Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

IDG Now: NASA rodará Linux no supercomputador mais poderoso do mundo

Notícia publicada por brain em julho 28, 2004 10:57 PM | TrackBack


Lucas Zechim (lzechim[at]phreaker[dot]net) disse: "Conforme notícia do IDG Now: 'A NASA aprovou na terça-feira um projeto que construirá o supercomputador mais poderoso já criado com base em processadores da Silicon Graphics (SGI). O que torna o Projeto Columbia único é o tamanho dos multiprocessadores Linux que carrega. É comum para os supercomputadores possuir milhares de processadores de dois nós, mas o sistema Ames utiliza a tecnologia de switch NUMAlink, da SGI e um sistema operacional ProPack Linux para conectar os nós dos 512 processadores, cada qual que terá mais de mil gigabytes de memória. Linus Torvalds, criador do Linux, comemorou o sucesso da equipe em utilizar o sistema de código-aberto em nós amplos. O sistema operacional é utilizado geralmente em nós de dois a oito processadores.""

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» nelsonvn () em 28/07 23:47

Que bela decisão! Então, a M$ está com a cara no chão, e ela ainda quer fazer um Windows Server para a NASA!

Umas dúvidas relacionadas:
- Que processadores são esses da SGI?;
- Qual a distro Linux rodará nesse computador (se não for uma apropriada, montada pela SGI/NASA);
- Se esse Kernel do Linux usado pela NASA é o mesmo que baixamos de www.kernel.org? (se não for um kernel alterado pela Nasa/SGI);
- E também, qual o desktop será usado? KDE, GNOME, Fluxbox...?

Ufa, são muitas perguntas... mas se alguém puder me responder pelo menos uma, ficarei grato!


» Leonardo_R.D (linfluX) () em 29/07 01:43

nelsonvolp,

Fiquei com as mesmas perguntas no ar ao ler a notícia!

Será que alguém saberoia responder? ou informar alguma URL?

Eu encontrei a resposta para a 2ª pergunta:
http://www.sgi.com/software/linux/propack.html
http://www.sgi.com/software/linux/

agora faltam a outras três?

aguardo resposta...


» liquidslave () em 29/07 07:17

Em supercomputadores não é comum o uso de desktops,
então nem gnome nem KDE , provavelmente uma interface para execução de aplicações ciêntificas non-userfriendly como um terminal com um interpretador de comandos deles.
Pensa assim, já imaginou os caras fazendo calculos de reentrada e o gnome-terminal trava ???
Agora sobre o fluxbox, é uma boa alternativa muito leve que casa perfeitamente com o perfil de computador que a nasa está desenvolvendo :P
Talvez 512 Tera de RAM não seja suficiente pra rodar KDE ou GNOME.

See Ya


» Morvan () em 29/07 08:29

LiqidSave, eu pensei, flames sobre Interface Gráfica à parte, se, no meio da reentrada, o rwindows server (ou não server pra nada) apresentasse uma TAM (Tela Azul de Morte!!!)...
há, há ,há...


» George Tavares () em 29/07 08:46

Se eh SGI que vai fornecer, tem 99% de chances de ser o ALTIX que eles estejam empurrando. O processador do ALTIX eh i Itanium II. Sobre o kernel que deve ser usado, pode ser o mesmo do kernel.org. Na verdade o que rola nesses cluster de ALTIX, que faz a diferenca, eh o tal do NUMA. O SGI submeteu no kernel do linux esse suporte (ou foi a IBM). Inclusive foi esse um ponto de discussao da SCO, sobre problemas no linux quanto a codigo do Unix.


» Space Monkey () em 29/07 09:32

hehehehehehe...a tela azul ia ser horrivel !!!


» Cadu () em 29/07 11:14

Desktop?
Para que Gnome ou KDE ou Fluxbox ou qualquer outra coisa dessas num supercomputador para aplicações científicas?
Eu não sei, mas provavelmente o que vai rodar lá vai ser alguma aplicação bem não-amigável (para os que não conhecem, óbvio, já que eu considero o console do Linux mais amigável que qualquer interface gráfica), mas que vai fazer coisas muuuito poderosas. Deve ser massa trabalhar num PC desses! hehehe


» CaFeCrAfT () em 29/07 11:23

Bom a SGI tem seus próprios processadores que são RISC que se chama MIPS, o kernel do Linux tem suporte para esses prossessadores MIPS, o Debian suporta Mips tanto DEC ou SGI.


» liquidslave () em 29/07 13:01

Esse da TAM foi cruel HAHAHAH


» Bogo () em 29/07 16:25

Alguem sabe se tem fotos desse "bichinho" na net?


» nelsonvn () em 30/07 20:22

Pessoal, obrigado pelas respostas.
Quanto a distro que eles escolheram para ser usado no computador mais poderoso do mundo........... chapeuzinho vermelho............ Ta bom, o que vale é a intenção.... :)


» Henrique Vicente () em 01/08 14:56

Denovo flames em cima do KDE e gnome, vou falar só o que eu sei... sobre o que eu sei o KDE tem em algum lugar um ajuste para configurar quanto ele deve gastar de memória/processamento... graficamente.. o grande problema é que eu acho quue o povo apenas usa no máximo ou perto do máximo(o default), ai depois vai fala mal dizendo que é um ambiente pesado.. alguém aqui já usou ele no mínimo então para dar o seu parecer?


» bebeto_maya () em 01/08 19:19

WIndows na NASA, ???
Nunca. . .eles não usam WIndows em hipótese alguma. . .Afinal não estão interessados em Passport, MSM e .NET.

Imagine um sistema desses travar numa sonda a caminho de marte . . .

Nem no cinema Americano o WIn, é usado, faz-se uso nas grandes produções, como Senhor dos Anéis e Reino de Fogo, dum software chamado Massive, de computação gráfica, que custa a bagatela de $18,000,00, e só roda bem em computadores com Red Hat 7.3, 512MB de RAM, e processador Pentium de 1000MHz,(no mínimo)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.