Notícia publicada por brain em agosto 3, 2004 11:21 PM
| TrackBack
A notícia do PSL-BR traz mais detalhes, mas a introdução é suficiente para informar aos fãs: "O Projeto Debian anunciou os planos para o próximo release (nome-código: sarge). O limite "otimista" é setembro/2004. Isto mesmo! Adiamentos não são impossíveis, mas o Debian marcou uma data: setembro de 2004 vai ser o lançamento da próxima versão estável."
Sem dúvida nenhuma o prazo NÂO vai ser cumprido.
Alguem sabe quais as versões do kernel que serão disponibilizadas nesta nova versão ??
series 2.2 , 2.4 e 2.6
da maneira conservadora do debian eu nao me espantaria se eles "recomendassem" a instalacao com kernel 2.2 :PPPP hehehe... mas a opcao para as três series já esta disponivel :)
see debian unstable :)
Acho que temos GRANDES chances de acontecer o lançamento em setembro, pois o principal fator que está determinando a data de lançamento é tornar o novo instalador estável, o que já está prestes a acontecer. Não creio que teremos maiores atrasos no lançamento do Sarge. Quanto ao Kernel, deverá vir com o 2.6 por padrão, mas certamente darão opção pelo kernel 2.4. Quanto ao 2.2 não tenho a mínima idéia se poderá ser escolhido no momento da instalação.
Enquanto isso pessoas envolvidas no Projeto Debian-BR estão acompanhando e desenvolvendo o Gnu/Debian Sarge para o ambiente nacional, mais detalhes pode ser conferidos em:
http://www.debian-br.org
http://debian-br-cdd.alioth.debian.org/?Debian-BR-CDD
Um pedido que tem sido feito com freqüência pelo pessoal na lista de usuários debian é para que o instalador seja testado na maior quantidade de equipamentos possível, para que tenhamos um instalador com o melhor reconhecimento e aptidão aos nossos hardwares.
Amigos, vocês estão trollando.
1. kernel: o recomendado deve ser o 2.6, porque o 2.4 não funciona (bem) em algumas plataformas, especialmente o macppc.
2. eu acho que não vai ter adiamento, não, estou com o sid de umas duas semanas atrás (ou seja, praticamente o sarge de hoje) instalado e rodando 100% redondinho, em duas máquinas: um servidor e um laptop. Eles tem essas 6 semanas para tirar 150~250 bugs RC (que aliás não me atingiram em nada -- indicando que são em pacotes menos importantes?!); isso não é difícil.
3. o instalador beta4 está rodando 100% redondinho nessas duas máquinas, também, foi com ele que eu fiz as instalações, do zero.
Eu não vi o kernel 2.2 na árvore testing, daí pressuponho que não virá no Sarge. Meu palpite é que, seguindo a linha do Woody (2.2 padrão e 2.4 opcional), virá com o kernel 2.4 na instalação padrão e com o 2.6 opcional. Acredito que o prazo proposto pode ser cumprido, pois o pessoal está pegando pesado no trabalho, basta ver a grande movimentação nos pacotes da unstable, inclusive com poucas quebras de dependência.
Seja como for é uma ótima notíciaestou esperando uma nova versão do debian com muita ansiedade. Espero mesmo que saia em setembro.
Clayton
Tirando algumas dúvidas :
Agenda para lançamento do Sarge : Para maiores detalhes sobre a agenda para o lançamento do Sarge, consulte http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2004/08/msg00001.html .
Versões do kernel disponíveis no Sarge : 2.4 (2.4.26) e 2.6 (2.6.7). O padrão, até o momento, é a instalação com o 2.4.26. A instalação com o 2.6.7 é possível passando a opção "linux26" para o instalador. Algumas arquiteturas que ainda tem problemas com o 2.4 e não estão 100% funcionais com o 2.6 (acho que algumas subarquiteturas da arquitetura m68k) ainda vão ser lançadas com kernels da série 2.2.
Sobre o projeto Debian-BR-CDD : O Debian-BR-CDD foi modificado para instalar um kernel da série 2.6 (2.6.7) por padrão e um kernel da série 2.4 (2.4.26) caso a opção "linux24" seja usada. O idioma padrão já vem pré-selecionado para o Português do Brasil. Estamos no momento desenvolvendo temas do GNOME 2.6 específicos para o Debian-BR-CDD. Algumas novidades que existem no Sarge, mas que não são habilitadas por padrão e/ou que estão meio escondidas estão sendo habilitadas por padrão no Debian-BR-CDD, como suporte a hotplug de alguns dispositivos, com a ajuda do HAL, udev, hotplug e D-BUS. Como trata-se de um projeto totalmente aberto e receptivo a colaboradores, convido a todos para participarem das discussões assiando a lista de desenvolvimento do Debian-BR-CDD. Maiores informações, inclusive sobre como assinar a lsita, em http://debian-br-cdd.alioth.debian.org .
E as novidades sao o kernel 2.2.13 , centericq 1.0 , gnome 1.4 e kde 1.1 !!!!
Graaande andrelop! Nada como quem está por dentro para esclarecer as dúvidas.
Hehehe! acertei no chute!
"Versões do kernel disponíveis no Sarge : 2.4 (2.4.26) e 2.6 (2.6.7). O padrão, até o momento, é a instalação com o 2.4.26. A instalação com o 2.6.7 é possível passando a opção "linux26" para o instalador."
Essa versão Sarge vai vir com o instalador gráfico Anaconda (o mesmo da Red Hat)?
He he he , agora eu entendo como eu consegui pegar o Sarge via jigdo.
Legal o projeto Debian-BR-CDD, por ter escolhido o Gnome como padrão(no flames) e por ser já em português vou começar a usar de cara.
E respondendo ao Paulo Zambon o instalado do Sarge não é o Anaconda. Por falar em instalador do Sarge acho que é o único que ainda usa pouca memória para ser usado.
Para se ter uma idéia:
Instalado Woody - 16 MB.
Instalador Sarge - 32 MB
Ou seja pode-se instalar em CPUs com poucos recursos sem problema.
Claro, sem muitas regalias.
Aêêê, Sarge chegando! Parabéns a toda a comunidade de desenvolvedores e aos beta-testers!!!
A propósito, já venho usando o Sarge, com kernel 2.6 com muito sucesso. O instalador funcionou perfeitamente e realmente é muito bom.
Desculpe minha lamerzisse, mas como vc jah utiliza o sarge ? Existe algum iso com o sarge, ou apenas dou um apt-get dist-upgrade ?
eu, voce deve alterar seu sources.list para sarge e depois dar um dist-upgrade. [isso é possível desde quando saiu o woody, ou seja, à um bom tempo atrás, e pouca gente sabe... e chamam o debian de desatualizado, sendo que é simples usar os últimos pacotes - quando sair o sarge, vou usar a proxima versao do Debian em minha casa, e nos servidores o sarge]
Paulo, quanto ao anaconda, é possível instalar o Debian com ele, mas terá que achar uma ISO com o anaconda como padrão... Infelizmente eu não sei aonde você pode achar. Mas o novo instalador promete, porque nao experimenta primeiro ele? Qualquer dúvida na instalação, é fácil achar ajuda. Pode entrar em contato.
Quanto aos bugs (a maioria insignificantes), terá na Alemanha uma festa a caça aos bugs, no final desse mes, para tentar eliminar todos e achar outros... ;-)
Pessoal,
Muito obrigado pelas respostas. É que eu estou meio por fora dessa denominação que a Debian usa: o Sarge e os demais, quer dizer... sei um pouco, mas me confundo. Vou experimentar sim, o consumo de pouca memória me animou muito.
Paulo, para te situar:
Woody -> atual versão estável
Sarge -> próxima versão estável, também conhecida como "testing"
Sid -> versão de desenvolvimento, também conhecida como "unstable"
Complementando, tem uma explicação mais detalhada sobre as versões do Debian em http://www.debian.org/releases/
Olá.
Essa nova versão virá com o X.org substituindo o Xfree?
Joel, não, o Xfree ainda é o 4.3 então a questão da licença do novo Xfree não chegou ao Sarge. Ao menos até onde eu sei.
Marco Carvalho,
Muito obrigado pelas explicações e pelo link. Vou passar horas lendo tudo de tanta informação que tem lá. Adorei! Obrigado.
Abusando um pouco, alguém tem algumas screenshots do Instalador do Debian Sarge? Procurei, mas não achei.
eu, (com minusculas)
existe a iso do sarge, que você pode baixar e usar, já com o novo instalador. Mas até onde eu saiba ela só funciona para fazer a instalaçao via rede, e pode ser usada para instalar tanto a Sarge, quanto a Woody ou a Sid, e pode ser baixada em http://www.debian.org/devel/debian-installer/
Respondendo a outras perguntas, o instalador não será gráfico. Será o mesmo que está nesse link. (é feito usando ncurses, assim como o instalador da Woody)
"3. o instalador beta4 está rodando 100% redondinho nessas duas máquinas, também, foi com ele que eu fiz as instalações, do zero."
O instalador quase sempre funciona 100% na arquitetura i386. Isso não é nenhuma novidade. O que geralmente atrasa os lançamentos do Debian são as outras arquiteturas, nas quais tem menos gente trabalhando. Mesmo assim, acredito que o prazo será cumprido.
O fato de a Sarge ser lançada não significa que ela será a recomendável para Desktops. A partir do momento que ela for lançada novos pacotes só entrarão nela para corrigir problemas de segurança, assim como acontece hoje com a Woody, e , assim como esta, a Sarge acabará ficando obsoleta para uso em Desktop. Para esse ambiente, a distribuição recomendável é, sempre foi, e sempre será a Sid. Nenhuma mudança nesse departamento.
Curiosidade: alguém já sabe qual vai ser o novo nome da testing?
Eu: o paradigma é justamente esse. Pra desktop, teoricamente as facilidades devem ser maiores, e o usuário algumas vezes mais leigo. A stable é mais fácil de baixar e ser instalada, enquanto as outras exigem mais trabalho e uma conexão decente.
Só completando a informação do EU.
Existe a ISO Sarge já de muito tempo, ou ela é puxada em sites que a disponibilizam semanalmente(não oficial) ou pelo jidgo(oficial).
Só complementando um pouquinho mais: o XFree 4.3 que virá na sarge na verdade é um 4.4 sem as partes não DFSG-free.
Ark,
a palavra que você procurava era "paradoxo", e não "paradigma". Paradigma é uma palavra que está "na moda", e muita gente usa por que acha que vai parecer inteligente, mas a maioria dessas pessoas não entende o seu significado.
Você disse: "Pra desktop, teoricamente as facilidades devem ser maiores, e o usuário algumas vezes mais leigo. A stable é mais fácil de baixar e ser instalada, enquanto as outras exigem mais trabalho e uma conexão decente."
Independentemente da facilidade de instalação e uso, a stable não é recomendada para o uso em Desktops, pois seus programas ficam obsoletos, por decisão de projeto. Ela é assim, e não vai mudar.
Para uso em Desktops, com programas gráficos, hardwares recentes, etc, a distribuição indicada é a Sid, ou então, pelo menos a testing, que atualmente é a Sarge, que é regularmente atualizada até que ela se transforme na stable, quando só passará a ser atualizada por problemas de segurança.
Quanto a questão de facilidade de instalação, ou uso, a Sid é, pelo menos, tão fácil de instalar quanto a stable. Basta baixar esse novo instalador (que virá com a sarge por padrão), e escolher a opção "Unstable", ao invés de "Stable", e a Sid será instalada, ao invés das Sarge. O processo de instalaçao será idêntico. Conforme a stable vai envelhecendo, o seu processo de instalação e uso vai ficando mais difícil do que o da Sid, já que os softwares contidos na Stable tendem a não suportar os hardwares mais novos, e acaba-se tendo que recorrer a softwares/drivers fornecidos por fontes não oficiais, enquanto na Sid os drivers para os hardwares mais novos existem na forma oficial.
Um exemplo bem prático: a minha placa de vídeo é nova, e não funciona no XFree 4.2. Se eu quisesse usar a stable (Woody), eu ia ter que dar um jeito de instalar o 4.3 sobre o 4.2, para poder ter vídeo. Com a Sid não tem problema, pois ela tem o Xfree 4.3. A Sarge vai ter o XFree 4.3. Se depois do lançamento dela surgir uma placa de vídeo que só seja suportada no XFree 4.4, ou o Xorg, só os usuários da Sid (ou da nova testing) vão conseguir usá-las com os softwares oficiais do Debian, pois a stable não é modificada para inclusão de driveres.
Pessoal, lembrando, o atual presidente da Debian disse que vão discutir um modo de lançar versões Debian oficiais pra uso Desktop - bem, não foi bem isso que ele disse, mas é mais ou menos isso.
O Debian era voltado para outro público e, agora, muitos usuários desktop estão utilizando-o. Como a Debian é voltada aos usuários e não é presa a interesses comerciais ou de alguma empresa, podem esperar que vão arrumar uma solução para usuários Desktops! E uma solução sem complicações, como usuários desktops gostam!! ;-)
bah! não via a hora deste lançamento....
mas uma duvida....quais versoes do kde e gnome virão destavez...
e quanto ao suporte do time de segurança em relação ao woody.....como fica....ou o sitema sera atualizado....?
Eu: vc está certo, usei a palavra errada :)
Não acho que ter apenas o instalador e baixar tudo da internet seja um modo fácil de instalar. Veja que a maioria das distros tem uma iso oficial como principal modo de distribuição. O cd vai passando de mão em mão. Tanto é que os gnu-xiitas dizem que deixar código fonte disponível pra download não satisfaz a licença GPL porque download não é um modo popular de distribuição (principal argumento contra a SUSE).
Jocelito,
Com certeza o time de segurança dará suporte por um ou dois anos. Acho que foi assim com o Potato.
Olá, Pessoal!
Baixei a versão da debian "Debian-BR-CDD 1.0 pre 3 (Intel). Alguém poderia me dizer se esta versão roda também em CD, como a Kurumin, a Kalango, a Big Linux, ou tenho que necessariamente instalá-la no HD?
Na atualidade estou usando a Kurumin e nela já fiz as minhas adaptações. Está muito boa. Mas como tenho ouvido que a Debian é uma das melhores, tenho vontade de experimentá-la, mas antes gostaria de textá-la sem instalar no HD.
Alguém já usou ou está usando a " Debian-BR-CDD 1.0 pre 3 (Intel)?
Grato.
Venho usando o RedHat há muito tempo, passei a usar o Fedora Core 1 e desde Maio/2004 uso o Fedora Core 2 - estou pensando em abandonar o Fedora e passar a usar o Debian (sarge), apesar dos esforços da equipe do Fedora, o sistema está muito instável, meu qmail "morre" sempre, diversos erros Oops do kernel 2.6.8 (e anteriores), e vários Segmentation Faults (Arrrgs!) - meu controle de banda (cbq) simplesmente parou no kernel 2.6.7.
Gostaria de saber se alguem utiliza esses programas em servidores e se estão estáveis no debian com kernel 2.6.x
Se fossem vocês, mudariam do Fedora para o Debian ?
Obrigado a todos.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.