Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Quem desenvolve o Linux

Notícia publicada por brain em agosto 10, 2004 10:47 PM | TrackBack


Mauro Yamaguchi (mauromy2@yahoo.com.br) enviou este link para um artigo de julho do Government Computer News e acrescentou: "Ao contrario do imaginário popular, que pinta o desenvolvedor do kernel linux como um hacker solitário criando códigos em suas horas vagas, a contribuição de programadores independentes é uma relativa raridade no desenvolvimento do kernel linux ja há cerca de 5 anos atrás, diz Andrew Morton. Embora 1.000 desenvolvedores contribuam para as mudanças do kernel regularmente, destes 1.000, 100 são pagos por seus empregadores. E são estes 100 que contribuiram com cerca de 37.000 das ultimas 38.000 alterações feitas no linux. Ele destaca ainda que a maioria dos desenvolvedores vivem nos EUA, Europa e Australia. A participação dos países da Asia e América Latina continuam raras. Nós do Brasil podemos nos orgulhar da participação do Acme e do Marcelo Tosatti, existe alguém mais? "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» carlos araujo () em 10/08 23:05

acho que podemos tirar algumas conclusões disso:
-os dias do programador independente/individual é passado, ou seja, quem faz o Linux hoje é dia é gente abnegada e remunerada.Espero que bem remunerada;
-Pensei, estava enganado, que o Brasil tinha mais gente envolvida com o desenvolvimento Linux.Um mito a menos na minha cabeça;
-Ainda assim, existem -1000?- pessoas que contribuem com o Linux, sem obrigação alguma....
-Desenvolvimento Linux e Movimento de Código Livre são coisas distintas.A COMUNIDADE Open é maior que o Linux e, necessariamente, não está "engajada" no desenvolvimento do SO, mas noutras coisas.

Fáz algum sentido?


» Paulo Zambon () em 11/08 01:30

Fiquei com uma dúvida:

Por que é que estes 100 que são pagos por seus empregadores (e não estou criticando isso), têm uma maior participação na resolução/aperfeiçoamento do Kernel Linux?

É só uma observação, e como já disse, não estou criticando ninguém! Gostaria de comentários para eu poder refletir um pouco mais sobre o assunto. Obrigado.


» Alan Kelon () em 11/08 02:01

Olá,

"Por que é que estes 100 que são pagos por seus empregadores (e não estou criticando isso), têm uma maior participação na resolução/aperfeiçoamento do Kernel Linux?"

O trabalho deles é basicamente mexer com o kernel e eles têm que produzir. Essas empresas têm interesse no melhoramento do linux e por isso pagam os caras para que eles melhorem o SO.

"Since these companies base some of their products and services on Linux, it is beneficial for them to have someone who is familiar with the operating system, Morton said"

Uma tradução seria: Desde que essas companias baseiam alguns de seus produtos e serviços no linux, é benéfico para elas ter alguém que é familiar com o sistema operacioal, disse Morton.

"A few also come from the Open Source Developer Labs, a nonprofit organization sponsored by companies such as Intel Corp. of Santa Clara, Calif., and Hewlett-Packard Co. of Palo Alto, Calif., specifically to develop Linux for large-scale production environments. Linux creator Linus Torvalds works for OSDL. "

Está aí quem geralmente paga para os desenvolvedores.

Você acha que o Marcelo ficava na Conectiva resolvendo os pepinos de lá? pelo que sei, ele apenas empacotava o kernel e trabalhava nele. Agora na Cyclades não sei como está, mas deve ser em um esquema parecido.

É basicamente isso.


» ldss () em 11/08 10:04

Podemos nos orgulhar do ACME e do Tosatti, mas também temos contribuição do Aristeu e do Capitulino no kernel-2.6.

É só olhar os créditos do kernel 2.6.7 ;-)


» santo () em 11/08 10:26

Isto mostra claramente a força do codigo aberto e como funciona o seu modelo de negocio por que se nos temos varias empresas dedicando esforços em um produto as chances deste sobreviver são maiores do que os produtos de codigo fechado.
E agora eu pergunto se a Microsoft falir quem vai continuar o windows?


» Manoel Pinho () em 11/08 11:00

Isso só prova que linux não é coisa de nerd comunista e sim um sistema operacional sério que muitas empresas de hardware e software estão ajudando a construir para se verem livres do domínio de um único fornecedor de sistema operacional proprietário. O linux é, portanto, uma base neutra sobre a qual todos podem criar negócios, serviços e mesmo softwares comerciais, sem que um tenha necessariamente mais vantagem do que o outro para isso.


» Anakinpendragon () em 11/08 11:26

Não podemos esquecer que as pessoas que testam as novas versões do kernel também são muito importantes, pessoas que não são contabilizadas,
tradutores, ilustradores, varias pessoas que nem tem ideia de programação são muito importantes também, apesar de não fazermos nada sem o kernel, o linux é algo muito mais complexo que isso, são aplicativos, ideologia e pessoas. É impossivel contabilizar todas as pessoas envolvidas nos projetos de software livre e responsaveis pela sua atual maturidade, mas é bom saber que as pessoas tem se especializado cada vez mais no sistema operacional e tornado o mesmo seu ganha pão , assim como também quero faze-lo.


» Joao Amaral () em 11/08 11:43

bom dia,

fico com a leve impressao de que somos um pais terceiro mundista, cheio de tecnicos incompetentes, desorganizados e preguiçosos, que no geral so sabem copiar as tecnologias prontas! não sabem desenvolver seu potencial criativo....

todos os anos as universidades formam milhares de tecnicos pelo pais afora!! se dez por cento deles tivesse algum grau de criatividade poderiamos ter la uns 100, 200, 300 desenvolvedores...

ao inves disto, os nossos queridos tecnicos preferem ficar receitando soluções pouco criativas e inovadoras, no geral baseadas em ferramentas fechadas ( que eles aprenderam a usar nas universidades)...ou seja: nossos tecnicos, no geral, nao passam de meros operadores...integradores de soluções word+excelll....

ate parece que as universidades nao ensina mais c/c++ e sim macros do word...

:-(


» Rafael () em 11/08 11:46

É isso que eu acho interessante no software livre.
No software proprietário as pessoas todas são pagas para o desenvolvimento, desta forma, o software então deve ser cobrado para para que se pague tudo isso e que haja lucro. No software livre não, como o software é feito por todos para o benefício de todos, não há essa necessidade, ou pelo menos, não desta forma.
Muito interessante, e o nome COMUNIDADE cai muito bem para isso, um em prol do outro, e digo mais ainda, num mundo onde as pessoas esquecem do relacionamento com o outro, essa COMUNIDADE acaba de maneira inconciente aproximando as pessoas para uma finalidade única a favor de todos.

Meio filosófico, mas acaba sendo a verdade.


» Manoel Pinho () em 11/08 12:18

João Amaral,

Mas o esquema de dominação dos países desenvolvidos é justamente esse: fazer com que sempre sejamos consumidores de tecnologia, pagadores de juros e de royalties.

Como se quebra esse círculo vicioso ? Há várias técnicas mas todas elas passam por melhor educação. Enquanto isso vemos o Brasil andar para trás nesse aspecto. Países como Japão e Coréia educaram o seu povo com o lucro obtido na venda de quinquilharias e produtos de má qualidade (mas baratos). Depois passaram a gerar tecnologia e exportar o "filet-mignon" da tecnologia. A China está indo pelo mesmo caminho e vai muito bem.

No entanto fico feliz em saber que existem pessoas como o Arnaldo (acme) e empresas como a Conectiva que contribuem de forma significativa com inovações. Enquanto isso a M$ Brazil mantém somente um escritório de vendas e de caça aos piratas. Até a tradução dos programas para o português brasileiro é feita fora do país (na Escócia se não me engano).


» Job () em 11/08 13:04

As 7 verdades!

1a Verdade- A maioria dos jovens que se dizem 'hackers' no brasil, são crackers, scriptkiddies, ficam invadindo sites.

2a Verdade- Não somos terceiro mundistas por imposição do 'mal', somos por nossas proprias falhas, nossas elites incopetentes e corruptas. E a Herança da cultura portuguesa. Antes de virar trols, acrescento o que li num forum de Linux em Portugal comentando essas mesmas mazelas, "Aqui em Portugal só não se importam os Prédios prontos" :(
[Leiam o livro "O Portugues que nos Pariu"]
3a Verdade- A moçada so quer saber ficar em Lanhouse nos Jogos (rwindows)

4a Verdade- Nossa formação escolar é fraca, junta-se a barreira da lingua, falta de leitura (lembrem-se o Linus começou lendo),falta falta.

5a Verdade- Falta acesso a computadores nas casas das pessoas.

6a verdade- A pequena parcela da sociedade que tem condições economicas, tempo e disponibiliaded de bom nivel educacional, fica se entretendo em batepapo, blog, orkut e games.

7a Verdade- A mentalidade geral é, "pensar muito cansa"!



» hamacker () em 11/08 14:13

Se cada um de nós parasse e escrevesse um artigo howto de como fez para funcionar aquele pc estranho, qmail,mysql,samba integrado com aquele ldap, pam,webmail,... o conhecimento espalharia como "grangrena", enfim quando alguns descobrem o pulo do gato preferem guardar para sí. Estranho, até porque adquiriu o mesmo conhecimento gratuitamente lendo a partir de documentação que talvez estivesse em ingles, pô custava compartilhar com os demais ?
Uma pessoa que me adimiro é o Zago (http://www.zago.eti.br/), ele não escreve nenhuma dica, mas publica em seu site respostas coletadas em listas e forums, nem todos precisam ser genius para contribuir com algo.


» Rodolfo () em 11/08 14:29

Num país em que se pensa que ter um canudo é o importante, e corre-se atrás de passar de ano ao invés de saber, o resultado só pode ser este mesmo. Sem querer criar celeuma, com os movimentos de base para acabar com o vestibular o resultado será ainda pior. Tem que melhorar o ensino básico sem descuidar do superior.


» Zecamann () em 11/08 15:05

Ei hamaker....vc c lembra de uma flame war que houve por aqui ha uns dois anos...ela levou dias (ainda era fundo preto) em q fans incondicionais de FreeBSD brigavam ferozmente contra os usuários de Linux? Eu achei aquele link num busca pelo Yahoo e não a gravei.....queria mostra-la prum amigo q naum acredita...


» Zecamann () em 11/08 15:12

ACHEI


» Zecamann () em 11/08 15:15

Acreditem quem quiser, essa flame durou de nov/02 à mar/03....


» hamacker () em 11/08 15:46

Lembro de nenhum flame gigantesco nao, alias quando a discussao vira flame eu pelo menos tento cair fora. Mas coloca aí o link, talvez até dê para dar minha contribuição mesmo em atraso. :)



» santo () em 11/08 15:57

O problema que eu vejo é que o brasileiro não confia no seu propio potencial, eu já cansei de ouvir frases assim "Em lugar nenhum isto é feito? por que vamos arriscar?" ou "Ha EUA fazem assim? Então vamos fazer tambem". Enquanto pensamentos assim existirem sempre estaremos atraz por que afinal estar na vanguarda quer dizer se arriscar no sentido de tentar o que nunca foi tentando antes, e no Brasil as pessoas (principalmente os nossos lideres) em geral tendem a evitar este risco o que poda a nossa grande criatividade e potencial.
Isto vale para todas as areas mas no software também reflete com frases assim "trocar o windows pelo linux? Por que? Ninguem usa eu é que não vou ser cobaia" e por ai nos vamos com poucos desenvolvedores participando dos projetos livres e com a base de usuarios torcendo os narizes, o que realmente me incomoda é o fato que nos EUA um pais que certamente pode pagar pelo windows e todo seu "conforto" ter uma receptividade melhor(do ponto de vista dos usuarios) ao linux do que em paises de 3o mundo onde nos realmente precisamos de softwares com as caracteristicas dos software livre mas preferimos cair na ilegalidade. Enquanto vivermos no pais do "Eu não faço eu compro feito" vai ser assim.


» Rafael () em 11/08 16:43

João Amaral,

Seu comentário é todo infundado. Universidade não é instituição de caridade e não tem dever algum de desenvolver o kernel do linux para você usar e contribuir com estatísticas.


» Henrique Vicente () em 11/08 17:16

Carlos Araujo, Linux é apenas um kernel, se você vê existem várias outras pessoas aqui no Brasil contribuindo em outras coisas.. infelizmente não sei se a maioria é remunerada por isso e dá atenção inteiramente à isso... um exemplo, que não é tão brasileiro é o Gimp que foi desenvolvido inicialmente por um brasileiro que mora fora do Brasil, tipo não confunda código aberto com software livre, são coisas que tem diferenças :)
sobre o texto abaixo eu acho que você quis dizer kernel e não SO, afinal SO seria o kernel mais o conjunto de aplicativos que o completa.. :)
" -Desenvolvimento Linux e Movimento de Código Livre são coisas distintas.A COMUNIDADE Open é maior que o Linux e, necessariamente, não está "engajada" no desenvolvimento do SO, mas noutras coisas."


» Evandro Guglielmeli () em 12/08 22:20

Paulo Zambon,

estes 100 desenvolvedores não desenvolvem o Linux por que são pagos para isso. Eles são pagos por que desenvolvem o Linux.

Pode parecer confuso, mas é simples, muito simples.

Eles não foram contratados PARA desenvolver o Linux. Eles foram contratados POR QUE desenvolvem o Linux.

Se o empregador manda embora um desenvolvedor destes, ele (o desenvolvdor) pode vir até a ficar em alguma dificuldade financeira ou ter seu tempo de dedicação ao Linux um tanto reduzido... mas ele não vai simplesmente deixar de trabalhar no projeto só porque pararam de pagá-lo para isto.

É por isto que estes caras são empregados e, creio, bem pagos. Também é por isso que a indústria de SP não irá conseguir barrar o desenvolvimento do Software Livre.

PS.: Estou com problemas de conexão e não pude ler todos os comentários. Desculpem-me se repeti a opinião de alguém.

Paulo. Também não estou criticando sua dúvida. Tentei apenas respondê-la da melhor forma, mas não tive tempo bastante para fazer uma redação menos intempestiva. Desculpe-me se fui algo descortês.

[]s

Evandro Guglielmeli


» José Maria Silveira Neto () em 13/08 14:38

Legal a posição do colega acima.
O sistema GNU/Linux não se resume só ao kernel (embora ele seja o principal). Existem todos os programas, os Gerenciadores de Janela (que são grandes projetos como o KDE,GIMP...) e todos os outros excelêntes programas livres como o GIMP.
Todos esses softwares livres são feitas por muitas outras pessoas e todo esse conjunto e ações cria o sistema operacional GNU/LINUX.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.