Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais uma da SCO: agora ela quer ser dona do init e do formato ELF

Notícia publicada por brain em julho 21, 2004 12:31 AM | TrackBack


Após um bom tempo sem notícias da empresa que tenta há mais de um ano convencer o mundo de que o Linux possui código indevidamente retirado de seus produtos, temos uma novidade: segundo este artigo da LinuxWorld, a SCO agora afirma que o formato binário ELF, base dos executáveis mais comuns do Linux, não poderia ser utilizado sem sua licença.

E ela diz isso mesmo sabendo que a licença para uso irrestrito do ELF por todos os interessados foi concedida mundialmente por um comitê (do qual a antiga SCO fazia parte) em 1995 (quando a atual SCO, sucessora da Caldera [fundada em 1998], nem existia ainda). Além disso, ela afirma que vê similaridades importantes entre o código do init do Linux e o de seus produtos, além das já conhecidas alegações quanto ao sistema de arquivos JFS e o suporte a RCU.

É interessante notar que esta parece ser apenas uma manobra processual para evitar que a IBM obtenha ganho de causa devido à ausência de acusação substancial antes mesmo do julgamento começar de fato. Outro ponto importante é que esta é uma questão de copyright, e não de patentes. Se o padrão ELF (que é usado também pelos BSDs, pelo HP-UX64, pelo Cisco IOS e até pelo Playstation 2) foi liberado mundialmente e a SCO tem algum problema com isto, ela deve procurar algum tipo de reparação (altamente improvável) com a entidade que fez a liberação, e não com quem usou o padrão liberado, e agora praticamente de domínio público. O fato de o init ser uma peça sujeita a copyright, e não a patente, também exclui as alegações sobre similaridade, exceto se puder ser comprovado que houve derivação real de código.

Mais um ponto interessante a notar é que o suporte a ELF do Linux foi escrito por um desenvolvedor da Marinha dos EUA sem usar o código liberado pelo comitê mencionado acima, a partir da documentação presente no livro "SYSTEM V RELEASE 4 Programmer's Guide:
ANSI C and Programming Support Tools" (ISBN 0-13-933706-7)". Agora é só aguardar pelas respostas e debates pelos autores das demais ferramentas, que prometem ser manifestações interessantes e ilustrativas como sempre.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EU () em 21/07 00:56

(...)
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija...

Augusto dos Anjos

=============================================
Ô Augusto, me perdoe...
Aqui não é lugar para isso mas esta istória da SCO merece umpoeminha do seu chará "dos Anjos".


» lafr () em 21/07 02:57

Sei lá, vai ver é...

Brincadeira, mas é mais um ano de SCO na mídia.


» André () em 21/07 04:16

E pra variar, isso parece mais uma coisa da ms... bem... sendo microsoft!


» Adilson Oliveira () em 21/07 08:09

Isso se chama empurrar com a barriga. Para a SCO, quanto mais tempo o processo durar. Ela pode alegar até que foi ela quem pintou o Sol de amarelo, um juiz vai ter que analizar os argumentos e isso quer dizer tempo. Só espero que, em pouco tempo, possamos recitar outro verso do poema acima:
"Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera."

:)


» Rodrigo Romano () em 21/07 08:45

Já está sentindo falta .Não tinha ninguem para xingar.


» Célio Duarte Mendes () em 21/07 09:40

Concordo com o Rodrigo, quando este imbróglio da SCO acabar a gente vai sentir falta.


» Cadu () em 21/07 10:03

Eu acho que se a SCO alegasse que foi ela que pintou o Sol de amarelo seria mais divertido... :)
Essas idiotices da SCO nem têm mais graça. Só pode ser coisa da Microsoft. Odeio a Microsoft.


» Cadu () em 21/07 10:04

Só para complementar ( não tem nada a ver com o tema, mas tudo bem ):
Se eu pudesse destruir três coisas no mundo, destruiria a Microsoft, a Coca-Cola e a Rede Globo. Ambos não prestam.


» Daniel Fonseca Alves () em 21/07 10:10

A SCO virou palhaçada !
O que mais me preocupa não é mais a SCO mas a Microsoft com as suas 10.000 patentes.
O caso da SCO foi um bom teste para problemas de copyright em relação a softwares livres, os problemas que existem são os de cópias de cógigo livres em softwares proprietários em que parece que a GPL não teve muito efeito na defesa dos seus interesses(vide caso mplayer).
Agora o novo mosntro são as patentes de software, vamos ver se passamos ilesos.


» santo () em 21/07 11:02

Bom eu não sei como funciona o departamento de patentes nos EUA, mas deve ser uma loucura por que depois que eu vi a MS patenteando o duplo clique imagino que la tudo que não foi patenteado podera ser apropiado por alguem, deve ser por isto que estas empresas ficam patenteando coisas que já são de conhecimento publico, aqui no Brasil apesar de dizerem que as nossas leis de patentes são ruins aqui não se pode patentear coisas que ja são conhecidas pelos especialistas da area.
Por que se continuar assim a SCO e a MS vão falar que eles inventaram tudo, já pensou a MS patenteando a roda e a SCO falando que ela é dona do boot, dos comandos if,for e while. São coisas como esta que transformam um departamento sério como o de patentes nos EUA em um verdadeiro circo.


» EAC () em 21/07 12:15

Pra mim a SCO já tinha virado pó. Mas é legal ver que eles ainda agonizam. Tomara que tenham um fim bem lento e doloroso.


» Zecamann () em 21/07 12:31

Vaso ruim não quebra........


» Zecamann () em 21/07 12:32

Eu acho q a M$ já tentou patentear o "bug" mas arrumou uma briga de galo com a HP.....e assim vai...


» flaviothunder () em 21/07 13:08

O que nós vamos fazer hoje a noite Cérebro ?

O que nós sempre fazemos Pink, vamos tentar dominar o MUNDO !


» Adilson Oliveira () em 21/07 13:09

"já pensou a MS patenteando a roda"

Caro Santo, um australiano *patenteou* a roda. Mas não foi com más intenções, apenas para provar como o sistema de patentes é falho.


» Isarel G. de Oliveira () em 21/07 13:25

hahahaahahahaahahah.... rí pra dedel quando li essa notícia.

Bom, só falta eles dizerem que o nome "root" foram eles que criaram e que copiaram do fonte do unix antigo e que ninguém licenciou a cópia, e ainda querem uma quantia em $$$ para cada logada de root que se faz e que se fez...

é, sem graça, né??
mas é isso ai, a SCO tá cada vez mais se afundando e agarrando os outros pelo pé pra levá junto.

É f@#a essa micro$oft


» Henrique Vicente () em 21/07 14:25

Qualquer dia ela vai querer patentear um joystick sendo usado como direção de carros... :P


» Rogério A. de Sousa () em 21/07 14:27

opa, não misture Coca-cola com Microsoft... Coca-cola presta sim...hehehe.

Segunda-feira passada saiu um interessante artigo do CAT no jornal O Globo sobre um possível fim da Microsoft (escrito pelo tal Devorack (?)). Imaginem...


» Rogério A. de Sousa () em 21/07 14:27

opa, não misture Coca-cola com Microsoft... Coca-cola presta sim...hehehe.

Segunda-feira passada saiu um interessante artigo do CAT no jornal O Globo sobre um possível fim da Microsoft (escrito pelo tal Devorack (?)). Imaginem...


» mozilla () em 21/07 14:37

Não precisa destruir a Microsoft, a Coca-Cola e a Globo, basta destruir a burrice e tudo de ruim se auto-destruiria.


» André Simões () em 21/07 16:11

Seguindo essa linha de "O mundo seria perfeito se..." eu acho que o mundo seria perfeito se todo o desenvolvimento humano fosse obrigatóriamente GPL, desenvolvimento artístico, científico, médico, tecnológico, TUDO, fosse de domínio público.

Acho que a humanidade já teria encontrado a cura para quase todas as doenças conhecidas, a comunicação seria realmente global e livre, a pesquisa espacial estaria em um nível muito mais elevado do que hoje.

O mal do mundo atual é o "capitalismo selvagem", a concentração de recursos financeiros, parece papo de socialista, mas minha ótica é mais para o lance de que todo o conhecimento deveria ser compartilhado sem ônus financeiro, só o trabalho seria remunerado, não a criação.

Viagem total... Pura Utopia...

Essas histórias como a Microsoft, SCO e etc seriam coisas primitivas... CHEGA! Já estou falando igual um amigo Treker.


» FatTux () em 21/07 16:17

Na boa, a SCO tá no fim... Deu no Slashdot que ela perdeu a ação contra a Daimler-Crysler:

http://yro.slashdot.org/yro/04/07/21/1735227.shtml?tid=88&tid=163&tid=123

E nem dá pra ela apelar. Esse é o começo do fim... Madeeeeiraaaaa!!!


» CWagner () em 21/07 17:21

Que tal se todos os usuários de Linux/Unix (BSDs incluídos) resolvessem enviar todos os seus executáveis, bibliotecas, etc... para os servidores da SCO?

Só em casa devo ter uns 20 CDs de Linux e Cia...

Se é teu, então TOMA!!!!!


» Gondim () em 21/07 17:37

O mal do mundo só tem um nome em nossa a língua: dinheiro. É por causa do dinheiro que tudo de ruim acontece nesse mundo. Se você tem dinheiro você pode ser tratado com os melhores especialistas do mundo. Se não tem, vai pro hospital público pra morrer. O mesmo ocorre com a M$ e SCO. Tudo é pelo dindim. Até em religiões rola mercado forte de dinheiro. Mas não vou entrar nesse mérito para não gerar mais atritos sobre isso. O pior é que existem empresas que pagam por essa tal licença da SCO que nem mesmo é legal ainda perante a justiça. Já que eles querem gastar dinheiro ajudem alguma entidade, mas não joguem dinheiro fora. :)

[]'s a todos
Gondim


» scriptman () em 21/07 19:41

Concordo com o Gondin.
Isto mostra o que está por trás dos atos da SCO:
"As ações do SCO Group subiam mais de 26 por cento nesta sexta-feira, em decorrência da proximidade do prazo final para a resolução de um processo de 1 bilhão de dólares que a empresa move contra a IBM, sobre o licenciamento de uso do sistema operacional Unix."
A notícia não é atual, mas mostra que o plano deles vai dando resultado. $$$$$


» Pablo Lorenzzoni () em 21/07 19:48

FatTux,

Na verdade a SCO naum perdeu a acao conta a DC. Esta acao teve uma audiencia hoje (ou ontem) cuja intencao eh separar o que vai ser levado a julgamento e o que naum vai. A juiza decidiu que somente uma das acusacoes que a SCO tem contra a DC vai ser examinada legalmente, e que no restante ela simplesmente naum tem razao. Essa acusacao eh a de naum ter respondido a carta da SCO dentro do prazo de 30 dias.

[]s

Pablo


» Elessar () em 22/07 02:08

Caramba André Simões !

Você pensa bastante igual ao Richard Stallman...
Muito bom isso !
Eu concordo plenamente....

=]


» Eu () em 22/07 12:43

Gondim,

o problema do mundo nunca foi, meu caro, o dinheiro, e sim a sua falta.


» Perseu () em 22/07 19:42

Pessoal,

Desculpe a ignorância mas fiquei com uma dúvida depois de ler o artigo. Alguém pode me explicar qual a diferença entre uma questão de patente e copyright ?

Um abraço a todos


» Perseu () em 22/07 19:42

Pessoal,

Desculpe a ignorância mas fiquei com uma dúvida depois de ler o artigo. Alguém pode me explicar qual a diferença entre uma questão de patente e copyright ?

Um abraço a todos


» Augusto Campos () em 22/07 20:31

Perseu, para não detalhar, você pode considerar que se o init fosse um método patenteado, qualquer implementação alternativa do mesmo método, mesmo que feita por uma pessoa que nunca leu o código original, seria uma infração. Como a SCO não possui esta patente, tudo que ela pode usar a seu favor é o copyright, ou o direito autoral - que só protege contra cópias ou derivações do código original.


» RJP () em 16/09 19:19

"Pois o AMOR ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males" (I Tim. 6:10)


» RJP () em 16/09 19:20

"Pois o AMOR ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males" (I Tim. 6:10)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.