Notícia publicada por brain em agosto 17, 2004 11:38 AM
| TrackBack
Trechos da notícia de Renata Mesquita no Plantão Info: "Em outubro, a Microsoft começa a testar a aceitação deste Windows de baixo custo e com menos ferramentas em cinco países: Indonésia, Malásia e Tailândia e dois a definir (há quem aposte no Brasil e na Rússia para completar a lista e outros que dizem que serão países asiáticos mesmo, mas a companhia ainda não confirmou a informação). A idéia da empresa é ver se, assim, convence os usuários a não adotarem mais versões piratas do sistema operacional ou, o que pode ser ainda pior para a Microsoft, evitar que debandem para o Linux. O XP Starter virá com tutoriais e ferramentas pré-configuradas para os marinheiros de primeira viagem e só permitirá que o usuário rode três programas por vez. Além disso, não oferecerá múltiplos logins e não terá suporte a redes locais. O Gartner acredita que a adoção da versão mais barata do sistema operacional da Microsoft, Windows XP Starter, por usuários de países emergentes não será uma boa idéia. Para o instituto, pode ser "frustrante" usar um produto com menos recursos que a versão original. O Gartner recomenda que empresas e usuários finais se mantenham longe do XP Starter."
Vou dar uma de guru vidente:
No futuro a microsoft ira lançar uma versão de linux que será a mais usada no mundo ma sela desrrespei a GPL da mesma forma que os Linux entreprise e o United , tentara impedir que a comunidade tenha acesso ao código que for inserido por ela na distribuição e o vendera a preços pequenos porem jamais permitira a livre distribuição a não ser para usuários domésticos que serão seduzidos a pagar em troca de uma série de serviços agregados, como garantia , suporte, acesso a siets, acesso a inmternet , etc
Oi Arnaldo. Para eu entender melhor, você pode explicar de que forma os "Linux Enterprise" e o United Linux desrespeitam a GPL?
Obrigado
Augusto
Pois é, também não entendi. O código fonte do UL está disponível para os pacotes que assim o exigem, inclusive os de licença BSD.
hahaha! Isso parece piada...
Esses windows que já existem por aí já deixam o usuário extremamente limitado, imagina só um mais limitado ainda!
O Windows não tem mais jeito... Nunca vai ter... Não sei como ainda existem pessoas (um tanto idiotas ou desinformadas, diga-se de passagem) que ainda conseguem achar o windows o melhor sistema operacional do mundo. Para mim, o windows não é considerado nem sistema operacional, pois nem a memória do PC ele sabe gerenciar, sendo necessário a ajuda de programas externos.
Se a Microsoft quer combater o Linux, com certeza não é este o caminho. Por exemplo, o fato de poder rodar apenas 3 aplicativos simultaneamente é ridículo! Não é um starter kit que as pessoas procuram e sim um preço menor.
No caso de PCs de marca (DELL, HP, Itautec, etc.), o problema é menor pois o Windows já vem preinstalado e existem licenças diferenciadas para os fabricantes incluirem o Sistema junto a maquina, mas o detalhe é que nesses paises alvo, as máquinas mais vendidas são justamente os "frankenstein", de pequenos montadores de fundo de quintal, ao qual não estão enquadradas nos planos da MS. Talvez seja exatamente este o ponto ao qual a MS quer atingir. Mas repito, um Windows reduzido é de longe a pior solução.
Concordo com o MediaSonic.
Uma alternativa melhor para a MS considerando as caracteristicas do mercado informal na Asia, eh liberar uma versao antiga do Windows (a linha 98 por exemplo) ou a versao 2000 por um preco menor. Assim o usuario estaria legalizado e teria uma motivacao maior para comprar a versao original.
Olá Pessoal,
Minha opinião sobre o WinXP Starter, por mais inclível que pareça, é a mesma que o Gartner. Mas, penso de forma completamente diferente do que os colegas anteriores.
O WinXP pode, além de reforçar o monopólio, se olharmos do ponto de vista dos mais leigos, irritar os usuários intermediários e avançados que queiram economizar e se regularizar.
Uma versão a mais é o que os usuários de informática menos precisam. O XP HOME é uma bomba. Imaginem uma versão mais restrita...
O Linux possui vantagens (e, pq não desvantagens) para os usuários de países em desenvolvimento. Uma das vantagens é a capacidade de manter e/ou dar uma vida um pouco maior ao parque tecnológico. Já as características do KDE 3.2 e GNOME 2.6 suprem as necessidades do XP em si. Mas, é hora de avançar com o OO.org para tomar cada vez mais espaço que o M$ Office.
Já estamos a frente de tudo que a M$ pensou para o Longhorn. E se ela lançar o XP Starter pode até dar mais morozidade ao processo de desenvolvimento e refinamento do Longhorn. Logo, mas vantagens ganhamos em cima da M$.
Posso estar até falando besteira, mas isso pode acontecer. A longo ou a médio prazo. Vamos esperar o próximo passo da gigante capeta-lista.
[ ]s
Isso vai ser a piada do seculo!
So 3 programas ao mesmo tempo? CALCULADORA, PAINT e o EXPLORER abertos, se for abrir o ICQ tem que fechar a CALCULADORA? HUAHUAHUAH!
hahahaha Bode !
Pode crer cara...
ou melhor.... pra arregaçar ainda mais :
Antivirus, firewall e windows explorer.. pronto !
o cara liga o micro e não pode abrir mais nada...
hahaha ! caramba... que piada...
Não entendi esses tres programas... se vc tem um anti-virus, o msn e dai abre um "discador" da vida, vc nao vai poder navegar na internet?
E se a máquina for infectada? Para cada vírus um programa aberto a menos...
hehehehe, a M$ consegue ser ilária
Se a MS for realmetne inteligente ela elimina essa trava de 3 aplicativos quando os programas forem dela mesma como MSN, IExplorer, Outlook Express e Office e isso só até algum cracker descobrir como quebrar essa bendita trava!!!
Galera, eu fico impressionado de como a MS ADORA manter a vida dos crackers agitada, sempre um novo desafio!
Firewall, antivírus e um programa por vez. Ou seja, um prato cheio para quem estava com saudade dos tempos de monotarefa do DOS.
Pode ser considerado até mais seguro, só 3 virus por vez... :D
Paz
Mas a M$FT conseguiu. Nenum pirata que se preze vai piratear essa coisa. E se você já estiver rodando tres programas, não há a possibilidade do sistema rodar um virus.
EU, por exemplo :-P
To brincando....
"Firewall, antivírus e um programa por vez. Ou seja, um prato cheio para quem estava com saudade dos tempos de monotarefa do DOS."
E desde quando o windows é multitarefa? :)
Starter Edition, o Windows 3.1 do futuro
Parece que a Microsoft não sabe mais o que fazer para deter o Linux (e alguém pode?) e resolveu começar tudo de novo.
Entretanto, não há mais como recomeçar, pois os tempos mudaram e as pessoas também (será mesmo?)
A M$ está com um problemão realmente: como pode diferenciar os preços das várias versões de Windows sem detonar as versões mais baratas como essa ?
Imagine eles tentando justificar a um consumidor americano porque ele paga mais pelo seu Windows do que um tailandês (que ainda custa mais para desenvolver por causa da tradução e trabalho para retirar coisas dele)...
Software é uma coisa realmente paradoxal em termos de economia porque o custo de replicação é praticamente zero, enquanto o custo de desenvolvimento do produto é fixo. Assim, se o custo de desenvolvimento for X e o custo da mídia for Y, Y Z representaria lucro para a empresa...
O problema que para maximizar o lucro em economia às vezes é mais vantagem vender menos unidades do produto por um preço maior. Assim, a M$ prefere vender a preços extorsivos para quem pode pagar (grandes empresas) e fecha o olho para a pirataria doméstica. Para justificar os preços absurdos, começa a inventar coisas para justificar a diferenciação de preços, como contratos OEM, contratos Corporate, versões acadêmicas, versões sabotadas como essa da notícia, etc.
Anotem o que digo: é mais fácil a M$ algum dia colocar o Windows como freeware para uso doméstico (ou seja, reconhecer oficialmente o que já acontece na prática) do que ela baixar os seus preços de forma global para vender mais unidades e, assim, tentar manter o seu lucro. Na pior das hipóteses, poderia até tornar o Windows um freeware (mas nunca um software livre) para vender o resto dos seus produtos. Mas isso não aconteceria tão cedo, só como uma última tentativa para deter o software livre.
Realmente, tiro no pé. No mínimo, vão inventar uma forma de deixar que as aplicações que rodem no tray fiquem funcionando independente das aplicações que rodam na tasklist. Daí neguinho vai fazer programa que joga qualquer executável no tray. Enfim, cachorro se alimentando das pulgas que lhe sugaram o próprio sangue.
Deixa eles. Ao menos estão dando dinheiro pra caridade :-)
Eu tenho a mesma opnião, que o último suspiro do windows vai ser se transformar em Freeware.
E completo, depois desta fase a MS vai começar a vender MS Office, .Net, C# para Linux, quando chegar a esta ponto é porque o monopólio já era.
Acredito também que neste momento desta teoria os Srs. Bill Gates e Steve Balmer já estarão fora da M$, curtindo suas fortunas como outros figurões da informática já fizeram, porque já não vai ter a mesma graça não ser o lider da MAIOR (em termos de $$$$) empresa de informatica, o próprio tio Bill já disse isso em mais de uma entrevista.
Mas essa teoria ainda pode vir por água a baixo por causa dos problemas de patentes.
Acho que a guerra contra o Linux está sendo o desafio mais emocionante para Balmer e Gates, afinal é o primeiro concorrente que realmente vem causando impacto, não só pela concorrencia tecnológica mas muito mais pela grande mudança de paradigma que o sofware livre prega.
E mesmo derrotados eles não vão ficar menos milhonários.
Eu realmente sonho com a vitória final do software livre e que isso sirva de exemplo para melhor a humanidade, depois do software livre que venha o remédio livre, o alimento livre, a energia livre, etc.
"E desde quando o windows é multitarefa? :)"
Multitarefa preemptiva.
A Microsost tá uma merda mesmo. Sei q não é a intenção deste site mas permitam-me um comentário: acabaram de lançar um lista em que diz os programas que "poderão" não funcionar com a aplicação do SP2. Conhecendo o Windows o que pode dar errado sempre dá. Vai ai a lista dos programas que "podem" dar problema, inclui AutoCad, Norton e o Visual Studio da própria Microsost...
http://support.microsoft.com/default.aspx?kbid=842242
Realmente, tem que ter muito saco para aguentar a Windows!
Ele roda CS ???
Agora a Microsoft está virando uma empresa humorística!!! O Windows completo não é nem de longe melhor q o Linux, imagina ele limitado à execução de 3 programas ao mesmo tempo! É impossível imaginar como alguém vai conseguir usar isso! Os caras precisam rever seus conceitos se querem acabar com a popularização do Linux! Gostei da idéia dos colegas aí, ao invés de criar um Windows XP restrito e mais barato, barateim as versões antigas do Windows, acho q seria mais inteligente e causaria mais impacto!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.