Notícia publicada por brain em julho 28, 2004 10:57 PM
| TrackBack
Lucas Zechim (lzechim[at]phreaker[dot]net) disse: "Conforme notícia do IDG Now: 'A NASA aprovou na terça-feira um projeto que construirá o supercomputador mais poderoso já criado com base em processadores da Silicon Graphics (SGI). O que torna o Projeto Columbia único é o tamanho dos multiprocessadores Linux que carrega. É comum para os supercomputadores possuir milhares de processadores de dois nós, mas o sistema Ames utiliza a tecnologia de switch NUMAlink, da SGI e um sistema operacional ProPack Linux para conectar os nós dos 512 processadores, cada qual que terá mais de mil gigabytes de memória. Linus Torvalds, criador do Linux, comemorou o sucesso da equipe em utilizar o sistema de código-aberto em nós amplos. O sistema operacional é utilizado geralmente em nós de dois a oito processadores.""
Que bela decisão! Então, a M$ está com a cara no chão, e ela ainda quer fazer um Windows Server para a NASA!
Umas dúvidas relacionadas:
- Que processadores são esses da SGI?;
- Qual a distro Linux rodará nesse computador (se não for uma apropriada, montada pela SGI/NASA);
- Se esse Kernel do Linux usado pela NASA é o mesmo que baixamos de www.kernel.org? (se não for um kernel alterado pela Nasa/SGI);
- E também, qual o desktop será usado? KDE, GNOME, Fluxbox...?
Ufa, são muitas perguntas... mas se alguém puder me responder pelo menos uma, ficarei grato!
nelsonvolp,
Fiquei com as mesmas perguntas no ar ao ler a notícia!
Será que alguém saberoia responder? ou informar alguma URL?
Eu encontrei a resposta para a 2ª pergunta:
http://www.sgi.com/software/linux/propack.html
http://www.sgi.com/software/linux/
agora faltam a outras três?
aguardo resposta...
Em supercomputadores não é comum o uso de desktops,
então nem gnome nem KDE , provavelmente uma interface para execução de aplicações ciêntificas non-userfriendly como um terminal com um interpretador de comandos deles.
Pensa assim, já imaginou os caras fazendo calculos de reentrada e o gnome-terminal trava ???
Agora sobre o fluxbox, é uma boa alternativa muito leve que casa perfeitamente com o perfil de computador que a nasa está desenvolvendo :P
Talvez 512 Tera de RAM não seja suficiente pra rodar KDE ou GNOME.
See Ya
LiqidSave, eu pensei, flames sobre Interface Gráfica à parte, se, no meio da reentrada, o rwindows server (ou não server pra nada) apresentasse uma TAM (Tela Azul de Morte!!!)...
há, há ,há...
Se eh SGI que vai fornecer, tem 99% de chances de ser o ALTIX que eles estejam empurrando. O processador do ALTIX eh i Itanium II. Sobre o kernel que deve ser usado, pode ser o mesmo do kernel.org. Na verdade o que rola nesses cluster de ALTIX, que faz a diferenca, eh o tal do NUMA. O SGI submeteu no kernel do linux esse suporte (ou foi a IBM). Inclusive foi esse um ponto de discussao da SCO, sobre problemas no linux quanto a codigo do Unix.
hehehehehehe...a tela azul ia ser horrivel !!!
Desktop?
Para que Gnome ou KDE ou Fluxbox ou qualquer outra coisa dessas num supercomputador para aplicações científicas?
Eu não sei, mas provavelmente o que vai rodar lá vai ser alguma aplicação bem não-amigável (para os que não conhecem, óbvio, já que eu considero o console do Linux mais amigável que qualquer interface gráfica), mas que vai fazer coisas muuuito poderosas. Deve ser massa trabalhar num PC desses! hehehe
Bom a SGI tem seus próprios processadores que são RISC que se chama MIPS, o kernel do Linux tem suporte para esses prossessadores MIPS, o Debian suporta Mips tanto DEC ou SGI.
Esse da TAM foi cruel HAHAHAH
Alguem sabe se tem fotos desse "bichinho" na net?
Pessoal, obrigado pelas respostas.
Quanto a distro que eles escolheram para ser usado no computador mais poderoso do mundo........... chapeuzinho vermelho............ Ta bom, o que vale é a intenção.... :)
Denovo flames em cima do KDE e gnome, vou falar só o que eu sei... sobre o que eu sei o KDE tem em algum lugar um ajuste para configurar quanto ele deve gastar de memória/processamento... graficamente.. o grande problema é que eu acho quue o povo apenas usa no máximo ou perto do máximo(o default), ai depois vai fala mal dizendo que é um ambiente pesado.. alguém aqui já usou ele no mínimo então para dar o seu parecer?
WIndows na NASA, ???
Nunca. . .eles não usam WIndows em hipótese alguma. . .Afinal não estão interessados em Passport, MSM e .NET.
Imagine um sistema desses travar numa sonda a caminho de marte . . .
Nem no cinema Americano o WIn, é usado, faz-se uso nas grandes produções, como Senhor dos Anéis e Reino de Fogo, dum software chamado Massive, de computação gráfica, que custa a bagatela de $18,000,00, e só roda bem em computadores com Red Hat 7.3, 512MB de RAM, e processador Pentium de 1000MHz,(no mínimo)
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.