Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novell planeja produto híbrido de SUSE e Ximian

Notícia publicada por brain em agosto 10, 2004 12:06 AM | TrackBack


O LWN.net informa que a Novell está planejando lançar um produto desktop combinando as características da SUSE e da Ximian. Segundo a nota, a Novell ainda está decidindo quais softwares serão incluídos. Alguns dos já confirmados são o RealPlayer e o Mono, mas ainda há margem para inclusão de outras novidades.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» SanducerO () em 10/08 02:06

cada dia acho mais importante que as principais distros "comerciais" (Suse, RedHat, Conectiva, Mandrake, e por consecuencia muitas outras rpm-compativeis) definam bases para que os programas comerciais podam lançar um produto que funcione em todos eles só com o executavel, a partir da proxima versão por exemplo...
ja venho à tempo escutando que a novell planeja fazer uma coisa do estilo, unindo no suse o kde (que é o tradicional do suse) com o gnome, que comprou. tomara! só tem a dar certo isso, quando o .rpm seja quase um sinomimo do .exe do windows.


» Marcos Alexandre () em 10/08 08:08

Na verdade, o RPM teria que ser um .msi do Windows. A diferença é que o instalador do Windows já vem com todas as dependencias juntas, e na hora de instalar, ele verifica se existe ou está mais atualizada e atualiza, ou então dá o erro se já está instalado ou se tem algum conflito. Enquanto o RPM é menor e as depencias vem separadas.

Cada um tem as vantagens e desvantagens, mas acredito que o RPM deveria ter a outra opção sim.


» tux-br () em 10/08 08:48

isso mesmo marcos... rpm NADA tem a ver com .exe no windows... péssima comparação... se quiser fazer comparação faz com o msi


» Rodrigo Romano () em 10/08 09:29

Ela não comprou o Gnome . Ela comprou a Ximian .


» rivo () em 10/08 09:35

sei nao eu preferia o suse com o kde, mesmo sendo pesadao mas bonito, e tb seria bom se o rpm fosse como o msi, viesse com todas as dependencias e so fizese uma checagem se ja tem tudo instalado, do jeito que o marcos alexandre explicou, acabaria com os malditos erros de dependencia. e alem do mais mesmo o rpm vindo sem dependencias notei que os programas para linux sao maiores que os mesmo para windows, falo do tamanho do firefox e do mozilla, mas acho que deve valer para a maioria dos outros progs. so pra terminar bem se o ximian for mais rapido que o kde, entao seja bem-vindo.


» Augusto Campos () em 10/08 10:12

Rivo, o anúncio não fala de mudar a SUSE, mas sim de lançar um produto adicional, voltado exclusivamente para o desktop corporativo, com a marca Novell, unindo características da SUSE e da Ximian.


» Joerlei P. Lima () em 10/08 10:38

http://www.gnome-look.org/content/preview.php?preview=1&id=14291&file1=14291-1.jpg&file2=14291-2.jpg&file3=14291-3.jpg&name=Novell+Linux+Desktop
Para quem quiser ter uma pequena idéia de qual poderá ser a aparência desse desktop. Não é nada oficial, mas...
É importante que se tenha um ambiente padronizado em torno de um desktop para o ambiente corporativo. Nesse sentido, o Ximian Desktop faz sentido. E é bom a Novell caprichar pois a Red Hat deve lançar o próximo desktop baseado no RHEL 4, que deverá vir com o Gnome 2.8 e kde 3.3, que trarão uma série de melhorias em relação aos atuais ambientes.


» The Darkness () em 10/08 18:38

Pessoal um pouco off-topic mas só para complementar a discução que foi gerada.
O RPM não possui dependencias embutidas mas já existem soluções para o gerenciamento de depêndencias para sistemas que utilizam o RPM.
O problema é que ainda não foi definido um padrão, o que dificulta para as empresas fornecerem uma solução única.

Mas esse problema não é em sí um ponto negativo e sim uma caracteristica do LINUX. Liberdade, inclusive de ter erros de dependência e ter que fazer na mão. Mas isso tudo será sanado com o tempo. Pelo menos nunca perderemos a LIBERDADE.


» Sanducer) () em 10/08 23:43

o que eu falei e não entenderam, provavelmente porque me expresei mal. se RPM não é igual a .exe, minhas desculpas, mas cuando tu baixas un arquivo no windows, vem .exe, no linux, o mais facil para usuario é RPM. bom, até que nao inventen um .exe padronzado pra rodar em qualquer versão comercial o linux não vai deslanchar mesmo. pensem na mãe de voces mechendo no micro... é imposivel pedir a ela pra compilar ou checar as dependencias. isso obviamente não quer dizer que todas as distros tenham que ter isso, até porque nao mensionei nem debian nem slackware, que acho que a proposta é outra.
Rodrigo Romano, quem dise que a novell comprou o gnome ao inves da ximian? que alias ela comprou sim, comprou a ximian que é dona do gnome. mas fora isso, eu falei que está unindo o kde com o gnome, aquilo de unificar os destkops.


» marcelo () em 11/08 00:36

Ok, maravilha o .exe do windows.
Mas e na hora de desinstalar, o que acontece?
Pintam dlls e mais arquivos que às vezes nem mesmo o unistaller sabe se pode resolver com segurança.
Essa commparação de rpm com .exe do windows alias foi bem tosca... o rpm oferece bem mais funcionalidades que isso.
Cate uma dll do seu windows e tente saber de qual programa ela é, o que equivaleria a um "rpm -qf arquivotal". Existe algo desse tipo no windows?

Quer instalar programas de maneira mais fácil no linux? Use pacotes nativos da sua distro, com certeza será mais fácil.
O ponto, acho, é que os fabricantes de software fechado tem um trabalho mais fácil para windows, afinal, windows é um conjunto bem limitado e definido de versões e coisa e tal, não há muita liberdade de escolha. Os fabricantes de software fechado se dão ao trabalho de fazer versões prontinhas para 9x, 2k, xp, mas não se dão ao trabalho de fazer rpm's, tgz's, deb's ... para versões das mais diversas distros.


» aaa () em 11/08 08:49

Basta padronizar o negocio. Distribuicoes baseadas no Debian utilizam o apt com pacotes deb provindos dos servidores Debian (e dificilmente ocorrem problemas de dependencia de pacotes). Junte isso a um bom reconhecimento de hardware como o do Kurumin e voila.


» Wagner () em 11/08 10:12

PesoALL, não é porque a Novell comprou a Ximian que ela virou dona do GNOME. É que os fundadores do GNOME são estão na Ximian. Mas ela não controla os rumos do projeto.


» SanducerO () em 11/08 12:56

ok marcelo, valeu a explicação, ta ficando mais claro. mesmo assim: as opções de SO limitam as opções de programas, ja que se eu sou fabricante de software proprietario, Corel por exemplo, e para vender meu Corel 10 versão Linux tenho que fazer 5 Corel diferentes e mesmo assim não vou ter 100% do meu público alvo fica dificil. Alias, cuando uma pessoa vai comprar o Corel 10 para Linux, provavelmente vai querer instalar em qualquer máquina Linux, e não somente em uma Suse, ou RedHat. mesmo que saiba, pode gostar mais do Conectiva 11, e não vai poder migrar pq o Corel não vai funcionar, ou vai ser impossivel revender o sofware porque ninguem usa para a versão que ela comprou... ahi que está a questão, é necessario sim um padrão, e insisto, não precisam ser todas as distros, e sim uma série para DESKTOP.
bom, mesmo que a ximian não seja dona do gnome, a novell anunciou a intenção de unificar o ambiente gráfico numa nota que lí em alugm lugar, mas que certamente peguei daqui do br-linux. até lembro que quando perguntavam se era o que a redhat estava fazendo com o bluecurve falaram que nada a ver, ja que o bluecurve era somente visual.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.