Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Projeto de inclusão digital vai ajudar pescadores

Notícia publicada por brain em agosto 4, 2004 09:31 PM | TrackBack


Leandro Jekimim Goulart (jekimim@fc.unesp.br) enviou este link para a notícia do Terra e acrescentou: "A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) tem um projeto de inclusão digital, onde seriam abertos 27 telecentros (pelo menos um por estado). Segundo o site, o objetivo do projeto é 'garantir o acesso das comunidades pesqueiras artesanais às informações e conteúdos presentes no ambiente digital e capacitar jovens e adultos para o uso do computador e de suas potencialidades, como a internet'."

Segundo uma notícia do próprio Ministério, em um dos centros já implantados "o atendimento da comunidade está sendo feito através de uma parceria entre a Seap e a organização não governamental Associação Comunitária de Ação Social. Os dez computadores funcionam com softwares livres e foram doados pelo Banco do Brasil. O acesso à internet é disponibilizado pelo Ministério das Comunicações. Morpará tem pouco mais de 8 mil habitantes e o serviço de internet mais próximo fica no município de Xique-xique, a 90 quilômetros de distância."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Adilson Oliveira () em 05/08 10:03

Coincidentemente eu escutei esta notícia n'A Voz do Brasil (sim, acreditem, tem gente que realmete ouve o programa!) e no rádio foi citado o uso de software livre. Além disso, havia um complemento interessante e mais abrangente à ela. O comentarista disse que esta iniciativa faz parte de um projeto maior de inclusão digital que está sendo uma ferramenta de inclusão social, baseado no modelo dos Telecentros da cidade de São Paulo. O pessoal aqui muito provavelmente sabe destas iniciativas dos Telecentros pois inclusive foi notícia a doação do governo federal de alguns para a África mas o que quero notar é como uma boa idéia como esta tem, com o auxílio do software livre, um efeito pervasivo que vai dando frutos e se ramificando em novas iniciativas como esta acima.
São estas coisas que me dão forças a continuar ajudando no que eu posso o movimento.


» Zecamann () em 05/08 10:25

Sinceramente: "A Internet é a grande geradora de doidos (depois de Freud) do mundo". Deixa os pescadores em paz! Essa tal da "internética" vai pirar o cabeção dessas pessoas q há gerações e gerações, vivem do mar e da tranquilidade da natureza. Imaginem só, como vão fazer pra enfiar na cabeça desse povo, os tais dos Kernel da vida, de PAM nativo e outros troço?


» Bode () em 05/08 10:26

Realmete muito boa a iniciativa.
Agora, interessante imaginar o amigo acima ouvindo a voz do Brasil, que em muitos lugares ainda e a principal fonte de informacao, em plenos tempos digitais! :-)
Os TELECENTROS sao a propaganda da inclusao digital que deu certo e deve sim ser "copiado" por todo o pais!!! :-)


» Valdecy Gusmão () em 22/08 11:40

Prezados Senhores,
Sou juiz em Cabrobó-PE e sei que medidas de cunho social colaboram com a redução da criminalidade e, se o Judiciário participar também, dará mais força a tais medidas e ajudará no aumento credibilidade do mesmo junto à Comunidade.
Nessa linha, tenho alguns projetos (alfabetização, formação profissional, preparação para vestibular e concurso) voltados para pessoas carentes. O Judiciário pode ajudar com o direcionamento de penas alternativas- pagamentos de valores e prestação de serviço - para tais projetos.
Penso, que uma das prioridades é a inclusão digital. Assim, gostaria de saber no que e como os senhores podem nos ajudar nesse projeto.
Agradeço a atenção dispensada.

Valdecy Gusmão
Juiz Substituto
Fone: 87-38751220


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.