Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Newsforge compara o Linux ao AIX

Notícia publicada por brain em julho 22, 2004 10:38 AM | TrackBack


O NewsForge publicou uma longa comparação entre o Linux e o AIX, identificando quais os pontos em que o sistema operacional livre já está claramente à frente das alternativas de Unix "oficiais" e comerciais, bem como as áreas (notadamente em hardware "high end") onde o Linux ainda precisa avançar mais. Embora sejam apontadas vantagens e falhas, o objetivo não é afirmar que um sistema sejamelhor que o outro, e sim quais os pontos em que cada um leva vantagem, e em que o outro deverá melhorar. O artigo leva em conta as diferenças essenciais entre os dois sistemas, incluindo suas origens, o público-alvo a que foi originalmente destinado, e até o fato de o AIX ser feito para rodar em hardware homologado pela IBM. Leitura bastante interessante.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Lucas Zechim () em 22/07 11:07

Muito bom artigo.

Em meu trabalho, administro 16 servidores linux (Red Hat, Fedora Core 1, Fedora Core 2) e 3 AIX antigos (4.1, um roda cmvc, outo é uma cópia e outro ambiente de projeto). Pessoalmente prefiro o Linux, se bem que o AIX, como diz o artigo, é muito facil de se administrar também. Um pçnto que eu acho muito foda do AIX, é de só se poder usar hardware homolagado IBM


» Marcos Alexandre () em 23/07 08:10

Gosto muito do AIX e ainda acho ele mais robusto que o Linux, embora seja mais lento.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.