Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

E se a Microsoft fechasse as portas?

Notícia publicada por brain em julho 21, 2004 08:24 PM | TrackBack


Juca (NOSPAMTOjucazero@bol.com.brPLEASE) enviou seu comentário sobre um texto publicado no O Globo que não tem nenhuma relação direta com o Linux e nem a pretensão de ser uma expectativa real, mas é um convite à reflexão: "Interessante artigo do Carlos Alberto Teixeira n'O Globo da segunda-feira, 19/07/2004 . Ele reproduz os argumentos de um artigo na PC Magazine (da semana anterior) em que o J. Dvorak mostra sinais de que a Microsoft poderia fechar a qualquer momento, na opinião dele. Diz o CAT: ' Dvorak lembrou que Bill Gates certa vez disse que só continuaria tocando a Microsoft enquanto estivesse se divertindo com isso. E questiona: será que ele ainda está se divertindo? Tudo bem que Gates, Ballmer e os outros grandes na empresa estejam cheios da grana. Mas e a constante animosidade e os ataques públicos, tortas na cara, processos judiciais... será que isso tudo já não os teria deixado de saco cheio? Não estariam eles pensando em fechar a Microsoft? '"

Para evitar que alguém deixe de clicar no link e leve o texto a sério demais, é importante reproduzir outro trecho: "A impressão de Dvorak é que a Microsoft estaria se movendo apenas no embalo, faturando horrores, certo, mas navegando só enquanto der, com um possível objetivo mais adiante: fechar suas portas. Ele reconhece que a idéia é meio ridícula e as centenas de comentários em seu site comprovam esta impressão. A teoria do Dvorak é meio maluca mas, no final das contas, os chefões continuariam bilionários e não teriam que um dia ver a Microsoft rolar tristemente ladeira abaixo, seguindo o inexorável destino dos grandes impérios."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» #startx# () em 21/07 21:19

Isso nos leva a pensar em mais um argumento quando se fala da questão da responsabilidade sobre o SO. Sabem aquelas frases: "Não há uma empresa que se responsabilize pelo Linux como acontece com o Windows"? Pois é! Pensando no assunto... e se a M$ fechasse as portas? O código do Windows não é de domínio público como o linux. Quem poderia dar prosseguimento ao seu desenvolvimento? A não ser que antes de fecharem as portas, abrissem o seu código e o disponibilizassem publicamente, o que acho difícil acontecer, pois seriam encontrados tantos disparates hilariantes que o Windows seria mais chacota do que já é.


» Gates () em 21/07 21:27

Acho que se a Microsoft simplesmente fechasse teria um impacto negativo pro mercado de hardware e até um tanto no de software.

Lógico que quem já olha à frente se daria bem mas algumas impresas de software perderiam muito e até conseguirem correr atráz do novo mercado já estariam falidas.

Muitos empregos que não precisam ser perdidos acabariam sendo, melhor uma mudança gradual e ver a império cair mesmo sem causar "estrago".

Lógicamente tudo é especulativo, mas nunca se sabe, é sempre bom pensar em tudo que ocorreria :)


» nelsonvn () em 21/07 22:39

Não alimente os trolls


» nelsonvn () em 21/07 22:41

"E se a Microsoft fechasse as portas?"
Isso é apenas uma questão de tempo.


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 21/07 22:58

Acredito que este discurso de "só mantenho a empresa enquanto estou me divertindo" é conversa marketeira de consultor motivacional de RH. É claro que o mundo é capitalista, é claro que quem tem dinheiro quer mais. Fazer o que gosta é muito bom, mas o mercado não é divertido, ter uma empresa deste tamanho exige sujar as mãos e isso também não é divertido.
Procurem pensar que a Microsoft é uma das maiores empresas do mundo e poderia ter faturamente negativo por uma década inteira que ainda estaria de pé (claro que também isso não é divertido). Procurem pensar também que a empresa anda na direção contrária, diversificando os negócios e tentando impor um monopólio em cada um deles : Era sistema operacional desktop, depois dominaram OS de Servidor, entraram no ramo de Banco de Dados, começaram a vender hardware com sua marca (teclados, mouses, joysticks), entraram no mercado de webservers (felizmente nunca ultrapassaram o Apache, apesar do IIS ser bastante forte, principalmente em Intranet) entraram no ramo de console de jogos (XBOX), e agora estão querendo entrar no mercado de ANTIVÍRUS!!! Eles estão muito longe de fechar as portas, eles estão longe de terem foco em algo, eles têm hoje vários monopólios!


» nelsonvn () em 21/07 23:10

É Henrique, infelizmente eles tem vários monopólios. Espero que eles não tenham monopólio dos alimentos também. Pensou? Credo! Nem poderiamos mais comer direito, a não ser que existisse alimentos licenciado sob GPL :-P.


» Til () em 22/07 00:09

Não se esqueçam que a Microsoft fechando as portas leva um legião de empresas e muitas mas muitas pessoas ao desemprego.


» Job () em 22/07 00:38

Bem, nelson, só para lembrar. o Bill e seu sócio são grandes investidores no ramo Biotecnologia,
Tomate Windows...
Ah! É claro, plantem transgênicos, usem Plantas petenteadas lá fora, que depois ....


» Leonardo Rocha Dias () em 22/07 01:15

O correto não seria:
"E se a MicroSoft fechasse as janelas?"

nelsonvn
A Microsoft pode não ter monopólio nos alimentos. Mas o Mc Donald's...
Será que o Mc Donald's é da Microsoft?
Que viagem!


» Marcelo Vivan Borro () em 22/07 01:34

Somente lembrando:
Caso a MS decida fechar as portas (e não ser exterminada da face da terra instantaneamente), ela será obrigada a cumprir todos os seus contratos e garantias até o fim dos mesmos, portanto não haveria nenhum "pânico e caos generalizado". Inclusive acho que muitos novos postos de trabalho seriam criados, especializando-se em dar suporte para o então finado windows.

Sobre o artigo do texto, apesar de fantasioso, é bem verossímil e é um ponto de vista que ainda não havia sido levantado. Gostei :-)


» Klaatu () em 22/07 07:44

Uma possibilidade bem plausível, como foi dito muito acertadamente todos os grandes impérios caem, simplismente porque tornam-se tão grandes que não mais se sustentam, Roma é um belo exemplo, Os Estados Unidos tb, M$. Acho que os fabricantes de hardware como s Sis, Sharp, e alguns fabricantes de softmodens poderiam pensar que o window$ não é o único sistema operacional do planeta e disponibilzar seus drivers para outros SO, já que o comprador do hardware pode pagar por um provável driver proprietário ao adiquirir o produto.


» Peter Parker () em 22/07 08:31

Falar que a MS vai cair assim é viagem. Basta ver a IBM dos anos 70: não caiu, mas perdeu o posto de O monopólio. Se reformulou, e ainda é um dos grandes players. Provavelmente é o que vai acontecer com a MS.


» MediaSonic () em 22/07 08:55

Uma empresa como a Microsoft falir? Não creio nem de longe, a menos que perda de liderança signifique falência, o que obviamente não é. A Microsoft é uma empresa bem estruturada, capitalizada e que ainda detém o domínio sob outras áreas. Os negócios são diversificados, apesar de centrados. Existe uma pequena diferença nisso. Existe um vasto ramo de negócios, mas tudo gira ainda em torno do Windows.

As tortas na cara e as discordancias são coisas absolutamente normais, não se pode agradar a todos. Vou além, o fato de querer agradar a todos é o primeiro passo do fracasso.

Gates, Ballmer e cia podem em breve sair de cena na Microsoft, mas eles tem poder o suficiente para contratar pessoas tão talentosas quanto eles e isso pode garantir continuidade.

Outro fator interessante quando falamos na empresa, do ponto de vista organizacional e estratégico é que a Microsoft possui uma estrutura que lhe permite mudar os rumos de tempos em tempos. Para observar este detalhe, basta fazer um breve retrospecto: Windows, Rede, Internet, .NET, MBS. Reparem que além de ser um retrospecto, reforça a ideia da diversidade, só que esta diversidade é centralizada. Quem não se lembra do único erro estratégico de Gates? Substimar a Internet. Nem por isso hoje a MS fica atrás.

Mas e se ela quebrar? Já pensaram no Windows 2003 sob GPL? :-p


» Augusto Campos () em 22/07 10:00

É bom lembrar que o artigo não diz que a MS vai falir, ele questiona se seria possível os seus proprietários resolverem largar mão de tudo e aproveitar suas fortunas enquanto sua empresa ainda está no topo, antes de começar a declinar.


» reilly () em 22/07 10:18

No final do seu artigo Carlos Alberto Teixeira, questiona: "Esse Dvorak... esse cara fuma o quê, afinal?" . Também não sei. Mais se alguém descobrir me avisa que eu também quero. Esse cara viaja muito.


» Sérgio Ritter () em 22/07 10:43

O Bill Gates e o Paul Allen são donos de parte das ações da Microsoft. Lembro de ter lido algo como o Bill Gates ter 11% das ações da Microsoft e deve ser isso mesmo comparando o valor de mercado da Microsoft e a fortuna do Bill Gates.

A Microsoft fechar as portas por falta de motivação de Bill Gates? Impossível, o que acontece é ele sair da Microsoft, vender suas ações, mas fechar as portas somente se ele comprasse todas as ações da Microsoft e ele não tem capital suficiente para isso.

O Bill Gates manda na Microsoft porque é o maior acionista individual, mas não é o acionista majoritário.


» flamejado () em 22/07 11:29

"Esse Dvorak... esse cara fuma o quê, afinal?"

Só Pode ser a Herva Hobbit eh! eh! eh! eh!

Estranho né, é exatamente pela possibilidade de uma empresa falir e causar grandes transtornos que o monopólio é combatido em varias partes do Mundo. O Próprio Brasil tem regras que limitam uma única empresa controlar grande parte do mercado.
Bem, para o Windows e o Office parece que o mundo todo fechou os olhos.


» Tomas () em 23/07 21:36

Segundo o artigo, se a microsoft fechasse as portas ela teria dinheiro suficiente para cumprir com suas obrigações e os códigos do windows seria 'distribuido' pelas suas divisões que teriam nomes diferentes claro, o bom que já não seria monopólio, e poderia até vir a ser GPL para que a 'comunicação' e troca de informações entre as subsidiárias seja mais eficiente.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.