Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Presidente do Brasil defende software livre para a inclusão social

Notícia publicada por brain em julho 27, 2004 10:27 PM | TrackBack


Adilson Oliveira (adilson@noSPAMmachine.com) disse: "Vi esta notícia na Agencia Estado onde o Presidente Lula defendeu o software livre como a solução para a inclusão social na 5ª Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Eu vi esta notícia também no Jornal Hoje da Globo e acho que não notei nenhuma referência ao software livre, teorias da conspiração à parte."

Trecho: "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje o software livre para garantir maior desenvolvimento e a inclusão social dos países pobres. Em encontro fechado com os chefes de Estado de países de língua portuguesa, que participaram ontem e hoje de reunião em São Tomé e Príncipe, Lula disse que é preciso mais transparência e boa governança em todas as esferas. 'Para que a internet possa promover políticas públicas de alto impacto social precisamos garantir o mais amplo domínio dessa linguagem universal', disse o presidente. 'Precisamos capacitar as pessoas, em especial as comunidades carentes, para utilizar as novas tecnologias de informação'."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ricardo Rabelo Mota () em 28/07 08:08

Realmente, vi a reportagem no Jornal Nacional. Claro que a Globo não deixaria de falar sobre o Presidente, uma vez que é uma tremenda puxa-saco do governo, seja ele qual for (talvez para garantir a concessão do canal de tv.), mas, para ficar bem com a M$, certamente não iria falar sobre software livre em horário nobre, convenhamos.


» Davi Dalben () em 28/07 09:14

Mas, por incrível que pareça, a Globo está apoiando a montagem dos dois telecentros que o Brasil está doando para os países que o Lula está visitando e que usam Software Livre.

Sem alarde.


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 28/07 10:54

Queria mesmo comentar este assunto. Estava vendo esta reportagem no Jornal Nacional, e a Globo mostrou um Telecentro doado por ela e um consórcio de empresas... a tela de login é o GDM! Parece ser a solução dos Telecentros de SP, com outro papel de parede...

muito bom..


» Carlos () em 28/07 11:36

Está na "capa" do UOL:

Folha de S.Paulo
Lula faz defesa do software livre em viagem pela África

Segue o texto para quem não é assinante :-)

Lula faz defesa do software livre

JULIA DUAILIBI
DA ENVIADA ESPECIAL
A SÃO TOMÉ E LIBREVILLE (GABÃO)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem, em discurso para os chefes de Estado e governo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), a adoção do software livre e a "transparência e boa governança" em todas as esferas, inclusive na internacional.
O presidente fazia, em seu segundo dia da viagem à África, um discurso sobre a sociedade da informação em São Tomé e Príncipe -depois embarcou para o Gabão-, tema central deste ano na reunião dos países integrantes da comunidade.
"O acesso aos avanços tecnológicos deve ser o direito de todos, e não o privilégio de poucos. Temos urgência em promover a inclusão digital", afirmou Lula.
Lula disse ser a favor da adoção do software livre, ou seja, do programa que não possui dono, e, sim, vários autores que podem desenvolvê-lo ou alterá-lo da forma que consideram melhor. Vai na contramão do que é produzido por empresas como a Microsoft. O software livre já vem sendo adotado por setores do governo federal.
Estavam presentes no discurso de Lula, que foi fechado, os representantes de Portugal, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste e Cabo Verde.
A 5º Conferência da CPLP terminou ontem com a "Declaração de São Tomé", na qual foi destacada a intenção de o Mercosul aprimorar as negociações comerciais com os países em desenvolvimento da comunidade. Também oficializou-se o apoio dos países membros à intenção do Brasil de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Depois de São Tomé, Lula viajou à capital Gabão, Libreville, que fica na costa ocidental da África. No percurso de cerca de 1,5 km do aeroporto ao hotel onde o presidente está hospedado, ficaram lotadas de pessoas que esperavam Lula.
Logo que o presidente deixou o aeroporto, caminhou em direção a um Rolls-Royce conversível, de onde partiu, ao lado do presidente Omar Bongo.
Lula afirmou não ser possível permanecer "impassível diante do espetáculo de populações famintas perambulando por um mundo rico em recursos." Em jantar com o presidente Omar Bongo, afirmou também que a relação do Brasil com o continente, além de um "dever moral", é uma "necessidade estratégica".


Fonte:
Folha São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004


» Eu, tu, ele, nós, vós, eles () em 29/07 12:46

Ouvir a palavra software livre da boca de um presidente significa que ele já é considerado estrategicamente pelo governo e que seu conceito está amplamente difundido nas altas esferas da administração.

Ontem, pela primeira vez em uma banca de jornal, vi estampado na primeira página do Estado de São Paulo, um jornal ultra-conservador, a palavra software livre. Em resumo: o software livre veio para ficar e não tem mais volta.


» Niente () em 08/08 09:58

"Lula disse ser a favor da adoção do software livre, ou seja, do programa que não possui dono, e, sim, vários autores que podem desenvolvê-lo ou alterá-lo da forma que consideram melhor."

Alguém deveria explicar pra essa moça o que é Software Livre, dizer que ele não tem dono é uma besteira sem tamanho.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.