Notícia publicada por brain em julho 27, 2004 10:43 PM
| TrackBack
O Marcelo Tosatti, desenvolvedor brasileiro e mantenedor da série 2.4 do kernel do Linux, enviou um aviso sobre a nova edição de sua coluna no IDG Now, entitulada "Linux: do Kernel 2.4 ao 2.6". Ele explica o que mudou entre as duas séries, e dá alguns detalhes técnicos interessantes. Veja um trecho: "Genericamente, a nova versão é vantajosa para todos. O desenvolvimento de novos projetos que utilizam Linux deve basear-se na nova versão do Kernel. Primeiramente, os usuários irão notar um aumento na velocidade do sistema, que está visivelmente melhor. Os mais experientes podem tentar compilar o Kernel sozinhos. Para os menos experientes, o mais indicado é utilizar uma distribuição que já inclui o Kernel 2.6 como: Mandrake Linux 10.0, Conectiva Linux 10.0, Fedora Core 2 e SuSE Linux 9.1."
Parabéns ao Tosatti pela coluna.
O texto do mes passado foi muito bom, e o deste mes, sobre a migração do 2.4 ao 2.6 mata a pau!!!!!
Fico impressionado com a humildade do cara.
Deixo aqui o trecho de sua coluna, que ao meu parecer, é a síntese deste processo de lançamentos de novas versões do kernel do Linux:
"Quando se fala em software livre, a palavra é evolução e adaptação e não sucessão."
Conheci o Tosatti numa rave aqui em São Paulo alguns anos atrás. Realmente, o cara é muito gente boa.
Humilde, amigável e, felizmente, maluco como nós!!
Parabéns ao Tosatti e obrigado pela contribuição ao nosso Linux.
Obs ao Tosatti, caso leia: Festa do club A na anhanguera, Claudio Brio tocando. Vc tinha acabado de fazer seus dreads no cabelo... gota...
Nassa , conheco o marcelo faz teeempo...
Me lembro q em uma oportunidade ele me perguntou se era jogo ir trabalhar na palm :PPPP hehheh a long , long , long time ago...
Fora que ele foi instalar o meu primeiro linux
LINUX FT !!!
velho q eh um demonio :PPP
e me apresentou ao Slackware 3.2 :P
bons tempos aqueles...
Augusto, acho que você errou na digitação: é "intitulada" e não "entitulada".
Se não fosse a filosofia de desenvolvimento a qual o software livre se integra, o Marcelo não teria chances reais de aparecer na mídia e também, ter destaque mundial.
Mas o que eu queria mesmmo e saber: Existe algum estudo que demonstre que, apenas compilando um kernel para um determinado processador, o computador vai realmente ficar mais rápido?
Quando eu compilava o kernel2.4 i386 (conectiva) para o processador específico k6II500, notava uma pequena diferença de velocidade.
No entanto, quando compilo um kernel-2.6 i586 (mandrake) para o processador específico Atlhon XP1700, não vejo uma diferença siginificativa, alias nenhuma na velocidade.
Já li muitos comentários na Internet, dizendo que é um mito, compilar o kernel para ganhar velocidade.
Agora. Com certeza absoluta o K2.6 teve um aumento de perfomance exponencial em relação ao K2.4. Pelo menos no que eu faço.
[]
Roger
Eu posso confirmar a alegação do Tosatti de que o kernel 2.6 está mais rápido. Consegui "ressuscitar" um antigo AMD 400MHz, instalando o Conectiva 10, lançado, segundo a empresa, com objetivo de aproveitar todas as vantagens do kernel 2.6. Nessa máquina eu tinha um CL7.0, com kernel 2.4, mas tive que mudar logo para um AMD 950MHz, porque 400MHz não davam conta. Agora, com o 2.6, a máquina está novamente funcional.
Claro que o kernel 2.6 não faz milagres, mas, como o próprio Tosatti diz, subverte a regra do mercado de distribuir "atestados de óbito a tudo que fica para trás diante de um novo lançamento".
Por essas e outras é que o Linux não tem concorrência.
Assisti a uma palestra do Tosatti aqui em curitiba e realmente fiquei surpreso pela pessoa que ele é.
Com certeza ele merece muito mais do que uma coluna no IDG now!
Acho que todos nos podemos aprender com ele, tanto tecnicamente quanto humanamente.
Até
A filosofia de desenvolvimento do Tosatti esta em perfeita harmonia com a comunidade do SL, e deveria ser tomada como exemplo para outros projetos em SL. . .Como o Kurumin do Morimoto, que a cada nova versão joga confetes até a lua, e tem um Fórum que anda meio ``morto-vivo``.
Parábens ao Morimoto, que fez e faz um excelente trabalho em cima de manuais e em uma distro estável, compatível e fácil, mas vamos prestigiar aqueles que plantam as bases do Linux, gente como Tosatti. . .Afinal sem esse pessoal, a triplice aliança, Tosatti, Linus, Alan COx, nem Sequer linux existiria!
gostaria de receber um e-mail para contato
gostaria de receber um e-mail para contato
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.