atirarem pedras.

Sinceramente, não creio que esse tipo de "xiismo" ajude a imagem do software livre. Antes que me acuse, no entanto, não recebo da Microsoft --nem da FSF--, mas penso que um jornalismo de tecnologia sério deve saber equilibrar tendências do setor. É isso que buscamos fazer aqui na Folha Online, que, embora republique o pobre caderno de Informática da Folha, possui uma redação independente e produz conteúdo exclusivo para gente que programa em C# ou Java, que joga Gameboy ou Xbox, que edita textos no OpenOffice ou no Bloco de Notas.

(Em tempo: sinta-se à vontade para publicar essa mensagem no fórum, só peço a gentileza de não publicar meu e-mail).

Mais uma vez obrigado por sua mensagem, e continue conosco.

Um abraço,
Francisco Madureira
Editor de Ciência, Informática e Novas mídias
"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» depassagem () em 18/08 08:12

A Folha passou por uma recente reestruturação (tradução: demitiu um monte de jornalistas) e o pessoal que ficou está acumulando um monte de atribuições (vejam: quem responde a mensagem acumula o cargo de editor de três áreas). Não é a toa que a qualidade do jornal está em queda livre.

A propósito, taxar alguém de "xiita" como sinônimo de radical é uma impropriedade. Basta ver o notório sunita Osama Bin Laden.


» Célio Mendes () em 18/08 08:45

Concordo com depassagem, o uso do neologismo "xiismo" demonstra despreparo e preconceito por parte de alguem que tem como profissão se comunicar com o público, imagino como me sentiria se fosse um muculmano e me depara-se com um artigo com esse teor, mesmo que fosse sunita me sentiria ultrajado.


» Klaatu () em 18/08 09:24

Gostei da retratação da folha, até que enfim um meio de comunicação de massa toma uma atitude digna.
A propósito, Xiita, sumita, carmelita... Ora, vamos parar de procurar cabelo em ovo gente.
Não alimentem os trolls por favor.


» João Melo () em 18/08 09:24

Sinais dos tempos.
Concordo com o jornalista da Folha quando acha a comunidade um tanto fervorosa na defesa do GNU/LINUX e do software livre. Mas, se não fosse assim, eles (a grande imprensa) não estariam dando-nos a devida atenção - e ao SL e LINUX - que ganhamos exatamente por isso: por sermos radicais na defesa da universalidade do conhecimento e contra o monopólio e acúmulo do dinheiro "estéril".
A propósito Francisco Madureira, o SL e o GNU/LINUX não precisam dos tais "troll" (Argh!!) para provar que MUUUIITO BOM!!


» João Melo () em 18/08 09:25

Sinais dos tempos.
Concordo com o jornalista da Folha quando acha a comunidade um tanto fervorosa na defesa do GNU/LINUX e do software livre. Mas, se não fosse assim, eles (a grande imprensa) não estariam dando-nos a devida atenção - e ao SL e LINUX - que ganhamos exatamente por isso: por sermos radicais na defesa da universalidade do conhecimento e contra o monopólio e acúmulo do dinheiro "estéril".
A propósito Francisco Madureira, o SL e o GNU/LINUX não precisam dos tais "troll" (Argh!!) para provar que é MUUUIITO BOM!!


» Daniel Fonseca Alves () em 18/08 09:45

Se eu fosse um xiita iria processar todo mundo pelo uso da patente.
Completando o raciocínio do João Melo, será que o radicalismo é tão problemático assim ?
O que dizer de fanatismo, pobreza, desrespeito, indiferença e falta de acesso a informação e cultura ?
Não será que estamos usando o termo radicalismo com uma bode expiatório para outros problemas que na verdade são a causa ?
Parafraseando Jesus:
"Aquele que na vida nunca foi radical que atire a primeira pedra".


» M4rt3 () em 18/08 10:08

O cara abriu o guarda-chuva antes das pedras voarem! boa sakada! Realemente, os outros meios de comunicação 'deveriam seguir este exemplo!! e que Cortem a ração dos Trolls!


» Hermes () em 18/08 10:44

O termo "xiita" se tornou conhecido no Brasil não pela referencia àquela população e sim a maneira como lideres radicais de movimentos grevistas, políticos da esquerda, etc, se comportavam. Muita gente chamava por exemplo o Atual Presidente Lula de "xiita" sem mesmo saber que o mesmo vem de uma população.
Da mesma forma que se diz "Linux" e não "GNU/Linux", "Hacker" e não "Cracker". Ao lermos um texto onde estes nomes são citados, nós já sabemos o que o autor do texto quiz dizer.
É Questão de bom senso.
O importante é que corrigiu.


» João Yuske () em 18/08 12:45

a Folha Online merece parabéns. Vão ver se a Veja faria algo desse tipo? e pra quem prega a campanha de "não alimente os trolls", tem um pessoalzinho aqui que tá me parecendo lobo em pele de cordeiro...
Pelo modo como o Francisco Madureira falou, vocês tão exagerando muito as coisas... especialmente em relação ao uso da palavra "xiita".


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 18/08 20:35

Eu concordo com o Editor na folha em sua declaração, o radicalismo é um problema sério em nossa comunidade e esta característica muitas vezes nos atrapalha..lembrem-se que todo radicalismo, seja ele em religião, política, futebol e até mesmo em informática, sempre se mostrou extremamente prejudicial. Radicais não costumam ser levados a sério.

Não vamos pegar no pé do editor por picuinha, ninguém aqui é 100% politicamente correto para contestar o que o editor falou, e ele foi bem claro no que disse...

Portanto, eu sei que é difícil, mas vamos tentar amenizar o radicalismo, insultar os concorrentes sem embassamento... e ah.. paz na guerra das distos! Viva a diversibilidade e nossa liberdade de escolha, todas elas têm suas vantagens e desvantagens!


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 18/08 20:38

Aliás, corrigindo o que eu disse..vamos tentar não insultar os concorrentes de forma alguma.. é, lê-se Microsoft sim. Vamos sim, com diplomacia, mostrar nossa superioridade técnica e ÉTICA, também...


» Wanderson () em 18/08 21:21

Radicalismo ou não eu utilizo o Gnu/Linux porque confio nele, sempre usei Windows e atualmente trabalho com este sistema, mas pelo amor de Deus este sistema é uma bost.., só me f...
As pessoas estão utilizando Gnu/Linux porque o sistema é bom e confiável eu trabalho numa multinacional e eles estão adotando o Gnu/Linux sem fazer alarde, mas estão odotando porque é bom!!!!! Dinheiro para eles importa mas não é só por isto que eles estão aderindo ao sistema Gnu/Linux.
Não me importa o monopólio da MS ou coisa assim, eu só sei que o Windows não foi feito para interagir com outros micros em rede, então ele não foi projetado inicialmente pensanso em segurança. E hoje este sistema vive de remendos. Se alguém duvida é só voltar um pouco ao tempo e ver que a MS não apostava na internet.

Abraços a todos


» Penetro () em 19/08 09:03

Na minha opinião, o senhor Francisco Madureira ainda não entendeu o que significa um 'troll' (e por isso acabou gerando um).

Os trolls, esses " seres parecem dominar o mundo Linux", são na realidade ESTRANHOS ao mundo linux. Troll não é o usuário Linux xiita, mas sim o usuário windows que vem a um site/forum Linux, não para simplesmente fazer críticas, 'falar mal ou questionar alguns dogmas do setor', mas simplesmente para tumultuar, pois tais 'críticas'(,etc) são formuladas sem argumentos, com base em radicalismo, por pessoas que usam, covardemente, identificações falsas.

Entendo que o Sr. Francisco tenha se confundido em relação aos trolls provavelmente por se sentir um pouco chateado pelas críticas feitas à Folha, por alguns usuários, neste site. Mas seria interessante que ele tivesse prestado atenção em alguns detalhes importantes:

1) Não são todos os usuários que criticam com 'xiismo' a folha. Muitos a defendem, muitos são neutros.

2) Tais críticas "mal educadas" foram feitas aqui, onde quem criticou se sentiu sendo "incomodado" dentro de sua própria casa. Estas pessoas não criticaram a folha utilizando pseudônimos falsos no site/forum/e-mail/etc da folha.

3) A campanha "não alimentem os trolls" funciona de forma aberta e pacífica. Pede-se que os usuários não respondam a provocações, mas sem impedir ninguém de entrar aqui e postar mensagens. Já os sites espectializados em Windows, simplesmente banem os usuários que lhe fazem críticas (baseadas em argumentos, não em "fé"), além de costumar a apagar tópicos e mensagens inteiras. Isto sim é que é "xiismo".


» Troll () em 19/08 23:03

Por favor pessoal !!!! Estou morrendo de fome !!!!! Colaborem, fome zero a esse trollzinho... :)


» bebeto_maya () em 20/08 05:34

__Gostaria de ver críticas a 99% das revistas de ''Hardware-MOntagem e Manutenção de micros'', Deus. . .Eles sempre se limitam a ''Agora após montar o PC vamos instalar o seu Windows'', não existe incoerênicia técnica maior, vinda de publicações de cunho cientifico, justifico:

----------------------------
**''Vamos agora instalar o S.O''aí estaria certo, o computador não precisa de WINDOWS para funcionar, precisa de SISTEMA OPERACIONAL.

**''...O seu Windows!'' Eu não posso instalar o meu Windows, aquilo lá não é meu, é do Bill gates,
o que o meliante faz é me licenciar um cópia por um preço extorsivo!
----------------------------

__Uma abordagem mais séria, levaria em conta uma possível instalação do Windows ou do Linux, mas parece-me que as publicações de Pseudo-informática são demasiadamente preguiçosas. . .


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.