Notícia publicada por brain em agosto 3, 2004 10:03 AM
| TrackBack
Segundo o leitor Anakinpendragon (anakinpendragon@yahoo.com.br), "O Curso de gestão de software livre da uni-bh, universidade de Belo horizonte/MG foi o primeiro curso superior (sequencial superior) em Linux e software livre com reconhecimento pelo MEC (documento 1759, publicado em 21 de junho), provando o qualidade do curso. Foi merecido, eu atualmente estou cursando o segundo período e posso dizer que o curso tem sido muito bom, o plano de curso é muito interessante e os professores capacitados. Está aí um bom curso pra quem já gosta de Linux e quer se profissionalizar. Obs: (não ganho pra fazer propaganda do curso, assim como do Linux, faço propaganda por que gosto)" Ele enviou também o plano com as cadeiras do curso, que os interessados podem ver abaixo.
O plano de curso é o seguinte:
1º Período
- Introdução à Gestão de Software Livre
- Algoritmos e Estruturas de Dados I
- Organização de Computadores e Redes
- Teoria Geral da Administração e Noções de Marketing
- Psicologia Empresarial
- Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos
2º Período
- Sistema Operacional I
- Redes de Computadores I
- Banco de Dados I
- Sistemas de Informação
- Algoritmos e Estruturas de Dados II
- Linux Aplicado
3º Período
- Sistema Operacional II
- Redes de Computadores II
- Banco de Dados II
- Matemática Aplicada
- Empreendedorismo
- Projeto Orientado a Objeto
4º Período
- Design Gráfico
- Programação Web
- Customização do Linux: Ética Profissional
- Direito Aplicado à Normatização para Uso de Software
- Estatística e Probabilidades
- Trabalho de Conclusão de Curso
Anakinpendragon,
Dia 7 às 19h no campus Diamantina, vai acontecer a colação de grau dos formandos em Gestão de Software Livre no semestre passado, do qual faço parte.
Não sei se você sabe, mas além de ser o primeiro curso de software livre, superior e reconhecido pelo MEC, já contempla duas turmas formadas.
Abraços
Roger de Almeida
Excelente!
Gostaria que o Rio também tivesse
Muito boa a iniciativa desta faculdade pena que fica em minas gerais (no meu caso hehe) , será que alguem sabe se aqui no estado de São paulo tenha outra faculdade dando esta curso???
Esse curso é bacana mesmo. Meu colega estuda lá. Foi ele que me iniciou no mundo Linux. Assim que terminar meu curso de Sistema de Informação eu devo encarar esse também. Parabéns Minas pela iniciativa de tornar o Linux em curso superior.
po muito xique esse curso alguem sabe se tem alguma universidade do estado de São Paulo que tenha?
Parabens Minas pela iniciativa
________________________________________________
Seja Livre Use Linux
Muito boa tarde a todos os leitores e participantes do portal BR-Linux.
Fiquei muito contente e entusiasmado pela notícia do primeiro curso de graduação (superior) em Software Livre! É uma pena que aqui em minha cidade(Juiz de Fora) - que por coincidência também está localizada no estado de Minas Gerais - não tenhamos este curso dentre as mais de 3 faculdades particulares e uma federal.
Depois de terminar minha graduação em informática, pretendo cursar pós-graduação em banco de dados focando para os SGBD`s livres como o PostgreSQL. Quem sabe até lá não tenhamos uma pós-graduação em software livre!
No mais, gostaria de dizer-lhes que eu gostaria muito de ser aluno deste curso! Se BH não fosse tão longe de Juiz de Fora...
Tenham uma excelente tarde de terça-feira!
Realmente boa a iniciativa! Em Brasília, nossa instituição também está lançando um curso de software livre, mas em nível de pós-graduação. Quem quiser conhecer, visite http://www.equipedarwin.com.br/ e leia sobre o curso.
Para quem é de São Paulo, achei esse curso de Pós na Faculdade da Impacta, parece ser muito bom ...
http://www.impacta.edu.br/inst_posgraduacao/pos_004/infosgerais.asp
Valeu fui ...
Espero ter ajudado !!!
Boa tarde a todos,
Tudo bem que usemos o Linux e gostemos desse sistema operacional, mas graduacao em Linux ? Isso me parece mais um curso de "tecnologia da informacao" ou qualquer coisa do tipo.. Alem do mais, esse curso mescla materias completamente desconexas...
Customização do Linux: Ética Profissional
O que customizacao do Linux tem a ver com etica profissional ? Eles misturam os dois cursos em um soh ?
E projeto aplicado ao objeto ? O que isso significa ? Conceitos de programacao orientado ao objeto ?
Design grafico ? Nao vi nenhuma cadeira sobre seguranca... Um dos topicos mais importantes completamente esquecido.
Nao gostei nem um pouco do que eu vi e nao acho que seja uma boa alternativa para quem esta interessado em se formar.. Alias, isso eh um curso de nivel graduacao ?
[]'s
Que isso gente. Se o Mec reconhece o curso o Daniel e que irá reprovar. Acho que o mesmo deve acreditar e nas certificações M$.
Amigo tenho um conselho para te dar. E como na propaganda. " Você precisa rever seus conceitos".
Alguém algum curso do tipo, de preferência PÓS, mas que seja online?
Daniel,
Você não pode tirar essas conclusões, sem ler a ementa com cuidado. Entre em contato com a UNI-BH www.unibh.br e procure saber o objetivo do CURSO e o que cada disciplina agrega em conhecimento.
Ética Profissional é uma cadeira obrigatória nos cursos superiores, pelo menos do UNI-BH. Aliás, deveria ser obrigatório na conduta das pessoas.
A pessoa escreveu à frente de Customização mas são cadeiras distintas.
O curso que por sinal, sou formado, se chama Gestão de Software Livre, Gestão (Gerir, gerenciar, administrar). Não é um curso para aprender GNU/Linux e sim, para entender e fomentar as potencialidades dessa filosofia de desenvolvimento.
Quanto a programação orientada a objetos (POO) é uma disciplina que esclarece , ilustra, induz ao uso de objetos nos desenvolvimentos de aplicativos.
Se você ainda não conseguiu ver, o curso perpassa por várias áreas da tecnologia. O Exemplo é sistema operacional I, em que é discutido papel e o funcionamento de um kernel ou o SO por completo.
Veja que a informática é regida por uma Lei (tivermos disciplina de Direito Aplicado), mas nem tudo que se faz com a informática, está previsto no código penal. E ai?? Ai que entra a Ética.
Porque há tanta resistência dos usuários em relação ao GNU/Linux? Use a psicologia para tentar entender essa dinâmica e propor alternativas para migração. Que tal começar pelo navegador Mozilla??
Que tal fazer um plano de negócio? Use a Teoria da Administração e Empreendedorismo.
Ah.......
O curso não é ligado à tecnologia da informação como você disse, mas à Matemática.
[]
Roger
Gestor de Software Livre.
A de se comentar.
Em Belo Horizonte, há duas Faculdades com o curso de Gestão de Software Livre: UNI-BH e FUMEC. Todavia, a UNI-BH foi a pioneira.
Quanto isso for mais divulgado, mais empresariados verão com outros olhos, o software livre.
[]
Roger
Senhores Boa Noite,
como coordenador do curso parabenizo a ação do site em publicar esse artigo, bem como ao aluno que mostrou sua satisfação com o curso.
Para esclarecer as dúvidas do Sr. Daniel B. Cid, gostaria que o mesmo disponibiliza-se o seu e-mail para que possamos informar melhor sobre o Curso de Gestão em Software Livre.
Para que os demais possam intender sobre o curso, gostaria de deixar uma frase que falo muito aos alunos.
"O curso de Gestão em Software Livre, não é um curso técnico ou voltado somente para disciplinas técnicas. O curso como um diploma de 3º Grau é um curso voltado para formar Gestores e futuros profissionais da área de software Livre".
Caso alguem queira saber mais sobre o curso e até mesmo como monta-lo em outras Universidades estarei apto a responder ou ajudar. basta enviar um e-mail.
Este crescimento de cursos em outras universidades ajuda muito ao nosso movimento.
Para quem perguntou sobre um curso de pós-graduação a distãncia (OnLine), a Universidade Federal de Lavras oferece algumas opções, entre elas Administração de Redes Linux.
Abaixo alguns sites para quem tiver interesse:
http://ginux.comp.ufla.br/arl/
http://www.openufla.com.br/
[]s
Eduardo
Uma otima iniciativa , este curso, espero muito que chegue aqui em são paulo em breve , sobre o comentario do daniel é normal, o pessoal de exatas achar nada haver materia de adm e humanas , porem é muito importante estas materias afinal server para sermos lideres, chefes e encarredo enfim cargo de liderança onde é necessarios tais materia afinal ninguem faz faculdade pensando em ser peão hehe
assim e hoje até os cursos técnico tem esta materias um exemplo entre no site do senac e vejão a grade curricular
Para os interessados que moram em Curitiba, a faculdade Eseei possui um curso de tecnologia reconhecido pelo mec e que é voltado para o software livre, mais informacoes em htt://www.spet.br .
Eu nao quis gerar essa discussao toda nao.
Mas vamos direto ao ponto:
@Toddy:
O MEC reconhece muita porcaria por ai... Nao se engane (nao chamando esse curso de porcaria).
@Roger de Almeida: "O curso não é ligado à tecnologia da informação como você disse, mas à Matemática."
Curso ligado a matematica ? Esse curso nao tem nada de matematica. Mas concordo com algumas coisas que voce disse. Soh achei as materias meio confusas, desorganizadas... Por exemplo, misturar
etica profissional com "customizacao do linux".
@Ricardo Leocadio:
Ficaria grato de receber mais informacoes. Meu e-mail eh dcid@sourcefire.com. Outra coisa, O site da universidade fica todo fora de forma aqui no meu mozilla. Nao sei se alguem ja verificou isso...
Mas para mim o curso ainda nao eh recomendado. O pessoal falou que esse curso eh para gestores. Mas se voce verificar o curriculo, vai ver que apenas no primeiro semestre ele trata sobre gestao de software livre "introdução à Gestão de Software Livre" e um basico sobre administracao "Teoria Geral da Administração e Noções de Marketing". Depois no terceiro semestre tem uma cadeira de "empreendorismo". Nada mais...
Quem falou que esse curso eh voltado para matematica, bem... deixa para la.
Esse curso parece sim um curso de tecnologia da informacao. Ensina um pouquinho de linux, de redes, banco de dados, programacao grafica, etc ,etc. Alias, nada de seguranca no curriculo.
[]'s
Daniel B. Cid
Acho que na verdade é só nome para chamar a atenção, as matérias de SL são só essas:
- Introdução à Gestão de Software Livre
- Linux Aplicado
no mais é um curso (normal sequencial) de sistemas de informação!
Primeiro: quero deixar claro que gostei da idéia e do curso superior em LINUX
Segundo:Quanto a questão. Se o curso vale como superior ou não? quem responde isso é o MEC.
Terceiro:Para questionarmos o curso, temos que primeiro questionar a LDB da educação, que permite que se aprove vários cursos superiores sem a menor condição de se-los.
Quarto: E mais importante. O curso é preparatório para tirarmos uma certificação da LPI? Para sermos reconhecidos por outras empresas?
Bom dia.
Parabens a turma do Roger que esta formando em
Gestão de Software Livre, o curso é bom o bastante para formar um profissional de Linux e colocá-lo no mercado, o curso ja tem algumas turmas formadas e a tendencia é melhorar cada vez
mais e contratar professores cada vez mais experientes. Com o prof. Leocadio na coordenação o curso so tem a ganhar e a melhorar cada vez mais.
O mercado esta precisando de profissionais desta área e com um diploma reconhecido pelo MEC, com o conhecimento adquirido durante o curso o cara vai sem dúvidas se encaixar no mercado rapidamente.
Um abraço a todos,
Wander Martins.
Ola senhores,
Estou fazendo o 2º periodo no curso superior tecnologico em gestão de software livre na FUMEC, e so para constar, não vim defender a FUMEC... não sou do tipo que levanta bandeira, por que acho que a melhor solução é aquela que supri as necessidades da empresa, seja software proprietario, seja software livre... lembrando aos mais desinformados que CURSO SEQUENCIAL é diferente de CURSO SUPERIOR TECNOLOGICO, o sequencial não pode fazer concurso publico e o tecnologico pode, até pos graduação/mestrado...
Não é desmerecendo ciencia da computação, mas eu não tenho saco de ter 2 anos de fisica e matematica pura (calculo 1,2,3,4... fisica 1,2,3,4), acho que o Ministerio da Educação tinha que reformular isso...
@Daniel B. Cid
É facil meter pau no MEC sem argumentos solidos, o que vc chama de curso "bom" ou curso "porcaria" aprovado pelo MEC? Acho que seu comentario foi bastante infeliz... mas...
PS: Sequencial != Tecnologico :P
Olha a grade la:
http://www.face.fumec.br/cursos_graduacao/gsl.shtm
Como é um curso novo e somos a primeira turma, estamos propondo mudanças na grade, como colocar uma materia abordando de "Segurança" (firewall, IDS, Snort, tipos de ataque como DrDoS, DDoS, má programação, etc etc) no ultimo periodo... A Grade pode sofrer alterações...
Srs.,
acredito q a discussao acabou sendo direcionada para outro lado, nao sei se esta seria a lista adequada a se discutir a polemica questao dos chamados cursos de curta duracao, os cursos superiores de tecnologia e os cursos sequenciais.
Acredito q a intenção foi apenas divulgar a iniciativa.
Nao quero defender ninguem e acredito q todos tem o livre direito de se expressar, desde q respeitem a mesma liberdade para os outros.
Mas acho q alguns topicos importantissimos para um profissional q queria se especializar em Linux nao podem ser deixados de lado em uma preparação, como toda a teoria e pratica de Gerencia, Administração e Segurança de Sistemas e Serviços de Redes.
Nao conheço o conteúdo do curso, mas fica aqui a sugestão, se é q já não possui esse conteúdo.
Parabéns pela iniciativa, a idéia é começar e melhorar sempre, e não ficar reclamando sem fazer nada.
Abraços.
Sou de São Paulo e trabalho a um ano como desenvolvedor de um portal de e-learning para juristas com uma estrutura portável, fundamentado quase 100% em PHP. Eu e muitos outros amigos gostaríamos de pontuar questões para todos os interessados, a começar da UNI-BH (para democratizar e aumentar o poder de alcance desta fantástica iniciativa educacional por todo o país), de que se associe a UNIREDE para portar este conteúdo e certificação do MEC através de nossa plataforma personalizada ou de outra desenvolvida especificamente para a UNIREDE / UNI-BH, alcançando brasileiros de todos os estados e espalhados pelo mundo, para ajudar a consolidar as chances de nos tornar-mos um país que leva a necessidade de educação e desenvolvimento tecnológico/econômico a sério.Caros companheiros de batalha digital, qualquer iniciativa da UNI-BH ou outras instituições quanto a EAD/E-learning envolvendo aprovação do MEC e graduação superior peço por favor informem pois tenho diversas propostas, projetos e contribuições a dar neste sentido. Grato
Olá
Sou aluno do curso de Ciência da Computação da PUC BH e não pude deixar de expressar o meu parecer em relação ao assunto.
Tenho que ser realista, não sabia que já existiam cursos superiores para software livre, ainda mais em BH. Contudo, fiquei muito interessado, pois as atuais e futuras perspectivas em relação ao software livre são muito otimistas. Como exemplo, cito uma reportagem que li no jornal Estado De Minas dizendo que 5% do lucro da Microsoft vem do governo brasileiro. Com essa notícia alarmante, o Governo do Estado de Minas Gerais (dentro em breve o Brasil todo)pretende migrar para o software livre o quanto antes.
Por isso a expectativa desses cursos tende a ser muito positiva, porque cada vez mais empresas migram para o software livre afim de cortar despesas e enxugar custos.
Parabéns a UNI-BH e a FUMEC por serem as pioneiras em Minas a oferecer esse tipo de curso, que tanto promete e tem muito a oferecer. Um grande abraço a todos.
Lucas
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.